26 Junho de 2017

Qual é o seu tipo de inteligência?

Pois é. Parece que um dos maiores gênios da história da humanidade não tirava sempre as melhores notas em todas as matérias. A foto de um de seus boletins atesta que em francês ele obteve a nota 3 (fraco) e em geografia 4 (suficiente).

Podemos pensar: também não dá para ser bom em tudo. Exatamente isso. Cada um de nós tem habilidades e aptidões diferentes a serem desenvolvidas. Ninguém é igual a ninguém.  Cada um tem suas próprias potencialidades cognitivas e motoras. Isso significa que cada um de nós tem um mundo interior de possibilidades pessoais, características e únicas, que é a nossa marca mais individual.

Estas características únicas, pessoais e intransferíveis estruturam nossa identidade. Cada um tem facilidade para uma ou mais de uma área específica. Um grande pianista pode ter sido um aluno de biologia sofrível. O cirurgião mais habilidoso do mundo poderia ter tirado notas sofríveis em português.

Definir um único quociente de inteligência para todas as pessoas é, portanto, tarefa complicada e por demais complexa.

Com base nestes fatos, Howard Gardner, psicólogo americano, propôs a teoria das múltiplas inteligências. Afirmou que possuímos 8 diferentes tipos de inteligência. Cada um de nós tem um - ou mais de um-  tipo de inteligência que se sobressai aos outros. Veja, dos 8 tipos de inteligência humana abaixo listados, em qual (ou quais)  você se enquadra.

1. Lógico-Matemática: pessoas que têm facilidade para fazer cálculos e abstrações. Conseguem estabelecer relações de causa e efeito, elaborar hipóteses e ir a fundo nas explicações abstratas de vários fenômenos. Aqui estão muitos matemáticos, físicos, cientistas e filósofos, por exemplo.

2. Espacial: tem uma capacidade de visualizar o espaço e o mundo visual de forma única e completa. Criam, recriam e facilmente entendem as experiências visuais em todos os setores de suas atividades profissionais. Cá estão os arquitetos, artistas como escultores, programadores visuais, cartógrafos, geógrafos e quem gosta de jogar xadrez, por exemplo.

3. Corporal-Cinestésica: estas pessoas têm o domínio do próprio corpo e dos próprios movimentos. Têm habilidades corporais únicas. Aqui se encontram os esportistas, dançarinos ou atores.

4. Existencial: são pessoas que têm a habilidade e o prazer de entender as questões essenciais que circundam nossa existência. Têm o pensamento reflexivo desenvolvido, como é característica de líderes espirituais e pensadores filosóficos.

5. Inteligências Pessoais - intrapessoal e interpessoal: há quem considere estas duas formas de inteligência pessoal como dois tipos independentes de inteligência. De qualquer forma, são pessoas que têm a capacidade de fazer uma análise reflexiva, entendendo e encarando problemas, humores e sentimentos próprios (inteligência intrapessoal) e/ou dos outros (inteligência interpessoal). Incluem-se neste grupo os psicólogos, psiquiatras, antropólogos ou professores, por exemplo.

6. Naturalista: aqui estão os que amam a natureza e que têm prazer e facilidade para entender os fenômenos naturais. Como não poderia deixar de ser, estão aqui os biólogos, naturalistas ou cientistas, para citar alguns.

7. Musical: todos gostamos de música. No entanto, neste grupo estão aqueles que têm habilidade para ouvir, compor e executar obras musicais. Geralmente as pessoas que se enquadram neste grupo também têm habilidades de outras inteligências como a espacial e corporal- cinestésica. Estão aqui os maestros, músicos e os que tocam instrumentos musicais.

8. Linguística: aqui estão os que têm uma habilidade especial com as palavras. São pessoas que gostam de ler, de escrever e de entender e falar diversos idiomas. Estão aqui os escritores, poetas, linguistas e todos os que gostam de escrever.

Estes são exemplos de profissões escolhidas por pessoas que se enquadram nestes tipos de inteligência. Mas o ser humano é intrigantemente complexo e por isso há quem se veja com várias de todas estas características dos tipos de inteligência, em maior ou menor grau.

A diversidade nos torna únicos. Ainda bem.