FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O OLHAR DE UM EGRESSO SURDO

Autores

  • Francisca Melo Agapito UFMA
  • Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen UNIVATES
  • Maria Isabel Lopes UNIVATES
  • Marcelo Franco Leão UNEMAT

Palavras-chave:

Professores surdos. Formação acadêmica. Inclusão. Anos Iniciais.

Resumo

Este trabalho analisa as percepções de um acadêmico surdo sobre seu processo formativo no curso de Pedagogia de uma Instituição de Ensino Superior no município de Imperatriz-MA. O estudo foi embasado em autores da área de formação de professores, surdez e outros relevantes para a temática. Foi realizado entre o primeiro semestre de 2014 e o primeiro semestre de 2015. Trata-se de uma pesquisa documental e de campo, seguindo abordagem qualitativa. Nesse sentido, foi realizado um estudo de caso e os instrumentos para coleta de dados foram observação participante e entrevista semiestruturada com o pesquisado. A análise de dados se deu por meio da construção de categorias, que é a base da técnica de Análise de Conteúdo. Dessa forma, foi possível evidenciar que muitos avanços foram alcançados com a educação inclusiva e as políticas públicas, potencializando a entrada de pessoas surdas no ensino superior. Ficou perceptível, também, que ainda há a necessidade de transpor desafios, como a construção de acepções mais claras sobre a pessoa surda, sua língua e seu desenvolvimento.

Biografia do Autor

Francisca Melo Agapito, UFMA

Pedagoga. Especialista em Metodologia do Ensino Superior e Libras. Mestra em Ensino pelo Centro Universitário UNIVATES. Professora da Universidade Federal do Maranhão - UFMA. Email: franciscaagapito@gmail.com

Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen, UNIVATES

Doutora em Ciências, ênfase em Ecologia pela UFRGS. Docente do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas e Mestrado em Ensino da UNIVATES.

Maria Isabel Lopes, UNIVATES

Doutora em Educação. Professora adjunta do Centro Universitário UNIVATES. Coordenadora Pedagógica do Curso de Medicina da Univates.

Marcelo Franco Leão, UNEMAT

Doutorando em Educação e Ensino de Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Ensino pelo Centro Universitário UNIVATES. Especialista em Orientação Educacional pela Faculdade Dom Alberto e em Relações Raciais na Educação e na sociedade Brasileira pela UFMT. Licenciado em Química pela UNISC e em Física pela UNEMAT. Professor de Química do IFMT– Campus Confresa (MT).

Downloads

Publicado

18-12-2015

Como Citar

AGAPITO, Francisca Melo; STROHSCHOEN, Andreia Aparecida Guimarães; LOPES, Maria Isabel; LEÃO, Marcelo Franco. FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O OLHAR DE UM EGRESSO SURDO. Revista Signos, [S. l.], v. 36, n. 2, 2015. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/794. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos