Pedagogia
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Pedagogia por Orientador "Schuck, Rogério José"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso AbertoO diálogo na filosofia com crianças: um estudo com professores que trabalham nas séries iniciais, em uma escola do Vale do Taquari/RS(2016-06) Lucca, Soraine Teresa Krindges; Schuck, Rogério José; http://lattes.cnpq.br/2668859523186072; Schuck, Rogério José; Costa, Cristiano Bedin DaSabemos que na atualidade, as exigências em relação ao tempo, eficiência e diálogo, no meio profissional não são poucas, mas a dúvida que me impulsionou a desenvolver esta pesquisa é: será que os professores na educação infantil que passam tantas horas com seus alunos, os incentivam a ter curiosidade e oferecem abertura ao diálogo? Será que o professor é flexível no seu planejamento para atender aos interesses do aluno? A pesquisa transcorreu num município do Vale do Taquari, numa escola municipal, com professores de turmas entre 4 a 6 anos de idade, da Educação Infantil. A metodologia da pesquisa foi qualitativa, sendo que foi feita a partir dos dados de análise que foram coletadas através de entrevistas. Os procedimentos qualitativos buscam explicar o porquê do caso estudado. Na pesquisa qualitativa não se quantifica valores e não se procura a prova dos fatos. Os dados desta pesquisa foram coletados através de entrevistas que foram gravadas em áudio e depois de gravadas, foram degravadas para, na sequência, serem analisadas. A pesquisa trouxe como objetivo analisar o relato dos docentes, em relação à prática da filosofia com crianças e descrever o que os professores entendem por filosofia com crianças. Através dos relatos dos professores, foi realizada a análise, considerando os seguintes aspectos: identificação, com base na investigação junto as professoras da escola, verificando se a filosofia com crianças é trabalhada; investigação se os professores se sentem seguros e preparados em relação a filosofia com crianças; analise através de entrevistas se há relação entre o diálogo desenvolvido dentro da sala de aula e o proposto pelos referenciais teóricos estudados. Os resultados apontam que os professores possuem conhecimento sobre a filosofia com crianças, sendo que, utilizam do diálogo como ferramenta de troca de conhecimento e de interesses.
- ItemAcesso AbertoFilosofia com crianças: didáticas e estratégias de ensino desenvolvidas por docentes em duas escolas municipais do Vale do Taquari RS(2013-11) Bottoni, Lia Lúcia Delavald; Schuck, Rogério José; http://lattes.cnpq.br/2668859523186072Esta pesquisa foi desenvolvida em duas escolas Municipais de Educação Infantil no Município de Lajeado RS. Ela surgiu de estudos e inquietações envolvendo o tema “filosofia com crianças”. Teve como objetivo verificar se e como a filosofia se apresenta na sala de aula por meio de entrevistas com quatro docentes e oito encontros de observações com as crianças. Durante o processo de pesquisa e investigação foram usados aportes teóricos envolvidos com o tema “filosofia com crianças”, abordando principalmente os autores Kohan (2000,2004,2005,2009) e Lipman (2001) entre outros. Percebeu-se que as professoras entrevistadas têm uma preocupação em fazer o aluno pensar sobre seus atos, fazer com que ele seja pesquisador, crítico, democrático e protagonista de sua história. Foi possível observar também que estão estudando para cada vez mais melhorar a comunidade de investigação que possuem na sala de aula.
- ItemAcesso AbertoPercepções sobre a construção do pensamento filosófico na Educação Infantil(2015-06) Michels, Marina Lurdes; Schuck, Rogério José; http://lattes.cnpq.br/2668859523186072; Schuck, Rogério José; Ohlweiler, Mariane InêsO presente trabalho tem como finalidade perceber a Filosofia como uma metodologia utilizada por educadores, no processo da construção de um pensamento crítico na Educação Infantil. O estudo teve como objetivo investigar o conhecimento de professoras da Educação Infantil, do município de Imigrante/RS, sobre Filosofia, averiguando as estratégias utilizadas pelas mesmas em relação à construção do pensamento crítico das crianças. Bem como, analisar a prática pedagógica referente à Filosofia, relacionando-a com a teoria de autores, como: Kohan (2000), (2004), (2009) e (2011); Freire (2008); Lipman (1995); Sátiro (2012); Sardi (2004); Tiburi (2008), Cunha (2002) e Aranha (1986). A metodologia utilizada apresenta abordagem qualitativa em concordância com esse tipo de pesquisa. A pesquisa envolveu educadoras de crianças da faixa etária de um a cinco anos, de três escolas de Educação Infantil, da rede municipal do município de Imigrante/RS. Participaram da pesquisa duas educadoras de cada escola. A coleta de dados foi realizada através de entrevistas semiestruturadas com perguntas previamente formuladas. Para a análise de dados, foi utilizada a categoria geral de representação social. Os dados foram analisados e as informações articuladas com o referencial teórico. Constatou-se que todas as educadoras possuem conhecimento sobre Filosofia, percebendo-a como algo positivo, que contribui significativamente, tanto no processo de aprendizagem quanto na construção de um pensamento filosófico da Educação Infantil, refletindo, posteriormente, na vida adulta.