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CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES 

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO EM BIOTECNOLOGIA 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

INVESTIGAÇÃO DO PAPEL DA INTERAÇAO DOS GENES PRNP-
NCAM1 NOS TRANSTORNOS POR USO DE SUBSTÂNCIAS E NO 

TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/ HIPERATIVIDADE 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Pricila Girardi 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Lajeado, fevereiro de 2016 



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Pricila Girardi 
 

 

 

 

 

 

INVESTIGAÇÃO DO PAPEL DA INTERAÇAO DOS GENES PRNP-
NCAM1 NOS TRANSTORNOS POR USO DE SUBSTÂNCIAS E NO 

TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/ HIPERATIVIDADE 

 
 

 

 

Dissertação apresentada ao Programa de 

Pós-Graduação em Biotecnologia, do 

Centro Universitário UNIVATES, como 

parte da exigência para a obtenção do 

grau de Mestre em Biotecnologia, na área 

de concentração Biotecnologia em Saúde. 

Orientadora: Profª Dra. Verônica Contini 

Coorientadora: Profª Dra. Júlia Pasqualini 

Genro 

 

 

 

 

 

 

Lajeado, fevereiro de 2016



 

 

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APOIO FINANCEIRO 

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES): Programa 

de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares (PROSUP) e 

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq): Edital 

MCTI/CNPq 2013 – Chamada Universal 



 

 

3 

 RESUMO 

 

Introdução: O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é uma 

desordem comportamental comum em crianças e que pode persistir na idade adulta. 

Ele caracteriza-se por sintomas persistentes de desatenção, hiperatividade e 

impulsividade. Além disso, uma proporção significativa dos pacientes com TDAH 

também apresenta outras comorbidades envolvidas, especialmente os transtorno por 

uso de álcool e nicotina. Diversos estudos moleculares têm sido realizados na busca 

pelos genes envolvidos com o TDAH e alguns estudos têm apontando que fatores 

genéticos de susceptibilidade ao TDAH são também importantes na dependência de 

álcool e no uso de nicotina. Objetivo: O objetivo deste estudo é investigar a 

influência da interação dos polimorfismos rs1799990, no gene PRNP, e rs965560, 

no gene NCAM1, no TDAH e nas dependências de álcool e nicotina. Metodologia: 

As amostras foram compostas por pacientes com TDAH, 431 crianças e 535 adultos, 

130 homens dependentes de álcool, 639 indivíduos adultos da população geral e 77 

crianças controles. Os polimorfismos foram genotipadas através do sistema de 

discriminação alélica TaqMan. As análises estatísticas envolveram o teste do qui-

quadrado, ANOVA e, para o teste da interação gene-gene sobre a susceptibilidade 

aos transtornos, foram utilizados modelos lineares gerais. Resultados: Não foram 

detectadas interações significativas entre os polimorfismos investigados sobre a 

susceptibilidade ao TDAH e às dependências de álcool e nicotina. Foi observada 

uma associação entre o alelo A do polimorfismo rs1799990 com o TDAH na infância 

(p=0,04). Em adultos com TDAH, indivíduos heterozigotos AG apresentaram uma 

maior frequência de transtorno opositor desafiante (TOD) (p=0,017), assim como 

escores médios dos sintomas de TOD significativamente maiores (p=0,012), em 

comparação aos indivíduos homozigotos GG. Não foram detectadas associações 

significativas para o polimorfismo rs965560 com nenhuma das variáveis 

investigadas. Conclusão: Nossos resultados indicam que o polimorfismo rs1799990 

pode estar associado com o TDAH na infância e com a presença de TOD em adultos 

com TDAH. Esses resultados, no entanto, são preliminares e não foram testados 

para múltiplos testes. 

 

Palavras chave: TDAH, PRNP, NCAM1, dependência de álcool e uso de nicotina.  



 

 

4 

ABSTRACT 

 
 
Introduction: Attention deficit hyperactivity disorder (ADHD) is a common behavioral 

disorder in children that can persist into adulthood. It characterized by persistent 

symptoms of inattention, hyperactivity and impulsivity. Moreover, a significant 

proportion of patients with ADHD present other comorbidities, especially alcohol 

dependence and nicotine use. Several molecular studies have been employed in the 

search for the genes involved in ADHD and some studies have pointed that 

susceptibility genetic factors of ADHD are also important in alcohol dependence and 

nicotine use. Objective: The objective of this study is to investigate the influence of 

the interaction between the polymorphisms rs1799990, in the PRNP gene, and 

rs965560, in the NCAM1 gene, on the susceptibility to ADHD and alcohol and 

nicotine dependence. Methods: Samples were composed by patients with ADHD, 

431 children and 535 adults, 130 alcohol dependent men, 639 adults from the 

general population and 77 children controls. The polymorphisms were genotyped by 

the TaqMan allelic discrimination system. The statistical analysis involved the chi-

square test, ANOVA and, for the gene-gene interaction tests, general linear models 

were used. Results: There were no significant interactions between the 

polymorphisms investigated on the susceptibility to ADHD and to alcohol and nicotine 

dependences. An association between the A allele of rs1799990 polymorphism and 

ADHD in childhood (p=0.04) was observed. In adults with ADHD, individuals 

heterozygous AG had a higher frequency of oppositional defiant disorder (ODD) 

(p=0.017) and higher mean scores of symptoms of ODD (p=0.012), when compared 

to homozygous GG. No significant associations were found for the rs965560 

polymorphism with the investigated variables. Conclusion: Our results indicate that 

the polymorphism rs1799990 may be associated with ADHD in childhood and with 

the presence of ODD in adults with ADHD. These results, however, are preliminary 

and were not tested for multiple testing. 

 

Keywords: ADHD, PRNP, NCAM1, alcohol and nicotine use. 

 

 



 

 

5 

SUMÁRIO 

 

1 INTRODUÇÃO ......................................................................................................... 7 

2 OBJETIVO GERAL .................................................................................................. 8 

2.1 Objetivos específicos.......................................................................................... 9 

3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA ............................................................................... 9 

3.1Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade ............................................ 9 

3.2 Transtorno por uso de substâncias ................................................................. 15 

3.3 Genética do TDAH ............................................................................................. 16 

3.4 PRPN E NCAM1 ................................................................................................. 20 

4 MATERIAIS E MÉTODOS ..................................................................................... 23 

4.1 Amostra .............................................................................................................. 23 

4.1.1 Adultos com TDAH  ........................................................................................ 23  

4.1.2 Crianças com TDAH ....................................................................................... 24 

4.1.3 Dependentes de Álcool .................................................................................. 24 

4.1.4 População geral .............................................................................................. 24 

4.1.5 Usuários de Nicotina ...................................................................................... 25 

4.2 Métodos laboratoriais ....................................................................................... 25 

4.3 Análises Estatísticas ......................................................................................... 25 

5 RESULTADOS ....................................................................................................... 26 

6 DISCUSSÃO  ......................................................................................................... 32 

7 CONCLUSÃO ........................................................................................................ 34 



 

 

 

REFERÊNCIAS ......................................................................................................... 35 



7 

 

 

INVESTIGAÇÃO DO PAPEL DA INTERAÇAO DOS GENES PRNP-

NCAM1 NOS TRANSTORNOS POR USO DE SUBSTÂNCIAS E NO 

TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/ HIPERATIVIDADE 

 

 

1 INTRODUÇÃO 

 
 
 O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é uma transtorno 

do desenvolvimento neurológico comum no início da infância, que pode persistir em 

adultos, sendo caracterizado por um quadro de desatenção, agitação motora e 

impulsividade, que pode acarretar diversos prejuízos no desenvolvimento (APA, 

2014). Os pacientes com TDAH, ao longo da vida, podem apresentar problemas de 

aprendizagem, comportamento opositor, distúrbios de conduta, ansiedade e 

depressão. Entre as comorbidades mais frequentes, destacam-se os transtornos por 

uso de substâncias (TUS) (Rohde et al, 1999; Szobot e Bukstein, 2008).  

Os TUS, geralmente, têm início na adolescência e são caracterizados por um 

grupo de sintomas cognitivos, comportamentais e fisiológicos, que indicam um uso 

contínuo de alguma substância psicoativa, apesar dos problemas relacionados ao 

seu uso (APA, 2014). O TDAH na infância aumenta o risco de desenvolvimento de 

TUS na vida adulta. Crianças com TDAH apresentam um risco 2,5 vezes maior de 

desenvolver TUS do que outra criança sem o transtorno (Lee et. al, 2011). 

 Estudos em famílias e com gêmeos sugerem uma alta herdabilidade para o 

TDAH, tornando-o um transtorno atrativo para estudos moleculares. Com base nos 

possíveis efeitos patofisiológicos do TDAH, foram selecionados diversos genes 

candidatos para o transtorno (Faraone et al, 2005; Gizer et al, 2009). Nesse sentido, 

 



8 

 

 

muitos polimorfismos têm sido associados ao TDAH, em crianças e adultos, 

incluindo vários marcadores no sistema adrenérgico e dopaminérgico, como o gene 

da proteína transportadora de dopamina (SLC6A3/ DAT1), o gene do receptor D5 de 

dopamina (DRD5), o gene do receptor D4 de dopamina (DRD4), o gene da proteína 

transportadora de serotonina (SLC6A4), o gene da proteína associada ao 

sinaptossoma de 25kDa (SNAP-25), o gene do receptor 1B de serotonina (HTR1B), 

o gene  latrofilina 3 (LPHN3) e o gene óxido nítrico sintase (NOS1), entre outros. No 

entanto, apesar da quantidade de marcadores genéticos já associados ao TDAH 

nenhum parece ser suficiente ou necessário para o desenvolvimento do transtorno, 

indicando a necessidade da continuidade dos estudos moleculares (Hawi et al, 

2015), especialmente considerando novas abordagens, como os estudos de 

interação gene-gene (Rovaris et al. 2013). 

 O gene PRNP codifica uma glicoproteína de membrana, chamada PrPc. 

Apesar de sua função fisiológica não estar completamente elucidada, existem 

evidências que demonstram o seu envolvimento em diferentes processos fisiológicos 

relacionados com sinalização celular, plasticidade neural, entre outros (Zomosa-

Signoret et al, 2008). É sugerido também que a interação com outros elementos 

parece ser essencial para a função da PrPc (Martins e Brentani, 2002; Coitinho et al, 

2007; Santos et. al, 2013) e, entre as proteínas que interagem diretamente com a 

PrPc, destaca-se a NCAM, codificada pelo gene NCAM1. A NCAM é amplamente 

expressa no sistema nervoso central, e tem sido associada a diversas funções 

neurobiológicas (Kiss e Muller, 2001; Coitinho et al, 2007). É interessante ressaltar 

que o gene NCAM1 está localizado em um cluster gênico na região cromossômica 

11q23 e diversos estudos têm relacionado polimorfismos nessa região com 

transtornos relacionados com o uso de substâncias (Yang et. al, 2008; Nelson et al, 

2013). No entanto, apesar das evidências de interação entre as proteínas PrPc e 

NCAM, possíveis efeitos epistáticos dos genes PRNP e NCAM1 na predisposição a 

doenças complexas, especialmente o TDAH e aos TUS, ainda não foram 

investigados. 

 

2 OBJETIVO GERAL 

 
 Investigar a influência da interação dos polimorfismos rs1799990, no gene 



9 

 

 

PRNP, e rs965560, no gene NCAM1, no TDAH e nas dependências de álcool e 

nicotina. 

2.1 Objetivos específicos: 

 

- Determinar as frequências alélicas e genotípicas do polimorfismo rs1799990, do 

gene PRNP, nas amostras de pacientes com TDAH (adultos e crianças), de 

indivíduos da população geral e de homens dependentes de álcool; 

 

- Determinar as frequências alélicas e genotípicas do polimorfismo rs965560, do 

gene NCAM1, nas amostras de pacientes adultos com TDAH, de indivíduos da 

população geral e de homens dependentes de álcool; 

 

- Investigar a associação do polimorfismo rs1799990 com o TDAH e com as 

dependências de álcool e nicotina;  

 

- Investigar se existe um efeito diferencial do polimorfismo rs1799990 em crianças 

com maior risco de desenvolvimento de TUS (presença de TDAH e transtorno de 

conduta); 

 

- Testar a interação entre os polimorfismos selecionados nos genes PRNP e NCAM1 

sobre a susceptibilidade ao TDAH e às dependências de álcool e nicotina; 

 

- Investigar se os efeitos principais dos polimorfismos rs1799990 e rs965560, ou da 

interação, estão implicados em características clínicas dos pacientes com TDAH e 

dos homens dependentes de álcool (dimensões de temperamento, presença de 

comorbidades, sintomas de gravidade e parâmetros neuropsicológicos).  

 

 

3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 

 

 

3.1 Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade 

 

 O TDAH é caracterizado por um quadro clínico de sintomas de desatenção, 



10 

 

 

desenvolvimento inapropriado, aumento da impulsividade e hiperatividade, que 

devem estar presentes em mais de um ambiente (APA, 2014). É um transtorno 

considerado comum durante a infância, e que pode desencadear problemas 

relacionados a dificuldades na aprendizagem, comportamentos antissociais e 

prejuízos em relações interpessoais (Klein et al. 2012).  

O Manual Diagnóstico e estatístico de Transtornos Mentais da Associação 

Norte-Americana de Psiquiatria, 5ª edição (DSM-V), classifica os pacientes de 

acordo com a gravidade dos sintomas de desatenção e hiperatividade/impulsividade, 

em grau leve, moderado e grave. Na Tabela 1 encontram-se descritos os sintomas 

utilizados para o diagnóstico de TDAH, de acordo com o DSM-V. Para uma criança 

ser diagnosticada com TDAH, é preciso apresentar seis ou mais sintomas de pelo 

menos um grupo do transtorno (hiperatividade/impulsividade ou desatenção), por 

pelo menos seis meses, em um grau que é inconsistente com o nível de 

desenvolvimento, e que tenha impacto negativo em atividades sociais e acadêmicas/ 

profissionais. Já para adultos, pelo menos cinco sintomas são necessários (APA, 

2014). 

 

Tabela 1: Critérios diagnósticos para o Transtorno de Déficit de Atenção/ 

Hiperatividade segundo o DSM-V (APA, 2014) 

 

A. Padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade que interfere no 

funcionamento e no desenvolvimento, caracterizado por (1) e/ou (2). 

1. Desatenção: Seis (ou mais) dos seguintes sintomas persistem pelo menos seis meses em 

um grau que é inconsistente com o nível de desenvolvimento e têm impacto negativo 

diretamente nas atividades sociais, acadêmicas/profissionais. 

a) Frequentemente não presta atenção em detalhes ou comete erros por descuido em tarefas 

escolares, no trabalho ou durante outras atividades (p. ex., negligencia ou deixa passar 

detalhes, o trabalho é impreciso). 

b) Frequentemente tem dificuldades de manter a atenção em tarefas ou atividades lúdicas (p. 

ex., dificuldade de manter foco em aulas, conversas ou leituras prolongadas). 

c) Frequentemente parece não escutar quando alguém lhe dirige a palavra diretamente (p. ex., 

parece estar com a cabeça longe, mesmo na ausência de qualquer distração obvia). 

d) Frequentemente não segue instruções até o fim e não consegue terminar trabalhos 

escalares, tarefas ou deveres no local de trabalho (p. ex., começa as tarefas, mas 

rapidamente perde o foco e facilmente perde o rumo). 

e) Frequentemente tem dificuldades para organizar tarefas e atividades (p. ex., dificuldades em 

gerenciar tarefas sequenciais; dificuldades de manter materiais e objetivos pessoais em 

ordem; trabalho desorganizado e desleixado; mau gerenciamento do tempo; dificuldades de 



11 

 

 

cumprir prazos). 

f) Frequentemente evita, não gosta, ou reluta em se envolver em tarefas que exijam esforço 

mental prolongado (p. ex., trabalhos escolares ou lições de casa; para adolescentes mais 

velhos e adultos, preparo de relatórios, preenchimento de formulários, revisão de trabalhos 

longos). 

g) Frequentemente perde coisas necessárias para tarefas ou atividades (p. ex., materiais 

escolares, lápis, livros, instrumentos, carteiras, chaves, documentos, óculos, celular). 

h) Com frequência é facilmente distraído por estímulos externos (para adolescentes mais 

velhos e adultos, pode incluir pensamentos não relacionados). 

i) Com frequência é esquecido em atividades cotidianas (p. ex., realizar tarefas, obrigações; 

para adolescentes mais velhos e adultos, retornar ligações, pagar contas, manter horários 

agendados). 

2. Hiperatividade e impulsividade: Seis (ou mais) dos seguintes sintomas persistem por pelo 

menos seis meses em um grau que é inconsistente com o nível do desenvolvimento e tem 

impacto negativo diretamente nas atividades sociais e acadêmicas/ profissionais. 

a) Frequentemente remexe ou batuca as mãos ou os pés ou se contorce na cadeira. 

b) Frequentemente levanta da cadeira em situações que se espera que permaneça sentado (p. 

ex., sai do seu lugar em sala de aula, no escritório ou em outro local de trabalho ou em 

outras situações que exija que se permaneça no mesmo lugar). 

c) Frequentemente corre ou sobe nas coisas em situações que isso é inapropriado (em 

adolescentes e adultos, pode se limitar a sensações de inquietude). 

d) Com frequência é incapaz de brincar ou se envolver em atividades de lazer calmamente. 

e) Com frequência “não para”, agindo como se estivesse “com o motor ligado” (p. ex., não 

consegue ou se sente desconfortável em ficar parado por muito tempo, como em 

restaurantes, reuniões, outros podem ver o indivíduo como inquieto ou difícil de 

acompanhar). 

f) Frequentemente fala demais. 

g) Frequentemente deixa escapar uma resposta antes que a pergunta seja concluída (p. ex., 

termina as frases dos outros, não consegue aguardar a sua vez de falar). 

h) Frequentemente tem dificuldades para esperar a sua vez (p. ex., aguardar em uma fila). 

i) Frequentemente interrompe ou se interrompe (p. ex., mete-se nas conversas, jogos ou 

atividades, pode começar a usar as coisas de outras pessoas sem pedir ou receber 

permissão; para adolescentes e adultos, pode intrometer-se em ou assumir o controle sobre 

o que outros estão fazendo). 

B. Vários sintomas de desatenção ou hiperatividade-impulsividade estavam presentes antes dos 12 

anos de idade. 

C. Vários sintomas de desatenção ou hiperatividade-impulsividade estão presentes em 2 ou mais 

ambientes (p. ex., em casa, na escola, no trabalho, com amigos ou parentes; em outras atividades). 

D. Há evidencias claras que os sintomas interferem no funcionamento social, acadêmico ou 

profissional, ou de que reduzem sua qualidade. 

E. Os sintomas não ocorrem durante o curso de esquizofrenia ou outros transtorno psicótico e não 

são mais bem explicados por outro transtorno mental (p. ex., transtorno de humor, transtorno de 

ansiedade, transtorno dissociativo, transtorno de personalidade, intoxicação ou abstinência de 



12 

 

 

substâncias). 

 

Acreditava-se que o TDAH era um transtorno exclusivo de crianças e que se 

resolvia com a idade, mas inúmeros estudos mostram que ele persiste na idade 

adulta, porém com sintomas menos evidentes (Faraone et al., 2006). Os sintomas de 

hiperatividade tendem a diminuir mais cedo, enquanto que os sintomas de 

desatenção são mais persistentes (Swanson et al, 1998).  Estima-se que 60 a 70% 

das crianças com TDAH continuam com sintomas na vida adulta (Wender et. al, 

2001). Outros estudos que analisaram a persistência do TDAH encontram valores 

que variam de 58% a 80%, um valor bastante significativo (Biederman et al, 2000). 

Atualmente, a prevalência estimada, em um estudo de meta-análise, para TDAH em 

adultos é de 2,5% (Simon et al. 2009), enquanto que para crianças é de 5,29% 

(Polanczyk et al, 2007). 

 Crianças com TDAH apresentam prejuízos em funções cognitivas e 

executivas, como atenção, percepção, planejamento e organização (Swanson et. al, 

1998). Na infância e na adolescência, o TDAH está associado com um risco 

aumentado de baixo desempenho escolar, repetência, expulsões e suspensões 

escolares, relações difíceis com familiares e colegas, desenvolvimento de 

ansiedade, depressão, baixa autoestima, problemas de conduta e delinquência, 

experimentação e abuso de drogas (Rohde e Halpen, 2004; Barkley et al, 2002). Na 

idade adulta, o TDAH está associado com depressão, desemprego, crimes, 

dificuldades financeiras, problemas interpessoais e diversas comorbidades, como o 

aumento do risco de transtorno por uso de substâncias (Molina et al, 2009; 

Biederman et al, 2006). 

 A neurofisiologia do TDAH é bastante complexa e ainda não totalmente 

compreendida. Inicialmente, estudos com animais apontavam para uma teoria 

dopaminérgica do TDAH, onde uma deficiência de dopamina nas regiões corticais e 

do striatum seria responsável pela manifestação dos sintomas desse transtorno 

(Levy, 1991; Arnsten, 2006). Com o avanço dos estudos, as funções noradrenérgicas 

foram incluídas (Swanson et. al., 1998), principalmente porque as regiões ligadas ao 

TDAH são ricas tanto em dopamina quanto em noradrenalina (Faraone e Biederman, 

1998). Além disso, a eficácia clínica dos medicamentos estimulantes (como o 

metilfenidato), que são usados no tratamento de TDAH, está relacionada com ambos 

os sistemas, dopaminérgico e noradrenérgico (Barry et. al, 2007). 



13 

 

 

 Estudos de neuroimagem têm levado a avanços na compreensão dos 

quadros clínicos do TDAH, e mostram um papel importante do cérebro para o 

transtorno, em regiões que envolvem atenção, controles inibitórios e executivos 

(Pasini e D’Agati, 2009). Um grupo de pesquisadores tem acompanhado o 

desenvolvimento cerebral, através de estudos de neuroimagem, de crianças com 

TDAH, e crianças com desenvolvimento típico, ao longo da adolescência e início da 

vida adulta (Shaw et. al, 2007, 2011, 2013).  Em um primeiro estudo, esses autores 

compararam 824 imagens de ressonância magnética de cérebros de 223 crianças 

com TDAH e 223 crianças sem a doença. Os resultados indicaram que o padrão de 

desenvolvimento cerebral das crianças com TDAH era semelhante ao das crianças 

sem a doença, porém o desenvolvimento diferiu no tempo (Shaw et. al, 2007). Em 

um segundo estudo, utilizando a mesma abordagem e metodologia do estudo 

anterior, os autores compararam o padrão de desenvolvimento cerebral de crianças 

com TDAH e crianças sem a doença, porém desta vez com avaliação para sintomas 

de hiperatividade e impulsividade. Os resultados desse estudo continuam apontando 

um atraso maior na maturação do córtex das crianças com TDAH, porém também 

indicam que as crianças sem o diagnóstico, mas com sintomas do transtorno, 

exibem o mesmo padrão de atraso no desenvolvimento, que está relacionado com a 

gravidade de sintomas de hiperatividade e impulsividade (Shaw et. al, 2011). Em 

2013, o grupo reavaliou 92 indivíduos, agora no início da vida adulta, da amostra 

inicial de crianças com TDAH. Destes, 37 (40%) mantiveram o diagnóstico e o 

padrão de atraso no desenvolvimento cortical, quando comparados com o grupo de 

remissão e também com um grupo de 184 adultos controles. Os pacientes que 

apresentaram a remissão dos sintomas demonstraram uma convergência para as 

dimensões cerebrais típicas, sugerindo que o TDAH na vida adulta está ligado a um 

atraso persistente na trajetória de desenvolvimento cerebral, especialmente das 

regiões corticais. 

 Mais recentemente, a patofisiologia do TDAH passou de modelos focados nas 

regiões fronto estriadas para modelos de disfunção de redes cerebrais, onde os 

estudos estão cada vez mais concentrados em anormalidades na conectividade do 

cérebro (Cortese et al, 2013; Konrad, 2010). A Imagem por Tensor de Difusão (DTI) é 

uma modalidade de ressonância magnética que fornece informações sobre a 

direção e integridade de fibras neurais. Estudos utilizando DTI mostram mudanças 

no desenvolvimento da substância branca em regiões pré-frontais, e em torno dos 



14 

 

 

gânglios da base e do cerebelo, de pacientes com TDAH, o que gera uma 

diminuição da mielinização de axônios. Acredita-se que estas alterações causam 

uma diminuição da velocidade da comunicação neuronal (D’Agati et al, 2010).  

 Um estudo com crianças e adolescentes com TDAH também mostrou uma 

diminuição na conectividade do cérebro nos lobos parietal, frontal e no córtex 

estriado. Esta conectividade se normaliza na maioria dos casos com o uso de 

metilfenidato (MPH) (Rubia et al, 2010). Outros estudos mostram diferenças na 

maturação do córtex pré-frontal em pacientes com TDAH, se comparados com um 

grupo controle. Quando ocorre a normalização do volume, ocorre uma melhora dos 

sintomas. Já uma diferença progressiva do volume acarreta em uma persistência 

dos sintomas. Acredita-se que esse padrão de desenvolvimento mais tardio em 

algumas regiões cerebrais pode ajudar a compreender a heterogeneidade clinica do 

transtorno (Paus, 2005; Konrad, 2010). 

 Fatores ambientais também são relevantes no transtorno, sendo importantes 

para o funcionamento adaptativo e para a saúde da criança, como 

desentendimentos familiares e presença de transtornos mentais nos pais, os quais 

estão associados ao surgimento e manutenção desse transtorno (Faraone e 

Biederman 1998). Adversidades sociais como divórcio, baixa renda, famílias 

grandes, criminalidade dos pais, psicopatologia materna, complicações na gestação, 

baixo peso ao nascer e má saúde materna, também já foram associadas com o 

TDAH (Biederman et al, 1995, Faraone e Biederman, 1998). Da mesma forma, o uso 

de álcool e nicotina pela mãe também é um fator de risco para o TDAH, sendo 

sugerido que o tabagismo materno aumenta 2,7 vezes o risco do transtorno (Mick et 

al, 2002; Milberger et. al, 1996), que parece estar relacionado a um efeito nos 

receptores nicotínicos que modulam a atividade dopaminérgica (Weiss et al, 2007). 

 A heterogeneidade do TDAH é atribuída às múltiplas vias envolvidas no 

desenvolvimento do transtorno, o caracterizando como multifatorial com base 

neurológica, devido à interação de fatores ambientais e genéticos (Curatolo et al, 

2010; Purper-Ouakil et al, 2011). A interação gene-ambiente pode ter um papel 

importante na heterogeneidade do TDAH, por aumentar a variabilidade de fenótipos 

(Coghill, 2009). Acredita-se que ela pode se dar por dois modos: o fator genético 

pode diminuir ou aumentar o impacto de um ambiente em particular, ou um fator 

ambiental pode ativar um efeito genético (Purper-Ouakil et al, 2011). 

 



15 

 

 

3.2 Transtornos por uso de substâncias 

 

 Crianças e adolescentes com TDAH têm um risco aumentado e um início 

precoce de TUS, incluindo o consumo de cigarro (Zulauf et al, 2014). Geralmente, os 

TUS começam na adolescência ou no início da idade adulta, sendo que cerca de 

8,9% dos adolescentes manifestam transtornos por uso de drogas e cerca de 6,4% 

transtorno por uso de álcool (Merikangas et al, 2010). Um estudo longitudinal 

mostrou que crianças com TDAH têm duas vezes mais propensão ao uso de nicotina 

na vida, são três vezes mais propensas à dependência de nicotina na adolescência 

e, na vida adulta, são duas vezes mais propensas ao uso e dependência de álcool, 

aproximadamente 1,5 vezes mais propensas ao uso de maconha e duas vezes mais 

propensas ao uso de cocaína. Em geral, uma criança com TDAH tem 2,5 vezes mais 

risco de desenvolver TUS de forma global do que uma criança sem TDAH (Lee et. 

al, 2011). 

 Existem várias teorias para explicar essa relação entre os TUS e o TDAH; 

uma delas leva em conta que crianças e adolescentes com TDAH têm maior evasão 

escolar que aqueles sem TDAH (Barbaresi et al, 2007; Bussing et al, 2010). As 

dificuldades escolares podem levar ao uso de substâncias como meio de mascarar 

essa realidade (Fletcher et al, 2009). Outra preocupação é que o início precoce do 

uso de medicamentos estimulantes na infância possa estar ligado a esse aumento 

do risco de TUS em pacientes com TDAH. No entanto, segundo Biederman et al. 

(2009), o tratamento farmacológico adequado do TDAH reduz o risco de TUS em 

jovens com TDAH. 

 Outra teoria se baseia nos medicamentos usados para o tratamento de TDAH. 

