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Browsing Ensino by browse.metadata.advisor "Horn, Cláudia Inês"
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- ItemOpen AccessAchadouros de infância: processos cartográficos entre docências e Educação Infantil(2024-12) Costa, Raquel Thaís Arcari da; Horn, Cláudia Inês; http://lattes.cnpq.br/8019717665577672; Olegário, Fabiane; Schwertner, Suzana; Machado, Niqueli StreckEste estudo apresenta uma pesquisa de mestrado desenvolvida no Programa de Pós- graduação em Ensino da Universidade do Vale do Taquari - Univates, na linha de pesquisa Ciência, Sociedade e Ensino. O objetivo foi investigar como a infância, compreendida como potência de pensamento, força política e tempo sensível, interroga as práticas pedagógicas da Educação Infantil. Pensar a infância contemporânea diz respeito a compreender uma construção social e histórica que foi caracterizando e rotulando essa infância em seus modos de ser e agir (Bujes, 2002). Além disso, é pesquisar e vasculhar quais outras possibilidades essa infância é capaz de construir, isto é, realizar um processo de desconhecer a infância. A escola, como instituição habitada pela infância da Educação Infantil, torna-se um território possível para entender as interrogações que a infância transmite em relação às práticas pedagógicas, ao que ela vivencia nesse espaço. Nessa perspectiva, o estudo concretizou-se a partir do método cartográfico embasada nos autores Passos, Kastrup e Escóssia (2009) e Rolnik (2006). Os participantes envolvidos nos ensaios cartográficos foram uma professora de uma escola municipal de Educação Infantil do município de Encantado-RS e as crianças de sua turma de Maternal A (2 a 3 anos de idade). As ferramentas para desenvolver o trabalho cartográfico foram o diário de bordo (Mella, 2016), utilizado pela pesquisadora cartógrafa, o diário acompanhante, utilizado para os registros da professora da turma, e a câmera fotográfica. Para potencializar os encontros, outra ferramenta foi criada pela pesquisadora, um Achadouro de Inventos, inspirado na poesia Achadouros - memórias inventadas, de Manoel de Barros (2015). Esse Achadouro de Inventos foi o nome dado para as três caixas entregues para a professora titular durante o processo. Dentro de cada Achadouro de Inventos havia também disparadores do pensamento, composições inspiradas em artistas brasileiros (Mariana Guimarães1 e Augusto Bueno2 ) e no próprio ato de criar da pesquisadora. A construção dos disparadores contaram com fios, elementos da natureza e linhas da infância, a partir do desenho. Através da escrita no diário de bordo da pesquisadora, dos diálogos, das fotografias e das observações realizadas, constatou-se que a infância da Educação Infantil não só interroga, mas sugere movimentos e ações para as práticas docentes. A infância interroga ao descobrir, ao desvendar e ao criar através das suas múltiplas linguagens. Entre as infâncias que habitam um espaço escolar, existe lugar para o devir-criança (Kohan, 2007), detectável nas sutilezas das crianças durante as práticas pedagógicas. Por fim, conclui-se que uma docência que pesquisa, planeja e convida as infâncias a experimentarem vivências lúdicas e de experimentação contribui para um espaço escolar que provoca a interrogação, a sugestão e a participação dessa infância.
- ItemOpen AccessGestão escolar democrática na Educação Infantil: possibilidades e desafios(2024-12) Cruz, Rosângela Feitoza Fracasso; Horn, Cláudia Inês; http://lattes.cnpq.br/8019717665577672; Pasini, Juliana Fatima Serraglio; Silva, Jacqueline Silva Da; Martins, Silvana NeumannEsta dissertação propõe uma reflexão acerca da gestão escolar democrática na Educação Infantil e tem como objetivo geral Investigar como professoras e técnicos administrativos educacionais profissionalizados percebem as relações entre a gestão escolar democrática e as práticas de ensino desenvolvidas em uma escola de Educação Infantil. A partir disso, objetivou-se investigar as práticas de ensino e a relação existente com a gestão escolar democrática e, mais especificamente: a) conhecer e apresentar as relações existentes entre a gestão escolar democrática e as práticas de ensino das professoras e técnicos administrativos educacionais profissionalizados; b) analisar as contribuições e os desafios percebidos pelas professoras e técnicos administrativos educacionais profissionalizados em suas práticas de ensino, considerando o trabalho de uma gestora escolar; e c) verificar quais ações específicas de uma gestão democrática têm potencial para promover o aprimoramento das práticas de ensino das professoras e técnicos administrativos educacionais profissionalizados. Para dar conta de tal problemática, reflexões teóricas, apoiadas em dispositivos legais e documentos orientadores da Educação Infantil, se fizeram necessárias, bem como os autores: Lück (2000; 2009; 2014), Libâneo (1998; 2004), Silva (2009), Malaguzzi (1999; 2016), Paro (2010; 2016), Freire (2005), dentre outros. Para fins metodológicos, assumiu-se uma abordagem qualitativa, aproximando-se de pressupostos do Estudo de Caso e da investigação da própria prática, enquanto gestora na Educação Infantil. Para tanto, participaram da pesquisa de campo, vinte e cinco professoras e técnicos administrativos educacionais profissionalizados, que trabalham com crianças da Educação Infantil na Escola Municipal de Educação Infantil “Construindo o Saber”, da cidade de Apiacás/MT. Para a produção de dados foi aplicado um questionário no Google Forms com perguntas abertas dissertativas e fechadas. Os dados produzidos foram analisados seguindo a técnica de análise de conteúdo de Bardin (2020) e, a partir desta análise, emergiram três categorias assim intituladas: a) A gestão escolar democrática e as práticas de ensino de professoras e técnicos administrativos educacionais profissionalizados; b) Percepção das professoras e técnicos administrativos educacionais profissionalizados referente às contribuições e os desafios na perspectiva de uma gestão escolar democrática; e c) Ações de uma gestão democrática com potencial para promover o aprimoramento das práticas de ensino na Educação Infantil. Em relação à primeira categoria, identificou-se que as profissionais possuem conhecimento sobre a temática da gestão democrática e elencam a participação coletiva na tomada de decisões; o trabalho em conjunto e a gestão participativa; a mediação com a comunidade; a formação; o trabalho com transparência; o trabalho com eficiência, o estar aberto ao diálogo, como elementos centrais na relação da gestão democrática com as práticas de ensino. Sobre as contribuições e os desafios na gestão escolar democrática, temática da segunda categoria, emergiram como contribuições no âmbito didático-pedagógico: o suporte pedagógico; a autonomia nas práticas; e, no âmbito relacional: a parceria; colocar-se à disposição; e que a gestão busca melhorias. Em relação aos desafios percebidos pelas Respondentes, em suas práticas de ensino, surgiram: a falta de participação da família; a falta de interesse dos alunos e regras; a evasão; as inovações tecnológicas; a inclusão e a falta de profissionais qualificados; a dificuldade de inclusão; a desigualdade social e educacional; as dificuldades estruturais e de investimento na manutenção e estrutura da escola, bem como nos recursos e investimentos na educação. Na terceira categoria, que versa sobre as ações da gestão democrática com potencial para promover o aprimoramento das práticas de ensino na Educação Infantil, foram elencadas ações como: acolher opiniões; trabalhar de forma colaborativa; liderar; aproximar a família e a escola; possibilitar cursos de formação continuada; dar suporte pedagógico aos professores e técnicos administrativos educacionais profissionalizados, assim como contribuir com as práticas de ensino. Compreende-se que as sugestões que emergiram nesta investigação podem colaborar para o desenvolvimento da Educação Infantil de forma integral e promover ações e reflexões que fortaleçam o ensino, a partir de uma perspectiva da gestão escolar democrática.