Um serviço a favor da inovação e do empreendedorismo

Postado em 12/04/2017 11h29min

Por Artur Dullius

O estímulo ao espírito empreendedor e o apoio à consolidação de empresas de base tecnológica estão entre as principais premissas do Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari – Tecnovates. Por meio da sua estrutura física e profissional, o espaço conta com diversos serviços de suporte à inovação empreendedora. Dentre eles está a modalidade Universidade-Empresa, que agradou e atendeu aos anseios da Naturovos.

O projeto consiste no auxílio a empresas que buscam inovar, almejando o desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços. Conforme a diretora de Inovação e Sustentabilidade, Simone Stulp, a Naturovos, empresa especializada na comercialização de ovos, analisou a obtenção de novos produtos a partir da transformação do ovo.

“Em vez de comercializar apenas o ovo, a empresa estuda a possibilidade de comercializar produtos fabricados à base de ovos, sendo considerados como produtos biotecnológicos. Isso está relacionado com a cultura de inovação das empresas, de ter a compreensão da necessidade de trabalhar a inovação nos seus processos”, explica a diretora.

O processo de análise foi realizado durante os meses de dezembro de 2016 e janeiro 2017 e agora passa pela avaliação da empresa. Segundo o gerente técnico de processos da Naturovos, Fábio Fernandes, mesmo que em fase inicial, o projeto apresenta resultados satisfatórios. “Estimamos avançar no projeto com o Tecnovates e não descartamos potencial investimento nessa área, ampliando a parceria com o Parque Tecnológico”, explica Fábio.

Simone lembra que este é um dos papéis de pensarmos um centro tecnológico. Segundo ela, o Parque possibilita realizar o teste e o desenvolvimento dos produtos em diferentes parâmetros, buscando a melhor condição para implementação na indústria. “A empresa pode até ter o equipamento necessário, mas para testar na indústria são necessários grande escala e grandes volumes de matéria-prima e, trabalhando em um centro tecnológico, você tem maior liberdade para isso”, afirma a diretora.

Parceria de sucesso
O processo para a obtenção de novos produtos teve início em dezembro de 2016, mas a parceria entre Naturovos e Univates iniciou há quatro anos. Desde 2013 a empresa e a Instituição de ensino realizam trabalhos em conjunto na área de biogás, com o aproveitamento de dejetos.

“É uma das nossas maiores parceiras de sucesso, pois além de trabalharmos juntos no Tecnovates, o Fábio também foi aluno do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento da Univates. Ou seja, a empresa tem compreensão da necessidade de buscar a formação dos seus funcionários. A ideia é que possamos ter o mesmo nível de parceria com outras empresas da região e do Estado para crescermos juntos”, garante Simone.

Para Fernandes, conhecer a estrutura e as condições oferecidas no Parque foi fundamental para a demanda de auxílio na área de tecnologia de alimentos. “Como habitual, o Tecnovates prontamente demonstrou interesse e nos apoiou disponibilizando sua infraestrutura e profissionais da área. Diante da postura colaborativa e ágil, foi possível realizarmos os ensaios iniciais, que serviram como base para a tomada de decisão”, explica o gerente.

Novas propostas e demandas podem ser discutidas diretamente com os gestores do Parque, no telefone (51) 3714-7017 ou pelo e-mail tecnovates@univates.br. A participação no projeto (Universidade-Empresa) também é possível por meio do edital para a submissão de propostas, que é realizado com fluxo contínuo e pode ser conferido no site www.tecnovates.com.br.

Texto: Artur Dullius
Estrutura oferecida no parque possibilita a realização de testes e o desenvolvimento de produtos em diferentes parâmetros

Tiago Silva