O principal fármaco utilizado é o metilfenidato, que possui eficácia comprovada 

(Atkinson et al, 2010) e age no sistema nervoso central (SNC), aumentando a 

quantidade de dopamina disponível (Ogdie et al, 2003). O uso de drogas de abuso, 

incluindo, cocaína, anfetamina, meta-anfetamina, ecstasy, nicotina, álcool, opiaceos 

e maconha, aumentam as concentrações sinápticas de dopamina, mais nitidamente 

no centro cerebral de recompensa, o núcleo de accumbens (Cavacuiti, 2011). De 

acordo com essa hipótese, indivíduos com TDAH podem usar substâncias 

estimulantes para aumentar as concentrações de dopamina como uma forma de 

automedicação (Wilens et al, 2007). Nesse sentido, o TDAH também pode estar 

ligado à desmoralização social e ao fracasso, que podem estar presentes em 



16 

 

 

pessoas com TUS também, e a automedicação pode ser uma forma de atenuar os 

sintomas de humor e insônia (Biederman et al, 2006). 

 Um precursor importante para o desenvolvimento de TUS é o tabagismo na 

adolescência, sendo que metade dos fumantes jovens desenvolvem TUS na idade 

adulta (Biederman et al, 2006). Adultos dependentes de nicotina apresentam uma 

melhora nos sintomas de atenção e funcionamento cognitivo, o que fez com que 

várias pesquisas utilizassem agentes nicotínicas para tratamento de TDAH (Cunha 

et al, 2008; Rivera-Oliver e Díaz-Ríos, 2014). Em indivíduos com TDAH têm sido 

sugerida uma correlação entre o número de sintomas de desatenção e 

hiperatividade/ impulsividade e o desenvolvimento de TUS (Gudjonsson et al, 2012). 

Um estudo de coorte longitudinal com crianças canadenses realizado por Pingault et 

al. (2012) constatou que os sintomas de desatenção estavam associados à 

dependência de nicotina, enquanto que os sintomas de hiperatividade não estavam. 

 Outra hipótese proposta para explicar a relação entre o TDAH e os TUS é o 

modelo da desinibição comportamental, que é caracterizado por um déficit na 

capacidade de inibir ações que visam a gratificação imediata, mesmo que estas 

possam ser socialmente inadequadas e possam resultar em consequências 

negativas a médio e longo prazo (Young et. al., 2009). Nesse contexto, o TUS seria 

uma consequência de uma cascata de desinibição comportamental que tem início na 

infância e engloba traços específicos de personalidade, como extroversão, 

impulsividade e busca de novidades, e alguns transtornos, como o TDAH, o 

transtorno de conduta (TC) e o transtorno opositor desafiante (TOD). Fatores de 

risco comuns, tanto genéticos como ambientais, seriam responsáveis por esse 

conjunto comportamental. Ao longo do desenvolvimento, novos fatores poderiam 

modelar a expressão desses fenótipos, o que explicaria por que, mesmo dentro de 

uma via de susceptibilidade comum, nem todos os indivíduos vulneráveis 

apresentam o mesmo desfecho (Iacono et al. 2008). 

 

 

 

3.3 Genética do TDAH 

 

 Os estudos familiares, incluindo estudos com gêmeos e adotados, sugerem 

que existe alta agregação familiar no TDAH. O risco para doença é de 2 a 8 vezes 



17 

 

 

maior nos pais e irmãos das crianças afetadas, do que na população em geral 

(Faraone e Doyle, 2001). Nesse sentido, os estudos com adotados são importantes 

para desvincular os fatores genéticos do ambiente compartilhado e, num estudo com 

adotivos, Cantwell (1975) mostrou que pais biológicos de crianças hiperativas têm 

alto risco de TDAH, se comparados aos pais adotivos. 

  Os estudos com gêmeos também demonstraram que existe uma alta 

herdabilidade para o TDAH, sendo esta estimada em 76% em crianças (Faraone et 

al, 2005), e, em adultos, quando são usadas escalas de auto avaliação, em 

aproximadamente 30% (Boomsma et al, 2010). Alguns autores têm atribuído essa 

discrepância de valores à dificuldade de avaliação para o TDAH em adultos, visto 

que muitos diagnósticos na vida adulta são feitos utilizando escalas de auto 

avaliação, que podem gerar resultados não tão precisos, por dependerem da 

memória dos pacientes (Franke et al. 2012). Mais recentemente, no estudo de 

Brikeel et al. (2015) foram avaliados diferentes métodos de cálculo de herdabilidade 

em adultos e chegou-se em um valor de herdabilidade que varia entre 70 e 80%, ao 

combinar a avaliação dos pais com a auto avaliação, fornecendo evidências de que 

a herdabilidade na vida adulta é a mesma que na infância. 

 Com base na descoberta da grande relevância da genética no TDAH, ele 

tornou-se um alvo atrativo para estudos genéticos e várias ferramentas moleculares, 

como estudos de ligação, estudos com genes candidatos e, mais recentemente, 

estudos de associação genômica (GWAS) são utilizados na busca dos possíveis 

genes, ou variantes genéticas, que possam estar envolvidos com o desenvolvimento 

do transtorno. Primeiramente, a partir dos genes e regiões sugeridas, e de hipóteses 

biológicas prováveis, foram selecionados genes candidatos, sendo as anomalias na 

neurotransmissão um dos primeiros caminhos a serem seguidos, pois medicamentos 

usados para o TDAH aumentam as quantidades de dopamina e outros 

neurotransmissores no cérebro (Ogdie et al, 2003).  

 O MPH, principal tratamento para TDAH, age na proteína transportadora de 

dopamina (DAT) e um polimorfismo do tipo VNTR (número variável de repetições em 

tandem), no gene que codifica essa proteína (SLC6A3/ DAT1), foi uma das primeiras 

variantes estudadas, apresentando evidências de associação com o TDAH em 

vários estudos (Faraone e Mick, 2010). Ainda no sistema dopaminérgico, o gene 

codificador do receptor de dopamina D4 (DRD4) também tem sido implicado no 

TDAH. Faraone et. al. (2005), em uma meta-análise, observaram uma associação 



18 

 

 

entre o alelo de sete repetições do VNTR de 48 pares de base (pb) no exon III do 

gene DRD4 com o TDAH, em estudos familiares e de caso-controle.  

 Nos estudos com genes candidatos também foram identificadas variáveis de 

risco nos genes do receptor D5 (DRD5), da proteína transportadora de serotonina 

(SLC6A4/ 5-HTT), do receptor 1B de serotonina (HTR1B), da proteína associada ao 

sinaptossoma de 25 kDa (SNAP25) e da Catechol-O-methyl-transferase (COMT), 

(Gizer et al, 2009; Faraone e Mick, 2010; Stergiakouli e Thapar, 2010; Purper-Ouakil 

et al., 2011). Muitos estudos com as mesmas variantes não encontraram associação 

com o TDAH (Johansson et al, 2008; de Silva et al, 2011; Muller et. al, 2010), o que 

ressalta a importância da realização de mais estudos para melhor compreender tais 

achados. 

 Na revisão realizada por Hawi et al (2015) são descritos os principais genes 

candidatos para o TDAH nos últimos 20 anos, como o SLC6A3, DRD4, DRD5, 

SLC6A4, HTR1B, SNAP-25, o gene latrofilina 3 (LPHN3) e o gene óxido nítrico 

sintase (NOS1). A Tabela 2 retirada deste artigo apresenta os principais genes 

candidatos, investigados em estudos de ligação ou associação, e inclui as 

referências que confirmam a associação dos mesmos com o transtorno. 

 

Tabela 2 - Os genes candidatos que apresentam evidências de associação com 

TDAH. 

Gene Variante Localização Função Biológica Referências 

SLC6A3 40 bp VNTR 3’ UTR 
Regulador da dopamina extracelular e 

mediador da recaptação de dopamina na 
sinapse. 

Cook et. al, 1995 
Gizer et. al, 2009 

DRD4 48 bp VNTR Exon 
GPCR ativado pelo neurotransmissor 

dopamina. 
La Hoste et al, 1996 

Gizer et. al, 2009 

DRD5 
148 pb 

repetição de 
dinucleotídeos 

5’ flanking 

Transdução de sinais extracelulares, sob a 
forma de dopamina em várias respostas 

intracelulares, incluindo efeitos no 
adenilato ciclase, nos níveis de Ca2+ e na 

condutividade do K+. 

Daly et. al, 1999 
Gizer et. al, 2009 

SLC6A4 40 pb in/del 5’ flanking 

Um membro da família dos 
transportadores de membrana que são 
dependentes de Na+ e Cl. Mediador da 
receptação de serotonina na sinapse. 

Manor et. al, 2002 
Gizer et. al, 2009 

HTR1B rs6296 Exon 1 
GPCR para serotonina. O primeiro alvo 

para antidepressivos e substância 
psicoativas. 

Hawi et al, 2002 
Gizer et. al, 2009 

SNAP25 rs3746544 3’ UTR 
Proteína da membrana plasmática 

essencial para a função da vesícula 
sináptica e liberação do neurotransmissor. 

Brophy et. al, 2002 
Gizer et. al, 2009 

SLC9A9 
Inversão do 

ponto de 
parada 

Região 
3p14-q21 

Um membro da grande família 9 de 
carregadores de soluto. Ação na troca 

eletroneural de H/Na+ através das 
membranas. 

de Silva et al, 2003 
Lasky-Su et al, 2008 

Mick et al, 2010 

LPHN3 Haplótipos Exon 4-19 Codifica um membro da subfamília Arcos-burgos et al, 



19 

 

 

englobando 
variantes em 

exons 

latrophilina de GPCR. Pode atuar na 
transdução de sinal e na adesão celular. 

2010, Ribases et al, 
2011 

GIT1 rs550818 Intron 

GPCR quinase. Pode estar envolvida no 
trafico de vesículas, adesão celular e 

aumento da velocidade de migração de 
células. Maior expressão do GIT1 é 

conhecido por regular os receptores Beta 2 
adrenérgicos. 

Won et al, 2011 

NOS1 
180-210 bp CA 

repetidos 
Exon 

Mediador de vários processos biológicos 
incluindo neurotransmissão e é associado 

com condições neurodegenerativas. 

Reif et al, 2009 
Franke et al, 2009 

Abreviaturas: GPCR, Receptores acoplados a proteína G; UTR, região não traduzida; VNTR, número variável de 
repetições em tandem. 

Fonte: Hawi et al, 2015 

 

 Estudos de GWAS podem identificar variantes comuns que aumentam o risco 

para determinada doença, utilizando genotipagens em larga escala. Os GWAS de 

pacientes com TDAH já identificaram vários potencias genes de risco e têm revelado 

algumas sobreposições de resultados, principalmente no lócus contendo o gene da 

caderina 13 (CDH13) (Lesch et al, 2008). O gene CDH13 codifica uma molécula de 

adesão celular que também é reguladora do crescimento das células neuronais 

(Stergiakouli e Thapar, 2010). Vários resultados fornecem um efeito comum para 

genes que codificam células de adesão (como o CDH13), reguladores de 

plasticidade sináptica (ex. alfa catemina 2 – CTNNA2) e canais iônicos ou proteínas 

relacionadas (ex. canais de cálcio dependentes de tensão e a dipeptil-peptidase 6 – 

DPP6). No entanto, apesar da alta herdabilidade do transtorno e de todos os genes 

já relacionados ao TDAH, nenhum dos genes investigados até o momento parece 

ser suficiente ou necessário para o desenvolvimento do transtorno. Além disso, 

parece que variantes genéticas comuns sozinhas, mesmo que tenham um efeito na 

doença, ainda não são capazes de explicar toda a variância do fenótipo atribuível 

aos genes. 

Uma possível razão para a falta de sucesso de muitos estudos genéticos em 

doenças complexas é a existência de interação entre lócus. Se um fator genético 

funcional, principalmente em doenças genéticas, envolve vários outros genes e, 

possivelmente, fatores ambientais, seu efeito potencial pode ser disperso quando ele 

for analisado isoladamente. Por isso, muitos métodos estatísticos e softwares foram 

criados para testar essas interações entre lócus em estudos de associação (Cordell, 

2009). 

Hipóteses de interações gene-gene baseadas em evidências biológicas 



20 

 

 

podem ser oriundas de estudos experimentais in vivo, in vitro ou também de análises 

de bioinformática com foco na interface de interações proteína-proteína. Mota et. al. 

(2013), baseados na hipótese de formação de heterodímeros entre os receptores de 

dopamina D2 (DRD2) e D4 (DRD4) (Borroto-Escuela et. al, 2011; Gonzalez et. al, 

2012), demonstraram, em duas amostras independentes, um efeito epistático de 

variantes comuns nos genes DRD2 e DRD4 na susceptibilidade à dependência de 

álcool, o que está provavelmente refletindo os diferentes padrões de 

heteromerização propostos. É importante ressaltar que muitos resultados 

controversos de associações entre os genes dos receptores de dopamina (DRD2 e 

DRD4) e à dependência de álcool têm sido publicados. Os achados de Mota et. al., 

2013, portanto, abrem uma nova perspectiva de investigação e/ ou reavaliação do 

papel desses genes nos transtornos psiquiátricos. Ainda nessa linha de investigação, 

nosso grupo também detectou uma interação significa entre polimorfismos funcionais 

nos genes do receptor mineralocorticoide (NR3C2) e do receptor glicocorticoide 

(NR3C1) na susceptibilidade à dependência de nicotina (Rovaris et. al., 2013b). A 

hipótese de um efeito epistático dos genes NR3C2 e NR3C1 foi baseada em 

padrões de heterodimerização desses receptores sobre a regulação do eixo 

hipotálamo-hipófise-adrenal, o qual pode estar envolvido, a partir de mecanismos 

relacionados com o estresse, em diferentes aspectos do uso de tabaco. Em 

conjunto, esses estudos de interações baseados em hipóteses biológicas (Borroto-

Escuela et al., 2011; Gonzalez et. al., 2012; Mota et. al., 2013; Rovaris et. al., 2013b) 

sugerem um modo promissor de investigação do papel de variantes genéticas 

comuns na susceptibilidade a doenças complexas. 

 

 

3.4 PRNP E NCAM1 

 

 O gene PRNP codifica uma glicoproteína de membrana chamada de Proteína 

Prion Celular (PrPC), encontrada nos terminais sinápticos de diversas áreas do 

sistema nervoso central (Salès et. al, 1998). Embora a função fisiológica da proteína 

PrPC não esteja completamente elucidada, sabe-se que isoformas alteradas dessa 

proteína se depositam no cérebro. Mutações no gene PNRP são responsáveis por 

uma categoria de doenças neurodegenerativas, conhecidas como doenças priônicas 

ou encefalopatias espongiformes, que acometem humanos e animais (Prusener, 



21 

 

 

1998). 

 Diversos estudos têm demonstrado que a função da proteína PrPc, e de suas 

interações com outros elementos, parece ser essencial para muitos fenômenos 

biológicos relacionados com a sinalização celular, plasticidade neural e consolidação 

da memória, entre outros, sugerindo um efeito em processos cognitivos (Zomosa-

Signoret et al, 2008). Além disso, existem evidências recentes demonstrando que 

manipulações genéticas no gene PRNP modulam os efeitos do álcool em 

camundongos, tanto via sinalização glutamatérgica (Petit-Paitel et al, 2012) quanto 

via sinalização dopaminérgica (Rial et al, 2012). 

 O gene PRNP está localizado no braço curto cromossomo 20 e é composto 

por dois éxons, que são traduzidos em uma longa sequência de 253 aminoácidos 

(Prusener, 1998). Esse gene contém um polimorfismo comum no códon 129 

(rs1799990), o qual pode codificar uma metionina (Met) ou uma valina (Val) nessa 

posição. Evidências sugerem que este polimorfismo altera a conformação da 

proteína e modula o risco de desenvolvimento das doenças priônicas (Petchanikow 

et al, 2001; Tahiri-Alaoui et al, 2004). De fato, alguns estudos têm também 

investigado associações entre esse polimorfismo e transtornos mentais, como a 

esquizofrenia e doença de Alzheimer, além de medidas neuropsicológicas e memória 

de longa duração (Papassotiropoulos et al, 2005; Martorell et al, 2007; Choi et al, 

2010; Flirski et al, 2012). No entanto, os resultados são ainda pouco conclusivos.  

 O gene NCAM1 está localizado no cromossomo 11q23.1, e codifica a proteína 

NCAM (neural cell adhesion molecule), a qual faz parte da superfamília de genes de 

imunoglobulina, e é amplamente expressa no SNC. O NCAM1 é expresso em 

células e neurônios que promovem a adesão e migração celular, a plasticidade 

sináptica, o crescimento, proliferação, diferenciação e sobrevivência de neuritos 

(Maness, Schachner 2007), tendo também um importante papel regulatório durante 

o desenvolvimento do córtex pré-frontal (Cox et al. 2009).  

Alguns estudos encontraram associações de variantes no gene NCAM1 com 

transtornos mentais, como a esquizofrenia, autismo e o transtorno do humor bipolar, 

o que sugere que o gene pode ter múltiplos efeitos (Arai et al. 2004; Lewis et al, 

2003; Vawter, 2000). Camundongos knockout para o gene NCAM1 já foram usados 

para imitar sintomas de esquizofrenia (Wood et al, 2001) e outros estudos 

mostraram que esses modelos animais NCAM1 apresentaram comportamentos de 

hiperatividade, agressividade, inquietação e comportamento social anormal (Stork et 



22 

 

 

al, 2000). Já em humanos, alterações nesse gene também estão ligadas a defeitos 

no tubo neural (Deak et al, 2005).   

É interessante ressaltar ainda que o gene NCAM1 está localizado em um 

cluster gênico na região cromossômica 11q, juntamente com os genes TTC12 

(tetratricopeptide repeat domain 12), ANKK1 (ankyrin repeat and kinase domain 

containing 1) e DRD2, e muitos estudos têm relacionado polimorfismos nesses 

genes com diversos comportamentos em humanos, especialmente com o uso de 

substâncias. Haplótipos dessa região já foram associados com o uso de nicotina, 

dependência de álcool e de drogas (Yang et al, 2008; Gelernter et al, 2006; Nelson 

et al, 2013). Com relação ao TDAH, alguns autores têm demonstrado que a 

interação entre variantes dessa região com variantes do gene LPHN3 aumenta o 

risco de desenvolvimento do transtorno (Acosta et al. 2011; Jain et al. 2012; Bruxel 

et al. 2015). Em um estudo do nosso grupo, publicado por Mota et al. (2015), 

polimorfismos do cluster gênico NCAM1-TTC12-ANKK1-DRD2 foram associados 

com a presença de comorbidades (transtorno depressivo maior e transtorno de 

ansiedade generalizado) e com dimensões de temperamento (persistência e 

evitação de danos), na amostra de pacientes adultos com TDAH, sugerindo que 

essa variantes podem também contribuir para a heterogeneidade clínica observado 

no transtorno.  

Em conjunto, os trabalhos descritos acima sugerem que interações 

envolvendo o gene NCAM1 podem contribuir para o desenvolvimento e/ou 

heterogeneidade clínica do TDAH. Desta forma, considerando as evidências que 

sugerem que o envolvimento da proteína PrPc em diferentes processos fisiológicos 

depende de sua interação com outros elementos (Martins e Brentani, 2002; Coitinho 

et al, 2007; Santos et. al, 2013) e que, entre as proteínas que interagem diretamente 

com a PrPc, destaca-se a NCAM (Schmitt-Ulms et al, 2001), este estudo tem como 

objetivo principal avaliar possíveis efeitos epistáticos dos genes PRNP e NCAM1 na 

predisposição ao TDAH e aos TUS. 

  

 

 

 



23 

 

 

4 MATERIAIS E MÉTODOS 

 

 

4.1 Amostras 

 

As amostras, descritas a seguir, de indivíduos adultos foram cedidas, para a 

realização desse projeto, pelo professor Claiton Henrique Dotto Bau – coordenador 

principal do grupo de pesquisa em genética psiquiátrica de adultos da Universidade 

Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A amostra referente às crianças foi cedida 

pelos professores Mara Helena Hutz e Luis Augusto Rohde, coordenadores do grupo 

de pesquisa em TDAH na infância da UFRGS. Todos os indivíduos estudados 

assinam termos de consentimento, aprovados pelo comitê de ética em pesquisa do 

Hospital de Clínicas de Porto Alegre, onde as amostras foram coletadas. No caso 

das crianças, um termo de consentimento foi assinado por todos os pais e, para 

cada criança ou adolescente, foi solicitada uma aprovação verbal.  

 

 

4.1.1 Adultos com TDAH 

 

 A amostra foi composta por 535 indivíduos euro descedentes, de ambos os 

sexos, diagnosticados no Programa de Transtorno de Déficit de 

Atenção/Hiperatividade (ProDAH) do HCPA. Os pacientes preencheram os critérios 

de diagnóstico do DSM-IV (APA, 1994) e foram avaliados em relação à gravidade 

dos sintomas de TDAH.  

O protocolo de pesquisa também incluiu uma avaliação de dados sócios 

demográficos, diagnósticos quanto à presença de comorbidades psiquiátricas, 

avaliações neuropsicológicas e de dimensões de temperamento. Todas as 

avaliações foram realizadas por psiquiatras e psicólogos com experiência clínica em 

TDAH e domínio dos instrumentos utilizados na rotina do ProDAH. Uma melhor 

caracterização dos instrumentos clínicos utilizados pode ser encontrada em descrita 

em Cerqueira et al. (2010) e Silva et al. (2014). 

 

  



24 

 

 

4.1.2 Crianças com TDAH 

 

 A amostra foi composta por 431 crianças com TDAH e 77 crianças controles, 

de ambos os sexos, avaliados por psiquiatras da infância do ProDAH do HCPA. O 

diagnóstico dos pacientes foi realizado de acordo com os critérios do DSM-IV (APA, 

1994). 

O protocolo de pesquisa também incluiu avaliação de dados sócios 

demográficos, diagnósticos quanto à presença de comorbidades psiquiátricas e 

avaliações neuropsicológicas dos pacientes. Maiores detalhes podem ser 

encontrados em Roman et al. (2001), Schmitz et al. (2006) e Bruxel et al. (2015).  

 

4.1.3 Dependentes de álcool 

 

 A amostra foi composta por 126 homens, maiores de 18 anos, dependentes 

de álcool, diagnosticados durante o período de internação no Hospital Espírita de 

Porto Alegre. O processo de diagnóstico seguiu os critérios do DSM-III. Além disso, 

uma avaliação estruturada para genética no alcoolismo (Structured Assessment for 

the Genetics in Alcoholism – SSAGA; Bucholz et al, 1994) foi empregada para 

avaliar a gravidade dos sintomas e o perfil de comorbidades. Uma descrição mais 

detalhada da amostra pode ser encontrada em Contini et al. (2006). 

 

4.1.4 População geral 

 

 A amostra foi composta por 639 indivíduos, maiores de 18 anos, de ambos os 

sexos, recrutados no banco de sangue do HCPA. O TDAH foi avaliado pela ASRS 

(Adult ADHD Self-Report Scale screener), enquanto que outros transtornos 

psiquiátricos foram diagnosticados a partir de um módulo de screening do SCID-I 

(Structured Clinical Interview for DSM-IV). Essa amostra foi coletada para servir de 

grupo controle nos estudos de genética do TDAH em adultos e do alcoolismo 

(excluindo abusadores e dependentes de álcool). Maiores detalhes em Kortmann et 

al. (2013). 

 

 

  



25 

 

 

4.1.5 Usuários de nicotina 

 

 A amostra foi formada por 463 indivíduos usuários de nicotina das amostras 

descritas nos itens anteriores, com exceção das crianças, que foram avaliados a 

partir de um questionário de tolerância (Fagerström Test for Nicotine Dependence - 

FTND). O critério para tabagismo lifetime foi definido como o uso diário de cigarros 

de tabaco, no presente ou no passado, por no mínimo 30 dias, já que o tabagismo 

diário é fortemente correlacionado com a dependência de nicotina (Mayhew et.al. 

2000; Wellman et.al. 2004; Polina et.al. 2009). 

 

 

4.2 Métodos laboratoriais 

 

 Os polimorfismos analisados foram o rs1799990, no gene PRNP, e o 

rs965560, no gene NCAM1. As amostras de DNA dos participantes, já armazenadas, 

foram amplificadas e genotipadas pela técnica de reação em cadeia da polimerase 

(PCR) através do sistema de discriminação alélica TaqMan® (Applied Byosistems). 

O protocolo de genotipagem seguiu as recomendações do fabricante (assay-code: 

C_2969398_10 para o rs1799990 e C_ 8909661_10 para o rs965560). 

 

   

4.3 Análises estatísticas 

 

 O equilíbrio de Hardy-Weinberg e as associações entre os genótipos dos 

polimorfismos com as variáveis categóricas foram testadas pelo teste do qui-

quadrado de Pearson. As comparações das variáveis clínicas contínuas entre os 

diferentes genótipos foram realizadas através de ANOVA. As interações gene-gene 

sobre a susceptibilidade ao TDAH e às dependências de álcool e nicotina foram 

testadas por modelos lineares gerais.   

 

 

 



26 

 

 

5 RESULTADOS 

 

 

A amostra de adultos com TDAH foi composta por 535 indivíduos, com uma 

média de idade de 33,6 anos, sendo 55,7% do sexo masculino. A gravidade média 

dos sintomas, avaliados pela escala SNAP-IV, foi de 1,88 (±0,55) para os sintomas 

de desatenção, 1,45 (±0,78) para os sintomas de hiperatividade e 1,55 (±0,87) para 

os sintomas de impulsividade. A amostra apresentou um escore de QI médio 

estimado de 102 (±9,33) e 7,9% dos pacientes apresentaram o diagnóstico de 

dependência de álcool lifetime e 43,7% de uso de nicotina.  

A amostra de crianças com TDAH foi composta por 431 indivíduos, com uma 

média de idade de 10,4 anos (±3,14), sendo que 77,6% são meninos. O escore de 

QI médio estimado para essa amostra foi de 92,2 (±13,6) e a gravidade média dos 

sintomas, avaliados pela escala SNAP-IV, foi de 1,92 (±0,57) para os sintomas de 

desatenção e 1,62 (±0,78) para os sintomas de hiperatividade.  

As frequências alélicas e genotípicas para os polimorfismos rs1799990-PRNP 

e rs965560-NCAM1 nas amostras de pacientes com TDAH, indivíduos controles e 

de homens dependentes de álcool encontram-se descritas na tabela 3. As 

frequências genotípicas para todas as amostras descritas estão de acordo com o 

esperado para o equilíbrio de Hardy-Weinberg. 

 

Tabela 3: Frequências genotípicas e alélicas dos polimorfismos rs1799990-PRNP e 

rs965560-NCAM1 nas amostras investigadas  

Variável Crianças 
com TDAH 

 

Crianças 
sem TDAH 

 

Adultos 
com TDAH 

 

Adultos da 
população 

geral 

Homens 
dependentes 

de álcool 

 n= 431 n= 77 n= 535 n= 639 n= 130 
rs1799990      
        AA 191 (44,3) 27 (35,1) 243 (45,4) 275 (43,0) 54 (41,6) 
        AG 181 (42,0) 33 (42,8) 235 (43,9) 292 (45,7) 58 (44,6) 
        GG 59 (13,7) 17 (22,1) 57 (10,7) 72 (11,3) 18 (13,8) 
   alelo A 0,65 0,56 0,67 0,66 0,64 
   alelo G 0,35 0,44 0,33 0,34 0,36 
      
rs965560      
        AA 45 (10,4) 4 (5,2) 46 (8,6) 63 (9,8) 11 (8,5) 
        AG 180 (41,8) 35 (45,4) 240 (44,9) 265 (41,5) 44 (33,8) 
        GG 206 (47,8) 38 (49,4) 249 (46,5) 311 (48,7) 75 (57,7) 
  alelo A 0,31 0,28 0,31 0,31 0,25 
  alelo G 0,69 0,72 0,69 0,69 0,75 

Abreviações: TDAH, Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. 
As frequências genotípicas estão expressas como n e (%).   



27 

 

 

Não foram detectadas associações significativas entre o polimorfismo 

rs1799990-PRNP com os TUS (dependência de álcool e uso de nicotina) e TDAH 

em adultos. Foi observada uma associação entre o alelo A do polimorfismo com o 

TDAH na infância (p=0,04). Essas análises estão descritas na tabela 4. Não foram 

detectadas interações significativas entre os polimorfismos investigados sobre a 

susceptibilidade ao TDAH, na infância (p=0,507) e na fase adulta (p=0,238), e às 

dependências de álcool (p=0,276) e nicotina (p=0,07).   

 

Tabela 4: Comparação entre as frequências alélicas e genotípicas do polimorfismo 

rs1799990-PRNP em indivíduos com TDAH e controles, em homens dependentes 

de álcool e controles e em usuários de nicotina e controles. 

Amostra Genótipos p Alelos P 

 AA AG GG  A G  

Adultos com TDAH (n=535) 243 (45,4) 235 (43,9) 57 (10,7) 0,710 0,67 0,33 0,47 

Controles (n=639) 275 (43,0) 292 (45,7) 72 (11,3)  0,66 0,34  
        
Crianças com TDAH (n=431) 191 (44,3) 181 (42,0) 59 (13,7) 0,112 0,65 0,35 0,04 
Controles (n=77) 27 (35,1) 33 (42,9) 17 (22,1)  0,56 0,44  
        
Crianças com TDAH + TC 
(n=53) 

22 (41,5) 22 (41,5) 9 (17,0) 0,760 0,62 0,38 0,55 

Crianças apenas com TDAH 
(n=378) 

169 (44,7) 159 (42,1) 50 (13,2)  0,65 0,35  

        
Homens dependentes de 
álcool (n=130) 

54 (41,5) 58 (44,6) 18 (13,8) 0,597 0,64 0,36 0,46 

Controles homens (n=314) 138 (43,9) 143 (45,5) 33 (10,5)  0,67 0,33  
        
Uso de nicotina (n=463) 191 (41,3) 219 (47,3) 53 (11,4) 0,322 0,65 0,35 0,27 
Controles (n=845) 384 (45,4) 366 (43,3) 95 (11,2)  0,67 0,33  

Abreviações: TDAH, Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade; TC, transtorno de conduta.  
As frequências genotípicas estão expressas como n e (%). 

 

Na tabela 5 encontra-se uma descrição geral da amostra de adultos com 

TDAH, categorizada de acordo com os genótipos para os dois polimorfismos 

analisados. Os dados incluem principais comorbidades, escores de gravidade de 

sintomas de TDAH, dimensões de temperamento e escores de desempenho 

cognitivo. Não foram observadas associações significativas com o polimorfismo 

rs965560-NCAM1. Com relação ao polimorfismo rs1799990-PRNP, podemos 

destacar que indivíduos heterozigotos AG apresentaram uma maior frequência da 

comorbidade TOD (p=0,017), assim como escores médios de sintomas de TOD 

significativamente mais elevados (p=0,012), em comparação aos indivíduos 



28 

 

 

homozigotos GG. Para as demais variáveis investigadas, não foram detectadas 

diferenças significativas entre os genótipos. 

 



29 

 

 

Tabela 5: Efeitos dos polimorfismos rs1799990 e rs965560 em características clínicas da amostra de pacientes adultos com TDAH 

Característica PRNP-rs1799990 NCAM1-rs965560 

Comorbidades AA n=243 AG n=235 GG n=57 p* GG n=249 AG n=240 AA n=46 p* 

  Diagnóstico TOD atual, n (%) 71 (31,8) 85 (39,4) 11 (20,0) 0,018a 78 (33,6) 75 (34,2) 14 (32,6) 0,974 

  Diagnóstico TOD lifetime, n (%) 141 (58,3) 151 (64,5) 32 (57,1) 0,311 149 (59,8) 148 (62,4) 27 (58,7) 0,799 

  Transtorno de conduta antes dos 15, n (%) 46 (19,1) 54 (23,2) 6 (10,5) 0,091 50 (20,5) 49 (20,7) 7 (15,2) 0,694 

  Personalidade antissocial, n (%) 17 (7,1) 17 (7,3) 1 (1,8) 0,296 16 (6,5) 16 (6,8) 3 (6,5) 0,991 

  Transtorno depressivo maior, n (%) 91 (37,4) 94 (40,0) 20 (35,1) 0,737 90 (36,1) 92 (38,3) 23 (50,0) 0,207 

  Dependência de álcool, n (%) 20 (8,2) 17 (7,2) 5 (8,8) 0,887 20 (8,0) 20 (8,3) 2 (4,3) 0,648 

  Abuso de álcool (lifetime), n (%) 12 (4,9) 16 (6,8) 4 (7,0) 0,643 16 (6,4) 14 (5,8) 2 (4,4) 0,867 

  Uso de nicotina, n (%) 103 (42,4) 111 (47,2) 20 (35,1) 0,214 99 (39,8) 114 (47,5) 21 (45,7) 0,218 

  TUS, n (%) 113 (46,5) 118 (50,4) 24 (42,1) 0,460 113 (45,4) 123 (51,3) 19 (42,2) 0,318 

Gravidade dos sintomas de TDAH         

  SNAP desatenção, média (±DP) 1,86 (0,56) 1,91 (0,55) 1,80 (0,51) 0,342 1,90 (0,57) 1,85 (0,54) 1,85 (0,51) 0,642 

  SNAP hiperatividade, média (±DP) 1,45 (0,76) 1,48 (0,80) 1,32 (0,78) 0,398 1,47 (0,77) 1,39 (0,80) 1,61 (0,76) 0,195 

  SNAP impulsividade, média (±DP) 1,53 (0,87) 1,59 (0,88) 1,43 (0,89) 0,451 1,60 (0,85) 1,47 (0,90) 1,67 (0,84) 0,180 

  SNAP TOD, média (±DP) 0,90 (0,57) 0,99 (0,62) 0,74 (0,47) 0,012b 0,93 (0,57) 0,90 (0,58) 1,06 (0,66) 0,248 

  SNAP TDAH, média (±DP) 1,67 (0,53) 1,71 (0,52) 1,58 (0,52) 0,213 1,71 (0,52) 1,63 (0,53) 1,74 (0,52) 0,251 

  SNAP TDAH + TOD, média (±DP) 1,43 (0,49) 1,49 (0,50) 1,32 (0,46) 0,056 1,47 (0,48) 1,41 (0,49) 1,53 (0,52) 0,219 

Dimensões de temperamento         

  Procura por novidades, média (±DP) 24,9 (6,12) 24,3 (6,81) 23,7 (5,65) 0,377 24,7 (6,28) 24,1 (6,48) 25,7 (6,45) 0,283 

  Evitação de danos, média (±DP) 20,5 (7,17) 20,2 (6,95) 21,7 (8,14) 0,367 20,5 (6,96) 20,5 (7,21) 20,3 (8,36) 0,959 

  Dependência de recompensa, média (±DP) 14,9 (3,86) 14,4 (4,17) 14,7 (4,52) 0,402 14,4 (4,20) 14,9 (3,93) 14,7 (4,03) 0,331 

  Persistência, média (±DP) 4,1 (1,98) 4,3 (1,82) 4,2 (1,96) 0,477 4,1 (1,87) 4,2 (1,97) 4,40 (1,84) 0,677 

Desempenho cognitivo         

  Escore no subteste vocabulário, média (±DP) 105 (10,2) 105 (10,0) 107 (10,0) 0,590 106 (9,0) 105 (11,0) 107 (9,9) 0,472 

  Escore no subteste cubos, média (±DP) 99 (12,4) 98 (14,2) 98 (12,4) 0,766 99 (13,1) 97 (12,8) 101 (14,6) 0,216 

  QI total estimado, média (±DP) 102 (8,5) 102 (10,0) 103 (9,1) 0,723 103 (8,2) 101 (9,5) 104 (10,9) 0,162 
Abreviações: TDAH, Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade; TOD, transtorno opositor desafiante; TUS, transtorno por uso de substâncias (inclui 
abuso e dependência de álcool, uso de nicotina e uso de outras drogas); SNAP, Swanson, Nolan and Pelham Rating Scale; DP, desvio padrão; QI, 
Quociente de Inteligência. 
Post-hoc (Bonferroni): a AA-AG p=0,30; AG-GG p=0,017; AA-GG p=0,228. b AA-AG p=0,337; AG-GG p=0,012; AA-GG p=0,169. 



30 

 

 

A tabela 6 apresenta a descrição geral dessa amostra de crianças, categorizada de 

acordo com os genótipos do polimorfismo rs1799990-PRNP. Da mesma forma que o 

observado para adultos, nenhuma associação significativa com esse polimorfismo foi 

detectada. 

Tabela 6: Efeitos do polimorfismo rs1799990-PRNP em características clínicas da 

amostra de crianças com TDAH 

Característica rs1799990 

 Total AA AG  GG p* 

QI Estimado, média (±DP) 92,2 (13,6) 92,3 (12,9) 92,6 (14,1) 90,9 (14,1) 0,726 
Comorbidades      

  Diagnóstico de TOD, n (%) 159 (37,1) 74 (39,2) 64 (35,6) 21 (35,6) 0,747 

  Diagnóstico de TC, n (%) 53 (12,4) 22 (11,6) 22 (12,2) 9 (15,3) 0,760 

  Transtorno de Ansiedade, n (%) 144 (28,6) 65 (30,2) 59 (27,7) 20 (26,3 0,756 

  Transtorno de Humor, n (%) 56 (11,1) 23 (10,6) 21 (9,9) 12 15,8) 0,355 

Gravidade       

  SNAP Hiperatividade, média (±DP) 1,63 (0,78) 1,67 (0,81) 1,64 (0,74) 1,43 (0,84) 0,342 

  SNAP Desatenção, média (±DP) 1,92 (0,58) 1,97 (0,59) 1,90 (0,56) 1,85 (0,60) 0,522 

  SNAP Total, média (±DP) 1,59 (0,56) 1,62 (0,59) 1,59 (0,55) 1,45 (0,53) 0,386 

  SNAP Oposição, média (±DP) 1,16 (0,78) 1,17 (0,81) 1,17 (0,78) 1,04 (0,63) 0,694 

Abreviações: TDAH, Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade; QI, Quociente de 
Inteligência; TOD, transtorno opositor; TC, transtorno de conduta; SNAP, Swanson, Nolan and Pelham 
Rating Scale; DP, desvio padrão. 

 

Na tabela 7 são descritos os testes de associação entre os polimorfismos 

investigados na amostra de dependentes de álcool. Não foram detectadas associações 

significativas para nenhuma das variáveis clínicas investigadas, para nenhum dos 

polimorfismos.  

