PIBID UNIVATES: FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E PERFIL EMPREENDEDOR

Janaína Da Costa, Silvana Neumann Martins, Aline Diesel

Resumo


Com o objetivo de aprimorar o processo de formação inicial de professores para a Educação Básica, foi implantado o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), uma iniciativa do governo federal, que concede bolsas a alunos de Licenciatura. O presente trabalho investigou o quanto os alunos do Centro Universitário UNIVATES que participam como bolsistas do Pibid estão sendo empreendedores no cenário escolar em que atuam. Neste trabalho entende-se que ter um perfil empreendedor é uma característica primordial ao professor, pois está relacionado com buscar oportunidades, tomar iniciativa, exigir qualidade e eficiência, ser persistente e comprometido, entre outras habilidades. O aporte teórico está pautado principalmente em Freire (2006), Shön (1995) e Dolabela (2006). A pesquisa aproxima-se de um estudo de caso com abordagem qualitativa e a análise dos dados coletados seguiu os pressupostos da Análise Textual Discursiva. Os resultados apontaram que o Pibid contribui no desenvolvimento do espírito empreendedor nos bolsistas, pois suas respostas vão ao encontro de características do perfil de um empreendedor.

Palavras-chave


Formação inicial de professores; Espírito empreendedor; PIBID Univates

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Janaína Da Costa, Silvana Neumann Martins, Aline Diesel

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

Tradução automática: