Design - TCC II
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Design - TCC II por Orientador "Etchepare, Hélio Dorneles"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso AbertoProjeto de produto: defletor de ar condicionado(2017-02) Feil, Andrieli Susana; Etchepare, Hélio Dorneles; http://lattes.cnpq.br/5924030497756964A necessidade de produtos inovadores no contexto atual, que satisfaçam todos os desejos dos consumidores, atribui ao Design à solução desse processo. Dentre essas necessidades, observa-se a falta de um produto dispersar para o fluxo de ar de condicionadores de ar, pois se percebe que o vento liberado não se espalha homogeneamente no ambiente onde estes se encontram instalados. Para o desenvolvimento deste projeto de produto, leva-se em consideração aspectos como: a engenharia, fator facilitador para seu desenvolvimen to; a escolha dos tipos de materiais e processos de fabricação, que definirão aparência de acabamento, durabilidade e eficiência. Também, muito importante nesse processo, é a avaliação do contexto social, bem como um estudo sobre o produto a ser criado e suas consequências para o bem estar do homem. É objetivo principal desta pesquisa, realizar estudos a fim de criar um projeto de produto inovador, que seja eficiente em sua aplicação . Foram realizados vários testes durante o trabalho a fim de comprovar e real eficiência do produto criado, que consequentemente apresentou boa eficácia.
- ItemAcesso AbertoProjeto de produtos: moinho de bolas de baixo custo(2012-03-07) Nos, Gustavo; Etchepare, Hélio DornelesNos próximos anos o modo como vivemos nossas vidas terá que mudar, consumindo menos produtos e reciclando ainda mais os mesmos. Nesta monografia foi proposto a produção de um equipamento para a fragmentação de matérias sólidas com possível uso em meios líquidos. Para o estudo de caso foi utilizado a metodologia de projeto de produto proposta por Baxter e Löbach que divide o processo de design de produtos em quatro fases distintas, mas que se entrelaçam umas às outras com avanços e retrocessos. Essas fases de desenvolvimento denominam-se: problematização, análise de similares, geração de alternativas e realização da solução do problema. Esta última fase envolve a seleção de materiais e processos de transformação, as especificidades de projeto e a descrição final do produto. Dispositivos para este fim começaram a ser utilizados a 10.000 a.C. na Pompeia e utilizavam a força de um homem para o seu funcionamento, com o passar dos anos, evoluiu até chegar a utilização de motores para a fragmentação. O projeto é baseado em um moinho de bolas, equipamento certo para obter uma granulometria bastante fina. Esferas de moagem em aço inoxidável, cilindros de cloreto de polivinila e alumínio, cálculos para a transmissão de força. O equipamento desenvolvido obteve uma alta eficiência e desempenho a um baixo custo x beneficio, possível graças a reutilização de materiais descartados. Palavras-chave: Moinhos. Esferas. Materiais reutilizáveis.
- ItemAcesso AbertoA realidade da realidade virtual em projetos arquitetônicos(2012-03-07) Porto, Carlos Augusto; Etchepare, Hélio DornelesA utilização de tecnologias digitais na representação gráfica de projetos de arquitetura e design de interiores tem crescido muito nas últimas décadas. No Brasil, o crescimento da construção civil desencadeou uma forte demanda por tecnologias de computação gráfica e realidade virtual voltadas para a representação de projetos arquitetônicos, especificamente uma modalidade de representação conhecida como maquete eletrônica. Esta tecnologia vem sendo utilizada pelos profissionais da área de arquitetura como ferramenta auxiliar na elaboração dos projetos, no treinamento de profissionais e também na área comercial do mercado imobiliário como ferramenta de divulgação e venda dos imóveis. Com o presente trabalho busca entender a importância da utilização da maquete eletrônica no mercado imobiliário, observando especificamente sua função nas fases de concepção dos projetos e posteriormente na fase de comercialização, na qual as imagens obtidas através desta tecnologia exercem um importante papel em termos de comunicação visual. Além da importância da Realidade Virtual aplicada a arquitetura, busca-se entender também a participação dos Designers no desenvolvimento desta atividade, visto que este pode ser um nicho de mercado para a atuação destes profissionais. Para a obtenção destas informações foi realizadas entrevistas com profissionais da área de projetos e da área comercial do mercado imobiliário e também com consumidores em potencial de empreendimentos imobiliários. A pesquisa realizada em Porto Alegre nos meses de abril e maio de 2011 aponta tendências e a realidade mercadológica da Realidade Virtual na arquitetura e no design de interiores. PALAVRAS CHAVE: Realidade Virtual, Maquete eletrônica, Design, Arquitetura