Pedagogia
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Browsing Pedagogia by Subject "Anos Iniciais"
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- ItemOpen AccessAtividades formais de alfabetização na pré-escola: o olhar das crianças(2019-11) Klein, Andressa Lana; Hattge, Morgana Domênica; http://lattes.cnpq.br/5058446895473307O seguinte trabalho é fruto do projeto de pesquisa de Trabalho de Conclusão do Curso de Pedagogia. A pesquisa parte do tema “atividades formais de alfabetização na Educação Infantil como meio de preparação para o Ensino Fundamental”, tendo como problema “Como as crianças significam as atividades formais de alfabetização desenvolvidas na pré-escola?”. Assim o objetivo principal é compreender como as crianças da pré-escola significam as atividades formais de alfabetização. Em um primeiro momento da escrita é analisado questões acerca da legislação brasileira que orientaram e orientam a Educação Básica. Do mesmo modo, para poder entender a importância da Educação Infantil é analisado os três últimos documentos norteadores da Educação Infantil. Na sequência é apresentado como se deu a pesquisa a campo realizada em uma escola do interior do Rio Grande do Sul. Ao longo da escrita é dialogado com trechos das rodas de conversas realizadas com as crianças participantes. Por fim, busca-se encontrar respostas para as inúmeras perguntas que surgirão ao longo do percurso.
- ItemOpen AccessEscrita criativa e autoral nos anos iniciais: evidenciando a essencialidade de um grafar criativo(2018-08-29) Barbosa, Poliana Wathier; Miorando, Tânia Micheline; http://lattes.cnpq.br/9841271812140730“Escrever, transformar a grande rocha da vida em pequenas pedras, palavras e frases que irão formar novos conjuntos.” (PERISSÉ, 2011, p.62). Para dar sentido ou fazer sentir-se. A escrita criativa deve ser vivida, criada, inventada, ludibriada e sensibilizada. “Quem, ao contrário, opta por não aderir à palavra criativa, ou dela é excluído, arrisca-se a perder a capacidade de ver o invisível no visível’’ (PERISSÉ, 2011, p.64). Este trabalho tem sua origem em uma pesquisa que buscou evidenciar a importância da escrita criativa nos Anos Iniciais, do Ensino Fundamental. Por objetivo geral busca investigar se os alunos dos anos iniciais têm facilidade ou dificuldade em escrever criativamente. Também como objetivos específicos a pesquisa abrange: Investigar se a professora da turma trabalha com a escrita criativa em sala de aula e de que maneira; Identificar possíveis fatores e localizar o porquê dos alunos possuírem uma eventual facilidade ou dificuldade na escrita criativa; Averiguar se os alunos preferem e têm mais facilidade em escrever criativamente num ambiente que possuem fatores estimulantes ou não. Quando pensamos na escrita autoral e criativa nos Anos Iniciais, o papel que o professor exerce é fundamental para que seus alunos sintam-se estimulados. O professor pode oportunizar momentos que potencializam e desafiam o aluno a pensar. É importante não esperar um resultado final homogêneo, visto que cada aluno possui seu tempo e suas subjetividades. A metodologia fundou-se em uma pesquisa qualitativa onde me vali de alguns instrumentos para investigar com maior êxito minhas inquietações. Essa investigação se deu com uma turma de 4° ano, em uma escola da rede pública do Vale do Taquari/RS, onde investiguei se a professora da turma trabalhava com a escrita criativa em sala de aula e de que maneira. Para isso, usei um questionário juntamente com uma análise de bibliografias, para saber se há coerência entre o método da professora e a proposta de escrita criativa. Fiz cinco práticas de escrita criativa com os alunos, propiciando um ambiente desafiador e estimulante, para detectar se os alunos possuem facilidade em escrever criativamente. E por último, fiz uma entrevista registrada em áudio, com alguns alunos, para uma análise com mais eficácia, referente às práticas de escritas, para verificar se foi mais fácil pensar e criar através de um ambiente estimulador ou não e perceber as maiores dificuldades encontradas por eles. Os resultados encontrados foram: ao fim da investigação, análises e estudos, pude aprender e concluir que a escrita criativa é muito importante nos Anos Iniciais, e que a mediação deve ser feita pelo educador e familiares das crianças, de modo que os alunos se sintam instigados e desafiados. O educador pode proporcionar estímulos para que o aluno consiga trilhar um caminho imaginário e expor suas ideias de forma clara no papel.
- ItemOpen AccessA ludicidade no processo de alfabetização(2019-06) Santos, Isóldi Dos; Bublitz, Grasiela Kieling; http://lattes.cnpq.br/5536348244806886Este estudo aborda o uso de diferentes práticas lúdicas aliadas ao processo de ensino nos Anos Iniciais, unindo atividades lúdicas no processo de alfabetização, como jogos e brincadeiras de forma enriquecedora para a aprendizagem e o desenvolvimento do aluno. Pretende-se verificar aqui como a ludicidade contribui na alfabetização dos alunos de primeiro e segundo anos do ensino fundamental, com base em alguns autores da área da educação, tais como Soares (2012, 2014), Kleiman (1995), Val (2006), Moyles (2002), Fortuna (2012), Kishimoto (2000) e Macedo, Petty e Passos (2000). A metodologia, de abordagem qualitativa, tem o objetivo de analisar como o lúdico é trabalhado nessas turmas. Para tanto, abarca o uso de questionários, junto a docentes dos Anos Iniciais de duas escolas, uma escola da rede pública e outra escola da rede privada de ensino, localizadas no Vale do Taquari /RS. Durante a visita realizada às escolas, foi possível perceber como as práticas lúdicas estão presentes no cotidiano escolar, pois, além do material apostilado oferecido pela instituição da rede privada e do livro didático na rede pública, os professores buscam formas de inserir a ludicidade no planejamento, seja por meio da música, do jogo ou das brincadeiras, tornando a aprendizagem mais convidativa e prazerosa.
- ItemOpen AccessOficina de música nos anos iniciais: criando uma musicoteca(2017-06) Luersen, Tamara Cristina; Munhoz, Angélica Vier; http://lattes.cnpq.br/4928481211980742Este artigo é o recorte de um trabalho de conclusão do curso de Pedagogia, realizado no Universidade do Vale do Taquari Univates, durante o período de fevereiro a novembro de 2016. Trata-se, inicialmente, de um estudo da noção de paisagem sonora em meio ao educador Murray Schafer. A partir de tais estudos buscou-se realizar uma oficina de música com alunos do primeiro ano de uma escola pública, localizada em Teutônia/RS, pautada na sensibilização das crianças e na utilização de materiais reutilizáveis, culminando na criação de uma musicoteca. Como o estudo envolvia a Educação Musical na escola, buscou-se também a aproximação com os documentos do Ministério da Educação acerca do ensino de música. Ao final, constatou-se que as experiências vivenciadas pelo grupo de crianças possibilitou novas formas de sentir, escutar e vivenciar os sons, criando outras paisagens sonoras.