A FORMAÇÃO DOCENTE NO CURSO DE PEDAGOGIA DA FURG: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS VOZES DAS ACADÊMICAS

Robrson Silveira da Silva, Jorge da Cunha Dutra

Resumo


O presente trabalho tem como objetivos pesquisar o perfil dos sujeitos que optam pelo Curso de Pedagogia da FURG e identivficar suas expectativas a respeito da graduação escolhida. Como ferramenta metodológica para a coleta de dados, escolhemos o questionário, entrevistando as acadêmicas do primeiro e do quarto ano do curso pesquisado. Os dados foram coletados por meio da análise de conteúdos (BARDIN, 2011). Como referencial teórico para o embasamento deste trabalho utilizamos Freire (1996; 2011), Pacheco (2013), Gadotti (2011), Tardif (2002), entre outros. Os resultados encontrados apontaram para um perfil de acadêmicas do curso de Pedagogia que atualmente atuam em diferentes áreas, as quais não estão ligadas à docência. Percebe-se a intencionalidade de fazer a diferença na educação, mas com caráter profissional, negando o assistencialismo. Esta pesquisa permitiu averiguar o quanto necessitamos de diálogo entre docentes e discentes, a fim de que a formação desse novo profissional tenha sentido.

Palavras-chave


Perfil Acadêmico; Formação Docente; Curso de Pedagogia.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Robrson Silveira da Silva, Jorge da Cunha Dutra

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

Tradução automática: