Design - TCC II
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Browsing Design - TCC II by Subject "Agricultura Sustentável"
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- ItemOpen AccessToda a vida: desenvolvimento de design de identidade visual corporativa mutante poética(2020-12) Frezza, Leonardo Schlabitz; Kreutz, Elizete de Azevedo; http://lattes.cnpq.br/2772980944277543; Gonçalves, Cátia Viviane; Dones, Vera LúciaNo crescente mercado da indústria de alimentos orgânicos, muitas empresas ainda estão criando identidades visuais convencionais para representar seus produtos. Uma estratégia que pode, muitas vezes, ficar distante de uma fiel tradução da essência natural. A natureza é viva, livre e fluida. O objetivo deste estudo é criar uma identidade visual corporativa (IVC), com o papel de traduzir a essência de uma marca de produtos orgânicos. Para a realização do presente estudo, foi escolhido a metodologia qualitativa descritiva (GIL, 2006), e os instrumentos foram: pesquisa bibliográfica (STUMPF, 2006); de internet (YAMAOKA, 2006); análise de discurso (MANHÃES, 2006); análise semiótica (PENN, 2002); estudo de caso (DUARTE, 2006). Já para a construção da identidade visual da marca foi utilizada a metodologia de construção de Marcas Mutantes (KREUTZ, 2012). Este estudo se justifica na medida em que as Marcas Mutantes (KREUTZ, 2001) são uma prática contemporânea, cada vez mais presente nas estratégias de branding, para diferenciar-se dos seus concorrentes e promover a interação da marca com seus públicos. Além disso, uma marca de produtos ligados à natureza pode justificar ainda mais o uso dessa estratégia, relacionando as mutações da marca gráfica, com as mutações da natureza, que é viva. Como resultado, o estudo apresenta todas as fases de construção de uma Identidade Visual Mutante que traduz a essência de sua marca e poderá servir para orientar profissionais, acadêmicos e empresários nas escolhas estratégicas das marcas pelas quais são responsáveis.