ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS

Autores

  • Diego de Vargas Matos Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Isabel Cristina Machado de Lara Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Formação de professores, Anos Iniciais

Resumo

Este artigo objetiva analisar a formação inicial e continuada de professores acerca do ensino e da aprendizagem dos conceitos matemáticos que devem ser desenvolvidos nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, foi aplicado questionário a sete professores dos anos iniciais de diferentes escolas públicas de Porto Alegre – RS, cujas respostas foram analisadas de modo qualitativo a partir de três categorias: formação do professor dos anos iniciais; formação para ensinar Matemática nos anos iniciais; e gosto pela Matemática. Com os resultados deste estudo, evidenciou-se a necessidade de reformulação dos cursos de formação inicial e da oferta de cursos de formação continuada para professores desse nível da educação básica, oportunizando a construção de conceitos matemáticos e oferecendo subsídios que possibilitem abordar os quatro blocos de conteúdos de Matemática de modo integrado em suas aulas.

Biografia do Autor

Diego de Vargas Matos, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Mestrando em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul/PUCRS. Licenciado em Matemática pela PUCRS.

Isabel Cristina Machado de Lara, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS, Pós-Doutoramento em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul/PUCRS.

Downloads

Publicado

18-12-2015

Como Citar

MATOS, Diego de Vargas; MACHADO DE LARA, Isabel Cristina. ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS. Revista Signos, [S. l.], v. 36, n. 2, 2015. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/799. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos