Design - TCC I

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    Quem sou eu? - Uma análise do processo de construção da identidade individual sob a perspectiva do design
    (2022-11) Betti, Marcelo Julio dos Santos; Zarpellon, Vagner; Brod, Rodrigo de Azambuja; Meurer, Flávio Roberto
    Este artigo tem por objetivo examinar e compreender o processo de construção da identidade de um indivíduo por meio de diferentes aspectos sobre o mesmo tema. Por meio de revisão bibliográfica, a partir dos argumentos dos autores Stuart Hall e Zygmunt Bauman sobre identidade, e a sua relação com o consumo, de acordo com os estudos do autor Mike Featherstone, procurou-se estabelecer uma conexão com o design, a partir dos autores Beat Schneider, Donald A. Norman e Rafael Cardoso. Apesar de complexo e com vários fatores envolvidos, a compreensão será pautada na construção da identidade como um processo contínuo e que obtém sua validação a partir do consumo de bens e seus símbolos, e no design como mediador desse processo, que, ao estabelecer um sistema de comunicação entre o produto consumido, o simbolismo que carrega e seu consumidor, assume um papel fundamental e influencia diretamente na sua construção. A partir disso, será possível entender como a identidade se constrói e, principalmente, como os processos que levam à sua formação podem ser analisados, para então compreender melhor o papel que o design desempenha nessa construção, reconhecendo-o como um produtor de símbolos e demonstrando que ele não está ligado apenas a forma e função de um produto, mas também, e sobretudo, a importantes aspectos de formação social.
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    Investigação da Usabilidade: A interação de usuários como ferramenta de análise das interfaces de um sistema
    (2023-11-26) Quadros, Táila; Rosselli, Bruno Souto; http://lattes.cnpq.br/0253521112878177; Brod, Rodrigo De Azambuja; Zarpellon, Vagner
    Sistemas eficientes e que atendam às necessidades competitivas do mercado são amplamente almejados pelas empresas. No entanto, a relação entre as pessoas e o produto será um dos norteadores principais para definir o futuro de sua utilização, uma vez que espera-se que os sistemas sejam simples, intuitivos e objetivos. Assim, o objetivo deste trabalho é analisar a usabilidade percebida por novos usuários ao utilizarem o SA Governance Manager, sistema de referência nacional para a governança corporativa no ramo da saúde. Trata-se de uma pesquisa aplicada e de método científico dialético, pois futuramente os conhecimentos obtidos servirão de base para melhorar a usabilidade deste sistema. O caráter exploratório, combinado aos procedimentos bibliográfico e experimental, justifica-se pela utilização de livros e artigos acadêmicos para conceituar a usabilidade e seus atributos, além de métodos para avaliação com usuários. Partiu-se da compreensão do tipo de usuário para delimitar as tarefas utilizadas com maior frequência no sistema e assim realizar a criação de um teste de usabilidade. Dessa forma, o desenvolvimento da pesquisa deu-se pela avaliação da interface principal do sistema, utilizando o 5 Second Test, e a avaliação da usabilidade mediante teste de usabilidade e aplicação do questionário System Usability Scale. A análise dos resultados de forma qualitativa, permitiu identificar as experiências positivas e negativas de um novo usuário. Por fim, a discussão dos resultados discorre sobre sugestões de melhorias nas interfaces e interações, a fim de aprimorar a usabilidade do sistema.
