12 Setembro de 2017

Comemorações da Semana Farroupilha iniciam nesta quarta-feira

Comemoração com churrasco e chimarrão. Assim será celebrada a Semana Farroupilha em Lajeado. As atividades em alusão ao dia 20 de setembro, data em que se comemora a Revolução Farroupilha, iniciam nesta quarta-feira (13/9), quando os Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) realizarão diversos eventos.

Nesta quarta-feira (13/9), a Chama Crioula chega ao CTG Tropilha Farrapa às 18h. Logo após, às 20h, será o CTG Bento Gonçalves, que fará o recebimento da Chama. Ao longo dos dias seguintes, os CTGs também realizarão encontros com carreteiro, churrasco, mateadas, noites campeiras e fandangos, além de oficinas culturais e artísticas.

A Praça da Matriz, no Centro da cidade, receberá no sábado (16/9) uma mateada com a participação das entidades e da Associação dos Artesãos. O evento inicia às 14h e terá o coreto da Praça como espaço aberto para apresentações das entidades e artistas locais.

No dia 20 de setembro, será realizada a tradicional cavalgada. O desfile terá saída na rua Décio Martins (Valão), seguindo para as ruas Borges de Medeiros, Júlio de Castilhos, Avenida Senador Alberto Pasqualini (até a entrada da cidade) e retornando pela Av. Senador Alberto Pasqualini, Benjamin Constant, Santos Filho, com encerramento na Concha Acústica no Parque Professor Theobaldo Dick.

Confira a programação da Semana Farroupilha em Lajeado:

Quarta-feira, 13/9
- CTG Tropilha Farrapa:
18h - Abertura Semana Farroupilha com recebimento da Chama Crioula
20h - Costelão

- CTG Bento Gonçalves:
20h - Abertura, chegada e acendimento da Chama Crioula com Churrasco

Quinta-feira, 14/9
19h - Assembleia e eleição da nova Patronagem

20h - Noite campeira com churrasco

Sexta-feira, 15/9
- Parque de Eventos
8h às 17h - Oficinas culturais, artísticas e campeiras para os alunos das escolas municipais
20h - Tertúlia à Moda Antiga, apresentações das entidades e janta com carreteiro (R$ 20,00 por pessoa)

20h30 - Carreteiro e Noite das Invernadas

Sábado, 16/9
- Praça da Matriz
14h - Mateada com a participação das entidades e a Associação dos Artesãos, com o coreto da Praça como palco aberto para apresentações das entidades e artistas locais
17h30 - Caminhada à luz de candeeiro até a Igreja Matriz e participação da missa das 18h

20h - Fandango com churrasco

20h30 - Noite da Ovelha

Domingo, 17/9
- Parque Municipal de Eventos
8h - Domingueira com provas de Tiro de Laço, Laço índio, entre outras, durante todo o dia. Promoção: AMTG Lajeado

Durante o Dia - Domingo da Integração

10h - Missa Crioula
12h - Boi no Rolete
14h - Domingueira animada pelo grupo Embalos

Segunda-feira, 18/9
20h30 - Massa e Galeto

Terça-feira, 19/9
20h30 - Feijoada

Quarta-feira, 20/9
- CTG Bento Gonçalves
Lançamento da Biblioteca, Encontro de Ex-Patrões e Ex-Prendas e ex-integrantes de Invernada
20h - Massa com molho e galeto

9h - Desfile/Cavalgada, com saída da rua Décio Martins (Valão), Borges de Medeiros, Júlio de Castilhos, Av. Senador Alberto Pasqualini (até a entrada da cidade), retorna a Alberto Pasqualini, Benjamin Constant, Santos Filho, com encerramento na Concha Acústica no Parque Professor Theobaldo Dick

12h - Almoço carreteiro

12h - Almoço
À tarde: mostra de trabalho do prendado, após encerramento da Semana Farroupilha com extinção da chama.

Fonte: Prefeitura de Lajeado