PPGBiotec oportuniza o empreendedorismo

Postado em 12/07/2016 14h16min

Por Nicole Morás

Para pensar a biotecnologia com um viés econômico para o empreendedorismo ou para o licenciamento de patentes, o Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec) da Univates inclui em sua matriz curricular a disciplina de Bioeconomia, ministrada pelos professores doutores Júlia Elisabete Barden e Ivan Bustamante Filho.

De acordo com Bustamante Filho, a biotecnologia pode ser aplicada no desenvolvimento de produtos, processos ou serviços, como novos fármacos ou métodos de diagnóstico. “Extrair a lactose do leite, por exemplo, é um processo biotecnológico que pode ser pensado como um produto ou serviço, e não apenas pensado no seu viés técnico. Por isso, nesta disciplina os alunos devem desenvolver um plano de negócio para um produto ou serviço biotecnológico. Poucos PPGs possuem disciplinas que estimulam a pensar a pesquisa também com olhar econômico”, afirma ele.

O assunto também é abordado com uma visão internacional, na turma que está em andamento, em que foi realizada uma videoconferência com o Dr. Serge Kinkingnehun, da França, que fundou a startup EyeBrain - que tem o propósito de fornecer para a medicina, bem como à investigação clínica, ferramentas inovadoras para a exploração funcional e análise da atividade do cérebro saudável e doente em relação a doenças neurológicas e psiquiátricas e distúrbios de aprendizagem.

Além de aspectos teóricos, a disciplina também proporcionou aos mestrandos a visita a empresas de biotecnologia, como a Enzilimp, de Porto Alegre, que aplica a biotecnologia ao saneamento e preservação ambiental por meio de um produto que realiza a biorremediação de efluentes orgânicos. Os alunos tiveram oportunidade de conversar com o diretor comercial, Sr. Eduardo Ruga, e com a gerente do Departamento Técnico, Gisele Legramanti, sobre assuntos como inserção no mercado, busca por novos clientes, prestação de serviços, controle de qualidade, precificação, análise de concorrência e desafios econômicos.

Ao final da disciplina, os planos de negócios propostos pelos discentes são apresentados em um evento que conta com a participação de representantes do Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates). “A viabilidade é avaliada e os projetos selecionados entram para o banco de ideias do Tecnovates. Caso haja investidores interessados, o plano pode ser colocado em prática”, finaliza Bustamante Filho.

1º BiotecSul ocorre até sexta-feira
A Univates, por meio do PPGBiotec, realiza o 1° Congresso de Biotecnologia da Região Sul – 1° BiotecSul até a próxima sexta-feira, dia 15. O evento tem como tema “Cenário atual e perspectivas futuras” e reúne pesquisadores das diferentes áreas da biotecnologia em um diálogo sobre o cenário atual e futuro da área. A programação completa e mais informações podem ser obtidas em www.univates.br/evento/i-biotecsul.

Texto: Nicole Morás

Mestrandos visitaram a Enzilimp

Mestrandos visitaram a Enzilimp

Divulgação