Letras
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Letras by Subject "Compreensão leitora"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- ItemOpen AccessO uso dos relatórios da Prova Brasil em três municípios do Vale do Taquari e suas interferências no ensino da compreensão leitora(2018-08-29) Silva, Jéssica Martins Da; Forneck, Kári Lúcia; http://lattes.cnpq.br/1363740115770957Nos últimos anos, o cenário educacional do país vem nos preocupando. No intuito de amenizar essa situação, é tarefa de gestores e professores proporcionar um serviço de qualidade nessa área. Nesse sentido, propomos as reflexões aqui apresentadas que têm como objetivo analisar como as gestões municipais, no âmbito macro, e as gestões escolares, no âmbito micro, lidam com os resultados da Prova Brasil, e verificar se são feitas melhorias, no ensino da leitura, a partir do relatório de resultados de desempenho nessa prova. Para isso, utilizamos os relatórios da Prova Brasil como objeto de pesquisa, a fim de analisar se as gestões utilizam este importante documento nos seus planejamentos e formações de professores. O artigo traz o aporte teórico utilizado para o estudo, o resultado de entrevistas feitas com os professores e gestores das redes públicas dos três municípios, bem como a análise dos resultados dessas entrevistas. Como resultado, reconhecemos que uma gestão que faz uso dos relatórios da Prova Brasil pode obter um melhor aproveitamento da aprendizagem da compreensão leitora.