Consulta Popular: Univates propõe Programa Polos para agricultura familiar

Postado em 05/07/2016 09h09min

Por Nicole Morás

Até o dia 7 ocorre a votação da Consulta Popular - uma ação do governo estadual em que a população define diretamente parte dos investimentos e serviços que constarão no orçamento do Estado. Para fomentar a agricultura familiar na região em que está inserida, conforme aprovado na reunião do Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat), a Univates propõe o Programa de Produção Sustentável na Agricultura Familiar do Vale do Taquari, que objetiva dar suporte tecnológico à produção sustentável e agroecológica na agricultura familiar do Vale do Taquari. Na cédula de votação a opção faz parte de investimentos em Ciência e Tecnologia com apoio a Polos e Parques de Iniciação Científica, sendo a opção de número 2.

Esse programa faz parte do Programa Polos da Univates, realizado por meio do Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates). Podem votar nesse programa, por meio do site www.consultapopular.rs.gov.br, os eleitores com domicílio eleitoral na região geográfica do Codevat. É permitido votar em apenas um dos programas ou ações constantes na cédula de votação. Na votação on-line e nos pontos de votação, é necessário informar o número do título de eleitor. Caso o votante não o tenha à mão, o ambiente de votação na internet permite a pesquisa diretamente no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

De acordo com a coordenadora científica do Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates), Elisete de Freitas, um dos grandes desafios da atualidade é transformar as formas de produção em modelos de produção, que conciliem o uso eficiente e sustentável dos recursos naturais, o equilíbrio ambiental e a geração de renda e segurança alimentar. “O Vale do Taquari tem potencial para investir na agricultura sustentável, porém são poucas as iniciativas, sendo essencial a existência de mudança nesse perfil”, afirma ela. O Brasil abriga a maior diversidade biológica do planeta, no entanto, são raras as espécies brasileiras que fazem parte do grupo de alimentos que mais consumimos. Esse projeto poderá contribuir para a mudança nesse perfil.

Conforme o diretor administrativo do Tecnovates, Eloni Salvi, essa é a única proposta para a aplicação de tecnologias para o futuro. “O Programa Polos não intenciona apenas a resolução de questões imediatas, mas, sim, de caminhos para o futuro do Vale do Taquari”, reflete ele.

As metodologias poderão ser aplicadas em produtos ou culturas como da erva-mate, de morango e outras frutas, inclusive nativas; verduras e legumes em geral; plantas alimentícias não convencionais; produtos usados na merenda escolar; e flores.

Focos a serem abordados no Programa:
- identificação de pragas regionais e inimigos naturais;
- desenvolvimento de tecnologias de controle biológico com base nas pragas e inimigos naturais identificados;
- busca de formas de viabilizar a implantação de sistemas produtivos vinculados à agricultura familiar: agroecologia/produção orgânica/agroflorestas e outros sistemas;
- viabilização da implantação de agroflorestas associadas às áreas de reservas legais;
- produção diversificada de alimentos, quebrando o atual modelo de alimentação baseada em um número muito limitado de espécies;
- desenvolvimento de metodologias que visem à recuperação do solo;
- empreendedorismo nas pequenas propriedades.

Texto: Nicole Morás
Votação pode ser realizada até o dia 7, pela internet