CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES CURSO DE PEDAGOGIA Milena Pedrotti LITERATURA NO ESPAÇO ESCOLAR: HABITANTE OU TURISTA? Lajeado, novembro de 2016 Milena Pedrotti LITERATURA NO ESPAÇO ESCOLAR: HABITANTE OU TURISTA? Trabalho de Monografia apresentado na disciplina de Trabalho de Curso II – Curso dePedagogia do Centro Universitário Univates, como avaliação do semestre. Profª Orientadora: Ma. Rosiene A. Souza Haetinger Lajeado, novembro de 2016 RESUMO O presente trabalho tem por objetivo analisar de que forma a literatura atua nos espaços escolares de duas instituições de ensino do Vale do Taquari a partir do tema “Literatura no Espaço escolar, habitante ou turista?”. Deste modo, utiliza-se como método a cartografia e dialoga-se com textos teóricos e literários, como Caio Fernando Abreu, Celso Gutfreind e Eduardo Galeano. Inicialmente, busca-se conhecer o “terreno” da literatura, elencando alguns conceitos, desvendando a sua história, função e relevância da mesma para os leitores. No decorrer da pesquisa, vai-se a campo com o intuito de observar a literatura nos espaços de duas escolas: uma da rede municipal e outra estadual a fim de colher pistas acerca de como a literatura transita em tais espaços. Por fim, baseada nas figuras do habitante e turista, percebe-se que em uma escola observada, a partir de elementos concretos, atitudes e impressões, a literatura habita, mas na outra instituição a literatura é turista, uma estrangeira. Diante dessas constatações, cabe refletir sobre a importância da literatura e as condições para que ela exerça o papel de habitante no espaço escolar. Palavras-chave: Literatura. Habitante. Turista. Observações. Espaço escolar. SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO..........................................................................................................5 2. (RE) CONHECENDO O TERRENO DA LITERATURA.....................................6 2.1 Entendendo o conceito de literatura e literatura infantil.....................................6 2.2 Históriada literaturainfantil..................................................................................7 2.3 Abordando a qualidade na literatura infantil........................................................8 2.4 Relevância e função da literatura infantil............................................................ 10 2.5 Problematizando a literatura infantil e o leitor...................................................12 2.6 Analisando a literatura na escola..........................................................................13 3. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS........................................................... 15 4. PERFIL DA LITERATURA NOS ESPAÇOS ESCOLARES - UM PASSAPORTE PARA A INVESTIGAÇÃO............................................................. 17 4.1. Relato das observações relacionadas à literatura no espaço escolar realizadas em duas escolas do Vale do Taquari.......................................................................... 17 5. DESVENDANDO AS DUAS FACES DA LITERATURA................................. 27 6. REFERÊNCIAS........................................................................................................ 33 INTRODUÇÃO Há diversos estudos que comprovam a importância da literatura para o desenvolvimento das crianças, despertando nelas o prazer em ouvir histórias, desencadeando inúmeras emoções, auxiliando na resolução de conflitos, divertindo e despertando o mundo mágico do faz de conta. No entanto, o modo como ela apresenta- se nos mais diversos espaços do ambiente escolar, tais como a biblioteca, as salas de aula, o corredor, a sala dos professores, da direção ou até mesmo o pátio da escola, é algo que merece profunda atenção e estudo. Desta forma, o presente trabalho, cujo tema é A literatura no espaço escolar: “habitante” ou “turista”? 1 , visa analisar, a partir de referencial teórico, observações e registros, como a literatura transita no espaço escolar. Para tanto, utilizarei as metáforas habitante e turista, buscando referenciais teóricos e literários que permitam relacionar tais expressões ao contexto da literatura no espaço escolar, problematizando as relações estabelecidas entre ambos. Ainda, assumindo uma postura de pesquisadora crítica, observarei duas escolas do vale do Taquari a fim de analisar o modo como a literatura transita em tais espaços. Desta forma, reafirmo os inúmeros benefícios que a literatura produz na vida das pessoas e ouso pensar numa literatura que não apenas transite pelo espaço escolar, mas que o habite de forma intensa, significativa e prazerosa. 1 As expressões “habitante” e “turista” foram utilizadas por Francine Nara de Freitas na sua dissertação de mestrado em Ensino (UNIVATES) intitulada “De figuras que invento: movimentos de professores no currículo da educação infantil” (2016). 2 (RE)CONHECENDO O TERRENO DA LITERATURA Para reconhecermos a literatura na escola, temos que primeiro conhecê-la, tendo em vista a sua importância em nossas vidas. Desta forma, a partir da abordagem de diversos autores que se dedicam ao estudo da literatura, torna-se fundamental destacar alguns conceitos a fim de posteriormente observar de que forma a literatura perpassa os espaços escolares de duas instituições abordadas. 2.1 Entendendo o conceito de literatura e literatura infantil Na obra “Literatura Infantil, Teoria, Análise, Didática”, Coelho (2000) elenca algumas ideias possíveis a respeito do conceito de Literatura, identificando-a como “um fenômeno de linguagem plasmado por uma experiência vital/cultural direta ou indiretamente ligada a determinado contexto social e a determinada tradição histórica”. A autora acrescenta ainda que “a literatura é a mais importante das artes”, que possui como elemento básico “a palavra (o pensamento, as ideias, a imaginação)”, ou seja, o que determina e diferencia o ser humano. Por fim, alega que há certa impossibilidade de se definir com exatidão tal conceito, uma vez que o mesmo está ligado à experiência humana. Já Frantz (2011) estende o conceito de literatura “desde uma simples forma de deleite sem maiores consequências, até documento fiel da realidade”. A autora entende “a literatura enquanto atividade artística” capaz de “proporcionar prazer lúdico-estético ao seu leitor”. E ressalta: “não se pode esquecer que, assim como a criança, a literatura é também ludismo, jogo, fantasia, beleza e emoção”. Para Filho (1999), “a literatura é, tradicionalmente, uma arte verbal”, recordando “que o seu conceito não é matéria pacífica entre os estudiosos que a ela se dedicam”, tendo em vista que esta carrega consigo ”variações significativas ao longo da história”. Torna-se imprescindível ainda que se reflita a respeito da literatura infantil e, para tanto, há inúmeros autores que tratam do tema. Conforme a visão de Cunha apud Frantz (2011), a literatura infantil se trata da arte literária que pode ser apreciada inclusive por crianças. Azevedo apud Oliveira (2005) reforça esta ideia quando relata: [...] os livros para crianças não recorrem a uma “linguagem infantil” – algo que simplesmente não existe – mas sim a uma linguagem capaz de gerar identificação e ser compreendida por crianças e adultos, pobres e ricos, cultos e analfabetos, ou seja, uma linguagem popular. (AZEVEDO apud OLIVEIRA, 2005, p. 41) Para Coelho (2000), “a literatura infantil é, antes de tudo; literatura; ou melhor, é arte: fenômeno de criatividade que representa o mundo, o homem, a vida, através da palavra”. Frantz (2011) adota a posição de Marc Soriano (1975), o qual afirma: A literatura infantil é uma comunicação histórica (localizada no tempo e no espaço) entre um locutor ou um escritor- adulto (emissor) e um destinatário criança (receptor), que, por definição, ao longo do período considerado, não dispõe senão de modo parcial da experiência do real e das estruturas linguísticas, intelectuais, afetivas e outras que caracterizam a idade adulta. (SORIANO, 1975, apud COELHO, 2000, p. 31) Frantz (2011) salienta ainda que “a literatura infantil é também ludismo, é fantasia, é questionamento, e, dessa forma, consegue ajudar a encontrar respostas para as indagações do mundo infantil, enriquecendo no leitor a capacidade de percepção das coisas”. Para tanto, faz-se necessário adentrar no mundo da literatura infantil buscando conhecer um pouco da sua história que tantos ensinamentos, valores e sentimentos nos traz a cada vez que nos permitimos viajar para outros mundos através de suas obras. 