Enfermagem
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Enfermagem by browse.metadata.advisor "Lavall, Eliane"
Now showing 1 - 14 of 14
Results Per Page
Sort Options
- ItemOpen AccessA importância da enfermagem frente a assistência à puérperas em depressão pós-parto(2023-06-19) Bortoli, Emanuele Bonan De; Lavall, Eliane; http://lattes.cnpq.br/5943189422189126; Lohmann, Paula Michele; Marchese, CamilaIntrodução: A Depressão Pós-Parto (DPP) está presente em grande porcentagem nas puérperas e pode causar grandes danos quando não identificada precocemente. A Enfermagem tem papel fundamental na detecção precoce da doença, através das consultas de puericultura. A Atenção Primária em Saúde (APS) é uma importante porta de entrada para prevenção e promoção do cuidado às mulheres gestantes e puérperas e é na assistência de enfermagem, que os enfermeiros atuam na identificação da sintomatologia da depressão pós-parto e assim podem prestar o cuidado necessário com a mãe e o bebê. Objetivo: Este estudo tem por objetivo reconhecer a importância da enfermagem e seu papel na assistência puerperal e evidenciar os sentimentos das puérperas em depressão pós-parto. Metodologia: A pesquisa foi realizada através de um estudo de revisão integrativa de bibliografia. Os estudos foram realizados na base de dados Scielo. Para interpretação dos dados coletados, foi seguida a técnica de Bardin (2016). Resultados: Os resultados apontam para as seguintes dimensões: A importância da Enfermagem na assistência puerperal; Descrever o papel da enfermagem frente ao atendimento de puérperas com depressão pós-parto; Identificar os sentimentos das mulheres com depressão pós-parto acompanhadas em rede de saúde pública. Conclusão: Os resultados mostram que as equipes de enfermagem precisam estar melhor preparadas para trabalhar com as gestantes e puérperas, assuntos como a existência da depressão pós-parto e desenvolver ações preventivas para assegurar qualidade de vida para as puérperas precisam tornar-se parte do atendimento rotineiro das consultas de pré-natal e puerpério. Espera-se que essa pesquisa sirva de subsídio para auxiliar a equipe de enfermagem na detecção prematura e no cuidado das puérperas que apresentem sinais e sintomas da depressão pós-parto
- ItemOpen AccessAcolhimento ao usuário na ESF(2016-12) Cunha, Adelaide Maria Da; Lavall, Eliane; http://lattes.cnpq.br/5943189422189126O presente trabalho tem como objetivo, analisar o acolhimento realizado na unidade de saúde Estratégia Saúde da Família (ESF). Trata-se de uma revisão bibliográfica integrativa, em que os dados foram coletados na base de dados virtuais Scielo, foram utilizados artigos nacionais dos últimos dez anos. A análise e interpretação dos dados foram realizadas através da técnica de análise de Bardin (2011).Os resultados apontam que o acolhimento na ESF envolve escuta, a corresponsabilização, reformulação de rigidez dos serviços, vínculo, identificação das necessidades individuais, organização dos serviços na perspectiva do SUS, transversalização das ações no SUS. Além disso, inclui humanização do serviço de saúde, resolutividade, contato não programado, comunicação adequada, postura ética e reavaliação permanente. Como dificuldades na realização do acolhimento na ESF, foram encontradas: demanda excessiva, sobrecarga dos profissionais, problemas estruturais, compreensão pelos profissionais, acolhimento como triagem. Entende-se que o acolhimento pode ser considerado pilar da humanização do cuidado, possibilitando vínculo e resolutividade nas ações de cuidado na ESF.
- ItemOpen AccessAnsiedade e depressão pós Covid-19: percepção de profissionais da atenção primária à saúde(2023-11-20) Zonta, Andressa Ferrari; Lavall, Eliane; http://lattes.cnpq.br/5943189422189126; Marchese, Camila; Lohmann, Paula MicheleIntrodução: A pandemia de Coronavírus começou em 2019, na China, desde então começaram a crescer os casos de covid-19 no mundo. Muitas pessoas ficaram com sequelas física e mental, necessitando assim utilizar medicação. Percebe-se que após a pandemia a população tem procurado ajuda para tratamento para depressão e ansiedade, pois muitos obtiveram algum tipo de sequela, perda de algum ente, perda de emprego, isolamento social e problemas de saúde. Objetivo: Este artigo tem por objetivo reconhecer a percepção da equipe da APS em relação a ansiedade e depressão pós Covid-19 durante os atendimentos no serviço, identificar a demanda e atendimento à situações de ansiedade e depressão, caracterizar a demanda de saúde mental, identificar que tipo de cuidado/acompanhamento essas pessoas necessitam no período pós Covid-19. Metodologia: A pesquisa foi realizada através de uma pesquisa qualitativa com um questionário semi-estruturado com profissionais de saúde que atendem pacientes com sintomas de ansiedade ou depressão após Covid-19. Participaram do estudo nove profissionais da saúde. As entrevistas aconteceram de forma individual, onde foram analisadas os princípios de categorização de Bardin (2016). Resultados: Após análise, foi identificadas quatro categorias que serão apresentadas abaixo: cuidado com a comunidade; orientação sobre sinais de ansiedade e depressão;práticas e métodos não farmacológicos para redução das crises; estratégias da comunidade para enfrentamento da ansiedade e depressão; Conclusão: Percebe-se que os profissionais da saúde têm uma preocupação com a comunidade. Entretanto, fica evidente a necessidade de abordar-se ainda mais essa temática sobre ansiedade e depressão, visando assim o fortalecimento das orientações quanto aos benefícios do uso de práticas alternativas e complementares em saúde.
- ItemOpen AccessCaracterísticas das pessoas com Transtorno Obsessivo Compulsivo: revisão da literatura(2016-12) Agnoleto, Thaynara Luzzi; Lavall, Eliane; http://lattes.cnpq.br/5943189422189126O presente trabalho tem como objetivo identificar características do Transtorno Obsessivo Compulsivo e repercussões na vida do portador. Trata-se de uma revisão bibliográfica integrativa, os dados foram coletados na base de dados virtual Scielo. Foram utilizados artigos nacionais publicados nos últimos doze anos e livros literários. Foram selecionados 10 artigos para a discussão aplicando os critérios de exclusão. Discutiu-se sobre a importância e repercussão familiar no tratamento da pessoa com TOC, o cotidiano da pessoa com este transtorno e as principais dificuldades que eles apresentam. As características mais citadas são as obsessões que causam ansiedade e desconforto emocional e as compulsões que amenizam um desconforto ou previnem algum evento temido. Assim, o TOC interfere no convívio familiar, no trabalho e no lazer da pessoa com este transtorno. Este estudo poderá auxiliar os profissionais para um melhor entendimento sobre este transtorno podendo assim fazer as orientações necessárias para a família e para todos que convivem com as pessoas com TOC.
- ItemOpen AccessCaracterização da ansiedade entre equipe profissionais da atenção básica: revisão integrativa(2020-11) Gall, Letícia; Lavall, Eliane; http://lattes.cnpq.br/5943189422189126A ansiedade faz parte da vida de todos os seres humanos. Em alguns momentos, porém, passamos do nível de ansiedade comum para ansiedade patológica, em que necessitamos de um cuidado maior. Quando o assunto é saúde, também devemos lembrar dos profissionais que atuam na Atenção Primária à Saúde. Por isso, o objetivo do presente trabalho é conhecer as manifestações da ansiedade numa equipe de Atenção Primária à Saúde; os fatores que a desencadeiam; e as estratégias utilizadas pela equipe profissional. A pesquisa foi realizada por meio de uma revisão integrativa e os dados foram coletados a partir da base de dados da BIREME dos anos de 2010 a 2020, com os seguintes descritores: ansiedade; profissionais; Atenção Básica; e ansiolíticos. Os dados foram analisados por meio de análise de conteúdo. Encontraram-se 213 artigos sobre a temática e, no estudo, incluíram-se oito artigos. Por meio das pesquisas, foi possível verificar alguns dos fatores desencadeadores do estresse e ansiedade nos profissionais, tais como baixa remuneração, pressão no trabalho e más condições de trabalho, o que propiciou o surgimento de sintomas como dificuldades para dormir e ingestão de substâncias psicoativas. Entende-se que a ansiedade é a porta de entrada para outras patologias, tais como a depressão; portanto, as más condições de trabalho e a desvalorização do profissional são fatores que levam ao adoecimento.
- ItemOpen AccessCrise na saúde mental: visão da equipe multiprofissional(2014-03-19) Silva, Caroline Hepp Da; Lavall, ElianeO presente trabalho tem como objetivo analisar o cuidado em Saúde Mental em situações de crise em um hospital geral localizado no Vale do Taquari, Rio Grande do Sul (RS). Trata-se de um estudo de caso, com abordagem qualitativa. Os dados foram coletados a partir de entrevista semiestruturada em Agosto de 2013, aplicada a dez profissionais da área da saúde mental que trabalham no referido hospital. A análise e interpretação dos dados foram realizadas de acordo com a técnica denominada Análise Temática de Minayo (2008). Os resultados apontam que o cuidado realizado pela equipe multiprofissional em situações de crise envolve escuta, diálogo, contenção mecânica e química. Além disso, conhecimento sobre manifestações da crise, a necessidade da educação permanente dos profissionais, aspectos subjetivos da equipe e dificuldades no manejo. Este estudo contribui para ampliação do conhecimento, possibilitando a construção de novas ideias e estratégias no atendimento á pessoa em situação de crise.
- ItemOpen AccessO cuidado na saúde mental: trabalho do enfermeiro no Centro de Atenção Psicossocial(2016-12) Cenci, Mariana; Lavall, Eliane; http://lattes.cnpq.br/5943189422189126O presente estudo tem como objetivo identificar a percepção do enfermeiro(a) sobre o trabalho realizado no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), localizado em um município no interior do estado do Rio Grande do Sul. Trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva, com abordagem qualitativa. Os sujeitos do estudo foram enfermeiros(as) que atuam nos referidos serviços. Os resultados foram analisados, conforme Minayo (2008). Trabalho do enfermeiro(a) envolve: observação, escuta, atividades técnicas, grupos, oficinas, gerenciamento, capacitações, trabalho com a rede, orientações, visita domiciliar, busca ativa, inserção social do usuário, plano terapêutico, entre outras ações citadas. O preconceito, a exclusão social, a continuidade com a rede foram apontados pelos entrevistados como dificuldade no cuidado. Enfermeiros(as) entrevistados relatam que existe troca de diferentes olhares profissionais, sempre com o objetivo do trabalho interdisciplinar, como a realização da reunião de equipe e o matriciamento que é realizado entre todos da equipe. Esse estudo possibilitou ampliar o olhar sobre o trabalho interdisciplinar, pois trabalhar na saúde mental não é tarefa fácil, sendo necessário haver mais especializações na área mental para o enfermeiro(a) se sentir mais preparado para o cuidado que realiza.
- ItemOpen AccessCuidado realizado por equipes da Estratégia Saúde da Família a pacientes com risco de suicídio(2019-01-22) Franzon, Tainá; Lavall, Eliane; http://lattes.cnpq.br/5943189422189126Os índices de suicídio vêm aumentando gradativamente nos últimos anos, ocorrendo aproximadamente, uma morte a cada 40 segundos no mundo. Percebe-se a necessidade de intervenção em rede para que ocorra a precoce identificação de vítimas em vulnerabilidade, bem como ações preventivas e tratamento precoce. O objetivo deste estudo foi caracterizar o cuidado realizado por duas equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) a pacientes com risco de suicídio em um município localizado no interior do Rio Grande do Sul. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva, em que foram realizadas entrevistas semiestruturadas com duas equipes de ESF atuantes no município em questão. Os resultados da pesquisa demonstram que o trabalho realizado pelas equipes de ESF na atenção básica vem sendo positivo a medida que está sendo observada a diminuição nos índices de suicídio no município. Conclui-se que o cuidado realizado em equipe, o trabalho multiprofissional, o envolvimento dos profissionais da ESF com pacientes em risco de suicídio, suas famílias e a comunidade em geral é uma forma eficaz de prevenção ao suicídio e aos danos ocasionados por ele.
- ItemOpen AccessDesafios dos enfermeiros nos atendimentos de emergências psiquiátricas(2023-11) Borges, Thaís Henriete Rother; Lavall, Eliane; http://lattes.cnpq.br/5943189422189126; Lohmann, Paula Michele; Laste, GabrielaObjetivo: analisar quais os desafios que o enfermeiro encontra ao realizar atendimento de emergências psiquiátricas na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Lajeado. Método: estudo de natureza exploratória, do tipo estudo de campo e de modo de abordagem do tipo qualitativa. A pesquisa foi realizada com sete enfermeiros(as) que atuam na área assistencial da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município de Lajeado. Após a coleta de dados, as respostas foram analisadas sendo divididas em categorias temáticas. Resultado: os enfermeiros reconhecem a dificuldade em abordar e manejar a agressividade do paciente nessa situação, associando isso ao despreparo, decorrente da falta de educação continuada em saúde mental que não é disponibilizada pelos serviços de saúde e pela visão estigmatizada do paciente com transtorno mental. Conclusão: as capacitações dos profissionais de enfermagem que integram a equipe que atua em emergências psiquiátricas devem ser valorizadas, tendo em vista que isso corrobora para melhorias nos serviços de saúde e segurança do paciente.
- ItemOpen AccessO estigma e a exclusão social: uma revisão bibliográfica(2016-12) Moreira, Mauricio Fagundes Dos Santos; Lavall, Eliane; http://lattes.cnpq.br/5943189422189126O presente trabalho aborda as características do estigma e exclusão social no contexto da saúde mental. Trata-se de uma revisão bibliográfica, em que os dados foram coletados na base de dados virtuais Scielo, com artigos nacionais publicados nos últimos dez anos. A análise e interpretação dos dados foram realizadas a partir do método de Cooper (1982). Foram analisados 15 artigos para discussão, aplicando o processo de exclusão. Entre as características do estigma e exclusão social no contexto da saúde mental foram encontrados: o estigma como uma marca, a sua interferência na qualidade de vida e o adoecimento do indivíduo. Já sobre a exclusão social aponta-se como características: presença na própria família, o rompimento com a vida em sociedade, a falta de amizades, e a relação com o trabalho, que afastam a pessoa com algum transtorno mental do meio social. Esta revisão tem como objetivo contribuir com os profissionais de saúde a aprimorar seus conhecimentos, ampliar as reflexões sobre as suas atividades, visando melhorar as relações, vínculos e condutas destes profissionais com os pacientes que apresentam algum transtorno mental.
- ItemOpen AccessExpectativas e sentimentos da gestante em relação ao bebê(2017-12) Thomas, Débora; Lavall, Eliane; http://lattes.cnpq.br/5943189422189126A relação da mãe com o bebê constitui-se desde o pré-natal, e as expectativas e sentimentos que ela tem influenciam diretamente na interação que estabelece com o mesmo. O presente trabalho teve como objetivo analisar as expectativas e sentimentos das gestantes em relação ao bebê e o cuidado da equipe de enfermagem. Trata-se de uma revisão bibliográfica integrativa, os dados foram coletados na base de dados virtual Scielo, foram utilizados artigos nacionais e que tenham sido publicados nos últimos 5 anos. A análise e interpretação dos dados foi realizada através da técnica de análise de COOPER (1982). Os resultados apontam que os principais sentimentos das gestantes são: felicidade, ansiedade, satisfação, preocupação, ambivalência; e as expectativas delas em torno do exame de ultrassonografia, movimentos fetais e o nascimento, possibilitando um cuidado baseado nas políticas públicas nacionais.A inserção do enfermeiro no cuidado a gestante possibilita intervenções específicas através de atividades em grupos, atendimento individual, orientações, com foco na promoção de saúde, prevenção de agravos durante o período gestacional, além do mais, o preparo para o parto.
