CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES 

CURSO DE PEDAGOGIA - PARFOR 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

BRINQUEDOTECA: ESPAÇO DE APRENDIZAGEM E DIVERSÃO 

PARA E COM CRIANÇAS DE 5 A 6 ANOS DE IDADE 

 

 

Ivana Schneider Kremer 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Lajeado, junho de 2015



Ivana Schneider Kremer 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

BRINQUEDOTECA: ESPAÇO DE APRENDIZAGEM E DIVERSÃO 

PARA E COM CRIANÇAS DE 5 A 6 ANOS DE IDADE. 

 

 

 

Monografia apresentada na disciplina de 

Trabalho de Conclusão de Curso II, do 

Curso de Pedagogia – PARFOR, do Centro 

Universitário – UNIVATES, como exigência 

parcial para a obtenção do título de 

Licenciatura em Pedagogia. 

 

Orientadora: Prof. Elisete Mallmann 

 

 

 

 

 

Lajeado, junho de 2015



 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Quando brinca a criança nutre 

 sua vida interior, descobre sua 

 vocação e busca um sentido 

 para a sua vida (CUNHA, 2011, p. 11)



AGRADECIMENTOS 

Quero dedicar este Trabalho de Conclusão de Curso, da minha primeira 

formação de Curso Superior, a todos que me ajudaram apoiando-me, 

compreendendo-me em minhas dificuldades, angústias, aflições e ausências.  

Aos meus pais, irmãs, filhos e marido por todo o apoio que me deram durante 

esta caminhada que se estendeu por quatro anos e meio, pois foram praticamente 

todos os sábados em que necessitavam se organizar sozinhos, uma vez que eu me 

ausentava para ir estudar. 

Aos meus amigos, principalmente aos que deixei um pouco de lado, 

recusando passeios e visitas, o meu muito obrigado pela compreensão.  

Às minhas colegas de faculdade, que se tornaram amigas ao longo desta 

caminhada na graduação. Foram parceiras de caronas e “confidentes” em alguns 

momentos, pois o convívio já se iniciava nas quintas de noite e se estendia até 

sábados à tardinha e claro, não se esquecendo das semanas de intensivo no mês 

de janeiro, que foram cruéis, mas maravilhosos. Algumas dessas amizades 

permanecerão pelo resto da vida. Também não poderia esquecer o incentivo de 

minhas colegas de trabalho, as quais me apoiaram e ajudaram muito ao perceberem 

minha aflição para tornar possível esta pesquisa.  

À professora Elisete Malmann, que me ajudou muito nesta pesquisa, dando 

dicas e ajeitando alguns “errinhos”, sugerindo outras ideias. O meu muito obrigado 

pela paciência e dedicação para ajudar nesta nova etapa que se inicia em minha 

vida. 



Um agradecimento especial aos alunos da Turma do Jardim B, participantes 

da minha pesquisa, pois se dispuseram a realizar as atividades propostas, sendo de 

extrema importância para a concretização da pesquisa. Também agradeço à direção 

e Associação de Pais da Escola Municipal de Educação Infantil Criança Esperança 

que sempre estiveram de portas abertas para que eu pudesse realizar minha 

pesquisa. 

E, aos demais professores da graduação, que me auxiliaram na busca de 

novos conhecimentos e novas aprendizagens. Em especial, à professora e 

coordenadora de Curso Tânia Miorando, que sempre estava disposta a ajudar, 

dando apoio e força para continuar a nossa trajetória. Enfim, a todos que me 

apoiaram durante toda a graduação, o meu muito obrigado. 



RESUMO 

O presente trabalho relata a pesquisa desenvolvida em uma brinquedoteca de uma 
Escola de Educação Infantil do Município de Travesseiro – RS, centrada em 
investigar as contribuições deste espaço Lúdico nas aprendizagens das crianças da 
faixa etária de 5 à 6 anos de idade, deste contexto educativo. A pesquisa foi 
desenvolvida com dezoito crianças, do jardim “B”, no período de março e abril de 
2015. Sendo desenvolvidos sete encontros, os quais respeitaram os interesses e as 
necessidades do grupo de crianças investigadas. A metodologia da pesquisa se 
fundamentou na abordagem qualitativa, aproximando–se da pesquisa intervenção, 
na medida em que, pesquisados e pesquisadora interagiram ativamente, 
participando das situações propostas, as quais foram analisadas através das 
ferramentas da observação participante, das anotações no diário de campo, dos 
registros fotográficos, dos vídeos e das conversas informais com as crianças. Os 
referenciais teóricos se inspiraram nas ideias de Moyles (2002) e Fortuna (2011 e 
2004) que tratam da relevância do brincar, assim como nos estudos que salientam a 
organização dos espaços lúdicos desenvolvidos por Horn (2004) e enquanto 
brinquedotecas salientados por Cunha (2011, 2000 e 1995).  As reflexões 
desencadeadas através das análises desta investigação as quais sinalizam a 
relevância do brincar no contexto investigado, assim como, destacam a influência da 
organização dos espaços da brinquedoteca investigada, serão de grande valia para 
que outros professores possam fundamentar e repensar suas práticas, apoiando-se 
numa proposta pedagógica lúdica, difundida através das brinquedotecas. 
 
Palavras-chaves: Brinquedoteca, Espaço lúdico, Aprendizagem, Educação Infantil, 
Metodologia lúdica. 



LISTA DE FIGURAS  

Figura1 – Etapas da construção da Brinquedoteca ................................................... 11 

Figura 2 – Crianças auxiliando na construção do espaço da brinquedoteca ............ 21 
Figura 3 – Registros dos cantos lúdicos internos da Brinquedoteca ......................... 24 
Figura 4 – Envolvimento dos meninos no canto do Marceneiro ................................ 27 

Figura 5 – Momento do envolvimento das meninas com as fantasias e acessórios . 28 
Figura 6 – Crianças diversificando suas escolhas em relação aos brinquedos e 
brincadeiras ............................................................................................................... 29 
Figura 7 – Momento das brincadeiras livres nos espaços da brinquedoteca ............ 30 
Figura 8 – Brincadeiras das meninas no canto lúdico da cozinha ............................. 33 

Figura 9 – Brincadeiras dos meninos com os carrinhos e as ferramentas de 
marceneiro ................................................................................................................ 33 
Figura 10 – Brincadeiras diversificadas dos meninos e meninas .............................. 34 
Figura 11 – Momentos em que as meninas se fantasiaram de princesas ................. 38 

Figura 12 – Momento de interação, no canto das fantasias ...................................... 40 

Figura 13 – Momento em que as crianças diversificam as brincadeiras nos espaços
 .................................................................................................................................. 41 
Figura 14 – Momentos de envolvimento das crianças .............................................. 43 
Figura 15 – Envolvimento das crianças no momento das brincadeiras ..................... 45 
Figura 16 – Experiências lúdicas das crianças.......................................................... 49 



SUMÁRIO  

1 ADORO BRINCAR! ............................................................................................... 14 

 
2 CAMINHOS METODOLÓGICOS ........................................................................... 17 
 
3 OS ACHADOS DA PESQUISA: EBA, VAMOS BRINCAR NA BRINQUEDOTECA!
 .................................................................................................................................. 21 

3.1 Primeiras Impressões: A necessidade da organização e do planejamento . 22 
3.2 As crianças e a normatização do gênero ........................................................ 25 
3.3 As aprendizagens das crianças impulsionadas pelo brincar ........................ 36 

 
4 CONSIDERAÇÕES EM RELAÇÃO AO QUE ME MOVEU À PESQUISA ............ 43 
 
REFERÊNCIAS ......................................................................................................... 51 

 
APÊNDICES ............................................................................................................. 54 
APÊNDICE A – Termo de Consentimento Informado aos pais ........................... 55 
APÊNDICE B – Termo de Consentimento Informado para a direção da escola 56 



8 
 

PELO BRINCAR DAS CRIANÇAS 

Ao refletir sobre os propósitos que me impulsionaram a realizar este trabalho 

de conclusão de Curso, envolto ao brincar, observo que o tema abordado, já vem 

fazendo parte de meus interesses e estudos há muito tempo. Meu projeto de 

monografia já começou no início do ano de 2014, período em que iniciamos, a 

construção da brinquedoteca na Escola de Educação Infantil, na qual atuo. No 

decorrer da elaboração desta construção, várias foram as reflexões em relação ao 

brincar, motivo que me ligou profundamente a investigação deste trabalho.   

Atuo como monitora na Educação Infantil há 10 anos, fato que me coloca em 

contato diariamente com crianças e consequentemente com o brincar. O que me 

leva a realizar vários estudos e reflexões, e da mesma forma me motiva a 

desenvolver junto com as crianças situações que as coloquem em contato com o 

universo lúdico. Faço muitas leituras e estudos relacionados a esse assunto e 

ressalto com as crianças constantemente o brincar, incentivando-as a brincarem, 

sempre que possível. Diariamente, programo situações lúdicas que são 

desenvolvidas na praça, estimulo-as a diferentes brincadeiras como: pega-pega, 

esconde-esconde, faz de conta, entre outras brincadeiras. Atualmente, minha 

atuação enquanto professora, está sendo desenvolvida com uma turma de 18 

crianças, da faixa etária entre 5 a 6 anos de idade, do Jardim B, e 

consequentemente, a investigação deu-se com esta turma, que é muito expressiva e 

desenvolve suas brincadeiras de modo muito criativo e intenso. 



9 
 

Para uma maior compreensão do contexto investigado é preciso destacar que 

as crianças que participaram deste estudo, são em sua maioria moradoras da região 

rural, do interior do município, fato que as faz vir à escola de transporte escolar. Os 

pais são agricultores, tendo como principal atividade a criação de frangos e/ou 

suínos, e também são produtores de leite. As demais crianças são moradoras do 

centro do município, e seus pais são trabalhadores das fábricas de calçados, 

instaladas na cidade.  

Minha prática pedagógica se fundamenta nos estudos de Moyles (2002), os 

quais me auxiliam a compreender mais sobre o brincar. A autora destaca que é 

através do brincar que as crianças mantêm o cérebro e corpo estimulado (p.20). 

Neste sentido, ainda descreve que o brincar possui uma função essencial no 

desenvolvimento das crianças, quando afirma que “em todas as idades, o brincar é 

realizado por puro prazer e diversão e cria uma atitude alegre em relação à vida e à 

aprendizagem. Isso certamente é uma fundamentação suficientemente justa para 

valorizar o brincar.” (MOYLES, 2002, p. 21). 

Conversava constantemente com as crianças sobre a importância do brincar. 

Questionava-as sobre o que brincam em casa, seja depois da saída da escola ou 

nos finais de semana. Eles adoravam contar o que fizeram e o que brincavam, com 

quem ou onde. Percebi que para elas estas reflexões são de extrema importância, 

uma vez que através de seus relatos, foram ouvidas em seus interesses e 

necessidades. Fato visível nas expressões de seus rostos, gestos e palavras. 

Segundo os Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil – volume 

1: 

As crianças precisam ser apoiadas em suas iniciativas espontâneas e 
incentivadas a: brincar; movimentar-se em espaços amplos e ao ar livre; 
expressar sentimentos e pensamentos; desenvolver a imaginação, a 
curiosidade e a capacidade de expressão; ampliar permanentemente 
conhecimentos a respeito do mundo da natureza e da cultura apoiadas por 
estratégias pedagógicas apropriadas; diversificar atividades, escolhas e 
companheiros de interação em creches, pré-escolas e centros de Educação 
Infantil (BRASIL, 2008, p.19) 

Percebi que estas orientações dos parâmetros também guiam minha postura 

enquanto mãe, pois como mãe de uma menina de 4 anos e um menino de 10 anos, 

adoro vê-los brincar e os incentivo a desenvolver suas fantasias e imaginação. Com 

muita criatividade, em alguns segundos constroem barracas, fazem ônibus com as 



10 
 

cadeiras, transformando o ambiente em múltiplos cenários. Sempre que possível 

saio com eles, para que conheçam outros espaços, como a pracinha ou a casa dos 

avós que fica no interior. Lá eles correm, se sujam, usam suas botas e constroem 

brinquedos, transformam pedaços de madeira em aviões, cavalos, utilizando toda a 

criatividade e fantasia na elaboração de novas brincadeiras. 

Relembro, a partir destes momentos, muito de minha infância e das 

brincadeiras que realizava. Estas vivências passaram a ser muito significativas em 

meu desenvolvimento enquanto criança-aluna-professora. Brincava muito ao ar livre, 

pois cresci no campo, na roça e isso era maravilhoso. Fazíamos piqueniques, bolo 

de terra, tomávamos banho de arroio, enfim, nos relacionávamos com as coisas do 

mundo, tocando, experimentando e descobrindo as múltiplas possibilidades que os 

materiais existentes nestes espaços ofereciam. Este fato me remete à investigação 

desenvolvida por Mallmann (2015), a qual se refere a relevância do uso da 

diversidade de materiais  no contexto escolar. Mesmo sua pesquisa sendo 

desenvolvida com um grupo de bebês, observa-se que a valorização destes 

materiais - que a autora nomeia como Materiais Potencializadores - auxiliam as 

crianças em suas experiências sensoriais e sensíveis,  no cotidiano escolar. Através 

de sua investigação Mallmann (2015, p. 135) afirma que: 

[...] observei que esse contato dos bebês com os Materiais 
Potencializadores desencadeou experiências sensoriais que foram sendo 
ressignificadas e transformadas pela potência sensível que eles carregam 
consigo, impulsionando-os a criarem e recriarem o contexto do berçário.  

Fui me dando conta, de que na minha infância, estas experiências eram 

desenvolvidas nos momentos em que eu ficava junto com meus pais, os quais 

trabalhavam na roça. Guardo lembranças muito boas desta época, pois era a 

oportunidade que eu tinha de brincar livremente, enquanto eles faziam suas 

atividades rotineiras.  Para tanto, trago também as ideias de Fortuna (2004), que 

contribuem nesta reflexão:  

Em princípio, todos os adultos, de algum modo e em algum momento de 
suas vidas, brincaram. Muitos, porém, parecem “esquecidos” disto, 
mantendo divorciadas suas lembranças de brincadeiras infantis da realidade 
que protagonizam diariamente. Muito poderia ser dito sobre esta “amnésia”, 
mas aqui basta que saibamos que para ser educador a reconciliação com 
estas e outras lembranças relativas à infância é necessária como condição 
e expressão de nossa capacidade de compreender os alunos e assim 
intervir pedagogicamente (FORTUNA 2004, p. 7). 



11 
 

Neste sentido, incentivo muito o brincar, tenho um grande interesse por este 

tema. Ao longo de minha formação no curso de graduação em Pedagogia, na 

UNIVATES, sempre que o tema sobre o brincar era abordado, me vinha em mente a 

importância de uma metodologia lúdica voltada para as crianças da Educação 

Infantil.  Tenho uma paixão por minha escolha profissional, adoro trabalhar com 

crianças, então quando escuto algo relacionado à faixa etária, dos 0 aos 5 anos, me 

remeto a situações lúdicas que possam ampliar seus conhecimentos e interesses, 

fazendo com que me sinta confiante e motivada diante de minha escolha 

profissional. 

A escolha em direcionar minha pesquisa de Monografia, aos espaços 

Lúdicos, mais especificamente a Brinquedoteca, foi impulsionada a partir da 

construção da brinquedoteca, que ainda não estava totalmente concluída, faltando a 

organização do espaço interno. Mesmo assim, este espaço nos foi liberado e 

juntamente com as crianças, a partir dos interesses e sugestões delas fui 

organizando a brinquedoteca em cantos lúdicos. Através dos estudos realizados ao 

longo do curso de graduação, fui me dando conta o quanto que esses espaços são 

importantes para o desenvolvimento das crianças, especialmente no que diz respeito 

às aprendizagens.  A construção e toda a organização do lugar, contou com o apoio 

e ideias dos professores, crianças e famílias. As imagens abaixo mostram a 

evolução deste espaço da Brinquedoteca. 

Figura1 – Etapas da construção da Brinquedoteca 

 

         Fonte: elaborada pela autora 

Ao pensar este espaço para e com as crianças, passei a promover a 

diversificação dos ambientes para que os mesmos possam desenvolver suas 

brincadeiras e imaginação. Para tanto, além da sala de aula, da praça, passei a 

oferecer o espaço da brinquedoteca, o que representou mais possibilidades para a 



12 
 

diversão e aprendizagens. Moyles (2002, p. 24) descreve que “o brincar deve ser 

visto como um processo [...] a qualidade do brincar de uma criança depende 

igualmente de inúmeras variáveis, entre as quais o valor que a criança e outros 

atribuem a ele”.  

Observando o interesse e o valor que as crianças passaram a dar ao brincar 

foi preciso apresentar a eles a proposta que fundamentava a construção da 

brinquedoteca. Conversava com eles diariamente, destacando que poderiam brincar 

muito naquele espaço e que poderiam usufruir cada canto lúdico, poderiam ainda 

criar muitas brincadeiras, uma vez que o objetivo deste espaço é ampliar as 

possibilidades do brincar. 

Neste sentido, ao observar toda a empolgação, ansiedade e alegria das 

crianças diante da construção deste espaço, minhas certezas em relação a escolha 

de aprofundar o tema sobre a relevância dos espaços lúdicos, na construção das 

aprendizagens das crianças, foi reforçado, impulsionando-me a prosseguir com 

minhas ideias inicialmente lançadas em relação ao assunto. 

Ao longo desta minha investigação, observei atentamente os modos como as 

crianças se relacionaram com este espaço, na medida em que  era, um ambiente 

totalmente novo e acima de tudo, passou a ser uma “grande novidade”, que 

motivava as crianças a cada dia. Segundo Santos (2000, p. 13) “A brinquedoteca é o 

espaço criado com o objetivo de proporcionar estímulos para que a criança possa 

brincar livremente.”. 

Neste caso, pensar no espaço da brinquedoteca e nas crianças, foi pensar 

nas possibilidades de proporcionar momentos significativos e importantes para as 

mesmas. Deixar elas livres, para desenvolverem sua criatividade e imaginação. 

Deixá-las brincar, interagir com os colegas, enfim, fazer com que criem suas 

brincadeiras e assim serem capazes de construir a sua própria história. 

Neste sentido, o tema desta investigação Brinquedoteca: espaço de 

aprendizagem e diversão para e com crianças de 5 a 6 anos de idade, teve como 

foco compreender as contribuições do espaço da Brinquedoteca para e com um 

grupo de crianças de 5 a 6 anos de uma escola de Educação Infantil pública do 



13 
 

município de Travesseiro/ RS. Conforme o levantamento realizado pelo  Instituto 

Brasileiro de Geografia  e Estatística- IBGE (2014):     

O Município de Travesseiro foi criado em 20 de Março de 1992 e instalado 
em 01 de janeiro de 1993.  Seu município mãe é Arroio do Meio. A 
população total do município era de 2.379 habitantes, de acordo com a 
Contagem da População do IBGE em 2007. Em relação a Capital a 
distância de Travesseiro é de 114,41Km. O município faz limite com Nova 
Bréscia, Coqueiro Baixo, Pouso Novo, Marques de Souza e Arroio do Meio. 
A economia do município está baseada na agropecuária. A maior parte da 
população reside na área rural. O município possui alguns pontos turísticos 
como a Lagoa do Herval, Morro Pilão (Morro dos Pretto), Cascatas de Três 
Saltos Alto, Camping do Írio, Arroio Travesseiro cortando a cidade, e 
inúmeras cachoeiras espalhadas pelo interior e centro. (IBGE, 2014)   

Para produzir este Trabalho de Conclusão de Curso, inspirei-me na 

abordagem qualitativa aproximando-me da pesquisa intervenção, na qual minha 

participação se deu de forma ativa, atuando como pesquisadora e ainda como 

professora titular da turma, apoiando-me nas ferramentas da observação 

participante, nas anotações do diário de campo, nos registros fotográficos, de vídeos 

e nas conversas informais com as crianças à medida que exploravam e interagiam 

com os espaços lúdicos.    

O referido trabalho foi organizado em quatro capítulos. Sendo que no primeiro 

capítulo Adoro brincar, apresento os fundamentos sobre o brincar nos espaços 

escolares da educação infantil, no segundo capítulo Caminhos metodológicos, trago 

o contexto investigado, no qual destaco as escolhas que foram construindo esta 

pesquisa, enfatizando a abordagem e as ferramentas utilizadas na pesquisa, no 

terceiro capítulo Os achados da pesquisa: eba, vamos brincar na brinquedoteca, 

pontuo as análises que foram delimitando as questões norteadoras, ressaltando a 

organização/planejamento, questões em relação ao gênero/ aprendizagens pelo 

brincar. Já no quarto e último capítulo Considerações em relação ao que me moveu 

para a pesquisa, apresento as constatações sinalizadas na investigação, no intuito 

de representar possibilidades de ampliar as práticas de muitos educadores da 

educação infantil. 



14 
 

1 ADORO BRINCAR! 

A infância deveria ser uma das fases mais bonitas da vida de qualquer ser 

humano, uma vez que é o começo da trajetória humana. Para tanto, é preciso 

aproveitá-la, brincar, construir amizades, sair e se divertir. É conviver em família e 

com os outros, para desta forma construirmos nossa história.   

Cada criança tem a sua infância, cada uma constrói e é influenciada a 

construir a sua, de acordo com as suas vivências, experiências, enfim, no contexto 

em que está inserida. Neste sentido, ela vai constituindo-se e também passa a 

construir o mundo a sua volta.  

Adoro trabalhar com crianças, conversar com elas, ouvir elas relatarem fatos 

que vivenciaram, algo que aprenderam ou que lhes chamou a atenção, desta forma, 

a minha escolha profissional e a escolha do meu Trabalho de Conclusão de Curso, 

me levou a fazer algo que envolva crianças. 

A criança é um ser criativo, neste sentido, necessitamos estar preparadas 

para proporcionar atividades atrativas e prazerosas, de forma lúdica, que respeitem 

seus interesses e necessidades. Este fato contribuirá de forma decisiva no 

desenvolvimento das mesmas, desta forma auxiliando na aquisição de novas 

aprendizagens. 

As crianças, ao longo da investigação, demonstravam muita ansiedade para 

se comunicarem e se expressarem em relação aos seus interesses. Com frequência 

faziam perguntas e participavam ativamente das brincadeiras que eram propostas. 

Enxerguei esta capacidade das crianças, para tanto, as ideias de Filippini (1999) em 



15 
 

relação as mesmas me auxiliaram a esclarecer esta necessidade, ao trazer a 

observação em relação às crianças de Reggio Emilia1:   

Nossa imagem de criança evoluiu a partir de nossa experiência coletiva e 
de um entendimento continuamente reexaminado da filosofia educacional e 
da teoria psicológica. Para nós, cada criança é única e é protagonista de 
seu próprio crescimento. Também notamos que as crianças desejam 
adquirir conhecimentos, têm muita capacidade para a curiosidade e para 
maravilhar-se e anseiam por criar relacionamentos com os outros e 
comunicar-se. As crianças são tão abertas ao intercâmbio e à reciprocidade! 
Desde cedo na vida negociam com o mundo social e físico – com tudo o 
que a cultura lhes dá (FILIPPINI apud EDWARDS; GANDINI; FORMAN, 
1999, p. 124). 

