Submissão de Artigo

SUBMISSÃO DE TRABALHOS

Os participantes que desejarem apresentar trabalhos no 7° Simpósio Interdisciplinar de Saúde e Ambiente – 7° SISA, 13° Semana Interdisciplinar em Saúde e 6° Seminário de Educação Permanente em Saúde, deverão estar primeiramente inscritos no evento via Sistema de Inscrições da Univates e submeter os trabalhos posteriormente via sistema de submissão.

Serão aceitos trabalhos em duas modalidades, sendo elas, (1) relato de caso, experiências e vivências dos estágios e (2) trabalhos científicos, sendo este dividido em dois eixos: (2.1) temática relacionada diretamente à ética e bioética, e (2.2) temática diversa. Os trabalhos poderão ser enviados no modelo resumo simples ou artigo, até 07 de abril de 2017, sendo que não serão aceitos trabalhos submetidos após essa data. Conforme a avaliação da comissão científica (apenas o conteúdo escrito), serão escolhidos os três melhores trabalhos da modalidade (1) “relato de caso, experiências e vivências dos estágios e os três melhores trabalhos de cada um dos dois eixos: (2.1) temática relacionada diretamente à ética e bioética, e (2.2) temática diversa, totalizando 9 trabalhos. Os mesmos deverão ser apresentados de forma oral, concorrendo ao prêmio de Menção Honrosa (3 trabalhos, um em cada subdivisão), sendo que os demais, serão apresentados em forma de pôster, conforme cronograma do evento. Todos os trabalhos devem ser escritos em língua portuguesa e devem estar em formato de texto corrido.

INSTRUÇÕES ARTIGO COMPLETO

Os artigos completos deverão ser estruturados conforme as instruções abaixo, contendo, no mínimo quatro e no máximo oito páginas, sem contar as referências. O encaminhamento do mesmo deverá ser feito pelo sistema de submissão, por meio de envio de arquivo em formato .doc ou .docx. Não serão aceitos artigos no formato pdf. O arquivo deve ser nomeado com o título do trabalho (Exemplo: A QUALIDADE DE VIDA EM IDOSOS HIPERTENSOS.docx), sendo que não deverá conter o nome dos autores no conteúdo do mesmo.

Os artigos completos deverão ser estruturados conforme as instruções abaixo, contendo, no mínimo quatro e no máximo oito páginas, sem contar as referências.

  • 1. TÍTULO: ser conciso e indicar claramente a natureza da investigação, estar em negrito, com letras maiúsculas, com no máximo 300 caracteres sem contar espaços.
  • 2. AUTORES: Os nomes dos autores devem ser inseridos no sistema, no item “Autores” no momento da submissão. É necessário indicar a instituição de ensino a que os autores pertencem, bem como, e-mail dos mesmos. A ordem dos autores deve obedecer primeiro autor, seguido dos demais autores, em campos específicos do sistema. Em trabalhos acadêmicos é obrigatório o cadastro do professor orientador como último autor.
  • 3. RESUMO: Deve conter no máximo dez linhas, fonte "Times New Roman" em tamanho 12 e espaçamento simples. Evitar ao máximo o uso de abreviaturas; se necessárias, colocá-las entre parênteses, após a palavra inteira, no seu primeiro emprego no texto. Os seguintes subtítulos são sugeridos para preparo do resumo estruturado: Introdução, Objetivo, Procedimentos Metodológicos, Resultados e Conclusão. Incluir no mínimo três, e no máximo cinco palavras-chaves. O resumo não deverá conter citações nem referências. Todos os resumos devem passar por rigorosa revisão do português.
  • 4. CORPO DO TRABALHO: Os seguintes subtítulos são indicados para o trabalho estruturado: Introdução, Procedimentos Metodológicos, Resultados, Discussão, Conclusões e Referências. A formatação do texto deve ser em fonte "Times New Roman", tamanho 12, espaço um e meio, folha A4 e com todas as margens de 2,5 cm. As figuras e gráficos, quando for o caso, devem ser incluídas no corpo do texto, devendo apresentar boa qualidade de resolução (300dpi). Todos os trabalhos devem passar por rigorosa revisão do português.
  • 5. REFERÊNCIAS: as referências bibliográficas não entram na contagem das páginas para o trabalho. O formato das referências devem seguir os padrões da ABNT (NBR 6023/2002) e estarem dispostas em ordem alfabética, de acordo com o sistema utilizado para citação no texto (SISTEMA AUTOR-DATA, NBR 10520/2002), no final do trabalho.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

  • 1. O horário e local da colocação do pôster será divulgado por e-mail previamente ao evento.
  • 2. Não há limite de autores por trabalhos, entretanto, o autor principal poderá submeter apenas apenas um trabalho.
  • 3. A Comissão Científica recomendará quais os trabalhos que serão indicados para a Menção Honrosa (apresentação oral), e quais serão apresentados em forma de pôster. O resultado será enviado via e-mail e disponibilizado na página do evento (www.univates.br/sisa).
  • 4. O tamanho do poster será de 90cm x 120cm. Nele devem constar o título do trabalho, autores, instituição, introdução, objetivos, procedimentos metodológicos, resultados, conclusões ou resultados esperados e referências (somente as utilizadas no poster, quando for o caso). Tabelas e figuras poderão ser utilizadas para melhor compreensão do trabalho. Não utilizar nomes de produtos, empresas ou marcas registradas. É imprescindível que pelo menos um dos autores permaneça ao lado do poster para responder a eventuais perguntas. Os autores dos trabalhos selecionados para apresentação oral (Menção Honrosa) não poderão fazer parte da banca julgadora no momento da apresentação oral.
  • 5. A apresentação oral terá duração de 10 (dez) minutos e 10 (dez) minutos para perguntas. Será disponibilizado o recurso audiovisual “data show”. Após as apresentações orais serão escolhidos os melhores trabalhos de cada uma das categorias.
  • 6. Não serão aceitas mudanças nos trabalhos já enviados. Os trabalhos apenas serão “aceitos ou recusados”.
  • 8. Será emitido certificado para a apresentação de pôster e apresentação oral. Apenas os trabalhos apresentados serão publicados nos anais do evento.
  • 9. Data limite para envio de trabalhos: 07/04/2017.
  • 10. IMPORTANTE: é de inteira responsabilidade do autor (autores) cadastrar corretamente seu endereço de e-mail, certificar-se do recebimento das notificações de submissão (caixa de spam). Ainda, caso de não recebimento de aviso, fazer contato com a comissão científica do evento.
  • 11. Os critérios de avaliação dos trabalhos ficam a cargo da comissão científica.
  • 12. E-mail de contato da sessão científica do evento para eventuais dúvidas: sisa.trabalhos@univates.br.