2.2 História da literatura infantil Conforme Zilberman (1982), somente entre o fim do século XVII e o começo do século XVIII é que começaram a surgir os primeiros livros dedicados às crianças, pois antes desse período a infância não existia, não havia reconhecimento algum dessa faixa etária, de modo que crianças e adultos conviviam conjuntamente, porém, nenhum laço 7 afetivo os unia. A partir da Idade Moderna as famílias passaram a “estimular o afeto entre seus membros” (ZILBERMAN, 1982, p. 15). A literatura infantil brasileira iniciou com Monteiro Lobato, escritor que se utilizou da literatura para denunciar algumas questões sociais. Cademartori (1986) cita que: Para Lobato, o nacional deixa de ser pitoresco para ganhar tipificação humana em Jeca Tatu, personagem polêmica, causadora de inumeráveis discussões, na medida em que contrapunha ao ufanismo da paisagem exuberante na qual se havia se enxertado o indígena belo e cavalheiresco, a subnutrição de um tipo que, de cócoras, não espera nem produz nada em sua vida vegetativa. Jeca Tatu passa a personificar a estagnação, o marasmo, a precariedade da vida nacional; a aceitação passiva das arbitrariedades do poder; o comodismo que prefere tudo perder antes de esforçar- se em uma tomada de posição. (CADEMARTORI, 1986, p. 47) Monteiro Lobato passa a ser um marco na criação da literatura infantil, uma vez que busca romper com preceitos morais, religiosos e com as leis do estado. Segundo Cademartori (1986), O grande desafio das personagens de Lobato é o conhecimento, é através dele que se impõem. A moralidade tradicional é dissolvida, o grande valor passa a ser a inteligência. A esperteza, habilidade quase maliciosa da inteligência é igualmente valorizada. Emília, sua notável personagem, diz em certa altura da obra: “Aprendi o grande segredo da vida dos homens: a esperteza. Ser esperto é tudo”. É essa, também, a moral de muitas de suas fábulas. (CADEMARTORI, 1986, p. 51) A obra literária de Monteiro Lobato influenciou positivamente inúmeras gerações que conviveram com seus livros na infância. Conforme Cademartori (1986), “rompendo com os estereótipos consagrados, questionando a aceitação do lugar vigente, sua obra estimula a formação da consciência crítica”. 2.3. Abordando a qualidade na literatura infantil Não basta que o livro de literatura descreva uma bela história ou contemple os requisitos mencionados acima, sobretudo, é necessário que ele atenda aos princípios de uma obra de qualidade. Nesse sentido, o escritor Bernardo apud Oliveira (2005) elenca algumas características pertencentes a este tipo de literatura. Conforme o autor, “gostamos de um livro quando ele não acaba”, pois embora toda obra possua uma 8 “última página”, o que mantém o encantamento pela mesma é o fato de desejarmos continuar em contato com o livro, ou mesmo com o autor através da leitura de outras obras suas. Bernardo apud Oliveira (2005) salienta: “[...] os melhores livros são aqueles que, deixando um forte gosto de ‘quero mais’, parecem-nos incompletos. Na verdade, cabe-nos completá-los”. Ainda, segundo o autor, outra característica contemplada nas boas obras ocorre quando “relemos um livro que havíamos lido anos atrás”. Para Bernardo apud Oliveira (2005), ao relermos um bom livro manifestamos as mesmas emoções que foram experimentadas na leitura anterior do mesmo livro, porém, há novas “surpresas e descobertas”. Ele mesmo indaga: “como, se o livro era o mesmo?” E acrescenta: [...] um bom livro de ficção não se disfarça apenas uma vez, ele se disfarça quantas vezes for lido por diferentes pessoas ou até pela mesma pessoa em idades diferentes. O processo que o livro promove, de perspectivação da realidade, e, portanto, de (re) conhecimento da realidade, acontece a cada leitura, forçando-nos a reformatar o mundo e a reorganizar oque pensávamos sobre o mundo. (BERNARDO, apud OLIVEIRA 2005, p. 18) O autor descreve ainda sobre a necessidade da ficção para suprir o desejo do homem de ser enganado: A ficção atende a esta necessidade de maneira honesta: ela se disfarça, mas avisa que está se disfarçando. Enquanto algumas pessoas, digamos, alguns políticos, mentem descaradamente mas juram que não estão mentindo, os poetas, como no conhecido poema de Fernando Pessoa, “fingem tão completamente que chegam a fingir que é dor a dor que deveras sentem”, isto é, poetas e escritores, em geral avisam de antemão que estão mentindo, porque o leitor, (...) deseja ardentemente esse tipo de mentira, a que chamamos ora de “ficção”, ora de “sedução”. (BERNARDO, 2005, p. 16) Carneiro apud Oliveira (2005) aborda a questão dos livros infantis de autoajuda, os quais, segundo dados fornecidos pela revista Veja(2004),estão fazendo sucesso no mercado, especialmente nos Estados Unidos. O autor se utiliza da matéria intitulada “Para estressados mirins” publicada na revista citada para problematizar acerca do assunto, relatando: A literatura sempre foi uma arma poderosa dos pais para transmitir valores morais e éticos a seus filhos. Todos os clássicos da ficção infantil trazem exemplos do que é bom e do que é mau, do certo e do errado, e terminam com a mensagem de que é possível superar medos, traumas e diferenças. De uns tempos para cá, outro tipo de livro passou a concorrer com a turma do Pinóquio e da Cinderela – o de autoajuda infantil. Isso mesmo: também as crianças se tornaram alvo dos manuais que fornecem fórmulas práticas para resolver todos os problemas da vida. Enquanto a ficção infantil convencional utiliza fantasias e metáforas para transmitir suas lições, os livros de auto ajuda vão direto ao ponto. Ensinam a criança a lidar com o divórcio dos pais 9 e não se sentir culpada pela separação, mostram como superar a morte de pessoas queridas, como se sair bem a escola e até como ser gordinho no mundo em que Felipe Dylon e Gisele Bündchen são o padrão de beleza. (CARNEIRO, apud OLIVEIRA 2005, p. 69) O autor ainda escreve sobre as leituras pobres, sem qualidade, alegando que sempre tomou a posição de não rejeitar “nenhum tipo de leitura quando se trata de leitores iniciantes”, pois acreditava que o tempo seria responsável pela sofisticação dos mesmos. Hoje, no entanto, não diria que mudei de ideia, mas já não defendo a tese com a mesma convicção. Começo, até, a desconfiar de que Schopenhauer tinha razão quando afirmava o seguinte: “com relação a nossas leituras, a arte de não ler é sumariamente importante (...). Para ler o bom uma condição é não ler o ruim: porque a vida é curta e o tempo e a energia escassos”. (CARNEIRO, 2005, p. 71, SCHOPENHAUER, Arthur. Sobre livros e leitura. Porto Alegre: Paraula, 1994, pp. 33 e 35). 