As observações em relação às crianças, feitas pelos autores citados acima, 

também foram evidenciadas na turma investigada, sendo que demonstravam muito 

interesse e pré-disposição para descobrir novos aprendizados e desvendar o 

desconhecido. Na medida em que as crianças tomavam suas próprias decisões, 

resolviam seus conflitos, enfrentavam seus obstáculos, buscavam alternativas, 

experimentavam várias maneiras para alcançar seus ideais. Adoravam correr, pular, 

imaginar, fantasiar, criar suas próprias brincadeiras, se envolver intensamente no 

seu brincar. Estas observações me possibilitaram acreditar no potencial das crianças 

enquanto sujeitos históricos e de direito, conforme as Diretrizes Curriculares 

Nacionais da Educação Básica: 

A criança, centro do planejamento curricular, é sujeito histórico e de direitos 
que se desenvolve nas interações, relações e práticas cotidianas a ela 
disponibilizadas e por ela estabelecidas com adultos e crianças de 
diferentes idades nos grupos e contextos culturais nos quais se insere. 
Nessas condições ela faz amizades, brinca com água ou terra, faz de conta, 
deseja, aprende, observa, conversa, experimenta, questiona, constrói 
sentidos sobre o mundo e suas identidades pessoal e coletiva, produzindo 
cultura (DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DA EDUCAÇÃO 
BÁSICA, 2013, p. 86). 

A partir desta ideia, em que a criança passa a ser protagonista de suas ações, 

é importante destacar a necessidade que possuem de serem livres para criar e 

produzir suas brincadeiras, de acordo com os seus interesses e necessidades. 

O grupo investigado era composto por 8 meninos e 10 meninas, os quais 

muito criativos, espertos, atentos e observadores, sempre ativos em  suas 

brincadeiras. Seja brincando sozinho ou em pequenos grupos, um exemplo disso 

                                            
1
 Abordagem pedagógica voltada a Educação Infantil desenvolvida na cidade de Reggio Emilia, 

localizada ao norte da Itália, reconhecida como a melhor do mundo em 1991, idealizada por Loris 
Malaguzzi. 



16 
 

eram as brincadeiras e imitações que faziam da professora, da mãe, do pai e até do 

próprio colega. Para reforçar a ideia de que cada criança tem um modo próprio de 

produzir sua cultura trago os estudos de Sarmento (2004): 

[...] as crianças são atores sociais, pois são capazes de realizar interações e 
de dar sentido às suas ações, como todos os seres humanos, em suas 
diversidades. Além disso, são portadores de novidades [...] que é inerente a 
sua pertença à geração que dá continuidade e faz renascer o mundo 
(SARMENTO, 2004, p.10 apud BARBOSA, 2014, p. 658). 

Ao considerar o que o autor traz, saliento a importância do brincar na vida das 

crianças, fato que as auxilia a desenvolverem a criatividade, a imaginação e, desta 

forma, ao elaborarem e se comunicarem com o mundo ao qual pertencem, nos 

demonstram suas capacidades em construir suas histórias enquanto produtores de 

cultura. 

Quando tratamos sobre o brincar, é importante destacar que uma brincadeira 

acontece quando alguém a faz acontecer, ou melhor, quando existe a vontade de 

brincar. Cada indivíduo cria a sua brincadeira, interagindo, estabelecendo uma 

relação com o mundo real e o mundo imaginário. Winnicott (1975, p. 79) descreve 

que “é no brincar, e talvez apenas no brincar, que a criança ou o adulto fruem sua 

liberdade de criação.”. 

As crianças são protagonistas das suas brincadeiras, produzem cultura, 

atuando nas relações sociais conforme as suas necessidades e interesses. Em 

relação a isso, Barbosa (2014) afirma que as crianças: 

São capazes de interagir com as pessoas e os mundos naturais e 
simbólicos que as rodeiam e, assim, estabelecem interações e formulam 
modos de viver. Essa capacidade de agir, participar ativamente, falar, criar, 
significar e aprender é uma resposta das crianças aos contextos em que 
vivem. O ato de responder deixa marcas, transforma, cria novos modos 
geracionais de ser e estar no mundo, isto é, cria cultura(s) (BARBOSA, 
2014, p. 662). 

Neste sentido, podemos destacar que cada criança é única, e deve ser livre 

para criar e recriar o seu mundo. Este fato me leva, enquanto professora e 

pesquisadora, a fundamentar minha prática envolta da construção de um ambiente 

lúdico, no qual as crianças puderam se desenvolver integralmente de forma lúdica e 

prazerosa. 



17 
 

2 CAMINHOS METODOLÓGICOS 

A metodologia utilizada neste Trabalho de Conclusão de Curso foi inspirada 

na abordagem qualitativa, tendo como destaque a observação participante, 

interagindo e participando do brincar das crianças. As informações coletadas foram 

descritas e relacionados ao referencial em estudo. Sendo que a pesquisa não 

contém dados estatísticos e números expressos. Segundo Minayo (2003): 

A pesquisa qualitativa responde a questões muito particulares. Ela se 
preocupa, nas ciências sociais, com um nível de realidade que não pode ser 
quantificado. Ou seja, ela trabalha com o universo de significados, motivos, 
aspirações, crenças, valores e atitudes, o que corresponde a um espaço 
mais profundo das relações, dos processos e dos fenômenos que não 
podem ser reduzidos à operacionalização de variáveis (MINAYO, 2003, p. 
21-22). 

A pesquisa de campo foi realizada na brinquedoteca junto à escola de rede 

municipal de ensino, situada no município de Travesseiro/RS. A escolha se deu pelo 

fato de conhecer o trabalho desenvolvido na escola e por atuar como professora no 

educandário. Outro fator, que também passou a ser determinante para a escolha, diz 

respeito ao fato de ser a única escola do município, que possui uma brinquedoteca. 

O público alvo da pesquisa eram crianças de 5 a 6 anos de idade, 

matriculadas no Jardim B. A escolha se deu em virtude destas crianças serem meus 

alunos no período da realização da pesquisa e por demonstrarem muito interesse 

por novas aprendizagens e pelo brincar. Edwards (2005, p. 06) afirma que “elas 

querem expressar suas necessidades, fazer perguntas, participar de jogos e falar 

sobre suas ideias”, nos sinaliza a vontade que possuem em participar da construção 

do mundo e não somente reproduzi-lo tal qual lhes é apresentado.  



18 
 

A proposta da investigação foi desenvolvida nos meses de março e abril do 

ano de 2015, através da observação participante, que exigiu minha escuta sensível 

enquanto professora-pesquisadora. A partir de um olhar sensível e atento, aos 

modos como as crianças se relacionavam no espaço da brinquedoteca, no intuito de 

capturar e compreender suas ações, a fim de ver como a brinquedoteca contribuía 

no desenvolvimento das mesmas e como a organização deste espaço interferia nas 

suas escolhas e ações. Em relação a esta escuta Jablon, Dombro e Dichtelmiller 

(2009) ressaltam que:  

A observação como um olhar para aprender. Observar proporciona as 
informações de que necessita para construir, [.....] Aprendemos sobre as 
crianças ao observá – las de forma cuidadosa, ao escutá–las e ao estudar o 
seu trabalho. Assistir e escutar as crianças com atenção ajuda-nos a 
entender o que elas estão sentindo, aprendendo e pensando (JABLON; 
DOMBRO; DICHTELMILLER, 2009, p. 13). 

Esta compreensão se dará através da observação atenta que capta os 

interesses e necessidades das crianças. Observando, aprendemos sobre as 

crianças, o que nos ajuda também a entender suas reações e atitudes. E neste 

sentido, a pesquisa intervenção, através da observação participante, possibilitou 

minha aproximação do contexto investigado. 

Ainda em relação a esta postura de escuta do professor-pesquisador Rinaldi, 

(2012, p. 211-212) descreve que: 

O extraordinário na mente humana é não apenas a capacidade de passar 
de uma linguagem para a outra, de uma “inteligência” para outra, mas 
também a habilidade de escuta recíproca, que é o que torna possível o 
diálogo e a comunicação. As crianças são os ouvintes mais extraordinários 
de todos; elas codificam e decodificam, interpretando dados com incrível 
criatividade: as crianças “ouvem” a vida em todas as suas facetas, ouvem 
os outros com boa vontade, percebendo rapidamente como o ato de escuta 
é essencial para a comunicação. As crianças são biologicamente 
predispostas a se comunicar e a estabelecer relacionamentos: é por isso 
que devemos sempre lhes dar oportunidades plenas de representar suas 
imagens mentais e conseguir representá-las para os outros (RINALDI, 2012, 
p. 211-212). 

Para estabelecer este diálogo entre os investigados e a investigadora, foram 

realizados sete encontros que tiveram um tempo estimado de 1hora e meia. 

Totalizando três horas semanais. Os referidos encontros foram desenvolvidos nos 

meses de março e abril do ano de 2015, no primeiro horário do turno da tarde, após 

as crianças acordarem e terem realizado o primeiro lanche. A escolha por este 



19 
 

horário diz respeito à disposição das crianças, uma vez que, neste horário estavam 

mais descansadas para brincarem. 

Todas as observações foram registradas no diário de campo em que foram 

registradas as percepções, as falas e as ações das crianças. Com o foco 

direcionado aos modos como as crianças se relacionavam no espaço da 

Brinquedoteca destaquei suas necessidades e interesses. Minayo me auxilia a 

compreender a relevância deste recurso que é o diário de campo na medida em que 

o considera: 

[...] um instrumento ao qual recorremos em qualquer momento da rotina do 
trabalho que estamos realizando. Ele na verdade é um “amigo silencioso” 
que não pode ser subestimado quanto à sua importância. Nele diariamente 
podemos colocar nossas percepções, angústias, questionamentos e 
informações que não são obtidas através da utilização de outras técnicas. O 
diário de campo é pessoal e intransferível. [...] Quanto mais rico for em 
anotações esse diário, maior será o auxílio que oferecerá à descrição e à 
análise do objeto estudado (MINAYO, 2003, p. 63 – 64). 

Juntamente com este diário, realizei ainda registros através de fotos e vídeos, 

que foram ferramentas importantes na medida em que me auxiliaram a enxergar e 

compreender as crianças ao longo da pesquisa. Apoiada ainda em Minayo (2003, p. 

63) utilizei-me destes recursos que a autora destaca como sendo “recursos de 

registros aos quais podemos recorrer.” Estes são considerados importantes também, 

pois com eles é possível obter informações mais detalhadas que talvez não sejam 

capturadas e percebidas através do diário de campo. Neste sentido, as  fotos e os 

vídeos são ferramentas ricas, pois mostram detalhes que trazem muitas 

informações, que escapam, muitas vezes, ao olhar do pesquisador. Para Jablon, 

Dombro e Dichtelmiller (2009, p. 41) “uma observação é como uma fotografia – ela 

capta um momento no tempo.”. 

Ainda, conforme os autores citados acima:  

A observação é uma parte integral do ensino cotidiano. Você pode observar 
em qualquer lugar e a qualquer momento: enquanto faz parte da ação, 
enquanto está de fora ou depois dela. Escrever notas sobre o que vê e 
ouve, tirar fotografias e coletar amostras de trabalho proporcionam uma 
documentação significativa que ajuda a lembrar suas observações e a 
pensar sobre elas quando planeja (JABLON; DOMBRO; DICHTELMILLER, 
2009, p. 106). 

Para utilizar estas informações coletadas na referida pesquisa foi necessário 

respeitar algumas questões éticas que a pesquisa exige, para tanto, no intuito de 



20 
 

informar e solicitar a autorização das crianças para participarem da pesquisa, foi 

encaminhado aos responsáveis o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido 

(ANEXO A), deixando-os a par dos acontecimentos da pesquisa, assim como, 

solicitando a autorização tanto aos responsáveis pelas crianças como à direção da 

escola, que através do Termo (ANEXO B) possibilitou a realização deste estudo. 

O Referido Trabalho de Conclusão teve por objetivo geral verificar quais as 

contribuições de uma brinquedoteca na aprendizagem das crianças investigadas na 

pesquisa. Desta forma, ao término da coleta de todas as informações foi realizado 

um registro escrito, tendo como suporte teórico autores, como: Moyles (2002), 

Fortuna (2011; 2004), Friedmann (2012; 2004; 2005), Winnicott (1975), Santos 

(1997; 2000), Cunha (2011; 2000; 1995), Horn (2004) entre outros.  

Desta forma, fui construindo os fundamentos da pesquisa, apoiada em 

referências que me auxiliassem a compreender os achados da investigação. Em 

relação a esta etapa das análises Minayo (2003) ressalta que esta fase auxilia a: 

[...] estabelecer uma compreensão dos dados coletados, confirmar ou não 
os pressupostos da pesquisa e/ou responder às questões formuladas, e 
ampliar o conhecimento sobre o assunto pesquisado, articulando – o ao 
contexto cultural da qual faz parte (MINAYO, 2003, p. 69). 

Assim sendo, foi preciso estabelecer uma conexão com as informações 

obtidas, articulando-as com o suporte teórico que abordaram o tema desta pesquisa 

que passou a se nortear nas seguintes questões: como o espaço da brinquedoteca 

pode contribuir no desenvolvimento das aprendizagens das crianças de 5 a 6 anos? 

E como a organização da brinquedoteca pode interferir nas escolhas e nas ações 

das crianças? Questões que foram analisadas e compreendidas através da 

observação participante, das imagens, das fotografias, enfim, das ferramentas da 

pesquisa já citadas anteriormente. 



21 
 

3 OS ACHADOS DA PESQUISA: EBA, VAMOS BRINCAR NA 

BRINQUEDOTECA! 

A brinquedoteca, que está localizada junto à Escola, foi construída pela 

Associação de Pais e Amigos da Escola de Educação Infantil, juntamente com as 

professoras. É um espaço amplo e arejado, pensado para e com as crianças, mais 

uma alternativa para poderem brincar, usufruir e assim desenvolverem suas 

potencialidades. 

Em virtude de alguns atrasos internos na construção deste espaço, tive que 

organizá-lo juntamente com as crianças investigadas, planejando com elas a 

elaboração e organização da Brinquedoteca. Neste sentido, pintamos mobílias, 

organizamos os cantos lúdicos com brinquedos e materiais trazidos e doados pelas 

famílias e comunidade em geral, como mostram as imagens abaixo. 

Figura 2 – Crianças auxiliando na construção do espaço da brinquedoteca 

 

           Fonte: elaborada pela autora. 

Neste primeiro envolvimento das crianças com a proposta que a pesquisa 

desenvolveu, foi possível perceber que vários seriam os achados em relação aos 

modos como este espaço poderia interferir em suas aprendizagens, assim como, a 



22 
 

organização do mesmo poderia interferir em suas escolhas e ações. Neste sentido, 

destaco a seguir as análises que emergiram ao longo dos encontros: 

 

3.1 Primeiras Impressões: A necessidade da organização e do planejamento 

No primeiro dia, o planejamento se centrou na pintura de algumas mobílias 

que foram feitas para serem usadas nos cantos lúdicos da brinquedoteca. Este 

primeiro contato das crianças demonstrou que sentiam-se muito animadas e 

dispostas em participar desta construção. Percebi que foi um momento maravilhoso 

para eles, contudo, não foi possível todos pintarem ao mesmo tempo, então algumas 

crianças precisaram aguardar sua vez e isto acabou gerando certa ansiedade no 

grupo. Tive que dividi-los em grupos menores, o que foi muito ruim para eles, pois 

achavam que não iria sobrar nada para eles pintarem. Este momento exigiu muita 

tranquilidade de minha parte, enquanto professora-pesquisadora. Contudo, a 

situação foi contornada e observei que a pintura proposta, não se restringiu somente 

a mobília, mas ao observar as crianças, fui percebendo o quanto eles tinham a 

necessidade de ampliar esta ação, a qual se estendeu pelo chão, pelas paredes e 

por seus corpos. Foi muito significativo e emocionante para as crianças poderem 

ajudar na organização deste espaço, sentindo-se livres e autorizados a construírem 

do seu jeito aquele lugar que passaria a fazer parte do cotidiano escolar delas. As 

expressões das crianças e as suas falas demonstraram-me o quanto aquele dia foi 

significativo para elas. Na medida em que os pais chegavam na escola para buscá-

los, a primeira coisa que as crianças diziam era que haviam pintado na 

brinquedoteca, conforme registro abaixo: 

Oh, Mãe! Olha só o que nós fizemos. Todos nós pintamos. Eu, a Maria e o 
Vicente pintamos o palco e o Pedro e a Josefa pintaram a cozinha. Viu 
como ficou bonito? Amanhã vamos fazer mais coisas aqui. Eu gostei muito 
de fazer essas coisas, pena que já está na hora de ir para casa (DIÁRIO DE 
CAMPO DA AUTORA). 

Foram momentos significativos e ricos, os quais foram contagiando as 

crianças, a escola e também os familiares. Este fato mobilizou todos e a cada dia 

que passava vinham mais materiais e brinquedos, e, da mesma forma, mais ideias 

de como construir este espaço. As crianças adoraram estar e participar de tudo 

aquilo. A empolgação deles era nítida e emocionante. Estas reações foram me 



23 
 

inspirando cada vez mais na investigação que estava iniciando, pois é muito bom ver 

as crianças assim alegres e eufóricas, assim como também, ver o envolvimento das 

famílias, que vinham constantemente pedir o que podiam trazer e como poderiam 

ajudar mais na organização do ambiente.  

Oi, Profe, eu queria ver uma coisa contigo. O Lucas está todo dia falando da 
brinquedoteca e diz que pode se trazer qualquer coisa para colocar na 
brinquedoteca, mas não sei o que poderia ajudar. Tem muitas coisas que 
não usamos mais em casa, como copinhos, canecas, potes, isso serve? Ou 
o que poderia ajudar? Por ele iria trazer tudo que ele vê. Mas não é assim, 
né profe? (DIÁRIO DE CAMPO DA AUTORA). 

Envolvida neste contexto fui me inspirando e motivando-me a compreender a 

relevância da ludicidade, não só na vida das crianças, mas também daquela 

comunidade. Fato que me exigiu muita organização e planejamento para que eu 

pudesse ir compreendendo as questões que me moveram a este trabalho. 

Neste primeiro contato das crianças, observei que minha postura enquanto 

professora-pesquisadora necessitava ser de uma mediadora. Na medida em que as 

crianças foram me sinalizando a necessidade de um espaço organizado para 

realizarem as situações propostas, observei que o planejamento e o preparo deste 

são de fundamental importância, pois as crianças não somente pintavam o espaço 

sugerido, mas também acabavam pintando seus corpos, suas roupas e materiais 

que estavam a sua volta. Para tanto, uma das primeiras análises me sinalizou a 

necessidade de ter à mão o material necessário para que situações como estas 

possam se desenvolver de forma tranquila, sem a preocupação de ter que restringir 

constantemente as crianças em suas criações. Barbosa e Horn me auxiliam a 

compreender a importância desta organização quando afirmam que: 

Organizar o cotidiano das crianças da Educação Infantil pressupõe pensar 
que o estabelecimento de uma sequência básica de atividades diárias é, 
antes de mais nada, o resultado da leitura que fazemos do nosso grupo de 
crianças, a partir, principalmente, de suas necessidades. É importante que o 
educador observe o que as crianças brincam, como estas brincadeiras se 
desenvolvem, o que mais gostam de fazer, em que espaços preferem ficar, 
o que lhes chama mais atenção, em que momentos do dia estão mais 
tranquilos ou mais agitados. Este conhecimento é fundamental para que a 
estruturação espaço-temporal tenha significado. Ao lado disto, também é 
importante considerar o contexto sociocultural no qual se insere e a 
proposta pedagógica da instituição, que deverão lhe dar suporte 
(BARBOSA; HORN, 2001, p. 67). 

E foi neste intuito, que fui pensando a proposta não somente para eles, mas 

com eles. O que possibilitou compreendermos o quanto, nesse primeiro dia, as 



24 
 

crianças se entregaram e demonstraram seu interesse, empolgação e entusiasmo. 

Desta forma, este primeiro momento no espaço da Brinquedoteca proporcionou 

muitas surpresas e experiências marcantes, tanto para as crianças como para mim 

enquanto professora-pesquisadora. 

Ao compreender a importância de minha postura, também compreendi a 

relevância da organização dos espaços que ofereço as crianças. Neste sentido, os 

espaços da brinquedoteca foram pensados e estruturados de modo a respeitarem as 

particularidades de cada um. Ao falar sobre a brinquedoteca, é preciso ressaltar que 

é um lugar prazeroso, planejado de maneira a contemplar as pessoas que o 

frequentam. Organizado de um modo que materiais diversos possam ser explorados 

e tendo como objetivo o desenvolvimento de atividades lúdicas e a valorização do 

brincar.  De modo geral, a brinquedoteca está dividida em cantos lúdicos, nos quais 

existem o canto da fantasia, canto do marceneiro, canto dos jogos, da leitura, a 

cozinha e também organizamos uma casinha com TNT, conforme as imagens que 

seguem: 

Figura 3 – Registros dos cantos lúdicos internos da Brinquedoteca 

 

         Fonte: elaborada pela autora. 



25 
 

Foi possível observar ao longo da investigação que os cantos lúdicos da 

Brinquedoteca contemplaram os interesses e as preferências das crianças, as quais 

foram reconstruindo-os. Em relação a este fato Horn (2004, p. 16) destaca que “o 

espaço não é algo dado, natural, mas sim construído. Pode-se dizer que o espaço é 

uma construção social que tem estreita relação com as atividades desempenhadas 

por pessoas nas instituições.”.  

Quando as crianças não se restringiram a pintar somente o que lhes foi 

solicitado, sinalizaram esta capacidade de ir transformando e construindo o espaço.  

Ainda adiante a autora destaca que:  

[...] quanto mais esse espaço for desafiador e promover atividades 
conjuntas, quanto mais permitir que as crianças se descentrem da figura do 
adulto, mais fortemente se constituirá como parte integrante da ação 
pedagógica (HORN, 2004, p. 20). 

Pensando neste espaço enquanto estimulador, a brinquedoteca foi 

organizada de modo a oferecer e possibilitar uma multiplicidade de situações e 

brincadeiras para as crianças, assim como, aos que a frequentarem. Desta forma, fui 

pensando junto com as crianças as possibilidades que este espaço oferece em 

relação ao desenvolvimento das mesmas, que me sinalizaram sua disposição em 

participar do processo de construção da brinquedoteca. 

 

3.2 As crianças e a normatização do gênero 

A cada instante, as crianças solicitavam os momentos na brinquedoteca, o 

que pode ser registrado numa das falas de uma das crianças que pedia 

constantemente: “Profe, vamos ir na brinquedoteca hoje?”, este fato me exigiu 

também, apresentar a proposta da pesquisa para as crianças, explicando que não 

seriam todos os dias que iríamos para aquele espaço tão requisitado.  

Programava com eles o dia que íamos à brinquedoteca, falava que podiam 

brincar livremente, aproveitar todos os cantos lúdicos, que a brinquedoteca era deles 

e que eu, professora/pesquisadora, iria tirar fotos, mas que podiam me solicitar 

qualquer coisa que estaria à disposição e que participaria das brincadeiras também. 



26 
 

Esta explicação os tranquilizou mais em relação à ansiedade que demonstravam 

nos dias em que não íamos à brinquedoteca. 

Este fato me auxiliou a compreender a pré-disposição que possuíam em 

relação ao brincar, quando demonstravam sua autonomia diante de novas 

descobertas. 

Percebe-se que, quando o professor possibilita, em sua rotina diária, 
espaços para que a criança crie livremente, estará oportunizando a ela o 
desenvolvimento de sua autonomia, afirmando as suas capacidades e 
possibilidades, bem como tornando-a autora de suas criações e não mera 
copiadora (HORN; SILVA; POTHIN, 2007, p. 59). 

Esta sensação de liberdade em criar, foi perceptível no segundo dia, quando 

foram convidados a brincarem nos espaços da Brinquedoteca, livremente, sem 

regras que os restringissem a determinado espaço ou brinquedo. 

Observei que aquele momento foi mágico para as crianças, pois em questão 

de segundos todos estavam envolvidos com algum brinquedo e passado uma hora 

nem perceberam o tempo passar, reivindicando mais tempo, pois havia passado 

muito rápido. Todos brincaram muito, aproveitaram bem o momento de brincar 

livremente, tentaram explorar todos os cantos lúdicos. Observei que, mesmo não se 

detendo a algum espaço em específico, nesse momento inicial de exploração, 

demonstraram interesse por todos, sendo que em alguns permaneciam por um 

tempo maior e outros passavam mais rapidamente. Compreendi que no momento de 

exploração, estavam fazendo o reconhecimento do espaço. Demonstraram estar à 

vontade para esta exploração, e desta forma foram envolvendo-se nas 

possibilidades que o espaço oferecia.  

