Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Univates inaugura Ceber em Encantado no dia 15

Postado em 07/06/2016 13h23min

Por -

Na próxima quarta-feira, dia 15, às 9h, a Univates inaugura o Centro de Estudos de Biogás e Energias Renováveis (Ceber) em Encantado. O espaço, vinculado ao Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates), tem o propósito de avaliar a produção de biogás e a composição da comunidade microbiana de diferentes misturas de substratos provenientes, por exemplo, de dejetos de aves e suínos, bagaço de frutas de agroindústrias, resíduos da indústria de papelão reciclado, resíduos não conformes da indústria de laticínios e lodo da indústria de beneficiamento de ovos, em escala laboratorial e em escala piloto.

De acordo com o professor e pesquisador Odorico Konrad, em cada experimento, realizado em escala laboratorial no Laboratório de Biorreatores em Lajeado e em escala piloto na unidade de Encantado, será avaliada a diversidade microbiana em diferentes estágios da produção de biogás. “Posteriormente, será realizado o isolamento de cepas eficientes na produção de metano, a fim de que se possa utilizá-las em outros experimentos como inoculante, maximizando a produção de biogás. Paralelamente, serão constantemente avaliadas a produção simultânea de hidrogênio e biogás, pois ambos são combustíveis de alto interesse econômico na produção de energias limpas”, explica Konrad.

Com o desenvolvimento desse projeto, espera-se contribuir com o conhecimento técnico-científico na área de biogás, apresentando uma alternativa para a destinação de diferentes substratos (resíduos), e explorar seu potencial energético. “Além disso, será possível comparar, por meio dos experimentos, os resultados da escala laboratorial com a escala piloto, avaliando a aplicabilidade dos experimentos realizados em laboratório em situações reais”.

O Ceber é um empreendimento realizado em parceria entre o Tecnovates e as empresas Ecocitrus, Naturovos e Semant, com investimento de mais de R$ 500 mil. “O conhecimento gerado permitirá implantar projetos de produção de biogás e biofertilizantes cada vez mais estáveis em volume de produção e, por consequência, mais viáveis economicamente, tanto pelos parceiros no projeto quanto pela comunidade regional”, finaliza Konrad. O Ceber está localizado no antigo campus da Univates em Encantado , na rua São José, 1655, bairro São José.

Notícias Relacionadas