Projeto da Univates está entre os selecionados para fortalecer a Ciência e a Tecnologia do RS

Postado em 27/12/2017 10h08min e atualizado em 27/12/2017 10h49min

Por Redação

Um total de 27 projetos vinculados a universidades gaúchas receberão R$ 16 milhões em 2018 para o fortalecimento da inovação, ciência e tecnologia no Estado. Os projetos selecionados para fazer parte do programa de Polos Tecnológicos, RS Incubadoras e Programa Gaúcho de Parques Tecnológicos, da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sdcet), foram escolhidos a partir dos editais lançados no último mês de julho.

Galileu Olbenburg/Sdect

Segundo o secretário adjunto da Sdect, Evandro Fontana, os recursos destinados aos projetos são de extrema relevância para fomentar as novas ideias que surgiram a partir dos editais. “Essas iniciativas ajudarão no desenvolvimento do Rio Grande do Sul a partir do conhecimento e da base científica das universidades, pois é apenas com o conhecimento que o país pode avançar”, disse Fontana. O secretário destaca que o Rio Grande do Sul é o segundo no Ranking Nacional de Inovação e tem a maior densidade de doutores entre os Estados brasileiros, o que demonstra a relevância da atividade acadêmica gaúcha.

Segundo a diretora do Departamento de Ciência e Tecnologia da Sdcet, Suzana Sperry, os projetos estão ligados preferencialmente às temáticas estratégicas do Estado, que são, entre outras, energias renováveis, máquinas agrícolas, setor automotivo, saúde avançada e tecnologia da informação. Em breve os projetos devem ser iniciados e têm prazo de execução de um ano.

Além da Universidade do Vale do Taquari (Univates), foram classificadas para participar do programa Feevale, Universidade de Passo Fundo (UPF), Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Universidade Federal do Rio Grande (Furg), Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Universidade de Cruz Alta (Unicruz), Unisinos e Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí).

Polos Tecnológicos

Para o Programa de apoio aos Polos Tecnológicos serão alocados R$ 9,7 milhões e o valor máximo por projeto é de R$ 700 mil. O Rio Grande do Sul conta com 27 polos tecnológicos implementados, divididos em polos de modernização tecnológica e de inovação tecnológica. Podem se credenciar nesse programa universidades, Coredes, municípios e empresas.

RS Incubadoras

Para o RS Incubadoras será destinado R$ 1,5 milhão. Cada incubadora pode apresentar um projeto no valor de R$ $ 300 mil. As incubadoras de base tecnológica são responsáveis por conectar pesquisa científica, transferência de tecnologia e desenvolvimento de novos produtos. Atualmente existem 18 incubadoras de base tecnológica espalhadas em diferentes regiões gaúchas.

Parques Tecnológicos

O Programa Gaúcho de Parques Tecnológicos oferece R$ 4,8 milhões e serão apoiados projetos de até R$ 800 mil cada. Atualmente são 12 parques credenciados no programa. Mais cinco têm potencial para credenciamento.

Fonte: Ascom Sdect