O QUE UM PROFESSOR EM FORMAÇÃO TEM A DIZER SOBRE A PROFISSÃO DOCENTE?

Autores

  • Louise Cervo Spencer UFSM

Palavras-chave:

Interacionismo sociodiscursivo, formação de professores, trabalho docente.

Resumo

Este estudo tem sua sustentação teórica nos processos teórico-metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), de Bronckart e Bronckart e Machado (1999; 2006; 2009). A escolha por essa teoria se deve à importância que ela dá ao estudo do papel da prática da linguagem (agir discursivo) em situações de trabalho, no caso, o trabalho docente. Assim, a proposta do ISD é analisar (compreender) as relações entre linguagem e trabalho (docente). Com isso, o objetivo deste estudo é perceber a (des)construção das representações pertinentes ao trabalho docente apresentadas por um acadêmico de Letras em seus discursos, por meio de questionamentos em relação aos seus processos de decisão e reflexão sobre a prática (O que é ser professor? Quer ser professor?), visto que está realizando curso de licenciatura. Para tanto, como metodologia, foram realizadas entrevistas com alunos de graduação em Letras de uma universidade, ingressantes em 2011, uma em cada ano de graduação. A partir dessas entrevistas, selecionamos um sujeito, a fim de observarmos em seus discursos as representações do trabalho docente, tendo em vista dois dos três níveis de análise propostos pelo ISD, sendo elencado os níveis organizacional e enunciativo. Com isso, percebemos que o sujeito tematiza a profissão docente como nobre e árdua, a qual gera grande satisfação em quem a exerce.

Downloads

Publicado

18-12-2015

Como Citar

SPENCER, Louise Cervo. O QUE UM PROFESSOR EM FORMAÇÃO TEM A DIZER SOBRE A PROFISSÃO DOCENTE?. Revista Signos, [S. l.], v. 36, n. 2, 2015. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/795. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos