Pedagogia
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Pedagogia por Orientador "Rosa, Daiani Clesnei Da"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso AbertoO curso de Pedagogia: entre os laços da Gestão Educacional e da Pedagogia Empresarial(2016-06) Moraes, Bruna Schaffer; Rosa, Daiani Clesnei Da; http://lattes.cnpq.br/9817155215633583A presente pesquisa foi elaborada a partir de uma busca intensa em referenciais teóricos nos quais se procurou informações sobre os laços da Pedagogia Empresarial e a liderança da Gestão Educacional. O trabalho destinou-se a estudos sobre históricos da pedagogia e gestão educacional, abordando também a legislação de ambas. E por final, relata-se sobre a Pedagogia Empresarial, bem como é realizada uma análise de dados com estudantes do Curso de Pedagogia. Também se questionou sobre diversos quesitos, nos quais nortearam as escritas, tendo como problema principal da pesquisa: Como os estudantes do curso de pedagogia de um Universidade do Vale do Taquari no município de Lajeado/RS – Brasil percebem a relação entre Gestão Educacional e a Pedagogia Empresarial? Com base na pergunta norteadora, o objetivo geral é investigar a percepção dos estudantes do curso de pedagogia acerca dos conhecimentos trabalhados em gestão educacional e em pedagogia empresarial. Dentro das conclusões, está a percepção, uma vez que nunca se imaginou que uma gestão escolar poderia agregar conhecimento frente a Pedagogia Empresarial.
- ItemAcesso AbertoGestão escolar, empreendedorismo e liderança na perspectiva educacional(2016-06) Costa, Patrícia Da; Rosa, Daiani Clesnei Da; http://lattes.cnpq.br/9817155215633583A presente monografia entrelaça estudos teóricos e práticos desenvolvidos na disciplina de “Trabalho de Conclusão de Curso II” (45125), do curso de Pedagogia, de um Universidade do Vale do Taquari do sul do Brasil, no semestre 2015/B. Considerando a importância de repensar as práticas em educação, o problema que norteou o processo investigativo desta pesquisa esteve centrado em investigar a percepção de acadêmicos dos cursos de licenciatura do Universidade do Vale do Taquari, sobre gestão escolar, empreendedorismo e liderança na perspectiva educacional. Nesse cenário, os procedimentos metodológicos foram alicerçados em duas etapas: levantamento de referenciais consistentes e elaboração, aplicação e análise de questionários. Os estudos teóricos que lapidaram as (des)construções de conhecimento foram protagonizados por estudiosos como Paro (2010), Dolabela (2002) e Hunter (2006). Quanto aos questionários, onze acadêmicos dos cursos de licenciatura colaboraram, voluntariamente, respondendo as questões previamente determinadas. Com a conclusão dos estudos investigativos, foi possível compreender a gestão escolar como atuante nos processos administrativo e pedagógico da escola, o empreendedorismo como a busca de oportunidades e realização de sonhos, e, por fim, a liderança como um diferencial nas relações inter e intrapessoais.
- ItemAcesso AbertoInfluências de uma Gestão Participativa Escolar no cotidiano educacional no município de Bom Retiro do Sul/RS-Brasil(2015-06) Azeredo, André Luís Tanski; Rosa, Daiani Clesnei Da; http://lattes.cnpq.br/9817155215633583; Rosa, Daiani Clesnei Da; Miorando, Tania MichelineEsta monografia está circunscrita fundamentalmente às contribuições e interações de um processo de gestão participativa nas ações pedagógicas dos educandários municipais que possuem alunos do 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental, em regime integral de atividades, no município de Bom Retiro do Sul. O estudo descreve reflexões sobre a gestão participativa e seu contexto, oportunizando múltiplos olhares frente às suas relações sociais. Diante do exposto, o objetivo geral que norteou as linhas de ação oportunizou verificar a importância e os benefícios existentes na Gestão Participativa e no cotidiano escolar dos educandários que atendem os alunos em tempo integral. Utilizou-se como metodologia a pesquisa qualitativa, etnográfica, ocasional e de campo, com análise de informações coletadas via entrevista semi-estruturada. O estudo sobre Gestão Participativa fundamentou-se nas linhas de Paro (2000 e 2010), Lück (2010), Hora (1997), e Oliveira (1997), paralelamente oportunizando um resgate histórico baseado na legislação da Constituição Federal (1998), PNE (2014) e LDBN (1996), alicerçado nas abordagens de Ribeiro (1978), Reed (1997), Braverman (1987), Junquilho (2012), Bartnik (2012), e Chiavenato (2010). O contexto escolar transcende relações sociais pertinentes ao contexto, alicerçados nos estudos de Camargo (2006), Oliveira (1997), Ferreira (2008), Hora (1997), Faria (2009), Hattge (2006 e 2007) e Goldmeyer (2010). Após análise da realidade nos educandários, constatam-se, parcial e integralmente, as contribuições positivas que a gestão participativa aponta no processo significativo do ensino. As articulações de uma gestão participativa favorecem a qualidade educacional, tornando os educandários palco de situações significativas de ensino e de aprendizagem, oportunizando interações sociais pertinentes ao contexto no qual estão inseridas.
- ItemAcesso AbertoA medicalização das crianças dos anos inciais do Ensino Fundamental, a partir da percepção da gestão escolar e dos professores que atuam nesse nível(2014-11) Lerner, Carine Eloísa; Rosa, Daiani Clesnei Da; http://lattes.cnpq.br/9817155215633583; Rosa, Daiani Clesnei Da; Hattge, Morgana DomênicaA medicalização da educação está em evidência nos tempos atuais, em virtude do grande consumo de medicamentos psicoterápicos para auxiliar na aprendizagem dos alunos em idade escolar. Em vista disso, esta pesquisa busca investigar qual é a relação da medicalização com a aprendizagem das crianças, a partir da percepção da gestão escolar e dos professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental, em escolas da rede municipal, do município de Teutônia/RS. A metodologia deste estudo qualitativo envolve uma pesquisa bibliográfica, e a coleta de dados ocorreu com a aplicação de um questionário aos gestores e aos professores. Os referenciais usados se baseiam, principalmente, nos escritos de Maria Aparecida Affonso Moysés, na área da pediatria, e Cecília Azevedo Lima Collares e Renata Guarido, na área da psicologia educacional, entre outros. O resultado que a pesquisa revelou é que, na percepção dos gestores e professores, a medicalização está sendo usada na educação como uma das formas de sanar as dificuldades de aprendizagem das crianças, agindo apenas nas mudanças de atitudes.