Minicurso - Samambaias e licófitas: da taxonomia à ecologia de plantas vasculares sem sementes

Lajeado - Nos dias 13 e 14 de julho, o curso de Ciências Biológicas da Univates, por meio do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), realiza minicurso que aborda a taxonomia e a ecologia das plantas vasculares sem sementes. A atividade é coordenada pelo professor doutor Paulo Roberto Vargas Fallavena. São oferecidas 16 vagas. O evento contece na sala 206 do Prédio 8 no dia 13 de junho, das 13h30min às 22h30min, e no dia 14, das 8h às 12h.

O evento tem como objetivo ressaltar a importância das samambaias e licófitas como indicadoras de qualidade ambiental, tanto para ambientes conservados quanto para antropizados. Além disso, objetiva fornecer subsídios teóricos e práticos que auxiliem o interessado a reconhecer as principais famílias do estado do Rio Grande do Sul, bem como sua importância ecológica e econômica. Também intenciona desenvolver técnicas de coleta e preservação do material botânico para estudos posteriores.

O evento é gratuito e aberto ao público em geral interessado em participar, em especial aos alunos dos cursos de Ciências Biológicas, licenciatura e bacharelado, e Engenharia Ambiental e Sanitária. As inscrições podem ser realizadas aqui. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5004.

O ministrante

Vinícius Leão da Silva possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) (2010). É mestre (2013) e doutor (2017) em Qualidade Ambiental, com período sanduíche no Instituto de Ecología (Inecol) do México, pela Feevale. Tem experiência na área de ecologia de samambaias e licófitas com ênfase em efeito de borda e fragmentação de floresta com araucária (sul do Brasil), florestas subtropicais (montane forest) e florestas tropicais (lowland rainforest) (México). Realiza investigações relacionadas com a qualidade ambiental utilizando as samambaias e licófitas como indicadoras ecológicas.

Certificação

O certificado de participação no evento é liberado mediante o registro de presença durante a realização das atividades. O documento é disponibilizado online, em até 14 dias úteis após a última data de realização do evento.

Organização: Pró-Reitoria de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação (Propex) - Setor de Cultura e Eventos Univates (CEU) - Núcleo de Eventos.

12 de junho de 2018 | eventos@univates.br