2.4 Relevância e função da literatura infantil Frantz (2011) ressalta a importância de o aluno manter contato com os diversos “tipos de texto” existentes, no entanto, acredita que o texto literário mereça destaque pelo fato de apresentar maiores afinidades com o “leitor infantil”, sendo capaz de envolvê-lo completamente, “apelando para as suas emoções, a sua fantasia, o seu intelecto” e por demonstrar o mundo de forma lúdica, questão fundamental, uma vez que o sujeito envolvido neste processo é a criança. A autora reitera ainda a importância do texto literário ao considerar que este, ao contrário do texto informativo, apresenta uma linguagem conotativa, plurissignificativa, “carregada de sentidos”, diferenciando- se do uso que cotidianamente faz-se dela. Devido ao seu caráter “ambíguo, simbólico”, a literatura oferece ao leitor a possibilidade de intervir, a partir da leitura que desejar fazer. A respeito disso, Frantz (2011) acrescenta: Paradoxalmente, por apresentar um mundo esquemático e pouco determinado, a obra literária acaba por fornecer ao leitor um universo muito mais carregado de informações, porque o leva a participar ativamente da construção dessas, com isso, forçando- o a reexaminar a sua própria visão da realidade concreta (AGUIAR, 1988:15 apud FRANTZ, 2011, p. 34). Frantz (2011) destaca que costumeiramente “tem-se cometido sérios equívocos” em relação aos livros de literatura infantil, pois se costuma “reduzi-los a simples condição de livros didáticos”, delegando a eles a função da leitura como responsável pela escrita correta, “pela internalização das estruturas da língua” e por transmitir aos 10 leitores lições “morais” das mais diversas. A respeito disso, Pedro Bandeira apud Oliveira (2005) destaca: [...] Os livros didáticos ensinam, os paradidáticos reforçam detalhes do conhecimento, principalmente aspectos ligados à formação da consciência e da cidadania e a Literatura... Bom, Literatura é outra coisa. É farra, é diversão, é sonho, é pausa para alimentar a alma, para fortalecer as emoções, para pensar com o coração, para raciocinar com o fígado, para entender com o pâncreas! Livros didáticos e paradidáticos são insubstituíveis, por que nos trazem respostas sem as quais é impossível compreender o mundo. A Literatura não responde nada. Literatura pergunta. Pergunta? E onde encontrar a resposta? Sei lá. Procure dentro de você. Oliveira (2003 b) apud Oliveira (2005) problematiza acerca da suposta função da literatura infantil, ao enfatizar que: Não é função da literatura infantil nem de literatura nenhuma ensinar nada a ninguém, marcando a ferro e fogo, ditando normas de conduta, ou seja lá o que for, mas educar, no sentido etimológico da palavra, conduzindo para fora do sujeito o que nele já existe, contribuindo para, através do belo, ampliar sua percepção de mundo e isso vale pra todas as artes. (OLIVEIRA, 2003 b, apud OLIVEIRA, 2005, p. 58) Já Frantz (2011) destaca que embora a função da literatura seja a de fornecer ao leitor condições para que ele obtenha uma visão mais clara de mundo a partir de novas maneiras de interpretar a realidade, ela não visa substituir valores antigos em detrimento de novos. A autora alega que: Liberta de compromissos que não sejam para consigo mesma, sem nenhuma vinculação ética ou pedagógica, sua única meta é atingir a criança, ampliando seu universo, estimulando sua imaginação, proporcionando- lhe um melhor conhecimento de mundo e de si própria. (WORNICOV, 1986, p. 7, apud FRANTZ, 2011). Carneiro apud Oliveira (2005), referindo-se ainda à função da literatura, cita a “ingenuidade necessária”, “citada por Machado de Assis, que revive quando abrimos um romance e lembra que sem ela não há possibilidade de leitura”: É natural que essa mesma ingenuidade vá se perdendo com o tempo, como o preço que pagamos pelo crescimento, mas é fundamental também que ela renasça sob outras formas na vida adulta. Para isso serve a literatura, para nos fazer lembrar que um dia acreditamos na fantasia. É esta a sua única e 11 primordial função, e qualquer outra é não apenas desnecessária como extremamente perigosa. (CARNEIRO, apud OLIVEIRA 2005, p. 74) 2.5. Problematizando a literatura infantil e o leitor Segundo Abramovich (1995), a criança passa a ser introduzida no mundo da leitura através do contato com textos orais, de modo que a experiência de ouvir histórias, realizada inicialmente por familiares, passa a ser um fator decisivo para que ela se torne um futuro leitor. A autora afirma que através das histórias a criança deixa vir à tona uma série de emoções, podendo, por exemplo, “gargalhar com as situações vividas pelas personagens”, obter repostas para as mais diversas curiosidades, aprender a solucionar conflitos e, inclusive, viajar por lugares nunca vistos através do mundo da imaginação. Nesse sentido, Abramovich (1995) afirma: “Contar histórias é uma arte... e tão linda!!! É ela que equilibra o que é ouvido com o que é sentido, e por isso não é remotamente declamação ou teatro... Ela é o uso simples e harmônico da voz”. Além destas questões presentes “na literatura destinada às crianças”, Coelho (2000) reforça, a partir dos estudos da psicanálise, a importância do elemento maravilhoso como constituinte da literatura infantil, que, conforme a autora ressalta, “pode se apresentar sob diferentes aspectos: metafórico, satírico, científico, popular ou folclórico e fabular”. Segundo Coelho (2000), o “maravilhoso metafórico (ou simbólico)” é constituído de narrativas cujo enredo agrada por si mesmo, “pela história que transmite”, cujo significado, no entanto, só passa a ser entendido pelo leitor, a partir do momento em que ele adquirir “o nível metafórico de linguagem”. Há também, as “narrativas que, com humor, utilizam elementos literários do passado ou situações familiares, facilmente reconhecíveis, para denunciá-las como erradas, superadas... e transformá-las em algo ridículo” (COELHO, 2000), definidas como maravilhoso satírico. O maravilhoso científico é composto por narrativas que ocorrem distantes do “nosso espaço/tempo”, ocasionando atos inexplicáveis pela razão. De acordo com Coelho (2000), “o maravilhoso popular ou folclórico, composto por contos, lendas e mitos possui narrativas que exploram nossa herança folclórica europeia e nossas origens indígenas ou africanas”. Por fim, a autora elenca o “maravilhoso fabular”, que retrata 12 “situações vividas por personagens animais, que podem ter sentido simbólico, satírico ou puramente lúdico”. Conforme afirma Coelho (2000): Nessa fase se inicia, para a criança, a luta pela defesa de sua vontade e de seu desejo de independência em relação ao poder dos pais ou à rivalidade com os irmãos ou amigos. É quando inconscientemente, a criança tenta construir sua própria imagem ou identidade e se depara com os muitos estímulos ou interdições aos seus impulsos, etc.; etc. É, pois, nesse período de amadurecimento interior que a literatura infantil e, principalmente, os contos de fada podem ser decisivos para a formação da criança em relação a si mesma e ao mundo à sua volta. O maniqueísmo que divide as personagens em boas e más, belas ou feias, poderosas ou fracas, etc. facilita à criança a compreensão de certos valores básicos da conduta humana ou do convívio social. Tal dicotomia, se transmitida através de uma linguagem simbólica, e durante a infância, a nosso ver, não será prejudicial à formação de sua consciência ética (...) (COELHO, 2000, p. 54) Coelho (2000) afirma, ainda, que as crianças tendem a perceber que, embora criadas, as histórias se assemelham muito com suas histórias de vida e que evidenciam a precisão de “suportar a dor ou correr riscos para se conquistar a própria identidade”. Segundo a autora, a literatura passa a ter uma função muito importante, auxiliando a criança “a encontrar significado na vida”. Frantz (2011) ressalta que embora os responsáveis pela aproximação entre criança e literatura tenham motivos unicamente pedagógicos, o que determinará a sua permanência vem a ser o “prazer –lúdico –estético” que ela oferece ao leitor. 