Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda

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    A EXPERIÊNCIA DE MARCA COMO FATOR DE DECISÃO DE CONSUMO: UM ESTUDO DE CASO DA MARCA LEOPOLDO 47
    (2023-12) Schena, Meridiane Jandrey; Meurer, Flávio Roberto; http://lattes.cnpq.br/3268339236757932; Kreutz, Elizete De Azevedo; Fuhr, Ísis Fabiane Da Silveira
    O setor de serviços, onde se enquadram restaurantes e bares, teve retração de 4,5% em 2020, segundo dados do IBGE, muitos estabelecimentos fecharam as portas por não conseguirem se manter em meio à pandemia com restrições de circulação. Após este período, os esforços buscaram trazer de volta o público. Para que isso fosse possível, muitos estabelecimentos perceberam que as experiências que a marca proporciona poderiam ser o caminho. Com este artigo buscou-se responder a seguinte questão: experiência de marca é um fator importante na tomada de decisão de consumo? Para responder trouxe um estudo de caso da marca Leopoldo 47. O objetivo geral deste artigo é identificar a importância das experiências propostas pela marca na tomada de decisão dos clientes do Leopoldo 47. A abordagem escolhida foi o método qualitativo exploratório que por meio de entrevistas com os clientes do bar buscou responder esta questão e compreender como os clientes percebiam as experiências no local e com a marca. As experiências podem e devem ser percebidas nas diferentes formas de contato com a marca. O objetivo foi atingido, com base nas entrevistas. Pode-se constatar que sim a experiências que a marca busca proporcionar aos seus clientes com um bom atendimento, opções diferentes no cardápio de comidas e bebidas e nesta categoria menciono também os drinks autorais, e ainda a decoração, playlist são fatores levados em conta na hora de decidir onde será o happy hour com os amigos ou a comemoração especial com a família.
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    A comunicação de um banco estimula o endividamento? Uma análise da linguagem utilizada na divulgação de produtos de crédito
    (2023-12) Valerius, Guilherme Lothar; Meurer, Flávio Roberto; http://lattes.cnpq.br/3268339236757932; Kreutz, Elizete De Azevedo; Kraemer, Fábio Luís
    O estudo aborda as práticas publicitárias do Banco Inter nas divulgações de seus produtos de crédito e tem o objetivo de analisar a seguinte afirmação: as mensagens emitidas pelo Banco Inter induzem o consumidor ao endividamento? Seu tema são as práticas publicitárias no que tange à linguagem textual verbal e seus aspectos funcionais e emocionais. Apresenta referências teóricas relacionadas às finanças pessoais, aos tipos de crédito mais utilizados no mercado financeiro e às práticas publicitárias envolvidas na sua divulgação. A partir dessas informações, foram coletados dados que possibilitaram uma análise que busca entender se a comunicação do Banco Inter interfere no endividamento dos consumidores, tendo por base a afirmação da Revista Exame (2019) de que a linguagem utilizada por bancos é nociva à saúde financeira das pessoas. A estrutura da pesquisa é exploratória, através de pesquisa bibliográfica e análise documental, com informações coletadas através de printscreens no Instagram e no aplicativo do Banco Inter. Os dados obtidos foram examinados através de uma análise baseada nas informações encontradas a partir da pesquisa bibliográfica, que abordou questões danosas às finanças pessoais, características de diferentes tipos de crédito e práticas publicitárias relacionadas à linguagem textual verbal. Os dados coletados consideram que o Banco Inter faz o uso de artifícios que chamem a atenção dos interlocutores. No entanto, analisando seus processos de forma geral, não é possível afirmar que estimulam o endividamento. Entende-se que essa pesquisa seja importante no entendimento da comunicação dessas entidades e permite identificar se as mensagens são adequadas ou dúbias e deslocadas do bom senso, além de servir como uma forma de instruir as pessoas sobre uma possível persuasão para endividamento.
