Educação Física - Licenciatura
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Recent Submissions
- ItemOpen AccessO esporte no contraturno escolar: diálogos sobre a sua relevância formativa(2024-12-20) Black, Rafael Bruxel; Rocha, Leandro Oliveira; http://lattes.cnpq.br/5053031416763217; Neuenfeldt, Derli Juliano; Araújo, Samuel Nascimento deEste artigo teve como objetivo principal analisar como professores de Educação Física de escolas particulares de Lajeado/RS compreendem a função formativa do esporte no contraturno escolar, investigando sua relevância pedagógica, estruturação e desafios enfrentados. A pesquisa também buscou compreender como os projetos esportivos contribuem para a formação integral dos alunos, envolvendo aspectos éticos, sociais e emocionais. Com abordagem qualitativa e descritiva, a investigação contou com a participação de cinco professores de modalidades esportivas coletivas, utilizando entrevistas semiestruturadas realizadas presencialmente e virtualmente. Os resultados indicaram um consenso sobre o esporte como ferramenta educativa que vai além do ensino técnico e competitivo, promovendo valores como cidadania, empatia, trabalho em equipe e ética. Contudo, identificou-se uma lacuna entre o discurso e a prática pedagógica, pois as ações formativas muitas vezes não estão formalizadas nos planejamentos escolares e dependem de interpretações individuais dos professores. Além disso, os participantes relataram desafios relacionados à falta de recursos humanos, materiais e à dificuldade de engajar adolescentes nos projetos. Constatou-se ainda que o esporte é uma prática inclusiva, com relatos de avanços sociais e motores em alunos com necessidades especiais, reforçando seu papel no desenvolvimento integral. Conclui-se que, para maximizar os benefícios formativos do esporte, é essencial formalizar diretrizes pedagógicas, fortalecer a articulação entre escolas e clubes, ampliar o suporte institucional e adotar estratégias inovadoras para manter o interesse dos alunos, assegurando que o esporte no contraturno escolar seja efetivamente uma prática formativa.
- ItemOpen AccessO brincar nas aulas de Educação Física nos Anos Iniciais: percepções de professores do município de Arroio do Meio/RS(2024) Schwarzer, Luana; Rocha, Leandro Oliveira; http://lattes.cnpq.br/5053031416763217; Brod , Alessandra; Horn, Cláudia InêsEsta pesquisa discute como professores de Educação Física que atuam nas escolas municipais de Arroio do Meio/RS compreendem e sistematizam o brincar nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujas informações foram produzidas por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com os seis professores com o maior tempo de docência no município. As informações foram analisadas pelo processo de triangulação, dando origem a duas categorias de análise da pesquisa. Em conclusão, os professores pautam as aulas na perspectiva de que o corpo precisa ser fortalecido e treinado por meio de atividades que promovam a socialização, relegando a experimentação corporal e a noção de corpo para ser vivido e sentido em segundo plano. Por conseguinte, o brincar gradativamente vai perdendo seu espaço, diminuindo a possibilidade de cada criança construir suas identidades culturais por meio do brincar e no seu tempo.
- ItemOpen AccessInfluência das escolas de futebol nas atitudes dos alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental na Educação Física Escolar(2024) Hausmann, Gustavo Schossler; Neuenfeldt, Derli Juliano; http://lattes.cnpq.br/5204461564869394; Rother, Rodrigo Lara; Rosa, Leonardo de RossEste artigo teve como principal objetivo investigar se a participação dos alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental em escolas de futebol influencia nas atitudes deles nas aulas de Educação Física Escolar. Em relação às características da pesquisa, trata-se de uma pesquisa qualitativa. O estudo foi realizado em uma escola do Vale do Taquari-RS, da qual participaram o professor de Educação Física e oito alunos do 9.º ano do Ensino Fundamental. Quanto aos instrumentos e procedimentos de produção de informações, se fez uso de entrevista semiestruturada com o professor e grupo de discussão com os alunos. Foram realizadas duas entrevistas com o professor, uma para tratar da Educação Física escolar e outra para abordar o trabalho na escola esportiva. As informações foram analisadas e organizadas em duas categorias: Ensino do esporte nas escolas de futebol e na Educação Física Escolar; Percepção do professor de Educação Física e dos alunos da escola sobre as atitudes dos alunos que frequentam escolas de futebol. Foi constatada uma diferença atitudinal dos alunos que frequentam as escolas esportivas na questão do uso de “palavrões” falados por eles nas aulas, assim como no aumento da competitividade e cobrança por resultados nos jogos esportivos.
- ItemOpen AccessTrabalho, família e profissão: com a palavra os guardas vidas civis temporários(2023-12) Sulzbach, Alan Felipe; Rocha, Leandro Oliveira; http://lattes.cnpq.br/5053031416763217; Neuenfeldt, Derli Juliano; Demarco, Jayme Quint NetoEste estudo foi elaborado no ano de 2023 como forma de Trabalho de Conclusão do Curso de Educação Física Licenciatura da Universidade do Vale do Taquari – Univates. Seu objetivo foi compreender como os guarda vidas civis temporárias percebem o trabalho de guarda vidas e as relações com suas vidas pessoais, profissionais e com a Educação Física escolar. Utilizou uma abordagem qualitativa descritiva, explorando e interpretando as percepções e significados atribuídos. Para a coleta de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os cinco GVCT mais experientes de um dos pelotões do Litoral Norte do Rio Grande do Sul via Google Meet. Esse método oferece praticidade e conveniência aos participantes, permitindo a condução das entrevistas remotamente. As informações foram analisadas por meio do processo de triangulação, buscando compreender melhor os fatores psicossociais que permeiam o cotidiano dos Guarda Vidas e como a Educação Física pode contribuir para a profissão.
- ItemOpen AccessEducação Física e escolarização: diálogos com professores da área de linguagens(2023-11) Fortunato, Júlia Pelegrini; Rocha, Leandro Oliveira; http://lattes.cnpq.br/5053031416763217; Bublitz, Grasiela Kieling; Brod, AlexadraEsta pesquisa, um trabalho de conclusão do Curso de Educação Física Licenciatura, tematiza a Educação Física como componente curricular da área de Linguagens e foi produzida a partir da seguinte questão: como os professores da Área de Linguagens de uma escola pública estadual compreendem a Educação Física escolar e a sua função educativa? Para tal propósito, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quatro professores da escola que atuam na área de Linguagens, sendo dois professores de Educação Física e duas professoras diplomadas em Letras, as quais atuam nos componentes curriculares Português e Inglês. As informações produzidas foram analisadas por meio do processo de triangulação e deram origem às duas categorias de análise da pesquisa, cuja discussão elaborada permitiu identificar que ainda há dúvidas sobre a presença da Educação Física na Área de Linguagens, expressa tanto por professores de Educação Física quanto os demais professores entrevistados. Também foi possível identificar que essa dúvida está condicionada às maneiras específicas que cada um desses professores percebem função educativa da Educação Física - ora compreendida na sua relação com a formação para a vida, ora como prática de atividades físicas, algo que demonstra a necessidade de um entendimento mais aprofundado sobre o seu campo de conhecimento e seu papel educativo na escola.