2.6 Analisando a literatura na escola Azevedo apud Oliveira (2005) destaca a necessidade de se levantar questões acerca de como a escola vem trabalhando com os livros de literatura infantil, uma vez que ela vem sendo um dos únicos locais de mediação “da leitura e da formação de leitores”. Ele salienta que os livros costumam ser “utilizados como simulacros de livros didáticos”. E argumenta: “é preciso ser claro: didatizar, utilizar textos literários com fins meramente utilitários (ensinar a língua, ilustrar temas científicos, etc.) significa reduzir e descaracterizar a literatura, que assim perde sua essência e deixa de fazer sentido”. Zilberman (1982) alega que há uma questão que une a literatura à escola: o fato de ambas possuírem um aspecto formativo, deste modo, age sobre o indivíduo ativamente, impedindo que este seja passivo a seus resultados. A autora alega que ao 13 selecionar textos de literatura o professor tende a se guiar por padrões cultos, no entanto, torna-se fundamental que ele observe “a qualidade estética”. E justifica: Porque a literatura infantil atinge o estatuto de arte literária e se distancia de sua origem comprometida coma pedagogia, quando apresenta textos de valor artístico a seus pequenos leitores; e não é porque estes ainda não alcançaram o status de adultos que merecem uma produção literária menor. (ZILBERMAN, 1982, p. 23) Diante destas questões e após ter realizado inúmeros estudos e pesquisas, Frantz (2011) afirma convictamente que: “ler faz a diferença”; e mais: “o texto literário é fator imprescindível no processo de formação do leitor. É a porta de entrada para o mundo da leitura”. Desta forma, torna-se fundamental que o professor não apenas dedique tempo e “espaço para a vivência da literatura em suas aulas”, mas se dedique, sobretudo, a construir uma história de amor pela leitura a fim de incentivar seus alunos através de seu exemplo. Além, disso, é necessário que o professor mantenha um cuidado especial a fim de não acabar com o prazer proposto pela leitura, evitando realizar tarefas inoportunas, de caráter repetitivo, que não estejam vinculadas de forma alguma com a leitura realizada ou com a literatura. Filho (1998) traz uma consideração importante acerca do sujeito leitor que costuma habitar a escola: O sujeito leitor não está na sala de aula, exclusivamente; ao contrário, ele está lá também e não perde esta condição visceral, indispensável na vida social moderna, por estar na fábrica, no escritório, nos trens, em família ou... na aula de matemática. Mais que isto, ele deve ler para entender o que é possível entender do que os outros dizem e para interpretar, com seu próprio acervo de vida e repertório de conhecimento, a escrita do texto. Mais: precisa ler o que não está escrito e ler mais longe ainda, o que pode vir a ser escrito, deduzido dos atos de fala (...). (FILHO, 1998, p. 11) Diante dessas questões, pretendi investigar o espaço da literatura na escola por meio de questionamentos, imagens, registros e observações, os quais serão descritos no decorrer do trabalho, a fim de constatar se ela se comporta como habitante ou turista (também representada pela figura do estrangeiro), buscando compreender o sentido de tais metáforas no contexto da literatura no ambiente escolar. 14 3. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS Para perceber como a literatura transita no espaço escolar – como habitante ou turista- observei espaços escolares das redes municipal e estadual de ensino no Vale do Taquari/RS. Destaquei a forma de atuação da literatura através da análise de posturas ou procedimentos tomados por alguns profissionais da escola, bem como em atitudes de alunos que contribuem para que a literatura seja de tal modo. Portanto, a presente pesquisa possui um referencial bibliográfico, tratando-se de uma pesquisa de cunho qualitativo e o procedimento técnico utilizado foi o de estudo de campo, uma vez que fui a algumas escolas observar espaços em que a literatura atua, o que me possibilitou elencar alguns dados acerca de sua forma de atuação e de que forma o corpo docente, discente e até mesmo outros profissionais das redes de ensino analisadas agem para que a literatura assuma tal forma, ou seja, que atitudes os mesmos tomam ou deixam de tomar para que a literatura “invada” os espaços escolares. Ainda, utilizarei o método da cartografia para análise dos resultados obtidos, que é “útil para descrever processos mais do que estados de coisa, nos indica um procedimento de análise a partir do qual a realidade a ser estudada aparece em sua composição de linhas”(Deleuze e Guattari, 1995; Guattari e Rolnik, 1986; Fonseca e Kirst, 2003 apud Passos e Eirado, 2009). Ainda, de acordo com Passos e Eirado (2009), O cartógrafo acompanha essa emergência do si e do mundo na experiência. Para realizar sua tarefa não pode estar localizado na posição do observador distante, nem pode localizar seu objeto como coisa idêntica a si mesma. O cartógrafo lança-se na experiência, não estando imune a ela. Acompanha os processos de emergência, cuidando do que advém. É pela dissolvência dos pontos de vista que ele guia sua ação. (PASSOS e EIRADO, 2009, p. 129) Desta forma, cabe ao cartógrafo “habitar a experiência sem estar amarrado a nenhum ponto de vista, e por isso, sua tarefa principal é dissolver o ponto de vista do observador, sem, no entanto, anular a observação”. (Passos e Eirado, 2009, p. 123) Além das observações nos espaços escolares descritos anteriormente, e apontamentos teóricos a partir dos mesmos, elaborei um diário de bordo a fim de constatar alguns dados com maior veemência, uma vez que estes podem não aparecer nas observações, tendo em vista que elas ocorreram em um curto período de tempo. Desta forma, o diário de bordo possibilita analisar se há momentos na rotina escolar dedicados à leitura literária, se ela é obrigatória ou livre, entre outros aspectos que surgiram ao longo das observações. Assim, acredito na validade do “documento”, o qual foi um recurso destinado a facilitar as minhas observações, permitindo também o registro de minhas impressões e sensações ao longo das observações nos espaços escolares. No entanto, o mesmo só faz sentido se for aliado à teoria e agir a fim de propor discursos e movimentos que venham a favorecer mudanças nos espaços em que a atuação da literatura for precária ou pouco existente. 