I Congresso Internacional de Direitos Humanos: 30 anos da Constituição Brasileira

O curso de Direito da Universidade do Vale do Taquari realiza congresso internacional, entre os dias 8 e 9 de agosto, com o objetivo de marcar a passagem dos 30 anos da Constituição Brasileira. O evento é vinculado ao Centro de Ciências Humanas e Sociais e ao Diretório Acadêmico Jusvale, do curso de Direito da Univates. A inscrição é gratuita.

O Congresso visa a discutir temas contemporâneos sobre os direitos humanos e sua situação diante dos 30 anos da Constituição Federal Brasileira. Os objetivos são debater a evolução dos direitos humanos dentro do contexto da Constituição Cidadã, aproximar a comunidade acadêmica e local do debate em torno dos direitos humanos e desmistificar o emprego dos direitos humanos no contexto social brasileiro.

Compreende-se como necessário o debate a partir da visão de diferentes pesquisadores e professores sobre o tema dos direitos humanos tendo em vista que estes se colocam como cerne da democracia brasileira. Outrossim, entende-se como necessária a discussão envolvendo os 30 anos de história constitucional brasileira.

Confira a programação:

Horário e local

Dia 8 de agosto

Dia 9 de agosto

Tarde - A partir das 14h
(sala 406 do prédio 3)

CONVERSA SIGNIFICATIVA SOBRE OS FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS E AS ORIGENS DOS DIREITOS HUMANOS

Prof. Dr. Rogério Schuck - Doutor em Filosofia - Univates

Prof. Dr. Mateus Dalmáz - Doutor em História - Univates

CONVERSA SIGNIFICATIVA SOBRE OS DIREITOS HUMANOS E O DIREITO PENAL

Prof. Me. Bruno Menezes - Mestre em Direito - Fadisma

Prof. Dr. Sandro Fröhlich - Doutor em Filosofia - Univates

Noite - A partir das 19h30min

(Auditório do prédio 11)

RODA DE CONVERSA

TEMA: A corrupção e os direitos humanos no Brasil

Prof. Dr. Clóvis Gorczevski - Doutor em Direito - Unisc

TEMA: Igualdad y no discriminación en el derecho constitucional argentino

Prof. Dr. Gonzalo Salerno - Doutor em Direito - Decano de la Facultad de Derecho - Universidad Nacional de Catamarca

RODA DE CONVERSA

TEMA: Os direitos humanos e a situação dos refugiados no atual contexto europeu

Prof. Dr. Alvaro Sanchez Bravo - Doutor em Direito - Universidade de Sevilha

TEMA: Migrações internacionais e os desafios da integração local no Estado Brasileiro

Profa Dra. Giuliana Redin - Doutora em Direito - UFSM

Certificação

O certificado de participação no evento é gratuito e liberado mediante o registro de presença durante a realização das atividades. O documento é disponibilizado on-line em até 14 dias úteis após a última data de realização do evento.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5056.

Apoio: Pró-Reitoria de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação (Propex) - Setor de Cultura e Eventos Univates (CEU) - Núcleo de Eventos.

30 de julho de 2018 | eventos@univates.br