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    Design como recurso facilitador no processo de ensino-aprendizagem e a inclusão de crianças com transtorno do espectro autista
    (2022-11) Santin, Franciele; Rosselli, Bruno Souto; http://lattes.cnpq.br/0253521112878177; Souza, Raquel Barcelos De; Brod, Rodrigo De Azambuja
    Este trabalho aborda o transtorno do espectro autista e a contribuição do design no processo de ensino-aprendizagem de crianças com essa síndrome. O TEA é um distúrbio do neurodesenvolvimento, que tem como característica um deficit na interação social e na comunicação, bem como interesse restrito e repetitivo de comportamento. O objetivo geral da pesquisa visa investigar e analisar iniciativas relacionadas ao design universal e inclusivo para auxiliar as crianças com TEA. A pesquisa realizada para a construção deste artigo define-se como sendo de natureza aplicada, com o objetivo de gerar conhecimentos para posterior aplicação prática. Quanto ao objetivo do estudo, pode-se defini-lo como exploratório, pois tem o intuito de esclarecer os conceitos para estudos posteriores sobre o tema em questão. O procedimento técnico aplicado caracteriza-se como pesquisa bibliográfica, fundamentada na leitura de livros, artigos, teses e revistas (PRODANOV; FREITAS, 2013), com o propósito de coletar informações sobre o autismo e o processo de ensino-aprendizagem, as contribuições do design como ferramenta de inclusão na sociedade e a relação entre o design e o autismo para sua educação, além de uma investigação e uma análise de produtos desenvolvidos para esse público. Por fim, nas considerações finais, apresenta-se uma discussão baseada na pesquisa e na análise.
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    UX e trabalhos sob demanda: como o design pode facilitar a negociação de veículos usados
    (2022-11) Mückenheim, Arthur Felipe De Oliveira; Brod, Rodrigo De Azambuja; http://lattes.cnpq.br/9824565922858139; Rosselli, Bruno Souto; Zarpellon, Vagner
    Os trabalhos em plataformas digitais têm se tornado cada vez mais populares no cenário socioeconômico atual por serem uma forma de renda que não requer um vínculo empregatício fixo. Com o problema do desemprego agravado pela pandemia do COVID-19, este tipo de trabalho ganhou impulso entre a população. Para muitas pessoas, a carteira de trabalho deu lugar ao smartphone. E ao tratar de aplicativos para celular, o design de experiência do usuário deve estar presente, pois este é responsável pelas metodologias aplicadas à concepção não apenas de aplicativos, mas também negócios e serviços. Para compreender como o design de experiência de usuário e seus meios de interação estão conectados a como as pessoas se relacionam com as interfaces gráficas, foi desenvolvido um referencial teórico com base primariamente nos trabalhos de Donald Norman e Jon Yablonski. O método da pesquisa é hipotético-dedutivo com natureza aplicada. O objetivo desta pesquisa é classificado como exploratório com abordagem quantitativa para entender a situação do público quanto a interfaces gráficas e a negociação de veículos usados.
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    O DESIGN GRÁFICO AUXILIANDO NA AUTOESTIMA DE MULHERES DURANTE O TRATAMENTO DE CÂNCER DE MAMA
    (2022-06) Rosa, Paula Santos da; Brod, Rodrigo de Azambuja; Souza, Raquel Barcelos De; Rosselli, Bruno Souto
    O câncer de mama é o segundo câncer com maior incidência entre as mulheres. Além do diagnóstico, as pacientes precisam enfrentar uma série de mudanças físicas, mentais e sociais que acabam afetando a autoestima e a autoaceitação. O objetivo geral da presente pesquisa é analisar como o design gráfico pode colaborar com a autoestima de mulheres que estão em tratamento de câncer de mama. O artigo tem como base a pesquisa de natureza aplicada, pois seu objetivo é gerar conhecimentos para posterior aplicação prática. O método é dialético e a pesquisa é exploratória, com abordagem qualitativa. Para o desenvolvimento da pesquisa, os procedimentos técnicos utilizados foram: pesquisa bibliográfica e pesquisa documental, com o intuito de coletar informações sobre o câncer de mama, tratamento, efeitos colaterais e o seu impacto na imagem da mulher, a simbologia da mama na história da humanidade, o papel da autoestima e alternativas já existentes em que o design gráfico auxilia na temática do câncer de mama e do autocuidado. Além disso, foi realizada uma entrevista em profundidade, que identificou e analisou as experiências de mulheres que passaram pelo diagnóstico. Como considerações finais, apresenta-se uma discussão baseada na pesquisa e na análise.