16 4. PERFIL DA LITERATURA NOS ESPAÇOS ESCOLARES - UM PASSAPORTE PARA A INVESTIGAÇÃO 4.1.Relato das observações relacionadas à Literatura no Espaço Escolar realizadas em duas escolas do Vale do Taquari Ao pisar pela primeira vez no território desconhecido da escola B, dirigi-me à secretaria para realizar as devidas apresentações. Enquanto aguardava, um tanto impaciente, pois a diretora estava atendendo alguns pais, achei-me no direito de iniciar a observação no espaço em que havia transitado. Sem fazer muito esforço para procurar, logo encontrei bem à minha frente exposto um cartaz anunciando um concurso de poesia –da AES SUL -, o qual dizia: “A poesia nunca perde a vontade de criar”. – Verdade, pena que são poucos os que queiram se aventurar por este caminho! – Ousei pensar. Enquanto ainda esperava, aqueles “poucos minutos” pareciam se converter em intermináveis horas. Até que enfim, chegou minha vez! A diretora recebeu-me muito bem e logo me apresentou a uma de suas funcionárias, a qual me encaminhou até a sala dos professores. Ali, no íntimo de meu ser, realizei a primeira constatação... o ambiente, embora semelhante a uma cozinha (por sinal, bem aconchegante), assim como a secretaria, não revelava nenhum sinal de que ali a literatura pudesse habitar. Uma parada para registros em que pude constar e depois, constatar: apenas cartazes de recados gerais que se dedicavam única e exclusivamente a “vigiar e punir o comportamento” de funcionários e alunos! Naquele momento, veio-me à memória alguns professores, ilustres autores e filósofos, como Baumann, Foucault... mas o poder agora cede espaço à literatura pois é sobre ela que pretendo me debruçar! Visualizei então, em meio aquele ambiente cheio de interdições, uma “Janela sobre as proibições”: Na parede de um botequim de Madri, um cartaz avisa: Proibido cantar. Na parede do aeroporto do Rio de Janeiro, um aviso informa: É proibido brincar com os carrinhos porta-bagagem. Ou seja: ainda existe gente que canta, ainda existe gente que brinca. (GALEANO, 1994, p. 76) E, acima de tudo, ainda existe gente que pensa e ousa realizar coisas inusitadas, por ora proibidas, no espaço escolar daquela instituição. Logo fui questionada pela professora que me acompanhava acerca dos espaços que pretenderia observar e, então, escolhi a biblioteca. Após subir algumas escadas, bem ao final do corredor, lá estava ela. Fria, inóspita, imóvel, à espera dos primeiros passos que fossem habitá-la naquela tarde, ou até mesmo, naquele dia. Mas como entrar, se a porta... a porta não estava fechada, estava trancada! Literalmente: a sete chaves. Na biblioteca denominada “Simões Lopes Neto”, pude observar muitos materiais: livros empilhados em classes e alguns contidos em caixas no chão à espera de um local adequado. Enquanto “soavam” inúmeros pedidos de “fique à vontade!”, passei a realizar alguns registros, enquanto “minha sombra” realizava a leitura de um jornal. Educadamente, a interrompi para alguns questionamentos. A professora que havia me acompanhado relatou-me que, normalmente, o local fica aberto para que as crianças possam retirar livros e que ali trabalham ela, no turno da tarde, e uma funcionária (serviços gerais), com formação no Ensino Médio, a qual assumiu esta função nos turnos manhã e tarde por apresentar problemas de saúde nas tarefas desempenhadas anteriormente. Salientou ainda que naquele dia estava faltando uma professora, motivo pelo qual a biblioteca estava fechada. Tendo encerrado minhas observações iniciais, a professora falou-me com muito agrado da sala de leitura, a qual fez questão de que eu conhecesse. Sorridente, aceitei seu convite. Por um instante, ousei pensar: “Nem tudo está perdido, mas...” chegando à sala ao lado, adivinha quem eu encontrei? Ninguém, pois a porta novamente estava fechada! E a professora, demonstrando um “contentamento descontente” (CAMÕES, 2005, p. 11) pôs-se a falar do Projeto “Leitura nas férias”, realizado anualmente, com alunos do 1º ao 5º ano (cerca de 150 crianças). Assim, cada criança leva uma sacola de TNT com três livros de literatura infantil, cuja estampa é pintada por crianças participantes do Projeto. 18 Figura 1: Sacolas do Projeto “Leitura nas Férias” Fonte: Elaborado pela autora Há um detalhe interessante de se observar na elaboração das sacolas de leitura: as crianças que auxiliaram na confecção das mesmas foram as retiradas da aula por mau comportamento. E agora, me pergunto: esta estratégia seria a mais viável? Aquele aluno que está “incomodando”, com certeza chama sua atenção para algo: pode ser que a forma de ensino não lhe agrade, que a professora não interaja com a turma ou acredite que seus alunos devam ser sempre obedientes, que não ousem pensar, criticar, que não venham se permitir ao riso em momento algum, ou simplesmente estas crianças estão passando por desafios que lhes impeçam de concentrar-se no momento da aula. Podem ser muitos os motivos que levem aquele aluno presente de corpo, porém distante, à fuga para outros mundos, mas torna-se necessário investigar, buscar aproximações, promover encontros de uma forma amigável, a fim de que a literatura seja um caminho de encontro do sujeito consigo mesmo, com o outro e não soe como castigo, punição ou algo semelhante. Ouso pensar com Galeano esse mundo “das contradições” (GALEANO, 2000, p. 123) Cada promessa é uma ameaça; cada pedra, um encontro. Dos medos nasce as coragens; e das dúvidas, as certezas. Os sonhos anunciam outra realidade possível e os delírios, outra razão. Somos, enfim, o que fazemos para transformar o que somos. A identidade não é uma peça de museu, quietinha na vitrine, mas a sempre assombrosa síntese das contradições nossas de cada dia. (GALEANO, 2000, p. 123) Além de ler/contar as histórias, as crianças deveriam escolher um dos livros para reproduzir junto a seus familiares um material de sucata relacionado à história. Ali, numa prateleira no canto da sala, estavam expostos fantoches de meia, animais confeccionados a partir de garrafa pet, caixa de leite, rolo de papel higiênico. Pude observar também algumas fotos do projeto expostas no mural, em que as crianças posavam com as sacolas de leitura. 19 Figura 2: Objetos de sucata relacionados ao Projeto “Leitura nas Férias”. Fonte: elaborado pela autora O território da escola A já era um pouco familiar por ter realizado ali uma prática pedagógica nos anos iniciais. No entanto, estava sendo-me imposto um desafio: despir-me daquilo que já conhecia, dos conceitos pré-concebidos para assumir uma nova postura de observadora. Após os primeiros contatos com a coordenação, fui acompanhada pela supervisora até a biblioteca “Dom Quixote”, a qual me deixou totalmente à vontade e, nesses termos, retornou aos seus afazeres. Inicialmente, estranhei ter perdido de vista a figura do acompanhante, mas logo fui retomando meus pensamentos, fazendo brotar em mim a figura do observador crítico que parecia estar adormecida. Fiquei perplexa diante de tanto material: uma infinidade de livros coloridos, alegres, diversas mesas com cadeiras e alguns mochinhos, convidando para uma entrega total à leitura, sem tempo para acabar! O ambiente, além de limpo, muito bem iluminado e arejado, possuía tirinhas de histórias em quadrinhos coladas pelos armários e alguns móbiles com personagens do nosso folclore pendurados no teto. Num cantinho da biblioteca estavam expostos em torno de 20 belos cartazes produzidos por uma turma de alunos, os quais faziam propaganda de diversas obras de literatura infantil e juvenil. 20 Figura 3: Tirinhas coladas nos armários Fonte: Elaborado pela autora. Figura 4: Obras dos alunos expostas na biblioteca Fonte: Elaborado pela autora. Mais adiante, surpreendi-me com a escrita na parede: “Pode ser seu!”. Os dois alunos da escola que mais vendessem os números de rifa da biblioteca ganhariam um dos 11 livros (novos e lacrados) que estavam expostos em algumas mesas. Atrás da porta havia um “cartaz” com normas da biblioteca, de modo que me chamou atenção a questão relativa à multa dos livros. Esta seria cobrada no caso de atraso da entrega dos mesmos, porém, o valor seria investido na compra de livros novos. E o mais importante: aquele local estava sendo habitado por uma turma de 13 alunos do 3º ano que não somente ocupavam as cadeiras com seus corpos, mas se entregavam de “corpo e alma” à leitura de diversas obras literárias que eram disponibilizadas sobre as mesas. A professora também estava lendo. 21 Apesar de haver um pequeno cartaz no qual estava escrito: “Este é um local de trabalho. Por favor, faça silêncio”, as crianças dialogavam harmonicamente, apenas necessitando de algumas chamadas de atenção quando “se excediam”. As leituras eram embaladas pelo som harmônico do folhear das páginas dos livros; e os diálogos, em sua maioria, estavam vinculados às obras, a outras leituras realizadas pelas crianças, as quais estabeleciam relações com o seu cotidiano. Mas isso não é tudo! Ninguém está condenado a ler e segurar para si o grito da emoção, da beleza ou mesmo da tristeza e da angústia que sobrevoa em sua mente. Há momentos de partilha, pois as crianças têm a oportunidade de contar para os colegas aquilo que leram. E para não perderem o encantamento, o hábito da leitura, as crianças retiram um livro por semana, sendo que poderão trocar por outro quando lerem antes do prazo de devolução. Um pouco antes de retornar para a sala de aula a professora reforçou à sua turma que cada aluno deveria retirar livros, porém, naquele dia não poderia ser gibi, pois na semana seguinte fariam uma apresentação/ trabalho sobre os mesmos. Dado o sinal, de forma tranquila e organizada, a turma despediu-se momentaneamente da biblioteca, enquanto que outra turma passou a habitar o mesmo local. Desta vez, uma turma de 15 alunos do 3º ano. Um pouco mais agitados, mas da mesma forma, alguns folheavam os livros procurando achar um de seu interesse para realizar uma leitura, ao passo que outros simplesmente liam um, dois..., todos os livros pareciam lhes interessar. Enquanto isso, a bibliotecária realizava seu trabalho com boa disposição e empenho: organização de livros, registro dos que iam sendo retirados pelas crianças, combinações com a professora, entre outras tarefas. Aproveitei um momento “mais tranquilo” para realizar alguns questionamentos à bibliotecária que, prontamente, relatou-me acerca de algumas questões importantes. Formação: Magistério e Ensino Superior Incompleto (cursando Biologia). Horários em que a biblioteca fica aberta: Todos os dias, exceto às quartas- feiras, pois a carga horária da bibliotecária é de 33 h. Com que frequência os alunos “visitam” o local? Quase que diariamente. Quais turmas retiram livros? Todos (pré ao 9º ano). Há limite de livros retirados? Pode retirar um livro por semana, porém, assim que ler, poderá devolver e trocar outro. Diário de Bordo do dia 18/08/16 22 Tendo encerrado o expediente na escola, despedi-me, agradecendo pela hospitalidade e retirei- me do local com a cabeça a borbulhar pensando em minhas escritas. No dia 08 de setembro retornei ao espaço da escola A, a fim de realizar novas observações. Estando em reunião, a orientadora não pode atender-me, no entanto, avisou-me por meio de uma professora que realizasse minhas observações à vontade. Nos corredores constatei que além dos cartazes já existentes na observação anterior, havia novos cartazes, alguns relacionados a datas comemorativas e outros contemplando o envolvimento das crianças de modo especial nas questões relacionadas à literatura. Figura 4: Algumas produções das crianças. Fonte: Elaborado pela autora. No espaço da biblioteca os mochinhos estavam organizados de forma diferente da observação anterior, havia uma nova disposição de livros expostos numa mesa grande e o local estava sendo habitado por uma turma de alunos (6º ano) que juntamente com sua professora, estavam envoltos no processo de leitura. Apesar de haver um pouco mais de resistência por parte dos alunos, todos estavam lendo, sendo que a grande maioria havia optado por gibis, no entanto, na hora da retirada dos livros surgiram obras de Ana Maria Machado, Marcos Rey, entre outras. Despedi-me satisfeita pelas novas constatações que pude realizar naquela tarde, e ansiosa para continuar minhas escritas, pretendia anunciar aos quatro cantos a literatura que habita naquela instituição. Ao retornar à escola B na tarde de 12 de setembro, deparei-me com as portas da biblioteca abertas, no entanto, a sala de leitura estava trancada, sendo aberta apenas para 23 que eu fotografasse o local. Voltando à biblioteca, havia uma única hóspede naquele local: a funcionária; e desta forma, foi até o final daquela tarde. Para falar a verdade, mais três crianças frequentaram o local, mas não à procura de obras literárias. Frustrou- se? Pois é, eu também! Isso mesmo! Elas vieram até a biblioteca a pedido da funcionária para responderem algumas questões que abordarei em seguida. Já estava com “uma pulga atrás da orelha”, e, com a chegada das três crianças, fui invadida por mais uma. Quer saber por quê? Pois bem, na outra vez que estive na escola a professora que me atendeu relatou-me que no turno da tarde ela permanecia na biblioteca juntamente com a funcionária que estava ali, no entanto, “casualmente” naquele dia ela não estava. Ao ser questionada sobre a ausência da colega, J. relatou-me que ela estava “dando aula” em outra escola. Em relação às crianças, solicitei que gostaria de conversar com três ou quatro, podendo ser meninos e meninas, participantes do Projeto Leitura nas Férias. A pergunta que não quer calar é: por que será que vieram apenas três meninas? Nem precisa se dar ao trabalho de responder, eu já suponho: “aos olhos da escola” observada, é necessário esconder a aparente ignorância masculina ou a falta de envolvimento dos mesmos, afinal o sexo feminino carrega o estereótipo de ser o mais inteligente, mais estudioso, entre outros atributos. Ao receber as meninas, apresentei-me, realizando os questionamentos propostos: Você gostou de participar do Projeto “Leitura nas férias”? Que tipo de atividades você fez? Gostaria de participar novamente? Tem Hora do Conto / Contação de Histórias na sua sala ou na escola? Você gosta desses momentos? Por quê? É importante ler e ouvir histórias? Por quê? Diário de bordo do dia 12/09/16 24 Aluna M F 7 anos 1º ano I Gostou do Projeto. Realizou um fantoche (enguia) e bichos de palitos com o auxílio da mãe. Gostaria de participar novamente do Projeto. Relatou que atualmente não possui Hora do Conto. Diário de bordo do dia 12/09/16. Aluna M 8 anos 3º ano I Gostou de tudo. Além da leitura construiu uma máscara e desenho da história. Sim, acredita que a leitura é importante. “E quando não tem letras a gente imagina.” (aluna M referindo-se aos livros de imagens). Diário de bordo do dia 12/ 09/16. tem letras a gente imagina”. (referindo- se aos livros de imagens). Diário de bordo do dia 12/09Z Aluna K 11 anos 5º ano. Gostou muito de participar do Projeto, o qual frequenta desde o 1º ano, descrevendo como “bem legal”. Realizou resumo do livro, destacando autor e personagem principal. Apesar de não ter momentos de hora do conto na escola, a aluna acredita que esses momentos são bem importantes. Salientou: “Porque a gente aprende. Aprende a contar histórias pra quem não sabe ler”. Diário de bordo do dia 12/09/16. 