Esta observação pode ser constatada no registro que segue: 

Ao abrir a porta da brinquedoteca, correram para os primeiros interesses 
que foram despertados por seus olhos. Luís e Fábio correram para o canto 
do marceneiro, onde escolheram os carrinhos, sendo que cada um escolheu 
seu carro preferido. Organizaram imediatamente uma corrida com 
movimentos e barulhos de motor (DIÁRIO DE CAMPO DA AUTORA). 

A imagem que segue também auxilia na compreensão deste envolvimento 

imediato do grupo de meninos, os quais estavam totalmente entregues ao brincar. 

 



27 
 

Figura 4 – Envolvimento dos meninos no canto do Marceneiro 

 

                                       Fonte: elaborada pela autora. 

Observei que enquanto os meninos se direcionavam a este espaço, um grupo 

de meninas se direcionava para o canto das fantasias, no qual imediatamente foram 

escolhendo roupas e acessórios para se fantasiarem e após “arrumadas” se 

dirigiram aos outros espaços da brinquedoteca. Conforme o relato abaixo, de uma 

das meninas, foi possível observar que, depois de fantasiada, ela incorporou uma 

personagem que provavelmente era a de sua mãe. 

Amália pega um vestido vermelho e o usa, e após ressalta: agora ainda vou 
usar um sapato bem bonito para a festa, e você?  Minha mãe sempre vai 
em festa e daí ela gosta de usar vestidos assim, com muito brilho. Eu 
também adoro isso. Pareço uma princesa assim. Eu gosto de vir brincar 
aqui, tem muita coisa legal! (DIÁRIO DE CAMPO DA AUTORA). 

A imagem que segue também auxilia a dar visibilidade a este momento em 

que as meninas estavam envolvidas com o mundo do faz-de-conta. 

 

 

 

 

 

 



28 
 

Figura 5 – Momento do envolvimento das meninas com as fantasias e acessórios 

 

                                       Fonte: elaborada pela autora. 

Foi possível constatar ainda, que as meninas, depois de vestidas de acordo 

com o personagem escolhido, interessaram-se pelo espaço da casinha, no qual 

permaneceram cozinhando e representando os afazeres que normalmente 

presenciam em seus contextos familiares.  

Este fato contribui para as ideias defendidas por Cunha (1995), a qual 

acredita que através das brincadeiras, as crianças manifestam vários sentimentos e 

vão aprendendo a viver: 

É brincando que ela expressa sentimentos e emoções que ela mesma 
desconhece; é brincando que manifesta as suas potencialidades e, assim, 
através de experiências as mais variadas, vai aprendendo a viver, libertando 
– se de seus medos e amadurecendo de dentro para fora, devagarzinho e 
com a segurança que só as coisas naturais e verdadeiras oferecem 
(CUNHA, 1995, p. 8). 

E é neste sentido, que através do brincar, observei que as crianças foram 

assimilando e descobrindo o mundo ao seu redor. Ao interagir com cada espaço da 

brinquedoteca, passaram a elaborar suas brincadeiras, sua imaginação e 

criatividade. Observei que cada brincadeira desencadeava uma expressão e 

diferentes formas de ser interpretada e desenvolvida por cada criança.  

Brincar é uma atividade paradoxal: livre, imprevisível e espontânea, mas, ao 
mesmo tempo, regulamentada. É meio de superação da infância, assim, 
como modo de constituição dessa etapa. Brincando, o indivíduo age como 
se estivesse em outro tempo e lugar, embora esteja inteiramente conectado 
com a realidade (FORTUNA, 2011, p. 09). 



29 
 

Brincar é liberdade, emoção, alegria, superação, imaginação, encantamento e 

prazer. Todas essas características foram notórias enquanto as crianças interagiram 

com os espaços lúdicos da brinquedoteca, via-se que se envolviam e se motivavam 

a fazer o que lhes interessava. 

Observei também, que na medida em que o encontro ia se desenvolvendo, as 

crianças demonstravam uma autonomia maior em relação a escolha de 

determinados brinquedos e brincadeiras. As fotos abaixo apresentam alguns 

momentos desenvolvidos ao longo da investigação em que podemos observar esta 

diversidade nas escolhas, através das explorações. 

Figura 6 – Crianças diversificando suas escolhas em relação aos brinquedos e 

brincadeiras 

 

           Fonte: elaborada pela autora. 

O envolvimento das crianças perpassou todos os momentos ao longo da 

pesquisa, sendo que no terceiro encontro, “protestaram” dizendo que “demorou 

muito” para chegar. Mas não demorou não, apenas não íamos todos os dias na 

brinquedoteca, o que gerou certa ansiedade por parte das crianças, na medida em 



30 
 

que as idas à brinquedoteca foram se transformando em momentos muito especiais 

e esperados por elas. 

Neste dia, a maioria das crianças, logo ao entrarem na brinquedoteca, se 

dirigiram ao espaço das fantasias, no qual algumas se vestiram com as roupas e 

acessórios, enquanto que um grupo de meninos correu para os carrinhos de 

madeiras que estavam no cantinho do marceneiro. 

As relações que as crianças estabelecerem neste dia, na brinquedoteca, me 

auxiliaram a compreender que, apesar de se centrarem em determinadas 

brincadeiras e reproduzirem determinados comportamentos, elas possuíam 

interesses diversificados o que as levava em alguns momentos experienciarem 

outras brincadeiras, brinquedos e espaços.  

Figura 7 – Momento das brincadeiras livres nos espaços da brinquedoteca 

 

 

 

 

 

       

                                Fonte: elaborada pela autora. 

Contudo, foi possível observar um dado que foi recorrente, no qual a maioria 

dos meninos se voltava às brincadeiras que os remetiam a ações que os pais ou a 

figura masculina normalmente desempenha no contexto social. Esse fato pode ser 

observado na colocação de um dos meninos que segue: 

Olha José o carro que eu tenho, ele é bem potente, turbinado e anda muito, 
muito, muito rápido. Ele é mais rápido do que o trator do teu pai e também 
sobe os morros e passa pelo arroio, olha isso!!! (DIÁRIO DE CAMPO DA 
AUTORA). 

Este relato demonstra que as crianças se sentiam muito livres para realizar 

suas brincadeiras, demonstrando e retratando o contexto em que vivem, 



31 
 

reproduzindo conhecimentos já adquiridos como os diferentes barulhos que faziam 

ao friccionar os carrinhos no tapete. 

Percebeu-se ainda, que a postura de algumas meninas também correspondia 

ao que vivenciavam em casa, junto com os pais, em especial às mães. Pois 

relacionavam suas brincadeiras com os afazeres de suas mães, como podemos 

observar no relato que segue: 

Amália e Maria em dois encontros se vestiram com as mesmas fantasias 
(vestidos) enquanto que Josefa se direcionava logo para o canto lúdico da 
cozinha, onde passou a brincar de mãe e filhos. Ela sempre representa em 
suas brincadeiras o papel da mamãe, a qual deve servir as crianças, 
preparando a comida e limpando a casa. Ela faz questão de interpretar este 
papel todas as vezes que vai a brinquedoteca adora servir, cuidar dos filhos, 
os quais são representados por outras colegas que com muita criatividade 
entram na brincadeira. Ouve-se uma voz que diz: “Quem quer creme?”, “A 
mãe vai dar.” E em seguida observa-se as meninas sentando-se ao redor 
da mesa (DIÁRIO DE CAMPO DA AUTORA). 

A fantasia e o mundo da imaginação estavam presentes nas brincadeiras do 

faz de contas. As crianças imitavam, imaginaram muito, criaram a sua própria 

maneira de brincar, viraram atores nas suas brincadeiras.  

No mundo do faz-de-conta, um outro senso da realidade é experimentado, 
impulsionando a confiança na possibilidade de transformação da realidade, 
marcada por novo imaginário, novos princípios e novos valores gerados na 
solidariedade, ousadia e autonomia que as atividades lúdicas podem 
comportar. Isso é conseqüência da interação social plasmada no brincar, 
que nos lança em direção ao outro, e nesse enlace – recordemos o étimo 
da palavra brincar: vinculum, no latim – constitui-nos como sujeitos. 
Brincando, reconhecemos o outro na sua diferença e na sua singularidade, 
e as trocas inter-humanas aí partilhadas podem lastrear o combate ao 
individualismo e ao narcisismo, tão abundantes na nossa época, restituindo-
nos o senso de pertencimento igualitário. Não é à toa que justo a 
brincadeira, em tempos tão hostis, pode contribuir para trazer para a 
realidade a utopia de um mundo melhor, no qual todos estejam incluídos. 
[...] Brincar é um meio de aprender a viver e de proclamar a vida. Um direito 
que deve ser assegurado a todos os cidadãos, ao longo da vida, enquanto 
restar dentro do homem a criança que ele foi um dia e enquanto a vida nele 
pulsar. Quem vive brinca (FORTUNA, 2008, p. 15). 

Neste sentido é preciso reforçar a ideia de que as crianças precisam de 

liberdade de escolha, é preciso permitir que brinquem livres, construam sua 

brincadeira, que aproveitem e sintam o prazer e alegria do brincar. Segundo Horn, 

“[...] muitos professores têm a ideia de que, permitindo o brincar livres, as crianças 

causarão bagunça, desordem e indisciplina em sala de aula” (HORN, 2007, p. 58). 

Mas, sabemos que as crianças precisam deste brincar livre, desta espontaneidade, 



32 
 

da construção individual, pois assim, nós professores, estaremos ajudando as 

mesmas a construírem sua autonomia. 

Ao analisar estas relações que as crianças estabeleceram no espaço da 

brinquedoteca, foi possível compreender que ainda relacionam os papéis que a 

sociedade procura normatizar. Na medida em que observa-se uma preferência das 

meninas por brincadeiras relacionadas aos afazeres domésticos, ligados a criação 

dos filhos, dos cuidados com limpeza da casa e da organização doméstica. 

Enquanto que os meninos se voltam a representar ações que os remetem ao 

trabalho braçal ao da lavoura, em que dominam equipamentos e máquinas potentes 

e velozes. Este fato nos remete aos estudos de Martin, que destaca:  

Em ambientes escolares pré-escolares, as meninas tendem a ocupar o 
“canto do lar”, as mesas para desenho e outras atividades artísticas. 
Quando estão ao ar livre, elas tendem a brincar às margens do espaço. Os 
meninos, por sua vez, ocupam a área principal do pátio de recreação, seja 
brincando de luta/super-heróis ou andando de triciclos e patinetes. Na 
escolinha, os meninos geralmente se encontram nas áreas de construção, 
como a de lego (MARTIN, 2011 apud PAECHTER, 2013, p. 13). 

As crianças remetem muito o seu brincar às coisas que vivenciam em casa, 

tendo as meninas a sua preferência por brincar com bonecas, de mamãe e filhinha, 

pois é o que muitas vezes é a ocupação da mãe, enquanto que os meninos se 

voltam as brincadeiras de super-heróis, carrinhos, lutas, algo associado a atividade 

que os remetem a figura masculina, ainda reproduzida em nossa sociedade.  

Os modos como as crianças se relacionaram com as brincadeiras e 

brinquedos no quarto dia de observação, também remeteram a estas escolhas 

conforme as imagens que seguem e que retratam as escolhas das meninas no canto 

da cozinha. 

 

 

 

 

 



33 
 

Figura 8 – Brincadeiras das meninas no canto lúdico da cozinha 

  

     

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                 Fonte: elaborada pela autora. 

Esta recorrência foi visível também nas escolhas dos meninos, os quais 

demonstravam seus interesses frequentes pelo canto do marceneiro conforme as 

imagens dos registros a seguir: 

Figura 9 – Brincadeiras dos meninos com os carrinhos e as ferramentas de 

marceneiro 

 

 

 

 

 

 

        Fonte: elaborada pela autora. 

