Agenda

Encontros Científicos do PPGBiotec 2018/A

O evento se constitui em um espaço para apresentação de seminários sobre pesquisas científicas, e temas correlatos, com o objetivo de divulgar a pesquisa feita na Univates e por colaboradores de outras instituições.

 

Quando: confira abaixo

Horário: das 13h30min às 15h30min

Onde: na sala 406/3 da Univates (Setor A) (rua Avelino Talini, n.º 171, bairro Universitário, Lajeado),

 

Investimento: a inscrição e o certificado de participação são gratuitos. Para se inscrever e ter acesso ao documento, siga os passos descritos abaixo, no item Inscrições e certificado de participação.

 

Programação

 

Mês

Dia

Palestrante

Organização

Tema

         

Março

16

Carlos Teixeira

PUCRS

Habilidades e atitude para viver e mudar o mundo para melhor

 

23

Walter Figueira

PUCRS

Biologia de sistemas computacionais aplicadas ao desenvolvimento de fármacos: um estudo de inibidores da quinase dependente de ciclina (CDK)

Abril

6

Jarbas Oliveira

PUCRS

Inflamação e drogas anti-inflamatórias

 

13

André Streck

UCS

Novidades biotecnológicas em vacinologia

 

27

Vanessa Mendonça Esquerdo

Universidade Federal do Rio Grande

Caracterização e aplicação de nanopartículas

Maio

11

Fernanda Morrone

PUCRS

Farmacologia do câncer

 

25

Paloma Koprovski Menguer

UFRGS

Biofortificação de grãos de cevada com Zn utilizando um transportador MTP

Junho

29

Jenifer Saffi

UFCSPA

Genotoxicidade: conceitos e aplicações
 

15

Jomar Laurino

UCS

Live and let die: cells proliferation inhibition by a eIF2β mutant form

 


Os ministrantes

Nome

Resumo das qualificações

Jarbas Rodrigues de Oliveira

Possui graduação em Farmácia Bioquímica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1971), mestrado em Farmácia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1977) e doutorado em Farmácia - (Metodologias Atuais em Ciências Biomédicas) - Universidad de Barcelona-Espanha (1991). Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Metabolismo e Bioenergética, atuando principalmente nos seguintes temas: inflamação, drogas antiinflamatórias, sepse, transplante. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq-Nivel 2

Fernanda Bueno Morrone

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Católica de Pelotas (1985), mestrado em Ciências Biológicas (Bioquímica) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002) e doutorado em Ciências Biológicas (Bioquímica) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Atualmente é bolsista de Produtividade do CNPq, professor titular da Escola de Ciências da Saúde/PUCRS, onde ministra as disciplinas de Farmacologia e Farmácia Clínica. É membro da Sociedade Brasileira de Farmacologia Terapêutica e Experimental e membro do Clube Brasileiro de Purinas. Foi coordenadora da Comissão Científica da Faculdade de Farmácia da PUCRS (2010-2012), coordenadora do Programa de Mestrado Profissional em Biotecnologia Farmacêutica/PUCRS de 2013 a 2015, e coordenadora do Setor de Iniciação Científica da PUCRS de 2015 a 2017. Atualmente é Diretora de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. É professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular, do Programa de Pós-graduação em Medicina e Ciências da Saúde e do Mestrado Profissional em Biotecnologia Farmacêutica. É consultora e revisora de periódicos científicos nacionais e internacionais. Atuou como consultor de várias instituições:incluindo o CNPq, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) e a Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco, entre outros. Tem experiência na área de Farmacologia, com especial interesse na farmacologia do câncer e no estudo do sistema purinérgico, ATP, receptores purinérgicos, P2R, P2X7R, gliomas, câncer de esôfago e tumores de bexiga.

André Felipe Streck

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2006), mestrado em Ciências Veterinárias pela UFRGS (2009), doutorado em Ciências Veterinárias pela Universidade de Leipzig (2013) e pós-doutorado pela UFRGS (2015). Atualmente é professor adjunto I da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e professor orientador do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (UCS) em linhas de pesquisa voltadas às doenças virais e evolução de microrganismos.

Vanessa Mendonça Esquerdo

Engenheira de Alimentos formada na Universidade Federal do Rio Grande (2011). Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Engenharia e Ciência de Alimentos (FURG/RS). Atuando nos seguintes temas: quitosana, adsorção, corantes alimentícios, concentrados de ácidos graxos insaturados e elaboração de micro e nanocápsulas.

Paloma Koprovski Menguer

Bacharel e licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Possui mestrado em Biologia Celular e Molecular (2007) e doutorado em Botânica (2013), ambos pela UFRGS. Em 2011, durante o doutorado, realizou estágio sanduíche na Universidade de Southampton (UK) na Faculty of Natural and Environmental Sciences. No primeiro semestre de 2013, foi bolsista de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular da UFRGS. Entre 2013 e 2015, atuou como pós-doutoranda no centro de excelência em pesquisas com plantas e microbiologia John Innes Centre/UK. Em 2016, foi professora substituta do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (Campus Ibirubá). A partir de 2017, passou a atuar como bolsista de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular. Tem experiência na área de biologia molecular de plantas, expressão gênica, transportadores de metais, biofortificação e eletrofisiologia.

Jenifer Saffi

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (1992), doutorado em Ciências Biológicas (Bioquímica) pela UFRGS (1999), com período sanduíche na Ludwig-Maximilians Universität München - Alemanha (1996) e no Massachussets Institut of Technology - EUA (1997). Realizou seu pós-doutorado no Institut de Cancérologie Gustave - Roussy - IGR (2008), na França, na área de reparo de DNA e drogas antitumorais inibidores da topoisomerase II. É professora associada da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), no Departamento de Ciências Básicas da Saúde/Bioquímica. Atualmente exerce o cargo de vice-reitora (mandato 2017-2021). Coordena o Laboratório de Genética Toxicológica e foi membro fundadora do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT-Saúde) da UFCSPA. A nível de Pós-Graduação, foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Biociências da UFCSPA (PPGBio - 2015-2017), em nível de Mestrado e Doutorado. É também professora do núcleo permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da UFCSPA. Atua também como professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular (PPGBCM) da UFRGS. Já orientou ou co-orientou 31 dissertações de mestrado, 11 teses de doutorado e 3 pós-doutorados. Foi membro eleito do Conselho Universitário (CONSUN) da UFCSPA, por dois mandatos (2011 à 2015). Foi Vice-Presidente da Associação Brasileira de Mutagênese e Genômica Ambiental - MutaGen-Brasil (mandato 2014-2016), anteriormente denominada Sociedade Brasileira de Mutagênese, Carcinogênese e Teratogênese Ambiental (SBMCTA) e atualmente é membro do seu Conselho Diretor. É Membro da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio - 2014-2016; 2016-2018), como Especialista na Área de Saúde Humana, e foi membro do Comitê da Área da Saúde da Fapergs (2013-2015). Revisora de diversos periódicos internacionais, entre eles Apoptosis, Molecular Aspects of Medicine, Mutation Research/Fundamental and Molecular Mechanisms of Mutagenesis, Mutation Research/ Environmental and Molecular Mutagenesis, Journal of Food and Chemical Toxicology, Current Medicinal Chemistry, Toxicology in vitro, Redox Report. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Mutagênese, atuando principalmente nos seguintes temas: reparo de DNA e mutagênese, estresse oxidativo e toxicologia aplicada a fármacos e produtos naturais. Foi membro do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Pesquisa Translacional em Saúde e Ambiente na Região Amazônica (INPeTAm - 2009 -2014).

Carlos Teixeira

Graduação em Medicina pela Universidade de Passo Fundo (1980), mestrado em Doenças Infecciosas e Parasitárias pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986) e doutorado em Medicina Tropical pela Fundação Oswaldo Cruz (1991) doutorado sanduíche no National Institute for Medical Research (NIMR-MRC, 1990) da Inglaterra. Atualmente é Professor Titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, membro do Comitê Interdisciplinar da FAPERGS, Coordenador do Comitê Assessor em Microbiologia e Parasitologia do CNPq (2016-2019). Tem experiência na área de Parasitologia, com ênfase em Helmintologia Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: esquistossomose de baixa endemicidade, angiostrongiliasis, diagnóstico parasitológico e molecular, reatividade cruzada humoral. Interesses recentes: desenvolvimento de instrumentos para identificação de problemas socialmente relevantes; institucionalização e promoção da interdisciplinaridade; aplicação e desenvolvimento de teorias sobre a complexidade em modelos de interação parasito-hospedeiro. Membro Fundador da Associação Brasileira de Gestores de Pesquisa (ABGEPq/ BRAMA). As principais contribuições científicas: pioneiro no isolamento em laboratório e estudos sobre angiostrongiliasis no Brasil e liderou o desenvolvimento de método sorológico que é referência mundial até o presente; junto com Cândida Teixeira descobriu o comportamento magnético dos ovos de Schistosoma mansoni, do que resultou uma linha de pesquisa na interface biologia-física e o desenvolvimento de um dos métodos mais sensíveis para diagnóstico da esquistossomose: Helmintex. Nos estudos epidemiológicos tem vivenciado a necessidade de integrar os estudos biomédicos com a análise e acompanhamento dos determinantes sócio-políticos. Desenvolve conceitos novos para avaliação de áreas de baixa intensidade de transmissão da esquistossomose, como o de redes de contato como fonte de informação. Tem a preocupação de aprimorar os métodos de monitoramento e certificação da interrupção de transmissão nas esquistossomoses.

