Univates lança edital para seleção de novos produtos, processos e serviços

Postado em 28/11/2016 13h33min

Por Tiago Silva

A Univates lançou edital com o objetivo de selecionar projetos de pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços para serem realizados no âmbito do Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates). O Tecnovates oferece espaço físico e laboratorial, bem como recursos humanos capacitados, para realização de pesquisa e desenvolvimento focados em produtos alimentícios, tecnologias de proteção ao meio ambiente e energias alternativas.

Pensando na realidade regional, as áreas priorizadas são Alimentos e Ambiente, no entanto, outras áreas que se apresentarem relevantes podem ser incluídas. Para participar da seleção, os pesquisadores, em conjunto com empresas parceiras, deverão encaminhar os documentos exigidos no edital, disponível no site – clique aqui.

Para o encaminhamento de projeto de pesquisa, é obrigatória a parceria com uma ou mais empresas, desde que no mínimo uma delas seja ou se torne residente do Tecnovates. Um mesmo projeto poderá ter mais de uma empresa parceira e uma mesma empresa pode participar de mais de um projeto. Todos os projetos contarão com um aporte financeiro da Univates e outra parte deverá ser subsidiada pela empresa parceira, conforme descrito no edital.

A professora Elisete Maria de Freitas, coordenadora científica do Tecnovates, afirma que as empresas, através desta parceria, poderão contar com a participação de um ou mais pesquisadores que atuarão no desenvolvimento de um novo produto, processo ou serviços, conforme interesse da empresa. “A empresa poderá usufruir dos resultados, melhorando o seu desempenho no mercado em que está inserida. E, ainda, buscar o patenteamento do que foi desenvolvido.”

A diretora administrativa do Tecnovates, professora Simone Stülp, destaca que esta é uma excelente oportunidade de aproximação do parque com empresas da região. Ela lembra que, muitas vezes, a inovação é vista com distanciamento, como algo de difícil acesso. Porém, ressalta que as diferentes realidades e complexidades podem ser contempladas, na perspectiva de pensar a inovação também como um caminho para o aprimoramento de produtos e processos já contemplados na realidade produtiva.

A inscrição dos projetos deve ser realizada na Secretaria de Pós-Graduação e Pesquisa da Univates (sala 115 do Prédio 1). Os interessados, no ato da inscrição, deverão encaminhar, para avaliação do Comitê Científico do Tecnovates, um Plano de Desenvolvimento Tecnológico, o cronograma de execução do projeto de pesquisa e orçamento do projeto, conforme padrão para projetos de pesquisa tecnológicos.

Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail tecnovates@univates.br ou pelos telefones (51) 3714-7000, ramais 5956 ou 5940.

Texto: Tiago Silva
Projetos serão desenvolvidos no Tecnovates