A FORMAÇÃO DOCENTE NO CURSO DE PEDAGOGIA DA FURG: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS VOZES DAS ACADÊMICAS

Autores

  • Robrson Silveira da Silva Faculdade Anhanguera Educacional; Faculdade Dom Bosco.
  • Jorge da Cunha Dutra Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Palavras-chave:

Perfil Acadêmico, Formação Docente, Curso de Pedagogia.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivos pesquisar o perfil dos sujeitos que optam pelo Curso de Pedagogia da FURG e identivficar suas expectativas a respeito da graduação escolhida. Como ferramenta metodológica para a coleta de dados, escolhemos o questionário, entrevistando as acadêmicas do primeiro e do quarto ano do curso pesquisado. Os dados foram coletados por meio da análise de conteúdos (BARDIN, 2011). Como referencial teórico para o embasamento deste trabalho utilizamos Freire (1996; 2011), Pacheco (2013), Gadotti (2011), Tardif (2002), entre outros. Os resultados encontrados apontaram para um perfil de acadêmicas do curso de Pedagogia que atualmente atuam em diferentes áreas, as quais não estão ligadas à docência. Percebe-se a intencionalidade de fazer a diferença na educação, mas com caráter profissional, negando o assistencialismo. Esta pesquisa permitiu averiguar o quanto necessitamos de diálogo entre docentes e discentes, a fim de que a formação desse novo profissional tenha sentido.

Biografia do Autor

Robrson Silveira da Silva, Faculdade Anhanguera Educacional; Faculdade Dom Bosco.

Licenciado em Pedagogia (2014), pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Atualmente é acadêmico do curso de Psicologia, da Faculdade Anhanguera do Rio Grande/RS e cursa a Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional, pela Faculdade Dom Bosco

Jorge da Cunha Dutra, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Licenciado em Pedagogia (2005), pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Licenciado em Filosofia (2009), pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel. Mestre (2010) e Doutor (2014) em Educação pela UFPel. Atualmente é Professor Substituto do Instituto de Educação da FURG e Professor de Filosofia da rede estadual (SEDUC/RS).

Downloads

Publicado

18-12-2015

Como Citar

SILVA, Robrson Silveira da; DUTRA, Jorge da Cunha. A FORMAÇÃO DOCENTE NO CURSO DE PEDAGOGIA DA FURG: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS VOZES DAS ACADÊMICAS. Revista Signos, [S. l.], v. 36, n. 2, 2015. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/792. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos