UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI - UNIVATES
CURSO DE DESIGN - BACHARELADO

Roberta Scremin Juliano

DESENVOLVIMENTO 
DE ESTAMPAS TÊXTEIS 
INSPIRADAS NOS GRAFFITIS 
DE SANTA CRUZ DO SUL





Roberta Scremin Juliano

Memorial Descritivo apresentado no componente 
curricular Trabalho de Conclusão de Curso II, do curso 
de Design da Universidade do Vale do Taquari - Univates, 
como parte das exigências para a obtenção do título de 
bacharel em Design. 

Orientador(a): Profa. Ma. Raquel Barcelos de Souza

Lajeado, novembro de 2022

DESENVOLVIMENTO DE ESTAMPAS TÊXTEIS INS-
PIRADAS NOS GRAFFITIS DE SANTA CRUZ DO SUL





Roberta Scremin Juliano

A banca examinadora aprova o Projeto Aplicado de Design 
apresentado por meio deste Memorial Descritivo, parte 
integrante do componente curricular Trabalho de 
Conclusão de Curso II, do curso de Design, da Universidade 
do Vale do Taquari - Univates, como parte das exigências 
para a obtenção do título de bacharel em Design. 

Profa. Ma. Raquel Barcelos de Souza (orientadora)
Universidade do Vale do Taquari - Univates

Prof. Me. Rodrigo de Azambuja Brod 
Universidade do Vale do Taquari - Univates

Prof. Me. Bruno da Silva Teixeira
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Lajeado, novembro de 2022

DESENVOLVIMENTO DE ESTAMPAS TÊXTEIS INS-
PIRADAS NOS GRAFFITIS DE SANTA CRUZ DO SUL



RESUMO 

Este trabalho tem como finalidade a criação de design de superfície 

para serem aplicadas em produtos têxteis a partir da estética dos 

grafiteiros de Santa Cruz do Sul - RS, procurando demonstrar como a 

arte de rua fornece um vasto repertório para a elaboração de proje-

tos de estamparia. O trabalho foi dividido em três partes: a primeira 

é a contextualização, com um breve relato sobre a origem do graffiti, 

a presença dele em Santa Cruz do Sul e, também, sobre o design de 

superfície e suas técnicas de impressão. A segunda parte trata-se da 

metodologia projetual, que foi utilizada as doze etapas propostas por 

Bruno Munari, nela, além de explicações sobre cada etapa, consta o 

desenvolvimento do projeto. A terceira e última parte é a conclusão, 

onde apresenta-se os resultados finais do projeto.

 

Palavras-chave: Design de superfície. Graffiti. Estamparia têxtil.

ABSTRACT 

This work aims to create surface design to be applied in textile 

products from the aesthetics of graffiti artists from Santa Cruz do 

Sul - RS, trying to demonstrate how street art provides a vast reper-

toire for the elaboration of stamping projects. The work was divided 

into three parts: the first is the contextualization, with a brief report 

on the origin of graffiti, its presence in Santa Cruz do Sul, and also 

on surface design and its printing techniques. The second part deals 

with the design methodology, which used the twelve stages proposed 

by Bruno Munari, in it, in addition to explanations about each stage, 

the development of the project is included. The third and last part is 

the conclusion, where the final results of the project are presented.

Keywords: Surface design. Graffiti. Textile stamping.  



SUMÁRIO

1 CONTEXTUALIZAÇÃO���������������������������������������������������������� 9
1�1 Graffiti  �������������������������������������������������������������������������������10
1�1�1 Graffiti em Santa Cruz do Sul �����������������������������������11
1�2 Design de superfície �������������������������������������������������������14
2 METODOLOGIA DE PROJETO ������������������������������������������17
2�1 Problema ����������������������������������������������������������������������������18
2�2 Definição do problema ���������������������������������������������������18
2�3 Componentes do problema ������������������������������������������19
2�4 Coleta e análise de dados ���������������������������������������������19
2�4�1 Análise de similares �����������������������������������������������������19
2�4�2 Pesquisa de campo ������������������������������������������������������23
2�5 Criatividade �����������������������������������������������������������������������25
2�6 Materiais e tecnologia ����������������������������������������������������29
2�7 Experimentação ���������������������������������������������������������������29

2�8 Modelo ��������������������������������������������������������������������������������29
2�9 Verificação �������������������������������������������������������������������������30
2�10 Desenho de construção �����������������������������������������������30
2�10�1 Estampa Visão ������������������������������������������������������������31
2�10�2 Estampa Olhar ������������������������������������������������������������32
2�10�2 Estampa Perspectiva�������������������������������������������������33
2�10�3 Estampa Conexão ������������������������������������������������������34
2�10�4 Estampa União ������������������������������������������������������������35
2�10�5 Estampa Encaixe  �������������������������������������������������������36
2�10�6 Estampa Fragmentos ������������������������������������������������37
2�11 Solução ����������������������������������������������������������������������������38
3� CONSIDERAÇÕES FINAIS �������������������������������������������������43
REFERÊNCIAS ��������������������������������������������������������������������������45





O graffiti, arte que nasceu da necessidade humana de 
comunicação, utiliza espaços públicos ou de terceiros 
como suporte para expressar sentimentos e ideias. Uma 
manifestação cultural que vai muito além da política, há 
alguns anos vem tendo uma crescente aceitação na 
sociedade, servindo como referência e meios de criação 
e ganhando espaço em diversos setores do mercado. 

Dentre as diversas áreas de atuação do design, encon-
tra-se o design de superfície, a qual proporciona a 
confecção de padrões a partir das mais variadas refe-
rências e temas. 

Dentre as motivações para desenvolver este projeto foi 
levado em consideração que o graffiti nasce nas ruas e 
esse é um espaço repleto de referências, inspirações e 
informações para ser explorado, promovendo-o como 
arte e não como vandalismo.  Além de que, tanto o 
graffiti, em especial os de Santa Cruz do Sul, quanto o 
design de superfície possuem uma limitada documenta-
ção. Ambas áreas são amplas e com diversas possibili-
dades a serem exploradas, reforçando ainda mais a 
importância da temática deste projeto. 

 

1 CONTEXTUALIZAÇÃO

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1�1 Graffiti 

Palavra de origem italiana, do plural graffito, graffiti 
significa inscrição ou rabisco em uma parede ou outra 
superfície resistente (GÁNDARA, 2020). O termo possui 
diversas grafias, como foi encontrado durante a pesqui-
sa, porém foi adotado o termo graffiti para este trabalho 
por ser o mais recorrente. 

O graffiti surge nos Estados Unidos na década de 1970, 
com grande influência da chegada do hip hop, era asso-
ciado à marginalidade e considerado pela sociedade 
como um ato de vandalismo (GANZ, 2010).

Já no Brasil a arte de rua apareceu nos anos 50 primeiro 
na forma de murais, onde as fachadas dos prédios 
representavam temas da história e da arte brasileira. 
(GITAHY, 2012). Foi só na década de 1970, assim como 
nos Estados Unidos, que surgiu em São Paulo o graffiti 
na forma como é conhecido hoje, com imagens figurati-
vas ou poéticas (FERREIRA, 2011).

Campos (2010) explica que os cenários representados 
nos graffitis podem ser de natureza lúdica ou ideológica. 
O graffiti permite trabalhar assuntos sociais, políticos e 
econômicos por meio do humor e da ironia. 

O graffiteiro, por meio da sua arte, consegue marcar a 
cidade com sua criatividade, cores e singularidade, 
ressignificando os espaços urbanos e deixando de lado a 
monotomia dos espaços. De acordo com Campos (2010), 
gostar ou não do graffiti é algo que está relacionado ao 
contexto sociocultural e às perspectivas e julgamentos 
pessoais de cada indivíduo. 

Figura 1 - Obra Coexistência de Eduardo Kobra (São Paulo, 2020).

Fonte: Eduardo Kobra (2020, texto digital).

10



1�1�1 Graffiti em Santa Cruz do Sul

Os graffitis realizados em Santa Cruz do Sul - RS não 
possuiam nenhum material referente ao seu surgimento 
e história. Foi através do Trabalho de Conclusão de 
Curso I que foi possível entrevistar artistas locais e 
registrar sobre a arte na cidade. 

Dentre os artistas santa-cruzenses, Digo Almeida e 
Pepe Fontanari foram os pioneiros no graffiti na cida-
de, há 15 e 13 anos, respectivamente, colorindo e 
deixando suas marcas em espaços urbanos. 

De acordo com Digo (2022), para ele o graffiti vem com 
uma ideia de transformação, de mudar a estética de 
um lugar onde não tinha muita vida, era cinza, para um 
lugar com mais cor e alegria. 

Figura 2 - Graffiti em parceria de Pepe Fontanari e Digo Almeida.

Fonte: Cazco Hostel (2017).

11



Pepe explica que, para ele, “o graffiti é a forma mais 
democrática de fazer arte. Ele está nas ruas para todo 
mundo, aproxima a arte das pessoas. É uma linda 
ferramenta de transformação da paisagem urbana e, 
por consequência, da vida das pessoas”. (2022)

Figura 3 - Arte de Pepe Fontanari (Santa Cruz do Sul, 2019). Figura 4 - Arte de Digo Almeida.

Fonte das Figura 3: Da autora (2022).

Fonte da Figura 4: Digo Almeida (2019).

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Em 2013, Digo Almeida criou em Santa Cruz do Sul o 
Ateliê de Vivências Urbanas (AVU), um ambiente de 
vivências culturais, responsável por reunir diversas 
formas de arte, como graffiti, dança e rap. E o AVU tem 
grande influência no aumento do número de graffiteiros 
na cidade, assim como também no interesse dos órgãos 
públicos e demais cidadãos pela arte de rua. 

Como exemplo disso, é que no dia 27 de agosto de 2022 
aconteceu na cidade o primeiro Encontro de Graffiti. Onde 
teve como propósito não ser um simples encontro, mas 
sim uma vivência constante de evolução e inspiração na 
cultura do município. O evento contou com graffiteiros de 
Santa Cruz do Sul, Lajeado, Bento Gonçalves, Porto Alegre 
e Florianópolis, e teve apoio da Secretaria de Desenvolvi-
mento Social de SCS e da Secretaria do Esporte de SCS. 

Figura 5 - Arte de @corvaum no Encontro de Graffiti.

Figura 6 -  Arte de @pique.art no Encontro de Graffiti.

Figura 7 -  Arte de @duart3.sa no Encontro de Graffiti.

Fonte das Figuras: Da autora (2022)..  

13



1�2 Design de superfície

Na década de 1980, a designer gaúcha Renata Rubim 
introduziu no Brasil o termo Design de Superfície (DS) 
ou Surface Design. Mas essa denominação já era am-
plamente utilizada no mundo. 

Rubim (2010, p. 35) explica “o design de superfície 
pode ser representado pelas mais diversas formas, 
desde que aceitemos que qualquer superfície pode 
receber um projeto”.

A autora esclarece que, nesta área, é importante saber 
criar e projetar desenhos, pois uma simples ilustração 
pode se tornar uma composição muito interessante. 

Ruthschilling (2008) define módulo como a menor área 
da padronagem que possui todos os elementos visuais 
que constituem a imagem, e a organização destes, 
tanto no comprimento quanto na largura, de modo 
contínuo ocasiona a repetição. O módulo também 
pode ser chamado de rapport, muito utilizado nas 
indústrias brasileiras. 

Figura 8 -  Exemplo de módulo e repetição.

Figura 9 -  Exemplos de sistema de repetição.

Fonte das Figuras: Ruthschilling (2008).

14



A estamparia têxtil é considerada o maior ramo de 
aplicação dentro do design de superfície e possui uma 
vasta quantidade de técnicas que possibilitam a reali-
zação em diversos tipos de tecidos (RUBIM, 2010). 
Entre as técnicas estão sublimação , cilindro, serigrafia 
(silk), bloco de madeira, transfer, entre outras. 

Os tecidos podem ser aplicados com estampa corrida, 
quando a superfície é toda estampada, ou de forma 
localizada, quando a estampa é aplicada em um  lugar 
específico da superfície. 

A sublimação, também conhecida por termo transfe-
rência, pode ser digital ou usando papel transfer. No 
formato digital, é por meio de uma máquina que usa o 
estado químico, levando para o tecido a tinta de forma 
sólida para gasosa, sem passar pelo estado líquido, e 
assim se fixando no tecido (RUTHSCHILLING, 2008).

Para Freitas (2011), a organização dos módulos ajuda 
na produção de alternativas de efeito visual criados a 
partir do mesmo motivo. Cada tipo de sistema de repe-
tição pode gerar diferentes combinações de uma 
mesma temática, resultando numa estética diferente a 
cada padrão. 

Esse método tem como vantagens não possuir um limite 
de cores, ser considerado muito flexível por permitir 
alterações rápidas na criação, além de ser uma impres-
são de alta qualidade. Nele é possível estampar a quan-
tidade de tecido necessária, seja pequena ou grande, 
evitando grandes volumes de estoque ou sobras e 
também criar estampas exclusivas em pequenas quanti-
dades (PEZZOLO, 2012).

Figura 10 -  Sublimação digital.

Fonte: Dharma (2021, texto digital).

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Para desenvolver este projeto de design de superfície foi 
utilizado o processo metodológico proposto por Bruno 
Munari (2008), que conceitua método de projeto como 
“[...] mais do que uma série de operações necessárias, 
dispostas em ordem lógica, ditada pela experiência. Seu 
objetivo é o de atingir o melhor resultado com o menor 
esforço” (2008, p. 10). O autor ainda afirma que, na área 
do design, não se pode projetar sem um método, é 
necessário um levantamento de dados com projetos 
semelhantes, análise de materiais para a construção, 
definir a função exata do que vai ser feito, e não apenas 
buscar soluções de imediato. 

A metodologia de Munari (2008) é dividida num processo 
de doze etapas e são elas: 1- Problema; 2- Definição do 
problema; 3- Componentes do problema; 4- Coleta de 
Dados; 5- Análise de dados; 6- Criatividade; 7- Materiais 
e tecnologia; 8- Experimentação; 9- Modelo; 10- Verifica-
ção; 11- Desenho de construção; 12- Solução. Entretan-
to, o autor explica que o método de projeto não é sem-
pre absoluto e definitivo, ele pode ser alterado conforme 
o projetista encontre novas necessidades e valores que 
melhorem o processo. Neste projeto optou-se seguir as 
12 etapas propostas por Munari, porém a coleta de 
dados e a análise de dados foram realizadas juntas em 
uma mesma etapa. 

2 METODOLOGIA DE PROJETO

17



Esta metodologia, além de ser amplamente utilizada no 
campo do design, pode ser adaptado a diversos tipos de 
projeto e, também, pode ser aplicada às necessidades 
específicas que um projeto de superfície têxtil pode 
apresentar. Portanto, acredita-se que este seja o melhor 
método a ser utilizado para a criação de estampas do 
presente trabalho. 

Figura 11 - Metodologia de Bruno Munari

Fonte: Elaborado pela autora

18



2�1 Problema

Para o projeto em questão, tem-se como problema, como 
projetar padrões baseados nso graffitis de Santa Cruz do 
Sul para aplicação no design de superfície têxtil. 

2�2 Definição do problema

Segundo Munari (2008, p. 32), esta etapa “[...] serve 
também para definir os limites dentro dos quais o 
projetista deverá trabalhar”. É neste momento, portan-
to, que o problema é melhor delimitado, concebendo 
informações como uso e função, que norteará o traba-
lho do designer. 

Para este projeto o problema se configurou da seguinte 
forma: como criar padrões de design de superfície 
inspirados nos graffitis de Santa Cruz do Sul, a partir 
de imagens e observações feitas pela cidade. Estes 
padrões gráficos foram aplicados em superfície têxtil 
para a confecção de acessórios, de forma que eles 
sejam um meio de valorização à arte de rua local.

2�3 Componentes do problema

De acordo com Munari (2008, p. 38) “decompor um 
problema em seus componentes significa descobrir 
muitos subproblemas”. Através dos componentes de um 
problema estabelecidos, é possível visualizar detalhada-
mente cada item que compõe o produto. 

Levando em consideração o problema em questão, e 
também para facilitar a elaboração do projeto, este foi 
disposto nos seguintes problemas, que auxiliam o proces-
so de forma estrutural, material, ergonômica e funcional. 

- Como conseguir as imagens dos graffitis?

- Quais desenhos serão utilizados?

- Qual a quantidade de padrões a serem criados?

- Que tipo de tecido utilizar?

- Qual a melhor técnica de impressão para utilizar?

- Como valorizar os graffitis de Santa Cruz do Sul?

19



2�4 Coleta e análise de dados

Esta etapa exerce a tarefa de conhecer, coletar e 
analisar o maior número de informações possíveis que 
sejam pertinentes ao projeto, além de auxiliar na solu-
ção dos componentes do problema apresentados 
anteriormente. A coleta e análise dos dados também 
pode oferecer sugestões sobre o que não se deve fazer 
no projeto, assim como melhorias percebidas através 
de produtos semelhantes.

No projeto em questão os levantamentos para esta 
etapa foram divididos em duas partes. Primeiro, foi 
realizada uma pesquisa de produtos similares, tanto 
para verificar se o que foi proposto já existe no merca-
do, como também analisar outros produtos que apre-
sentem o design de superfície relacionado ao graffiti. Já, 
num segundo momento, foi feita uma pesquisa de campo 
em Santa Cruz do Sul para identificar os graffitis presen-
tes na cidade. 

2�4�1 Análise de similares

Ao pesquisar, via internet, produtos semelhantes exis-
tentes no mercado que relacione o design de superfície 
com o graffiti pôde-se encontrar projetos de algumas 
marcas, inclusive com aplicações em superfícies têxteis.

Em 2014, a marca Vert, de tênis e acessórios sustentá-
veis, lançou uma linha em parceria com o artista pernam-
bucano Derlon Almeida. Seu estilo conecta a arte urbana 
com a xilogravura, e nessa coleção o artista buscou 
representar as nuvens do nordeste através da estampa 
desenvolvida. Não foi encontrado nada referente ao 
método de impressão têxtil utilizado pela marca, apenas 
que o tecido utilizado é lona de algodão orgânico.

Figura 12 - Vert em parceria com Derlon Almeida.

Fonte: Fanzine Urbano (2014, texto digital).

20



Uma marca de luxo que também apostou na arte de rua foi 
a Hermès, que em 2011 lançou uma linha de lenços em 
parceria com o artista francês Kongo. Ele conta que a 
estampa de cada lenço foi feita com mais de 40 telas de silk. 

Figura 13 - Lenços Hermès em parceria com Kongo.

Fonte da Figura 13: Lilian Pacce (2011, texto digital).

Fonte da Figura 14: GQ (2012, texto digital).

Um dos grandes nomes do graffiti brasileiro, Os Gêmeos, 
foram convidados pela marca de luxo Louis Vuitton para 
criar uma arte exclusiva para estampar alguns produtos da 
marca para sua coleção de verão 2013. A dupla criou a 
estampa “mosaico”, com motivos de sol e lua que repre-
sentam equilíbrio e proporção. Na pesquisa, não foi encon-
trado nada referente ao método de impressão utilizado 
para os lenços.  

Figura 14 - Lenço Louis Vuitton em parceria com Os Gêmeos.

21



Em 2022, a marca de meias Lupo lançou uma coleção 
chamada “Pé na Arte” na qual contou com os artistas 
Guilherme Kramer e Aracê. Com o propósito de mostrar 
a tranformação que o graffiti promove, a criação teve o 
desafio de adaptar a arte para uma estampa de vestuá-
rio e de levar ela para o cotidiano das pessoas. Entre-
tanto, não se obteve resultado sobre as técnicas de 
impressão que a marca utiliza para as meias.

Figura 15 - Coleção Pé na Arte da Lupo.

Fonte: Marcasmais (2022, texto digital).

22



O artista mundialmente conhecido Eduardo Kobra tam-
bém possui parcerias com algumas marcas. Recentemen-
te, em conjunto com a Adidas e o Juventus, foi criada a 
quarta camisa do time para 2022. Nela foi utilizado o 
método de sublimação para impressão da estampa em 
tecido de poliéster reciclado. Kobra teve também uma 
parceria com a marca Chilli Beans, que em 2015 assinou 
uma coleção de acessórios. 

Figura 16 - Kobra em parceria com Chilli Beans. Figura 17 - Camisa Juventus em parceria com Kobra. 

Fonte: Vogue (2015, texto digital). Fonte: Placar (2022, texto digital).

23



2�4�2 Pesquisa de campo

Para a criação das estampas inspiradas nos graffitis de 
Santa Cruz do Sul, foi necessário fazer um levantamento 
por meio de uma pesquisa de campo para identificar os 
locais onde haviam a presença de arte de rua na cidade. 
Estas, foram fotografadas e analisadas de forma que os 
elementos encontrados servissem de peças fundamen-
tais para nortear a criação. 

Figura 18 -  Arte de Digo Almeida. 

Figura 19 - Arte de @instalako no Econtro de Graffiti.

Figura 20 - Arte em parceria de Digo Almeida, Pepe Fontanari e Bermamc.

Fonte das figuras: Da autora (2022).

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Figura 20 - Arte em parceria de Digo Almeida, Pepe Fontanari e Bermamc.

A partir da análise das imagens coletadas, foram obser-
vados elementos e características que representam os 
graffitis da cidade. Dessa forma, foi possível selecionar 
quais artes estarão presentes na criação dos painéis 
visuais e demais demandas para a etapa de criatividade.

Fonte das Figuras: Da autora (2022). 

Figura 21 - Graffiti de artista desconhecido. Figura 22 - Arte em Parceria de Digo Almeida e Bermamc.

Figura 23 - Arte de @reis79_af no Encontro de Graffiti.

25



2�5 Criatividade

É nesta etapa que as ideias começam a tomar forma. A 
partir da análise das imagens obtidas na pesquisa de cam-
po, e percebendo algumas particularidades entre as artes, 
iniciou-se a criação de alguns esboços baseados nos ele-
mentos e princípios do design (como formas, linhas, pontos 
e elementos de repetição). Para estes primeiros esboços, 
feitos a mão, foram utilizados papel vegetal e lápis. 

Figura 24 -  Primeiros esboços.

Figura 25 - Primeiros esboços.

Fonte das Figuras: Elaborado pela autora (2022).

26



Através dos esboços realizados foi possível gerar 
moodboards com as imagens dos graffitis escolhidos para 
cada estampa. Neles, além de apresentar as cores que 
inspiraram na criação das paletas, também constam as 
imagens cujos elementos influenciaram em cada padrão. 

Moodboard - 1

Fonte dos moodboards: Elaborado pela autora (2022).

Moodboard - 2

27



Moodboard - 4 Moodboard - 3

Moodboard - 5

28



Após essas etapas, os elementos que mais chamaram 
atenção no esboço foram vetorizados no programa 
gráfico Illustrator. Com isso, foram organizados em 
segmentos que resultaram em sete diferentes rapport 
(detalhes como dimensão e modos de repetição estão 
especificados na etapa Desenho de construção), tendo 
então a geração de alternativas. 

Figura 26 - Geração de alternativas - Bocas.

Figura 27 - Geração de alternativas - Olhos.

Fonte das Figuras: Elaborado pela autora (2022).

29



Figura 29 - Geração de alternativas - Curvas.Figura 28 - Geração de alternativas - Formas.

Fonte das Figuras: Elaborado pela autora (2022).

30



Figura 31 - Geração de alternativas - Étnico.

Figura 30 - Geração de alternativas - Formas 2.

Fonte das Figuras: Elaborado pela autora (2022).

31



2�6 Materiais e tecnologia

Este é o momento de pesquisar e entender os possíveis 
materiais e tecnologias para que a realização do projeto 
tenha sucesso. 

Após estudos prévios sobre os tipos de tecidos, foi 
definido o tecido dryfit, que é 100% microfibra de po-
liéster com gramatura de 140 g/m². Que, por ser total-
mente branco, não interfere nas cores escolhidas para 
as estampas. 

2�7 Experimentação

A etapa de esperimentação é a mais longa de todo o 
processo, pois se trata de uma fase de testes de mate-
riais e técnicas. Assim como também a experimentação 
digital das estampas, cores e variações de escala. 

Para todas as estampas deste projeto foi optado pela 
técnica de sublimação, por ser um processo de baixo 
custo e que pode ser aplicado em menores quantidades. 
Além disso, para ter uma melhor qualidade, nesse méto-
do os tecidos devem ter uma quantidade superior a 75% 
de poliéster, o que levou a decisão de usar o tecido 
100% poliéster, como já citado. 

Figura 32 - Geração de alternativas - Olhos 2.

Fonte: Elaborado pela autora (2022).

32



2�8 Modelo

Para testar os padrões de design de superfície criados, 
que após a realização dos esboços e levantamento 
referente a experimentação de técnicas e materiais, 
iniciou-se a etapa de testes de impressão. Neste proces-
so optou-se por imprimir os padrões em papel couchê 
tamanho A4 e impressão a laser, justamente para anali-
sar como os padrões se comportam. 

Figura 33 - Teste de impressão das estampas.

Fonte: Da autora (2022).

Após os testes impressos, além de realizar alguns 
ajustes nas estampas, também foi decidido os sete 
modelos que fazem parte da coleção e, dentre eles, 
quais os três modelos a serem impressos em tecido 
para a continuidade do projeto. 

2�9 Verificação

Na verificação apresenta-se os modelos em funciona-
mento. Onde foi investigado todos os elementos que 
compõem as estampas, como desenhos, cores e dimen-
sões, para confirmar se estavam de acordo com a 
proposta do projeto. 

A partir daí, com todos os dados coletados e testados, 
obteve-se informações suficientes para iniciar os dese-
nhos de construção. 

33



2�10 Desenho de construção

Após os desenhos criados na etapa de criatividade, 
paletas de cores definidas, modelos impressos e defini-
dos para execução, pode-se dar início a etapa do 
desenho de construção. 

Para a finalização do processo de criação dos padrões 
de design de superfície, foi necessário a apresentação 
detalhada desses padrões, sendo eles, os tamanhos 
dos módulos e descrição dos elementos utilizados. 

Este projeto, como já mencionado, foi desenvolvido 
inspirado nos graffitis presentes em Santa Cruz do 
Sul, com as estampas destinadas para o segmento 
têxtil (acessórios de moda). Nele foram escolhidos 
sete padrões para compor a coleção, sendo eles: 
Estampa Visão, Estampa Olhar, Estampa Perspectiva, 
Estampa Conexão, Estampa União, Estampa Encaixe e 
Estampa Fragmentos. 

34



2�10�1 Estampa Visão

A criação da Estampa Visão baseia-se nos elementos 
de olhos presente nos graffitis, como apresentado no 
moodboard 2, e foi complementada com pequenas 
estrelas, remetendo a brilhos. O módulo deste padrão 
tem o tamanho: 8x8 cm, e a repetição foi organizada 
como tijolo por linha com deslocamento de 1/3. A 
paleta de cores é composta por cores análogas com 
seis tons de azul.

Fonte das figuras: Elaborado pela autora (2022).

Figura 34 - Paleta de cores, repetição e rapport Visão.

Figura 35 - Estapa Visão.

35



2�10�2 Estampa Olhar

A Estampa Olhar é uma variação da Estampa Visão, 
apresentando o mesmo tamanho de módulo, 8x8 cm, e a 
mesma repetição. A diferença está na paleta de cores, 
formada predominantemente por cores complementa-
res, azul e laranja, mas também com pequenos detalhes 
de rosa. 

Fonte das figuras: Elaborado pela autora (2022).

Figura 36 - Paleta de cores, repetição e rapport Olhar.

Figura 37 - Estampa Olhar.

36



2�10�2 Estampa Perspectiva

Assim como na Estampa Visão, na criação da Estampa 
Perspectiva também foi utilizado os elementos de olhos, 
porém organizados de forma diferente e em outras 
cores. O módulo deste padrão, diferente dos outros, é 
retangular e tem tamanho: 10x12,6 cm e a repetição foi 
organizado como tijolo por linha com deslocamento de 
1/4. A paleta de cores é formada por cinco cores quen-
tes, sendo alguns tons de rosa e laranja. 

Fonte das figuras: Elaborado pela autora (2022).

Figura 38 - Paleta de cores, repetição e rapport Perspectiva.

Figura 39 - Estampa Perspectiva.

37



2�10�3 Estampa Conexão

O desenvolvimento da Estampa Conexão foi a partir de 
traços, linhas curvas, presente nos graffitis. O módulo 
dela tem tamanho: 10x10 cm e a repetição foi organiza-
da como grade. Para a paleta de cores foi usado duas 
cores quentes e com baixo contraste entre elas, de 
forma que a estampa fique mais sutil. 

Fonte das figuras: Elaborado pela autora (2022).

Figura 41 - Estampa Conexão.

Figura 40 - Paleta de cores, repetição e rapport Conexão.

38



2�10�4 Estampa União

Esta estampa é uma variação da Estampa Conexão. Des-
sa forma, ela apresenta os mesmo tamanho de módulo, 
10x10 cm, e a mesma repetição, grade. Mudando apenas 
a paleta de cores para uma monocromática com dois 
tons de roxo. 

Fonte das figuras: Elaborado pela autora (2022).

Figura 42 - Paleta de cores, repetição e rapport União.

Figura 43 - Estampa União.

39



2�10�5 Estampa Encaixe 

A criação desta estampa foi inspirada em formas que 
compõem os graffitis, até mesmo em letras. O módulo 
tem tamanho: 15x15 cm e a repetição foi organizada 
como tijolo por coluna com deslocamento de 3/4. A 
paleta de cores é composta por três cores, dois tons de 
roxo e amarelo, que é complementar a eles.

Figura 45- Estampa Encaixe.

Fonte das figuras: Elaborado pela autora (2022).

Figura 44 - Paleta de cores, repetição e rapport Encaixe.

40



2�10�6 Estampa Fragmentos

A Estampa Fragmentos foi desenvolvida a partir de 
formas, assim como na Estampa Encaixe. O módulo 
dela possui tamanho: 15x15 cm e a repetição é organi-
zada por grade. Sua paleta de cores análoga é formada 
por três tons de azul. 

Fonte das figuras: Elaborado pela autora (2022).

Figura 46 - Paleta de cores, repetição e rapport Fragmentos.

Figura 47 - Estampa Fragmentos.

41



2�11 Solução

A partir dos desenhos de construção, foram escolhi-
dos somente três padrões para serem sublimados em 
tecidos por conta do alto custo de produção. Os de-
mais padrões da coleção foram aplicados em mockups 
para melhor visualização. 

Com base nos moldes dos produtos a serem confeccio-
nados, cada tecido foi sublimado no tamanho 90x60 cm. 
Após isso, com a ajuda de uma costureira, os três aces-
sórios foram confeccionados. Com a Estampa Visão foi 
feito um bucket hat (chapéu), com a Estampa Conexão 
uma shoulder bag (bolsa) e com a Estampa Encaixe uma 
pochete. Os acessórios foram pensados em produtos 
com estilo mais despojado e urbano, trazendo uma certa 
conexão com o graffiti e o estilo dos artistas. 

Figura 48 - Mockup com Estampa União.

Figura 49 - Mockup com Estampa Fragmentos.

42



Figura 50 - Mockup com Estampa Perspectiva. Figura 51 - Mockup com Estampa Olhar.