25 A partir dos questionamentos realizados às meninas, pude perceber uma série de questões que me inquietam, me atingem, e, na minha condição de educadora, é, no mínimo, inadmissível que me cale diante de tais fatos. Primeiramente, foi possível constatar que as alunas entrevistadas manifestaram interesse pelas atividades relacionadas ao “Projeto Leitura nas Férias”. Lamentável é que a literatura na instituição gire apenas em torno disso. Ficou evidente nelas o interesse em aprender, em permitir-se o contato com novas experiências literárias e, ao mesmo tempo, transpareceram tristeza, frustação ao relatarem que não há momentos de hora do conto na escola. Não bastasse isso, diante da negativa das crianças em relação à hora do conto, a funcionária interrompeu afirmando: “mas eles recebem as sacolas com livros pra levar pra casa”, como se isso substituísse o encantamento, o prazer em ouvir histórias. Outra questão que literalmente chocou-me está relacionada à pobreza presente no vocabulário daquelas crianças, ficando evidente na fala da menina de 11 anos que, ao justificar-se diante do gosto que possui por ler e ouvir histórias, apenas exclamou: “É bem legal”! Por outro lado, animou-me o fato da mesma aluna manifestar um sentimento de solidariedade, um interesse pelo bem coletivo, ao afirmar: “porque a gente aprende. Aprende a contar histórias pra quem não sabe ler”. Além disso, encantei-me com a fala da menina de 8 anos, a qual relatou: “e quando não tem letras a gente imagina”. Essa frase, além de linda, é poética, carregada de sentidos. Através dela, a aluna manifesta o seu interesse por livros de imagens, identificando a função dos mesmos, que é justamente, a de desenvolver a imaginação, o senso crítico, a apreciação pelas imagens, possibilitar a leitura de mundo, e, por meio dela, me ponho a refletir juntamente com Gutfreind (2016): O que me cativava é que você me dava acesso a outro mundo. Os valores que dominavam a minha infância não existiam nele. Esse mundo me encantava. Eu podia escapar ao entrar nele, sem obrigações nem pertencimento. Com você, eu estava em outro lugar; um lugar estrangeiro, estrangeiro a mim mesmo. (GUTFREIND, 2016, p. 60) E despedi-me, com um pingo de esperança de que aquele inocente discurso certamente sinalizava o começo de um longo processo de mudanças que estariam por vir. 26 5. DESVENDANDO AS DUAS FACES DA LITERATURA Após ter observado como a literatura se relaciona nos diferentes espaços de duas escolas do Vale do Taquari/ RS pude constatar que o trabalho desenvolvido na escola A demonstra muito bem que ali a literatura habita verdadeiramente. Ela não surge apenas quando há necessidade, mas se constitui numa prática constante, atuando em todo o ambiente da escola. Lá os alunos são contagiados pela magia da literatura, curtem esses momentos com intensidade, permitindo que a fruição os invada. Nesse caso, pode-se dizer que a literatura assume um caráter de “habitante”, pois convida à entrega, instiga e acrescenta à vida dos estudantes, sem, no entanto, “destruir” a sua identidade. Caio Fernando Abreu (1988) traz uma passagem que nos remete a pensar como este convite pode ser encantador. “Moncher, apanhe suas maracas, suas malhas de balé, seus pratos chineses – apanhe todos os pedaços que você perdeu nessas andanças e venha para meu tapete mágico. Te quieres volar conmigo hasta los sitios encantados? Somethingelse.” (ABREU, 1988, p. 50) O fato de haver momentos semanais em que os alunos se dedicam à leitura na biblioteca, acompanhados pela professora, é algo de extrema importância, pois, especialmente nos anos iniciais, a criança necessita de um estímulo para adentrar com intensidade no mundo da literatura, e é preciso que a figura do adulto, neste caso, o professor, perpetue como um bom exemplo de leitor. Ouso pensar este processo através de uma das histórias descritas em “O livro dos Abraços”: Diego não conhecia o mar. O pai, Santiago Kovadloff, levou- o para que descobrisse o mar. Viajaram para o Sul. Ele, o mar estava do outro lado das dunas altas, esperando. Quando o menino e o pai enfim alcançaram aquelas alturas de areia, depois de muito caminhar, o mar estava na frente de seus olhos. E foi tanta a imensidão do mar, E tanto seu fulgor, que o menino ficou mudo de beleza. E quando finalmente conseguiu falar, tremendo, gaguejando, pediu ao pai: - Me ajuda a olhar! (GALEANO, 2000, p. 15) Acredito, ainda, que além de merecer um olhar especial, “[...] a literatura comove, instiga a reflexão, reanima ideias e desejos, colocando o leitor em posição de fazer interagir o que lê com o que vive.” (YUNES, 1998, apud FILHO, 1998, contracapa). E por falar em vivência, constatei que na escola A, a literatura flui, invadindo todos os cantos, fazendo parte da vida de cada criança, perpassando pelos diálogos entre professores, alunos, bibliotecária, ou quem estiver ali. Não é preciso provar para ninguém o que acontece naquele local, ou seja: não necessita alguém explicar como a literatura invade os espaços do ambiente escolar, pois ela está presente diariamente, de modo natural. Torna-se visível, muito claro e praticamente impossível descrever com palavras a riqueza, a importância de cada instante vivido com tamanha intensidade. Mas isso não é tudo... da mesma forma que ler, se apropriar com intensidade das obras literárias são importantes, os momentos em que as crianças têm a oportunidade de compartilhar com os colegas aquilo que leram é fundamental. Afinal, Quando é verdadeira, quando nasce da necessidade de dizer, a voz humana não encontra quem a detenha. Se lhe negam a boca, ela fala pelas mãos, ou pelos olhos, ou pelos poros, ou por onde for. Porque todos, todos, temos algo a dizer aos outros, alguma coisa, alguma palavra que merece ser celebrada ou perdoada. (GALEANO, 2000, p. 23) A mesma literatura que nos encanta, nos comove, faz brilhar nossos olhos, se instaura em nossas mentes e encontra morada em nossos corações, após nos permitir um deleite profundo, necessita ser anunciada, a fim de que outros sujeitos possam experimentar tais sensações. E o hábito das crianças de retirarem semanalmente um livro para lerem no aconchego de seus familiares comprova isso. Assim, “[...] vamos lendo e contando para que outros descubram os mundos que dormem nas palavras.” (FILHO, 1998, Contracapa). E por falar em “mundos que dormem nas palavras” (FILHO, 1998, Contracapa), eis que me deparo com um local em que a literatura está adormecida! Ao transitar pela escola B pude encontrar um território em que, assumindo a condição de estrangeiro, a 28 literatura habita esporadicamente 2 , quando dá tempo, com o intuito de aproveitá-la para algum projeto, por exemplo. Bizello (2005) relata: [...] primeiro procura apartamento, depois trabalho, depois escola, depois, se sobrar tempo, amor. Depois, se preciso for, e sempre é, motivos para rir ou chorar – ou qualquer coisa mais drástica, como viciar-se definitivamente em heroína, fazer auto-stopaté o Katmandu, traficar armas para o Marrocos ou – sempre existe old fashion– morrer de amores por alguém que tenha nojo de sua pele latina. (ABREU, 1988, p. 51 apud BIZELLO, 2005) Lá não há habitantes, apenas turistas... E temo dizer que: “[...] passaram-se os anos. Eu já não temo nem creio... Assim me salvarei do purgatório, que está cheio de horríveis turistas da classe média; e no final das contas, se fará justiça” (GALEANO, 2000, p. 86). “Turistas da classe média” foi exatamente o tipo de público com o qual me deparei na escola B. Aquele tipo de leitor morno, com pouco sentimento, não crítico... Por outro lado, deparei-me com um pouco de esperança diante de algumas crianças, como aquelas com quem conversei, as quais demonstraram um fascínio pela literatura. No entanto, a escola carece de recursos financeiros, de estímulos. Está sobrevivendo, apesar do descaso e do abandono das instituições governamentais. Lá, ainda ressoam algumas vozes esperando serem ouvidas, como se dissessem: “(...) – Diga para... diga para alguém que eu estou aqui.” (GALEANO, 2000, p. 70) Diante do fato, questiono-me: onde está o prazer pela leitura? A culpa de não haver um encontro fiel com a literatura será de quem? Cabe-nos acharmos culpados? O fato me remete à “Crônica da cidade de Nova Iorque” (GALEANO, 2000, p. 82), cuja história conta que “A mulher foi-se embora depois de doze anos de casamento. Não é culpa dela, diz. Entrou e tchau, diz. Ela nunca gozou, diz. Diz que a culpa é da próstata”. Deste modo, não há como culparmos os alunos que não leem. Se não encontram prazer na leitura, ora, não terão motivo para fazê-lo! Torna-se muito mais conveniente solucionar o problema, motivando nossas crianças, demonstrando com palavras e atitudes que o contato com as obras literárias é algo maravilhoso. Por vezes desafiador, no começo, um pouco árduo, sim, mas, extremamente valioso, prazeroso e significativo! 