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    A INFLUÊNCIA DAS ESTRATÉGIAS DE MARKETING DE CONTEÚDO NA JORNADA DE COMPRA DO CONSUMIDOR DENTRO DO MERCADO PET: UM ESTUDO DE CASO DA MARCA PETLOVE
    (2023-11) Machado, Alessandra; Meurer, Flávio Roberto; http://lattes.cnpq.br/3268339236757932; Amaral Filho, Lúcio Siqueira; Malan, Francieli Daldon
    A relação entre os humanos e os pets está mudando e com isso surgiu um novo conceito familiar. O aumento da população de animais de estimação no Brasil impactou diretamente o mercado pet, pois ter um animal de estimação requer uma série de cuidados, além de atenção e afeto. Dentro desse cenário, destacou-se a atuação e o crescimento da marca Petlove, reconhecida como um dos maiores ecossistemas pet da atualidade, oferecendo um pet shop virtual focado em produtos e serviços para cães e gatos. Sendo assim, o presente trabalho teve como objetivo identificar como as estratégias de comunicação da marca Petlove impactaram em sua consolidação no mercado pet. Para isso, foi realizado um estudo de caso sobre a marca, em que confirmamos a hipótese de que as estratégias de marketing de conteúdo utilizadas pela Petlove desempenharam um papel decisivo no impulsionamento dos resultados da empresa. A partir de uma pesquisa quantitativa, constatou-se que as estratégias de marketing de conteúdo da Petlove criam uma relação próxima com o seu público-alvo, impactando positivamente a jornada de compra dos consumidores.
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    O rádio como meio publicitário: um estudo sobre aproveitamentos comerciais no programa Bola nas Costas da Rádio Atlântida
    (2023-11) Pelegrini, João Augusto; Kraemer, Fábio Luís; http://lattes.cnpq.br/4511382391660377; Filho, Lúcio Siqueira Amaral; Costa, Ana
    A evolução tecnológica do século XXI trouxe mudanças significativas na comunicação, desafiando meios tradicionais como televisão e rádio a adaptarem-se para manter sua relevância em um cenário oposto ao de sua origem. Nesse contexto, a publicidade tornou-se crucial para destacar-se tanto no âmbito midiático quanto no mercadológico. O presente trabalho teve como objeto de estudo o programa Bola nas Costas, exibido na Rádio Atlântida. Como problema de pesquisa, verificar de que forma as marcas são exibidas dentro do programa. O objetivo geral foi verificar as possibilidades usadas para anunciar no programa. Especificamente, buscamos mapear o aproveitamento comercial do programa, descrever o conteúdo das peças publicitárias e classificar as ações publicitárias dentro do conteúdo editorial para, também, propor um ajuste no aproveitamento comercial, que seja capaz de contemplar e aprimorar a sua exibição no Youtube. A metodologia adotada pela pesquisa foi a qualitativa, desenvolvida através de uma abordagem bibliográfica e documental com uma amostra não probabilística. Como resultado, identificamos a necessidade constante de atualizações nos meios de comunicação, especialmente em um contexto de rápida mudança. Também foi identificado que existem diversas opções para a publicidade no programa e diversas possibilidades de inserções no mesmo. Também se sugere melhorias, considerando que o programa atualmente tem o rádio como foco principal, utilizando a transmissão online como recurso audiovisual adicional.
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    O MUSIC BRANDING NA CONEXÃO COM O CONSUMIDOR DA MARCA BUDWEISER
    (2023-11) Zanatta, Lilian; Lohmann, Renata; http://lattes.cnpq.br/8075860266930578; Meurer, Flávio Roberto; Amaral Filho, Lúcio Siqueira Do
    O presente trabalho tem como objetivo geral analisar as operações sensoriais estipuladas pelo Music Branding ao reforçar os valores da marca cervejeira Budweiser na campanha publicitária O Mundo É Nosso Palco em sua atuação no Brasil. Assim, é proposta a descrição da fundamentação teórica básica do som, explorando a sua presença na sociedade e sua ativação na memória. A seguir, a conceituação do marketing sensorial expõe as possibilidades da estratégia em harmonia com o Music Branding e seus conceitos formadores. Uma contextualização sobre a Budweiser é feita, analisando o seu posicionamento de marca e suas aplicações que envolvam a música. Por fim, é analisada a estratégia de Music Branding concentrada na campanha definida a partir das metodologias de pesquisa bibliográfica, análise documental e estudo de caso. Como resultados, é constatado a estratégia como um dos pilares da marca para a conexão direta com o seu consumidor.