43



Figura 52 - Tecido com aplicação da Estampa Visão. Figura 53 - Bucket hat com Estampa Visão.

Figura 54 - Detalhes do bucket hat.

Fonte das figuras: Da autora (2022).

44



Figura 55 - Shoulder bag com Estampa Conexão.

Figura 56 - Detalhes da shoulder bag.

Figura 57 - Tecido com aplicação da Estampa Conexão.

Fonte das figuras: Da autora (2022).

45



Figura 58 - Tecido com aplicação da Estampa Encaixe. Figura 59 - Pochete com Estampa Encaixe.

Figura 60 - Detalhes da pochete.

Fonte das figuras: Da autora (2022).

46



3� CONSIDERAÇÕES FINAIS

Esta pesquisa teve como resultado uma coleção de 
estampas inspirada nos graffitis da cidade de Santa Cruz 
do Sul. A análise deste universo só foi possível graças a 
uma pesquisa de campo exploratória onde, a partir de 
fotografias, foi possível dividir as artes de rua em grupos 
temáticos e assim ver o quanto elas possuem elementos, 
cores e traços únicos a serem explorados. 

Para o densenvolvimento do projeto, a metodologia de 
Munari (2008) demonstrou-se eficaz na fase de criação, 
pois possibilitou o entendimento de cada fase que o 
projeto deveria passar. Desse modo aplicaram-se todas 
as etapas da metodologia neste estudo, obtendo todas 
as respostas e definições planejadas. 

Por se tratar de um projeto de superfície, o resultado 
alcançado não se restringe apenas na área têxtil e pode 
se estender à várias superfícies em diversos produtos, 
podendo somente ser necessário adequação nas dimen-
sões e no processo de fabricação de cada um, respei-
tando suas peculiaridades.

A partir deste trabalho observou-se que tanto o graffiti 
quanto o design de superfície são geradores de significa-
dos. Caracterizam-se como comunicadores e, mesmo sem 
que se perceba, estão presentes no dia a dia das pessoas. 

Considerando todas as pesquisas feitas e resultados 
obtidos, pode-se concluir que este trabalho cumpriu 

47



com o propósito exposto, visto que a produção de 
graffiti dos artistas santa-cruzenses serviu como base 
de estudo, análise e inspiração para a produção da 
coleção composta por seis estampas. 

Também, espera-se que tanto esse projeto, quanto a 
pesquisa, possam servir como referência para projetos 
futuros, onde se tenha a vontade de estudar um campo 
tão vasto e rico como o do graffiti.

48



REFERÊNCIAS

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etnográfica do graffiti urbano. [s.I.]: Fim do Século, 2010.

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prints.com.br/estamparia/>. Acesso em: 29 abr. 2022.

FERREIRA, Maria Alice. Arte Urbana no Brasil: expressões da diver-

sidade comtemporânea. VII Encontro Nacional de História da Mídia 

Unicentro, Guarapuava, 2011.

FREITAS, Renata Oliveira Teixeira de. Design de superfície: as ações 

comunicacionais táteis nos processos de criação. São Paulo: Blu-

cher, 2011.

GÁNDARA, Leila. Enciclopedia semiológica. Buenos Aires: Eude-

ba, 2020. 

GANZ, Nicholas. O mundo do grafite: arte urbana em cinco continen-

tes. 3.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2010. 

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Disponível em: <https://gq.globo.com/Estilo/noticia/2012/12/brasilei-

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artistas brasileiros� Disponível em: <https://marcasmais.com.br/

minforma/noticias/marketing/lupo-apresenta-colecao-de-meias-em-

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brasileiro Kobra� Disponível em: <https://placar.abril.com.br/coluna/

entorta-varal/juventus-lanca-camisa-em-colaboracao-com-o-artis-

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49



RUBIM, Renata. Desenhando a superfície. 2 ed. Porto Alegre: 

Rosari, 2010.

RÜTHSCHILLING, Evelise Anciet. Design de superfície� Porto Alegre: 

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tras estrelas do grafite� Disponível em: <https://vogue.globo.com/

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-parceria-com-kobra-e-outras-estrelas-do-grafite.html>. Acesso 

em: 15 ago. 2022.

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	1 CONTEXTUALIZAÇÃO
	1.1 Graffiti 
	1.1.1 Graffiti em Santa Cruz do Sul
	1.2 Design de superfície

	2 METODOLOGIA DE PROJETO
	2.1 Problema
	2.2 Definição do problema
	2.3 Componentes do problema
	2.4 Coleta e análise de dados
	2.4.1 Análise de similares
	2.4.2 Pesquisa de campo
	2.5 Criatividade
	2.6 Materiais e tecnologia
	2.7 Experimentação