- ItemOpen AccessInclusão das ações de saúde mental na atenção básica(2016-12) Hilário, Letícia Dias; Lavall, Eliane; http://lattes.cnpq.br/5943189422189126O presente estudo apresenta como objetivo promover a identificação de ações de saúde mental na atenção básica em um município do interior do estado do Rio Grande do Sul. O conteúdo desta monografia trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, descritiva e exploratória. O grupo de sujeitos que fizeram parte dessa pesquisa é composto por diversos profissionais da Equipe de Saúde da Família (ESF), sendo que a coleta de dados foi realizada mediante entrevistas semiestruturadas. Os dados foram analisados mediante a utilização do método de análise de conteúdo de BARDIN. Os resultados do trabalho desenvolvido apontam que a inclusão de ações de saúde mental na atenção básica está em fase de implantação, mas a equipe reconhece a importância de proporcionar um espaço de cuidado para o usuário em sofrimento psíquico. Conclui-se que a inclusão de ações de saúde mental representa um grande desafio para os trabalhadores da atenção básica, pois requer um maior entendimento de como cuidar do usuário em sofrimento psíquico.
- ItemOpen AccessO trabalho da enfermagem na Estratégia de Saúde da Família(2016-12) Busch, Glaci Terezinha; Lavall, Eliane; http://lattes.cnpq.br/5943189422189126Este estudo tem por objetivo caracterizar o trabalho da enfermagem na ESF. Trata-se de uma revisão bibliográfica integrativa, sendo que os dados foram coletados na base de dados virtuais Scielo. Foram utilizados artigos publicados nos últimos 10 anos em língua portuguesa. A análise e interpretação dos dados foi realizada a partir do método de Cooper. Foram selecionados 17 artigos para a discussão, aplicando os critérios de exclusão. Entre as características do trabalho da enfermagem foram encontradas as ações e dificuldades. As ações envolvem: o papel político no fortalecimento do SUS e ESF; formação e organização do trabalho da enfermagem e dos serviços, ações conforme os Programas de Saúde do Ministério da Saúde, cuidado focado no modelo de transição, educação em saúde, visitas domiciliares. As dificuldades enfrentadas pela enfermagem caracterizam-se por: limitações, Sistema de saúde falho e dificuldade, dificuldades em realizar educação em saúde com a equipe multiprofissional e usuários, supervisão. Este estudo poderá auxiliar na ampliação do conhecimento e reflexões a respeito das ações do enfermeiro e suas dificuldades no cuidado em saúde na ESF.
- ItemOpen AccessVacinação infantil: conhecimento das gestantes e orientações recebidas pela enfermagem na atenção básica(2023-11-20) Goettens, Cinthia; Lavall, Eliane; http://lattes.cnpq.br/5943189422189126; Medeiros, Cássia Regina Gotler; Marchese, CamilaObjetivo: compreender o conhecimento de gestantes acompanhadas na Unidade Básica de Saúde em relação à vacinação infantil. Método: pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória realizada de agosto a novembro de 2023 com gestantes usuárias de duas Unidades Básicas de Saúde, por meio de entrevista semiestruturada, com análise temática. Resultados: as participantes mostraram conhecimento sobre prevenção de doenças, reconhecendo a importância da vacinação para a saúde dos filhos. A maioria demonstrou não ter dúvidas quanto ao tema, entretanto relataram não receber informações completas sobre as vacinas e explicação do calendário nacional de vacinação infantil. Também a maioria acredita ser necessário mais orientações sobre o assunto durante o acompanhamento pré-natal. Conclusões: é crucial orientar os pais sobre benefícios, reações e faixas etárias das vacinas, visto que influenciam diretamente na decisão de vacinar.