2 Expressão utilizada pela professora do Curso de Pedagogia do Centro Universitário UNIVATES, Mariane Inês Ohlweiler. 29 Diante disso, acredito fielmente que a literatura deva fazer parte de nossas vidas desde a gestação e se estender até o fim de nossa existência. Pois bem, este discurso é belo e verídico, mas entramos agora numa questão extremamente preocupante, desafiadora, e que por vezes tem nos tirado algumas noites de sono. O que fazer diante de uma parcela esmagadora de professores que andam desmotivados, fatigados por um sistema que lhes exige cada vez mais e lhes retorna com médias e até péssimas condições de trabalho? Sabemos que temos sido vítimas de um sistema de governo que não se empenha com as questões físicas e sociais, tampouco com as questões culturais que atingem nossas crianças e jovens, especialmente no âmbito da literatura. O descaso do governo com este artefato é algo preocupante e que se alastra pelo país inteiro trazendo inúmeras consequências a toda a população. Lamentavelmente, pertencemos a “Um sistema (...)” em que “O outro é um competidor, um inimigo, um obstáculo a ser vencido (...). O sistema, que não dá de comer, tampouco dá de amar: condena muitos à fome de pão e muitos mais à fome de abraços”. (GALEANO, 2000, p. 81) E mais, eu diria: a fome da literatura, do hábito, do prazer pelas obras literárias. Pode-se dizer que a literatura é considerada por muitos, especialmente pelos governantes, uma inimiga, pois preserva e resgata a cultura, fornece inúmeros subsídios à educação dos sujeitos, sem contar no prazer que ela proporciona. Em função dessa “inimizade”, pouco habita nos sistemas de ensino público. No entanto, nossas crianças permanecem famintas e sedentas de um ensino que lhes dê o mínimo para que alcancem a condição de cidadãos dignos de manterem contato com obras literárias de qualidade. Caso contrário, continuaremos a presenciar esse “sistema de desvínculos: para que os calados não se façam perguntões, para que os opinados não se transformem em opinadores. Para que não se juntem os solitários, nem a alma junte seus pedaços” (GALEANO, 2000, p. 121). Além do mais, este sistema está cada vez mais gerando um vasto número de pessoas com uma pobreza vocabular e que “não sabe” apreciar a literatura como ela realmente merece, justamente em decorrência da falta do hábito da leitura. Se junta a isso o fato de que se os professores, especialmente os de anos iniciais, não aderem à literatura em sala de aula, como esperar que as crianças o façam? Galeano (2000) ilustra muito bem este fato com o texto “A arte para as crianças”: 30 - Era uma vez um passarinho que não queria comer a comidinha. O passarinho tinha o biquinho fechadinho, fechadinho, e a mamãezinha dizia: “Você vai ficar anãozinho, passarinho, se não comer a comidinha”. Mas o passarinho não ouvia a mamãezinha e não abria o biquinho... E então a menina interrompeu: - Que passarinho de merdinha – opinou. (GALEANO, 2000, p. 40) Torna-se muito claro que as crianças tendem a reproduzir aquilo que ouvem, que vivenciam e infelizmente, salvo em raros casos, não estamos cercados de uma cultura que valoriza a literatura e que faça bom uso dela. Pude comprovar este fato ao transitar pelos espaços da escola B, na qual a literatura ocupa um canto periférico 3 . Não cabe a mim julgamentos acerca do trabalho que vem sendo desenvolvido na instituição B, até porque destaco que há boa vontade por parte da direção, funcionários e professores. No entanto, há uma série de questões já elencadas que acabam por desestimular o grupo e, consequentemente, não contribuem para que a literatura habite efetivamente naquele local. Deste modo, há necessidade urgente de que se busquem estímulos, na medida do possível, levando em consideração a atual situação política e econômica do país, para que as crianças e jovens não venham a ser prejudicadas e aprendam a lutar contra um sistema que lhes priva do direito a uma educação de qualidade. Caso contrário, estaremos condenados a uma cultura que se amedronta diante de situações de descaso, como a vivenciada pela escola B. Queiramos nós que não aconteça como na história: “Certa manhã, ganhamos de presente um coelhinho das Índias. Chegou em casa numa gaiola. Ao meio dia, abri a porta da gaiola. Voltei para casa ao anoitecer e o encontrei tal e qual o havia deixado: gaiola adentro, grudado nas barras, tremendo por causa do susto da liberdade.” (GALEANO, 2000, p. 111). Essa “liberdade” a literatura nos proporciona, afinal, a temos em mãos a todo instante. Basta ousar, criar, experimentar o que de melhor ela nos proporciona... Mesmo sabendo que em determinados momentos, especialmente na escola, somos “forjados” a manter contato com obras literárias que não nos agradam muito, isto tem a sua 3 Expressão utilizada pela professora do Curso de Pedagogia do Centro Universitário UNIVATES Mariane Inês Ohweiler. 31 importância. No entanto, possuímos liberdade para adentrarmos no mundo da literatura da maneira que nos convir. Lamentável que na escola B não presenciei o encontro fiel da literatura com o leitor. Pois bem... “Não sei se foi: eu só sei que merecia ter sido. O resto é o resto, e ponto. O tempo apagou todas as pegadas.” (GALEANO, 1994, p. 18) 32 REFERÊNCIAS ABRAMOVICH, Fanny. Literatura Infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 1995. ABREU, Caio Fernando. Estranhos Estrangeiros. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. CADEMARTORI, Lígia. O que é Literatura Infantil. São Paulo: Brasiliense, 1986. COELHO, Nelly Novaes. Literatura Infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2000. FILHO, Domício Proença. A Linguagem Literária. 7. ed. São Paulo: Ática, 1999. FILHO, Francisco Gregório. Guardados do coração: memorial para contadores de histórias. Rio de Janeiro: Amais Livraria e Editora, 1998. FRANTZ, Maria Helena Zancan. A Literatura nas Séries Iniciais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011. FREITAS, Francine Nara de. De figuras que invento: movimentos de professores no currículo da educação infantil. Dissertação de mestrado. PPG Mestrado em Ensino. Centro Universitário UNIVATES, 2016. GALEANO, Eduardo. As Palavras Andantes. Porto Alegre: L&PM, 1994. GALEANO, Eduardo. O Livro dos Abraços. 8 ed. Porto Alegre: L&PM, 2000. GUTFREIND, Celso. Crônica dos Afetos: a psicanálise no cotidiano. Porto Alegre: Artmed, 2016. OLIVEIRA, Ieda. O que é qualidade em literatura infantil e juvenil?: com a palavra o escritor. São Paulo: DCL, 2005. PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virgínia; ESCÓSSIA, Liliana da (Orgs.). Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2009. REVISTA VEJA. São Paulo, ano 37, n. 37. Abril, 15 de setembro de 2004, p. 127. ZILBERMAN, Regina. A Literatura Infantil na escola. 2. ed. São Paulo: Global, 1982. 34