A informática ou Tecnologia da Informação (TI) é um componente indispensável nas organizações, na medida em que as soluções tecnológicas por ela geradas automatizam processos e são fonte de vantagens competitivas por meio da análise de cenários, apoio ao processo decisório e definição e implementação de novas estratégias organizacionais. Assim, cresce a preocupação com a coleta, o armazenamento, o processamento e a transmissão da informação.

O curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática tem por objetivo capacitar profissionais para fazer a instalação, configuração e manutenção de equipamentos de informática, configuração e gerenciamento de redes de computadores, além de dar suporte na utilização dos mais diversos softwares e na identificação das necessidades de substituição ou mesmo atualização tecnológica.

Áreas de atuação

O profissional egresso em manutenção e suporte em informática possui perfil que, ao ser inserido no mercado de trabalho, é agente transformador, capaz de provocar mudanças por meio de agregação de novas tecnologias e desenvolvimento de novas estratégias de negócios. Pode desempenhar seus conhecimentos e habilidades em instituições públicas e privadas e do terceiro setor que demandem suporte e manutenção de informática ou na prestação autônoma de serviços.

Mercado de trabalho

O curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática tem suas atribuições genéricas, podendo o profissional atuar no acompanhamento das diferentes atividades da computação e tecnologia da informação.

Há um mercado de trabalho potencial para atuação desse profissional, devido ao crescimento nas áreas de serviços, manutenção e suporte em informática, seja como atividade final das empresas que prestam comércio e serviços na área de TI ou pela diversificação de atuação desse profissional nos mais diversos setores e atividades em qualquer empreendimento atual.

Assim, os setores de prestação de serviços, a indústria, o comércio e os escritórios são grandes candidatos de áreas de atuação desse profissional. Além disso, o técnico em manutenção e suporte em informática tem um mercado de trabalho enorme na prestação autônoma de serviços em manutenção e suporte ao usuário.

Perfil do diplomado

O técnico em manutenção e suporte em informática é o profissional que:
- identifica as arquiteturas de rede e analisa meios físicos, dispositivos e padrões de comunicação;
- avalia a necessidade de substituição ou de atualização tecnológica dos componentes de redes;
- instala, configura e desinstala programas básicos, utilitários e aplicativos;
- realiza procedimentos e rotina de cópias de segurança (backup) e recuperação de dados;
- realiza manutenção preventiva e corretiva de equipamentos de informática, identificando os principais componentes de um computador e suas funcionalidades.

Mais sobre o técnico

O mercado de TI é um dos que mais cresce a cada ano. Praticamente todas as áreas de atuação hoje estão informatizadas. Desde grandes indústrias, comércio nas suas mais variadas atividades, prestação de serviços, pequenas empresas, empreendedores individuais, agricultura, turismo, entretenimento e educação, todos os negócios atuais utilizam de alguma forma a informática nas suas relações de negócios.

O profissional técnico em manutenção e suporte em informática possui as habilidades e os conhecimentos necessários para criar e dar soluções rápidas e apropriadas a cada um dos problemas técnicos e informáticos que as organizações precisam hoje. O curso conta com o total de 1.020 horas e uma equipe de professores que conta com os conhecimentos suficientes na área de informática e manutenção.



TENHO INTERESSE




Carga Horária
1020h

Turno
Noturno

Duração mínima
2 anos e meio

Requisito
Ensino Médio - Concluído ou em curso

Coordenação
balduino vinicius dickel
tec-manutencao-info@univates.br

Contato
Fone: (51) 3714-7000 ramais 5024 e 5025
Sala 100-2
E-mail: cep@univates.br