 



34 
 

Contudo, é preciso destacar que não podemos rotular estes interesses das 

crianças, uma vez que foram se diversificando com o passar dos encontros. 

Gradualmente, apropriaram-se praticamente de todos os espaços, o que 

demonstrou que elas não possuem um pré-conceito em relação aos brinquedos e 

brincadeiras. Estas escolhas diversificadas foram registradas conforme as imagens 

que seguem. 

Figura 10 – Brincadeiras diversificadas dos meninos e meninas 

 

  

 

 

 

                      

Fonte: elaborada pela autora. 

Este fato também foi observado no quarto dia, em que inicialmente todos se 

fantasiaram com as roupas e acessórios, em especial na escolha dos sapatos que 

iriam calçar, pois antes de entrarem na brinquedoteca, todos tiraram seus calçados e 

algumas crianças com pressa, permaneceram com os pés descalços, o que 

demonstrou de certa forma a liberdade que possuíam naquele espaço. A colocação 

de um dos meninos demonstra este interesse, “José adora brincar pé descalço, 

todos os dias me pedia se podia tirar os sapatos e ficar com os pés descalços” 

(DIÁRIO DE CAMPO DA AUTORA). 

Mesmo observando estas escolhas, que em algumas vezes são 

diversificadas, não se pode deixar de considerar a divisão de gênero que toma conta 

de alguns momentos. Fato que pode ser observado nas falas das crianças como por 

exemplo no registro que segue: 

 

 



35 
 

Os meninos foram no canto do marceneiro, sendo que tem alguns que 
praticamente em todos os encontros brincam o tempo inteiro neste canto. 
Constroem muito, fazem estradas, pontes, garagens, é surpreendente para 
quem observa ou interage nas suas brincadeiras. Como no momento em 
que uma das meninas se aproxima da brincadeira: “Margarida, você não 
pode vir aqui, isso é brincadeira de menino.” (DIÁRIO DE CAMPO DA 
AUTORA). 

Este comportamento pode nos sinalizar que estas crianças, através do brincar 

se expressam e reproduzem o que vivenciam em seus contextos.  

Josefa, é a menina que é mãe deste o primeiro encontro sempre é a mãe, 
mas hoje já apareceu um pai (menino), José,  o que construiu uma família 
com vários filhos. Surgindo falas no decorrer da brincadeira, a mãe falando: 
“Filhas, hoje o pai está em casa, então vamos se comportar. Ele não quer 
muito barulho, porque quer olhar TV.” (DIÁRIO DE CAMPO DA AUTORA). 

Estes registros me auxiliaram a compreender também a necessidades das 

crianças de exteriorizarem, através das brincadeiras, situações que muitas vezes 

podem não ser compreendidas por elas.  Através da brincadeira, a criança aprende 

a se relacionar com o mundo de maneira ativa, vivencia experiências, pois as 

brincadeiras podem desencadear aprendizagens. Winnicott aponta : 

[...] a brincadeira é universal e que é própria da saúde: o brincar facilita o 
crescimento e, portanto, a saúde; o brincar conduz aos relacionamentos 
grupais; o brincar pode ser uma forma de comunicação na psicoterapia; 
finalmente, a psicanálise foi desenvolvida como forma altamente 
especializada do brincar, a serviço da comunicação consigo mesmo e com 
os outros (WINNICOTT, 1975, p. 63). 

Para as crianças o brincar é uma forma de exploração, comunicação, 

interpretação do mundo na qual está inserida no momento da sua brincadeira. 

Através do brinquedo a criança tem imaginação, experimenta novas situações e se 

libera. Desenvolve sua sociabilidade, que é uma forma de comunicação consigo 

mesma e com os outros, sacia sua curiosidade e seu desejo de conhecer o mundo 

ao seu redor. 

Brincar, para as crianças, é algo muito importante, ela leva muito a sério a sua 

brincadeira, pois a mesma provoca satisfação, prazer  e é brincando que torna-se 

criativa e atenciosa, imita, memoriza, imagina e amadurece, enfim desenvolve 

importantes capacidades. Horn, Silva e Pothin (2007, p. 60) destacam que “para a 

criança tudo é brincar, brincar é trabalhar, é “coisa séria”. 

Esta observação feita pelas autoras, me remete a situação vivenciada em que 

um dos meninos ao tentar participar da brincadeira das meninas foi incumbido por 



36 
 

elas de ser o pai. Nesta vivência, as meninas com muita determinação, atribuíram a 

função de pai ao menino em virtude deste ser do sexo masculino. Assim como em 

outra vivência em que uma das meninas é barrada a brincar com os meninos por ser 

menina, conforme mostra o registro abaixo: 

Uma menina foi no canto do marceneiro, onde meninos estão brincando e 
um ressalta que ela não pode vir brincar com eles, pois naquela situação a 
brincadeira que estavam brincando era brincadeira de meninos (DIÁRIO DE 
CAMPO DA AUTORA). 

Isto nos leva a crer que as crianças naquelas situações reproduziram alguns 

estereótipos muito enraizados ainda em nossa sociedade, no qual meninos são 

homens fortes que não choram e que fazem coisas que as meninas, que são 

indefesas e frágeis, não podem fazer. Haslinger (2013, p. 32-33), quando fala dos 

estereótipos destaca que “são criados para definir o gênero feminino e o gênero 

masculino fazem parte de um conceito histórico, que é construído culturalmente e 

tem modificações conforme o tempo”. Pode-se destacar que é através da 

brincadeira que as crianças representam a realidade que vivenciam, imitando e 

reproduzindo as experiências que vivenciam no cotidiano. Haslinger (2013) ainda 

ressalta que:  

O papel do educador nessa fase é questionar as crianças quanto a ideias 
preconcebidas e ajudá-las a rever representações estereotipadas que são 
meramente fruto de preconceito. Além disso, é fundamental que, por meio 
da brincadeira, do lúdico e do jogo simbólico, meninos e meninas tenham 
oportunidades ricas, saudáveis e variadas de construir sua própria 
identidade, inclusive de gênero (HASLINGER, 2013, p. 35). 

Cada criança tem direito de brincar, independente da maneira e forma como 

executa esta ação. As crianças têm direito ao desenvolvimento de sua criatividade, 

imaginação e capacidade de expressão, contudo, é preciso que possamos ampliar o 

repertório de conhecimentos destas crianças, oportunizando-as a construírem seus 

percursos que nem sempre são compreendidos e aceitos na visão dos adultos. 

 

3.3 As aprendizagens das crianças impulsionadas pelo brincar 

Através do brincar a criança constrói sua independência, socializa-se, inventa, 

interage e relaciona-se com o mundo que a rodeia, desta forma pode-se dizer que 

brincando a criança vai constituindo-se enquanto ser humano. Moyles (2002, p. 84) 



37 
 

descreve que “o brincar leva naturalmente à criatividade, porque em todos os níveis 

do brincar as crianças precisam usar habilidades e processos que proporcionam 

oportunidades de ser criativo”.   

O brincar espontâneo e criativo foi muito estimulado ao longo dos encontros 

proporcionados na brinquedoteca, durante a referida investigação. As crianças 

puderam se soltar e desenvolver toda sua criatividade através das suas 

brincadeiras. Friedmann (2012) quando fala do brincar espontâneo cita que:  

O brincar espontâneo abre a possibilidade de observar e escutar as 
crianças nas suas linguagens expressivas mais autênticas. Esse brincar 
incentiva a criatividade e constitui um dos meios essenciais de estimular o 
desenvolvimento infantil e as diversas aprendizagens (FRIEDMANN, 2012, 
p. 46). 

A importância do brincar na Educação Infantil contribui para o 

desenvolvimento do pensamento, da solidariedade e da empatia, fatores  

recorrentes  no quinto dia de observação na brinquedoteca. 

Neste dia, percebi que as crianças iniciaram suas brincadeiras no canto das 

fantasias, no qual presenciei uma pequena disputa entre eles, em relação às 

escolhas das roupas. Esta situação foi contornada por eles mesmos, pois procurei 

não interferir, permitindo que resolvessem a situação sozinhos. Após este momento 

inicial, observei a interação entre as meninas conforme o registro que segue: 

Para um grupo de meninas, foi o dia das princesas. Todas eram princesas. 
Foram brincar no espaço da fantasia e se vestiram. A alegria delas era 
notável nas falas: “eu sou uma princesa.” “Eu também.” “Então eu sou a 
rainha.”, “Vamos para o baile dançar.” ficaram um pouco se elogiando e 
brincando de serem lindas, belas e maravilhosas (DIÁRIO DE CAMPO DA 
AUTORA). 

 

 

 

 

 

 



38 
 

Figura 11 – Momentos em que as meninas se fantasiaram de princesas 

 

 

 

 

 

                               Fonte: elaborada pela autora. 

Demonstraram ainda, que através desta brincadeira, adoram se elogiar. 

Passaram o tempo todo destacando qualidades entre elas, o que demonstrou que 

possuem muito respeito e carinho com as suas colegas. Expressaram-se 

educadamente usando as palavras, como “por favor”, “o que você deseja”, “com 

licença” respeitando-se, tratando todos de igual para igual.  

Passada mais ou menos uma hora brincando as meninas entraram na 
brincadeira da mamãe e suas filhinhas, sendo que neste momento surgiu 
uma “nova” mãe (outra menina), dizendo: “eu sou a mãe.” e atendeu suas 
filhas oferecendo comida e bebida. “você quer um mate, filha?” “mãe estou 
com fome?” “Filha vem comer. A comida está pronta.” Após a mãe pega um 
livro e ressalta que é seu livro de receitas. “Essa é minha agenda de 
receitas.” (DIÁRIO DE CAMPO DA AUTORA). 

Brincando reproduzem claramente o que vivenciam no cotidiano, neste 

sentido é importante que o professor esteja atento ao fato de que em muitos 

momentos, ele poderá auxiliar a ampliar as ideias que, muitas vezes, as crianças 

perpetuam. 

Enquanto isso, os meninos também interagiram entre si, estabelecendo 

parcerias como demonstra o registro que segue, “Oh, Gabi, vamos fazer estradas 

para os nossos carros? Você começa de um lado e eu na outra ponta” (DIÁRIO DE 

CAMPO DA AUTORA). 

Observei que muitas foram as brincadeiras que tomaram conta das 

experiências que as crianças vivenciaram na Brinquedoteca e que a maioria delas, 



39 
 

desencadeou grandes aprendizagens  para as crianças, as quais passaram a libertar 

sua criatividade e emoções.  

Situações que, muitas vezes, não conseguiam compreender, passaram a ser 

compreendidas através do mundo do faz de contas, em que testavam e encenavam 

de certa forma, papéis incompreensíveis ainda por elas. Kishimoto apresenta que 

quando brinca, “a criança toma certa distância da vida cotidiana, entra no mundo 

imaginário. [...] não está preocupada com a aquisição de conhecimento ou 

desenvolvimento de qualquer habilidade mental ou física” (KISHIMOTO, 1996, p. 

24). Contudo, ainda conforme a autora, “brincar leva a criança a tornar-se mais 

flexível e buscar alternativas de ação” (KISHIMOTO, 1996, p. 26). 

Foi possível observar, que os momentos em que as crianças brincavam na 

brinquedoteca, elas demonstraram uma liberdade para criar e recriar suas fantasias. 

No qual viravam princesas, motoristas, mamães ou filhinhas. E assim, através deste 

faz de conta, foram se constituindo enquanto seres sociais, capazes de interagir, 

compartilhando brinquedos e experiências. Demonstraram desta forma, que o 

brincar também é uma forma de comunicação e expressão, é uma experiência de 

cultura, importante durante toda a vida humana.  

[...] o aspecto mais importante do brincar é que ele exige um fazer auto-
organizado que desafia as crianças a pensar, propor, discutir, cooperar e 
deliberar, possibilitando a construção de valores, autonomia moral e 
capacidade de viver em sociedade. Em suma, reconhece-se o brincar como 
a ação mais complexa e séria da vida das crianças (BARBOSA, 2011, p. 
38). 

No sexto e sétimo encontro foi possível evidenciar esta autonomia das 

crianças ao organizarem suas brincadeiras, envolvidas em seus interesses, sem 

deixar de respeitar também o dos seus parceiros. Nestes dias, encenaram vários 

shows em que as meninas vestiram-se com saias longas, sapatos com saltos altos e 

acessórios como coroas, brincos e pulseiras. Após, caracterizadas de cantoras, 

segundo elas, subiram no palco para realizarem a apresentação dos shows. 

Cantaram e dançaram demonstrando muita criatividade e disposição, pois naqueles 

dias, passaram o tempo todo envolvidos nestas brincadeiras. Um fato que chamou a 

atenção, foi a organização das crianças em relação ao tempo que cada possuía para 

se apresentar, demonstrando, que através desta brincadeira, elas exercitaram uma 

virtude muito importante, que é aguardar a sua vez. O relato que segue, demonstra 



40 
 

este respeito, pois, após cada criança se apresentar, uma das meninas sugere que 

cantem juntas, “Agora vamos juntas!!! Vem Amália e Manu, vamos fazer um show no 

palquinho. Vamos cantar a música da Frozen” (DIÁRIO DE CAMPO DA AUTORA). 

Este relato confirma a ideia apresentada anteriormente por Barbosa (2011), a 

qual ressalta a autonomia e organização das crianças na hora do brincar. Este 

momento pode ser visível no registro abaixo, realizado num dos encontros.  

Figura 12 – Momento de interação, no canto das fantasias. 

 

  

 

 

 

                        Fonte: elaborada pela autora. 

Esses momentos de brincar na brinquedoteca foram maravilhosos. A alegria 

das crianças ao cantarem, contagiou a todos que estavam naquele espaço. Eu, 

enquanto professora-pesquisadora, fui confirmando minhas ideias em relação ao 

brincar e motivando-me a cada encontro a desenvolver esta ação com as crianças, 

proporcionando a liberdade que necessitam para desenvolverem-se. Azevedo (2014, 

p. 46) reforça a ideia de que “A infância é livre. Para a criança, cantar é natural e 

oferece liberdade de produção.”.  

Foi possível observar que esta autonomia as impulsionava em determinados 

momentos, diversificar suas brincadeiras como demonstra o relato que segue:  

Após a apresentação no palco, as meninas foram para o canto da cozinha, 
onde brincaram de mãe e suas filhinhas, tendo algumas falas como: “quem 
quer comida a mãe vai dar.” “Filhinha vem comer.” “Filhinha não vai ganhar 
chupeta senão parar de chorar. Agora é hora de dormir.” (DIÁRIO DE 
CAMPO DA AUTORA). 

Já o grupo de meninos, nestes encontros se centrou no brincar com os 

carrinhos, eles levavam-os para diferentes espaços da brinquedoteca, não 



41 
 

restringindo a brincadeira ao canto do marceneiro, mas levando-os aos outros 

cantos como pode ser observado no registro que segue: 

Os meninos constroem estradas com madeirinhas para passarem com os 
carrinhos. Outros fazem garagem. Quando lhes pedia sobre o que estavam 
fazendo ressaltavam: “é uma garagem profe, para estacionar os carros.” 
“Nós estamos fazendo estradas.” E esta brincadeira foi se alastrando nos 
espaços da brinquedoteca (DIÁRIO DE CAMPO DA AUTORA). 

Este fato demonstrou que, mesmo que o canto do marceneiro e dos carrinhos 

era o mais frequentado pelos meninos, assim como, a preferência das meninas pelo 

canto das fantasias e da cozinha, as crianças não deixaram de explorar os outros 

espaços da Brinquedoteca. Na medida em que percebeu-se, por exemplo, os outros 

cantos ofereciam diferentes materiais e brinquedos que também os atraiam, em 

virtude da forma como eram expostos e oferecidos. Neste sentido, os cantos não 

determinaram o que deveriam brincar, uma vez que, as crianças extrapolavam seus 

limites como podemos observar no seguinte registro, assim como na imagem que 

segue:  

Figura 13 – Momento em que as crianças diversificam as brincadeiras nos espaços 

 

 

 

 

 

                                    

                               Fonte: elaborada pela autora. 

O canto da leitura que pouco era usado, também  passou a ser explorado 
pelas crianças. Uma das meninas ao passar correndo por este espaço, 
parou e agarrou um dos livros, após  começou a folhar o mesmo e correu 
para a cozinha, no qual sentou-se no chão e começou a ler livro que 
naquele momento passou a ser o livro de receitas (DIÁRIO DE CAMPO DA 
AUTORA). 

A oferta de materiais diversificados na brinquedoteca, como os livros, 

oportunizou as crianças uma ampliação de possibilidades de escolhas, o que 

consequentemente também ampliou suas aprendizagens. Paiva quando fala dos 

livros na Educação Infantil destaca:  



42 
 

Os livros de educação infantil fazem um novo tipo de companhia às 
crianças. Eles provocam ações ao entreter, comover, cativar, divertir, 
surpreender. Autênticos, sensoriais, convidativos, reveem o lugar superficial 
e corrido do passar de páginas pela viagem da exploração de um suporte 
sinalizador de deleite e aproximação espontânea (PAIVA, 2010, p. 13). 

Observei que as crianças demonstraram uma criatividade muito grande em 

explorar e interagir com o espaço oferecido e que mesmo este espaço sendo 

organizado em cantos lúdicos, as crianças não delimitavam suas brincadeiras. 

Contudo, ressalto a importância da oferta de espaços atrativos, com materiais e 

brinquedos diversificados que estejam ao alcance das crianças, assim como, a 

necessidade de planejar e organizar os momentos em que as crianças usufruem 

destes espaços sem restringir seu brincar. 



43 
 

4 CONSIDERAÇÕES EM RELAÇÃO AO QUE ME MOVEU À 

PESQUISA 

A referida pesquisa foi acontecendo e consequentemente as análises foram 

emergindo, fato que me possibilitou compreender as contribuições do brincar nas 

aprendizagens das crianças, assim como, a influência da organização dos espaços 

da brinquedoteca, nas escolhas das crianças. 

Compreendi que o espaço da brinquedoteca impulsionou as crianças a 

desenvolverem sua criatividade e imaginação, sendo que, através do brincar foram 

construindo-se enquanto seres sociais, passando a compreender, reproduzir e 

reconstruir o contexto em que vivem. O registro que segue, nos possibilita 

acompanhar alguns dos momentos em que as crianças se envolveram e se 

entregaram ao brincar: 

Figura 14 – Momentos de envolvimento das crianças 

 

 

 

   

 

                                 

Fonte: elaborada pela autora. 



44 
 

É necessário destacar que a brincadeira impulsionou as crianças a 

acreditarem em seus interesses, passando desta forma a compreenderem e 

expressarem suas particularidades. Contudo foi preciso compreender que a 

brincadeira é uma escolha livre da criança, um propósito, um instinto próprio, um 

interesse pessoal e que através da brincadeira, ela poderá representar algo que 

vivenciou ou aprendeu.  Neste sentido, foi preciso compreender a  necessidade da 

criança de experimentar e explorar o mundo que está ao seu redor, para tanto, o 

impulso foi dado através do brincar.  

Observei que através dos momentos que proporcionei às crianças, no espaço 

da brinquedoteca, elas aprenderam múltiplos conhecimentos, desenvolvendo-se 

enquanto seres múltiplos e particulares. As suas escolhas, na maioria das vezes, 

estavam ligadas ao contexto, as suas experiências e vivências do cotidiano.  Em 

alguns momentos reproduziam e perpetuavam questões em relação ao gênero.  

Essa significação social dos papéis masculinos e femininos começa a ser 
construída desde que o bebê está na barriga da mãe. Quando se descobre 
que será menino ou menina, a família já começa a criar expectativas e a 
preparar o enxoval desse bebê conforme o seu sexo: rosa para menina e 
azul para menino. Quando a criança nasce, a família e a sociedade 
ensinam-lhe diferentes modos de pensar, de agir e de atuar que são 
influenciados de acordo com o seu sexo. Isso faz com que se reforce a 
desigualdade existente entre homens e mulheres (HASLINGER, 2013, p. 
33). 

Partindo da ideia deste autor constata-se que o contexto influencia 

diretamente nas escolhas e na vida das crianças, sendo importante destacar que 

devemos possibilitar que as crianças se expressem de forma livre através do que 

eles mais gostam de fazer, que é o brincar, possibilitando desta forma, que se 

desenvolvam enquanto seres sociais. Vidal (2012) descreve que: 

Brincando as crianças acabam intensificando suas comunicações, 
cooperam, socializam, desta forma o brincar coletivo permite a descoberta 
de si mesmo e do outro, organizando assim suas ações, o que contribui 
também para a construção do sujeito e do conhecimento. Brincar é viver, é 
construção do ser humano, seja autônomo e criativo e instiga para o 
desenvolvimento da subjetividade (VIDAL, 2012, p. 159-160). 

Observei ainda que o brincar além de ser compreendido pelas crianças como 

uma atividade muito séria, possibilitou as crianças compreenderem o contexto em 

que vivem, criando e recriando livremente seus interesses, tornando-se 

protagonistas. Tudo isso, envolto a muita dedicação e alegria, o que pode ser 



45 
 

evidenciado nas brincadeiras que realizavam na brinquedoteca, conforme as 

imagens que seguem: 

Figura 15 – Envolvimento das crianças no momento das brincadeiras 

  
           Fonte: elaborada pela autora. 

 

Na brinquedoteca, as crianças puderam brincar com prazer. Sentir-se à 

vontade, puderam imaginar, fantasiar, inventar e consequentemente aprender de 

forma prazerosa Horn e Silva me auxiliam a refletir sobre esta forma de aprender. 

O brincar na escola não pode ser visto como uma estratégia para trabalhar 
com conteúdos, o brincar não está apenas a serviço dos conteúdos 
escolares. Defendemos a perspectiva do brincar livre não pedagogizado ou 
não orientado pelo adulto para alcançar determinados objetivos de 
aprendizagem, mas sim o brincar com um fim em si mesmo, o prazer e o 
desejo de brincar, de inventar muitas coisas, fantasiar e interpretar o 
mundo, de estar livre para “ser” outras pessoas e personagens (HORN; 
SILVA, 2012, p. 47). 

A pesquisa Brinquedoteca: espaço de aprendizagem e diversão para e com 

crianças de 5 a 6 anos de idade, desenvolvida nesse Trabalho de Conclusão de 

Curso, corresponde às ideias ressaltadas pelas autoras, no qual minha postura, 

enquanto professora-pesquisadora, permitiu-me aprofundar-me no universo infantil. 

Desta forma, participar de momentos lúdicos, juntamente com as crianças, foi 

decisivo para compreender a importância destas vivências no cotidiano escolar, 

enquanto proposta pedagógica.  

Destaco, portanto as brinquedotecas nos contextos escolares, como sendo 

um espaço que deve ser visto enquanto recurso que amplia as possibilidades de 

aprendizagens das crianças, em especial da Educação Infantil, foco de minha 

investigação. Por representar um espaço em que as crianças ao brincarem 



46 
 

descobrem e aprendem. Neste sentido, a valorização do brincar nos espaços 

escolares, deve ser um dos fundamentos que rege a proposta pedagógica, por 

promover possibilidades para que as crianças possam se desenvolver de forma 

integral, uma vez que, a cada dia que passa observa-se que as mesmas são 

privadas de brincar, tendo este direito impedido devido a falta de espaços seguros 

que possam proporcionar esta ação, que em tempos passados era oferecido nas 

praças, nas ruas, enfim, em espaços públicos. 

