Laboratório de Ensaios Mecânicos e Metrologia

O Laboratório de Ensaios Mecânicos e Metrologia proporciona aos alunos condições de exercer atividades práticas como:
• Corte de amostras;
• Embutimento de amostras;
• Lixamento de amostras;
• Polimento de amostras;
• Ataque químico;
• Análise metalográfica;
• Aquisição de imagens metalográficas (via software de análise de imagem);
• Determinação de dureza nas escalas HB, HRC, microdureza e dureza por impacto;
• Determinação de rugosidade;
• Máquina de Ensaio de tração 100 kN com extensômetro;
• Realização de medidas com projetor de perfil, paquímetro, micrômetro interno, externo e relógio comparador;
• Ensaio de Impacto Charpy tipo A, B e C;
• Ensaio de dobramento;
• Câmera de captura de imagem 3 Mega Pixel.

Cursos que utilizam este espaço: Engenharia Mecânica e Engenharia Civil.

Área total: 131,14 m²
Principais recursos: cortadora metalográfica, durômetro analógico de bancada e portátil, extensômetro, lixadeira metalográfica, microdurômetro, micrômetros, microscópio, paquímetros, projetor de perfil, relógio comparador digital e máquina de ensaio de impacto
Localização: Sala 107 do prédio 17 - Salas de aula e laboratórios