Walter Figueira

I graduated in Physics (BSc in Physics) at University of Sao Paulo (USP) in 1990. I completed a Master Degree in Applied Physics also at USP (1992), working under supervision of Prof. Yvonne P. Mascarenhas, the founder of crystallography in Brazil. My dissertation was about X-ray crystallography applied to organometallics compounds (De Azevedo Jr. et al., 1995). During my PhD I worked under supervision of Prof. Sung-Hou Kim (University of California, Berkeley. Department of Chemistry), on a split PhD program with a fellowship from Brazilian Research Council (CNPq)(1993-1996). My PhD was about the crystallographic structure of CDK2 (Cyclin-Dependent Kinase 2) (De Azevedo Jr. et al., 1996). In 1996, I returned to Brazil. In April 1997, I finished my PhD and moved to Sao Jose do Rio Preto (SP, Brazil) (UNESP) and worked there from 1997 to 2005. In 1997, I started the Laboratory of Biomolecular Systems- Department of Physics-UNESP - São Paulo State University. In 2005, I moved to Porto Alegre/RS (Brazil), where I am now. My current position is coordinator of the Structural Biochemistry Laboratory at Pontifical Catholic University of Rio Grande do Sul (PUCRS). My research interests are interdisciplinary with two major emphases: Bio-inspired computing and Computational Systems Biology. I published over 160 scientific papers about protein structures and computer simulation methods applied to the study of biological systems (H-index: 38, Researchgate Index > 41.0). These publications have over 5000 citations. My publications can be accessed here. I am regional editor for South and Central America for Current Drug Targets (ISSN: 1873-5592 (Online), ISSN: 1389-4501 (Print) ), member of the editorial board of Current Bioinformatics (ISSN: 2212-392X (Online), ISSN: 1574-8936 (Print) ), and section editor (Bioinformatics in Drug Design and Discovery) for Current Medicinal Chemistry (ISSN: 1875-533X (Online), ISSN: 0929-8673 (Print)).

Jomar Laurino

JOMAR PEREIRA LAURINO, É GRADUADO EM MEDICINA CONCLUIU O DOUTORADO EM MICROBIOLOGIA, IMUNOLOGIA E PARASITOLOGIA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO EM 1998. POSSUI DOIS PÓS-DOUTORADOS: UM PELA UNIVERSITÉ PIERRE ET MARIE CURIE E OUTRO NO HÔPITAL SAINT LOUIS, AMBOS REALIZADOS NA FRANÇA. PUBLICOU ARTIGOS EM PERIÓDICOS ESPECIALIZADOS E TRABALHOS EM ANAIS E EVENTOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS. ATUALMENTE PARTICIPA DE 9 PROJETOS DE PESQUISA, SENDO QUE COORDENA 6 DESTES. ATUA NA ÁREA DE BIOQUÍMICA, COM ÊNFASE EM BIOLOGIA MOLECULAR, IMUNOLOGIA, HISTOCOMPATIBILIDADE E MICROBIOLOGIA. É CONSULTOR DO IBSAÚDE. EM SUAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS INTERAGE COM DIVERSOS COLABORADORES EM TRABALHOS CIENTÍFICOS. EM SEU CURRÍCULO LATTES OS TERMOS MAIS FREQUENTES NA CONTEXTUALIZAÇÃO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA: BIOLOGIA MOLECULAR, PSEUDOMONAS AERUGINOSA, STREPTOCOCCUS AGALACTIAE, ATPASE, CANDIDA, DIVERSIDADE GENÉTICA, EIF2, HBV, HTLV-II, MLST E DSA (DONOR SPECIFIC ANTIBODIES).

 

 

Público-alvo: pesquisadores da Univates e de outras instituições interessados.

Coordenação do evento: a atividade é organizada pelo colegiado do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da Univates.

Número de vagas: são oferecidas 100 vagas.

Informações: para mais informações sobre a dinâmica da atividade, contate a organização do evento pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5053.

 

Portal de Inscrições e certificado de participação em atividades de extensão

Inscrições e certificado de participação:

1. Para inscrever-se no evento, clique no botão de inscrições on-line: você será direcionado ao processo de inscrição correspondente no Portal de Inscrições. A partir disso, siga os passos indicados na página.

2. O certificado de participação é gratuito e pode ser impresso 14 (catorze) dias úteis após a realização do evento, por meio do Portal de Inscrições da Univates: clique no botão de inscrições acima e escolha o sistema – Portal de Inscrições ou Sistema de Eventos –, de acordo com a data do evento do qual você busca o certificado. Eventos que ocorrem em mais de uma data terão seus certificados liberados 14 (catorze) úteis após o último dia de atividades.

3. Não esqueça de assinar a lista de presenças e/ou efetuar o registro de presença online, apresentando seu Cartão Institucional na entrada do evento, em todas as atividades nas quais você participar.

4. O registro de presenças se encerra, para eventos que ocorrem nos auditórios da Univates, 45 minutos após o horário previsto para o início do evento.

5. Alunos da Univates devem levar seu Cartão Institucional para registrar sua presença.

Em caso de dúvidas sobre o Portal de Inscrições e certificados, contate o Setor de Cultura e Eventos da Univates pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5944 ou e-mail abaixo.

09 de março de 2018 | eventos@univates.br