 

 



31 

 

 

Tabela 7: Efeitos dos polimorfismos rs1799990 e rs965560 em características clínicas da amostra de homens dependentes 

de álcool 

Característica rs1799990- PRNP rs965560-NCAM1 

Comorbidades AA AG GG p* GG AG AA p* 

  Personalidade antissocial  10 (18,5) 6 (10,2) 4 (22,2) 0,335 12 (16,0) 8 (18,2) 0 (0,0) 0,319 

  Uso de nicotina, n (%) 49 (94,2) 47 (83,9) 15 (88,32) 0,236 64 (88,9) 39 (88,6) 9 (90,0) 0,992 

  Uso de Drogas, n (%) 9 (17,3) 14 (24,6) 3 (17,6) 0,614 18 (24,7) 7 (15,9) 1 (10,0) 0,364 

  Depressão, n (%) 17 (32,7) 20 (35,7) 7 (41,2) 0,814 23 (31,9) 15 (34,1) 6 (60,0) 0,235 

  Alucinações, n (%) 26 (50,0) 38 (66,87) 5 (29,4) 0,016 39 (53,4) 25 (56,8) 5 (50,0) 0,901 

  Tremores, n (%) 11 (21,2) 17 (29,8) 2 (11,8) 0,238 17 (23,3) 13 (29,5) 0 (0,0) 0,139 

  Pensamento suicida, n (%) 22 (42,3) 19 (33,3) 6 (35,2) 0,616 25 (34,2) 20 (45,5) 2 (20,0) 0,243 

Dimensões de temperamento         

  Procura por novidades, média (±DP) 15,1 (4,9) 15,9 (5,2) 14,5 (5,0) 0,507 15,7 (5,3) 15,3 (4,9) 14,0 (3,7) 0,571 

  Evitação de danos, média (±DP) 16,4 (5,2) 17,3 (5,6) 17,7 (4,2) 0,572 16,8 (5,3) 17,8 (5,2) 15,1 (4,5) 0,308 

  Dependência de recompensa, média (±DP) 16,3 (3,3) 17,2 (3,5) 18,2 (2,5) 0,098 16,9 (3,4) 17,0 (3,1) 16,8 (3,7) 0,974 

 



32 

 

 

6 DISCUSSÃO 

 

 

 O polimorfismo rs1799990 do gene da Prion protein (PRNP) é um conhecido fator 

de risco para formas familiares e esporádicas de doenças priônicas (Prusener, 1998; 

Tranchant et al, 1999), dentre elas, podemos destacar, a doença de Creutzfeldt-Jacob 

(Palmer et al, 1991) e a insônia familiar fatal (Zerr et al, 1998). Ainda, esse polimorfismo 

tem sido associado com a doença de Alzheimer (Dermaut, 2003), com a esclerose 

múltipla (Chubukova et al, 2009), com a redução da substância branca em cérebros de 

pacientes com esquizofrenia (Rujescu et al, 2002) e com funções cognitivas de pacientes 

saudáveis (Rujescu et al, 2003). O envolvimento da proteína PrPc em funções cognitivas 

também foi observado em experimentos com camundongos que não expressavam essa 

proteína, os quais apresentaram graves deficiências cognitivas. Com a reconstituição da 

PrPc nos neurônios, os déficits eram normalizados (Criado et al, 2005). Além disso, 

manipulações genéticas no gene PRNP parecem modular os efeitos do álcool em 

camundongos (Petit-Paitel et al, 2012, Rial et al, 2013). 

Com base nas evidências do envolvimento da PrPc em funções cognitivas, e 

também de uma possível influência do gene PRNP na dependência de substâncias, 

observada em modelos animais, investigamos um possível papel do polimorfismo 

rs1799990 no TDAH e nas dependências de álcool e nicotina. Nossos resultados não 

evidenciaram nenhum efeito direto dessa variante na susceptibilidade ao TDAH em 

adultos ou aos TUS, álcool e nicotina. Na amostra de crianças, detectamos uma 

associação do alelo A com o TDAH. Embora o tamanho amostral do nosso grupo controle 

para a infância (n=77) seja bastante pequeno e, portanto, a interpretação desse resultado 

requer cautela e mais investigações, em amostras maiores, alguns autores têm 

demonstrado que esse alelo está associado com um pior desempenho cognitivo, tanto em 

pacientes saudáveis (Rejescu et al, 2003) quanto em pacientes com transtornos 

psicóticos (Martorell et al, 2007). Em nossa amostra, no entanto, não detectamos 

nenhuma associação do polimorfismo com os escores de QI estimado, tanto em crianças 

quanto adultos com TDAH. Cabe ainda ressaltar que, na literatura, o efeito desse 

polimorfismo em variáveis cognitivas ainda é bastante controverso, assim como o efeito 

de cada alelo em específico. No estudo publicado por Papassotiropaulos et al (2005), os 



33 

 

 

indivíduos portadores do alelo A apresentaram uma melhor memória de longa duração. 

  Nesse sentido, podemos hipotetizar que a variante rs1799990 no gene PRPN 

esteja ligada a situações de prejuízos cognitivos mais graves e processos 

neurodegenerativos. O TDAH, nesse quadro, poderia ser considerado um transtorno mais 

brando do que os outros já relacionados com a PrPc, e, por consequência disso, o 

polimorfismo não tenha tido efeito nas variáveis cognitivas avaliadas em nossas amostras. 

Em concordância com os nossos achados, no artigo publicado por Choi et al. (2010), os 

autores testam a associação entre o rs1799990 e os fenótipos de esclerose múltipla, 

prejuízo cognitivo leve, alcoolismo e esquizofrenia, constatando que, na população 

Coreana estudada, essa variante não aumenta a suscetibilidade a nenhuma das 

condições avaliadas. Outros estudos também não encontram associações desse 

polimorfismo com a esquizofrenia (Rejescu et al, 2002; Tsai et al, 2001). No TDAH, 

nenhum estudo prévio investigou essa variante. 

Como mencionado anteriormente, alterações do gene PRNP podem estar ligadas 

aos TUS e, com base nisso, também avaliamos um possível efeito diferencial em crianças 

com maior risco de desenvolver TUS, que são as crianças que, além de apresentar 

TDAH, apresentam simultaneamente o TC. No entanto, ao compararmos o grupo de 

crianças com TDAH e TC com crianças que apresentam apenas TDAH, não detectamos 

diferenças genéticas significativas entre os grupos.  

Outra hipótese testada foi a da desinibição comportamental, que tenta explicar uma 

maior propensão de desenvolver TUS em indivíduos com TDAH. De acordo com essa 

hipótese, o TDAH e os TUS, juntamente com os transtornos disruptivos do 

comportamento, como o TC e o TOD, fariam parte de um espectro de comportamentos e 

patologias que compartilham uma via de susceptibilidade, que reflete numa tendência à 

desinibição comportamental. Desta forma, esses indivíduos apresentariam um padrão de 

comportamento e de temperamento que os levaria a buscar uma gratificação imediata, 

não se preocupando com as ações serem socialmente inadequadas ou apresentarem 

consequências negativas a médio e longo prazo, o que os levaria também a maiores 

chances de uso de substâncias. Para avaliar esse aspecto, investigamos o papel do 

polimorfismo no gene PRNP nas dimensões de temperamento e também nos transtornos 

disruptivos de comportamento. Nossos resultados não demonstram nenhum efeito do 

polimorfismo nas variáveis de temperamento, nas amostras de pacientes adultos com 



34 

 

 

TDAH e de homens dependentes de álcool. No entanto, detectamos uma associação do 

genótipo AG do polimorfismo com a presença de TOD e com escores de gravidade dos 

sintomas de TOD mais elevados, em comparação com o genótipo GG, em adultos com 

TDAH. Esses achados, juntamente com a associação do alelo A com o TDAH na infância, 

apontam para um possível efeito dessa variante no TDAH. No entanto, esses achados 

ainda precisam ser melhores explorados e caracterizados. 

O gene NCAM1, por sua vez, já foi associado com déficits neurocognitivos através 

de prejuízos na plasticidade ou conectividade neuronal (Sullivan et al, 2007). Também já 

foi relacionado com a esquizofrenia e o transtorno do humor bipolar (Arai et al. 2004; 

Lewis et al, 2003; Sullivan et al, 2007; Atz at al, 2007). O estudo de Schmitt-Ulms et al. 

(2001) mostrou que existe uma interação entre o gene PRNP e o gene NCAM1, mas não 

conseguiu identificar sobre quais funções celulares essa interação age. Já o estudo 

publicado por Santuccione et al (2005) mostra que essa interação entre os dois genes 

existe e está envolvida com o desenvolvimento do SNC. Em nosso estudo, testamos a 

interação entre o polimorfismo rs1799990, no gene PRNP, e o polimorfismo rs965560, no 

gene NCAM1 e os resultados indicaram que a interação testada não apresenta um papel 

significativo na susceptibilidade ao TDAH ou às dependências de álcool e nicotina. Da 

mesma forma, o polimorfismo investigado no gene NCAM1 não apresentou efeitos 

principais em nenhuma das variáveis investigadas, tanto na amostra de adultos com 

TDAH, quanto nas amostras de dependentes de álcool e nicotina.  

  

 

7 CONCLUSÃO 

 

Em conjunto, nossos resultados indicam que o polimorfismo rs1799990, no gene 

PRNP, pode estar associado com o TDAH na infância e com a presença de TOD em 

adultos com TDAH. Para as dependências de álcool e nicotina, nenhum efeito significativo 

dessa variante foi detectado. Não foram detectadas interações significativa entre os 

polimorfismos sobre a suscetibilidade ao TDAH, e as dependências de álcool e nicotina. 

Esses resultados, no entanto, são preliminares e não foram testados para múltiplos testes. 

Novas análises mais aprofundadas são necessárias para avaliar o real impacto dessa 

variante no TDAH.  



35 

 

 

 
 

REFERÊNCIAS 

 

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Disorders, Fifth Edition (DSM-5). Washington, DC: American Psychiatric Association; 
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