Ao investigar o espaço da brinquedoteca foi possível reforçar a sua 

importância no desenvolvimento das crianças, na medida em que neste espaço 

interagiam, brincavam e consequentemente aprendiam através das múltiplas opções 

oferecidas, tanto na diversidade de cantos, como nos materiais, brinquedos, 

brincadeiras e propostas. Ressalto, que ao observar o encantamento das crianças 

neste espaço, no primeiro dia, em que ainda não haviam brinquedos, e os espaços 

organizados, foi possível perceber que isto não foi um empecilho para que 

desenvolvessem o brincar. Cunha (2011, p. 13) reforça esta ideia ao afirmar que: “a 

brinquedoteca pode existir também sem brinquedos, desde que outros estímulos às 

atividades lúdicas sejam proporcionadas”. Este espaço ao favorecer o brincar deve 

ser um ambiente lúdico, em que as crianças se sintam livres para se expressarem e 

compreenderem o seu dia-a-dia. 

 Cada comunidade constrói a sua brinquedoteca e a organiza da sua forma, 

de acordo com sua cultura, mediando as aprendizagens e adequando-a ao público-

alvo que a explorará.  Segundo (Santos, 1997, p. 72). “Cada brinquedoteca é reflexo 

da comunidade que lhe dá origem”. Com base nas palavras da autora e pensando 

numa proposta que ofereça um espaço atraente, divertido, aconchegante, com uma 

variedade de brinquedos para as crianças, deve ser pensado, segundo Cunha 

(2011, p. 13), como “um espaço criado para favorecer a brincadeira”.  

Através desta pesquisa, pude perceber o quanto a ludicidade é importante na 

aprendizagem das crianças, na medida em que aprendem a partir dos seus 

interesses brincando e interagindo com os outros e com o conhecimento de forma 

livre. Precisamos estimular sempre mais a criatividade e valorizar toda a 

espontaneidade das crianças, enfim fazer com que aproveitem a infância deles e 

que brinquem ao máximo. Santos (2000, p. 14) fala que:  “Além de resgatar o direito 



47 
 

à infância, a brinquedoteca tenta salvar a criatividade e a espontaneidade da criança 

tão ameaçadas pela tecnologia educacional de massa”. Neste sentido, seus espaços 

devem ser bem estruturados e planejados, com características que ofereçam 

estímulos as aprendizagens. Contudo, é importante atentar ao que ressalta Cunha 

(1995): 

É importante ressaltar que a brinquedoteca não é apenas um lugar que tem 
muitos brinquedos, mas uma instituição baseada numa proposta 
educacional, um lugar onde todo o know-how é voltado para a criação de 
uma atmosfera muito especial, onde o mágico, o lúdico, a criatividade e o 
afeto têm prioridade (CUNHA, 1995, p. 8). 

Esta foi a atmosfera que permeou ao longo da investigação, a qual contagiou 

as crianças, que demonstram diariamente seu interesse em brincarem no espaço da 

brinquedoteca, portanto esta passou a ser mais uma opção para a escola,  na 

medida em que  ofereceu  possibilidades de criação, fantasia, imaginação, enfim de 

saberes.  

É importante destacar que a postura das crianças neste espaço da 

brinquedoteca, em que se comportavam de modo distinto ao da sala de aula, na 

medida em que, as interações entre eles eram mais ricas e mais ponderadas, o que 

evitava os conflitos que na maioria das vezes ocorriam em sala de aula. Este fato 

também ressalta a relevância deste espaço. Santos (2000) reforça esta importância 

ao afirmar que: 

A brinquedoteca tem uma mensagem a dar para a escola porque pode 
ajudar as crianças a formarem um bom conceito de mundo, um mundo onde 
a afetividade é acolhida, a criatividade estimulada e os direitos da criança 
respeitados. Um espaço assim não é comum: sem cobranças nem 
exigências de produtos. Este espaço tão pleno, tão cheio de oportunidades 
pode ser a terra fértil apropriada para a germinação de um novo homem 
capaz de construir uma nova humanidade (SANTOS, 2000, p. 22). 

Cada brinquedoteca deve ter sua função definida, voltada à valorização das 

ações lúdicas e do brincar livre. Um espaço inspirado nas ações lúdicas é aquele 

que tem como destaque o brincar, pois na educação infantil a criança aprende muito 

e leva para a vida futura e, acima de tudo, o que vivencia no cotidiano reflete nas 

próximas etapas da vida.  Desta forma, ressalto que a brinquedoteca, em que 

desenvolvi esta pesquisa deu visibilidade à importância das ações lúdicas enquanto 

ações que estimulam a criatividade e consequentemente as aprendizagens. 



48 
 

Possibilitar que as crianças ficassem livres neste ambiente gerou reflexões 

importantes, na medida em que, através do mesmo, as crianças se sentiram 

desafiadas e motivadas a se entregarem às descobertas e às brincadeiras.  

Experimentando, interagiram com todos os cantos lúdicos da brinquedoteca, 

demonstrando suas preferências e muitas vezes reproduzindo o contexto que 

viviam, com muita disposição, empolgação e inspiração. Segundo Cunha (2011, 

p.15), “na brinquedoteca a construção do conhecimento é uma deliciosa aventura, 

onde a busca pelo saber é espontânea e prazerosa”. Este fato foi possível constatar 

ao ver o sorriso que carregavam em seus rostos, a cada dia que chegávamos na 

brinquedoteca. 

 As brincadeiras e os brinquedos foram estímulo para as aprendizagens, além 

disso, também fontes de interação lúdica, uma vez que, na brinquedoteca as 

crianças tinham muito a aprender. Sendo sempre estimuladas enquanto seus 

potenciais de criança, sinalizavam-me constantemente a necessidade do 

planejamento, organização e tempo necessário para que realizassem suas fantasias 

e desejos. Desta forma, destaco a necessidade de um ambiente bem estruturado, 

elaborado, significativo, que permita a exploração, interação, experimentação das 

crianças, fato que demonstra que os modos como compreendemos e apresentamos 

estes espaços, interferem nas relações que as crianças estabelecem com o mesmo, 

assim como, com as ações que desenvolverão. 

Portanto destaco a importância destes espaços enquanto espaços 

convidativos à exploração, interações e múltiplas descobertas. Neste sentido as 

vivências proporcionadas ao longo da investigação reforçaram estas experiências 

retratadas nas imagens abaixo. 

 

 

 

 

 



49 
 

Figura 16 – Experiências lúdicas das crianças 

  

  

 

           Fonte: elaborada pela autora. 

A brinquedoteca, que teve o intuito de oferecer uma variedade de brinquedos 

ao alcance das crianças, proporcionou atividades lúdicas. Desta forma, posso dizer 

que este espaço constitui-se de um ambiente sistematizado, onde a criança teve a 

oportunidade de acesso a uma grande variedade de brinquedos e um local 

preparado especialmente para o brincar. A mesma tornou-se também um apoio para 

os professores no desenvolvimento de sua prática pedagógica. Constitui-se como 

um espaço de socialização, seja entre as crianças próprias, como nos momentos de 

compartilhar o brinquedo, contribuindo assim para o desenvolvimento e 

aprendizagem das crianças.  



50 
 

Finalizo este meu trabalho com as reflexões de Horn e Silva (2012): 

[...] quando o brincar alcançar um maior espaço nas atividades 
desenvolvidas em sala de aula ou as atividades apoiarem-se no brincar 
livremente, não será necessária a preocupação exaustiva do professor no 
desenvolvimento da parte intelectiva das crianças. O brincar será pano de 
fundo desta rotina e isto também será suficiente e satisfatório para o 
desenvolvimento de qualquer atividade. No entanto, acreditamos que não 
basta “dar” às crianças o direito de brincar. Para ser uma atividade 
significativa, é preciso despertar e manter seu desejo pelo brincar. Não 
basta apenas ampliar o tempo no pátio ou aumentar os estoques de 
brinquedos na sala, pois isso implicará, principalmente, numa nova postura 
do professor diante da brincadeira e diante do espaço em que ela acontece. 
(HORN; SILVA, p. 49-50 apud MUNHOZ; SILVA; BERSCH, ISSE, 2012). 

É muito importante, portanto, destacar que através dos achados desta 

investigação será possível ampliar as ideias em relação ao brincar, fato que auxiliará 

a promover situações lúdicas nos espaços escolares, em especial na Educação 

Infantil, foco desta pesquisa.  Desenvolvendo desta forma, a ideia em relação ao 

brincar e os espaços que promovem estas ações - as brinquedotecas, enquanto 

possibilidades que estimulam a criatividade, a inteligência, desenvolvendo 

consequentemente múltiplas habilidades e desta forma, a criança vai 

experimentando o mundo que a cerca. 



51 
 

REFERÊNCIAS 

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Infantil, Ano XII, nº 38, Jan/Mar 2014, p.44-47. 
 
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FORMAN, G. As cem Linguagens da Criança: a abordagem de Reggio Emilia na 
Educação da Primeira Infância. Trad. Dayse Batista – Porto Alegre; Editora Artes 
Médicas Sul Ltda, 1999. 
 
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Editora UNIVATES - Lajeado, 1. ed., 2012. Orgs: Angélica Vier Munhoz; Daiani 
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Cortez, São Paulo, 1996. 
 
MALLMANN, Elisete. Materiais potencializadores e os bebês-potência: 
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berçário - Dissertação (Mestrado) -- Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 
Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Porto Alegre, 
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MOYLES, Janet R.; trad. Maria Adriana Veronese. Só brincar? O papel do brincar 
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PAECHTER, Carrie. Por que meninos e meninas escolhem brinquedos diferentes. 
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RINALDI, Carla. Diálogos com Reggio Emília: escutar, investigar e aprender. 
Tradução de Vania Cruz. 1. ed. São Paulo. Paz e Terra, 2012 
 
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WINNICOTT, D. W. O Brincar & a Relidade. Rio de Janeiro: IMAGO Editora, 1975. 
Tradução de José Octávio de Aguiar Abreu e Vanede Nobre 

 

 



54 
 

 

APÊNDICES 



55 
 

APÊNDICE A – Termo de Consentimento Informado aos pais 

  

TERMO DE CONSENTIMENTO INFORMADO 

 

 

Eu, ________________________________, autorizo meu (minha) filho (a) 

__________________ a participar das atividades desenvolvidas pela aluna Ivana 

Schneider Kremer, através do Trabalho de Conclusão de Curso, do Curso de 

Pedagogia - PARFOR do Centro Universitário UNIVATES – Lajeado/RS. 

Fui esclarecido(a) de que a pesquisa poderá se utilizar de observações, 

gravações em DVD, imagens fotográficas e filmagens de situações do cotidiano 

escolar. As fotografias e as filmagens que serão geradas terão o propósito único de 

pesquisa, respeitando-se as normas éticas quanto ao seu uso e ao sigilo nominal. 

Esse trabalho pode contribuir no campo educacional, por isso, autorizo a 

divulgação das imagens fotográficas, filmagens, observações para fins exclusivos de 

publicação e divulgação científica e para atividades formativas de educadores. 

 

Lajeado/RS, _____ de _____________________________ de 2015. 

Assinatura dos pais: ______________________________________. 

Aluna Estagiária:____________________________________________ 



56 
 

APÊNDICE B – Termo de Consentimento Informado para a direção da escola 

 

TERMO DE CONSENTIMENTO INFORMADO 

 

Eu, ________________________________, diretor (a) desta instituição de 

ensino autorizo a aluna estagiária Ivana Schneider Kremer através do Trabalho de 

Conclusão de Curso, do Curso de Pedagogia - PARFOR do Centro Universitário 

UNIVATES – Lajeado/RS a realizar suas práticas junto a Turma do Jardim B. 

 

Fui esclarecido(a) de que a pesquisa poderá se utilizar de observações, 

gravações em DVD, imagens fotográficas e filmagens de situações do cotidiano 

escolar. As fotografias e as filmagens que serão geradas terão o propósito único de 

pesquisa, respeitando-se as normas éticas quanto ao seu uso e ao sigilo nominal. 

 

Esse trabalho pode contribuir no campo educacional, por isso, autorizo a 

divulgação das imagens fotográficas, filmagens, observações para fins exclusivos de 

publicação e divulgação científica e para atividades formativas de educadores. 

 

Lajeado/RS, _____ de _____________________________ de 2015. 

Assinatura da direção: ______________________________________. 

Aluna Estagiária: __________________________________________