Ciências Biológicas - Licenciatura

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    Percepção docente e discente acerca do tema sexualidade em uma escola de ensino médio de um município da Serra Gaúcha
    (2023-06) Dallelaste, Natanaeli; Gonçalves, Cátia Viviane; http://lattes.cnpq.br/0531032456221369; Jasper, André; Souza, Jaqueline Flores De
    O conceito de sexualidade é amplo e está presente em todas as etapas da vida. No contexto escolar, os documentos obrigatórios são pouco abrangentes em relação à temática e os estudantes acabam obtendo conhecimento em outros meios. Este trabalho teve como objetivo analisar a percepção de docentes e discentes de uma escola de ensino médio sobre o tema sexualidade. O estudo foi realizado em uma escola no município de Garibaldi (RS), na Serra Gaúcha. A coleta de dados consistiu na aplicação de dois questionários, sendo um destinado aos docentes, respondido de forma online, e outro aos discentes, respondido presencialmente. O questionário incluiu questões de múltipla escolha e perguntas abertas. As respostas de múltipla escolha foram tabuladas, gerando gráficos e percentuais, enquanto as respostas abertas foram submetidas à análise de conteúdo e categorização de termos similares. Ao total foram 55 participantes. Os resultados indicaram a falta de formação atualizada dos professores em relação à temática estudada, além da sexualidade ser abordada de forma superficial, sem atender a vivências da contemporaneidade. Por sua vez, os estudantes associam principalmente a sexualidade ao conceito de gênero e demonstram interesse em tópicos como infecções sexualmente transmissíveis, gênero, prevenção e orientação sexual. Os resultados evidenciam a necessidade de abordar a sexualidade no contexto escolar de forma mais abrangente, levando em consideração as diversas formas de vivenciá-la na contemporaneidade.
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    Diagnóstico da geração de resíduos em uma indústria do setor alimentício com foco na criação de estratégias de educação ambiental
    (2022-11) Bruxel, Heloísa; Gonçalves, Cátia Viviane; http://lattes.cnpq.br/0531032456221369
    As indústrias são responsáveis pela produção de grande quantidade de resíduos sólidos e rejeitos, resultantes de suas atividades. Todavia, o gerenciamento deve ser realizado de modo integrado e as fases de acondicionamento, coleta, tratamento/reciclagem e disposição final devem ser planejadas de modo interligado, visando sempre salvaguardar os recursos naturais e a saúde humana (CAPAZ; NOGUEIRA, 2014). Dessa forma, este trabalho teve o objetivo de realizar um diagnóstico da geração de resíduos em uma indústria do setor alimentício, no Vale do Taquari - RS, com foco na criação de estratégias e ações de educação ambiental, em vista à redução da geração de resíduos e melhorias no procedimento de coleta seletiva da área de manutenção. Para a obtenção dos dados foi realizado um diagnóstico da geração através de acompanhamento, quantificação e identificação dos resíduos dispostos no ponto de coleta e aplicação de um questionário quali- qualitativo. O diagnóstico evidenciou a necessidade de melhorias nos pontos de armazenamento e coleta. O questionário quali-quantitativo destacou a falta de informações relacionadas ao procedimento de coleta seletiva e sugestões dos colaboradores. Após a análise dos dados foram realizadas melhorias no ponto de coleta e de armazenamento com a substituição e identificação dos coletores. Além disso, os colaboradores receberam treinamento com a utilização de uma metodologia de ensino ativa. Após o momento de aprendizado foi aplicado mais um questionário, em que foi possível evidenciar resultados positivos em relação a correta classificação dos resíduos classe I e II.
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    Avaliação dos efeitos da inoculação de estirpes de rizóbios nativos do Vale do Taquari em plantas de feijão (Phaseolus vulgaris L.)
    (2014-06-05) Souza, Eduardo Martins De; Sperotto, Raul Antonio
    O feijão é produto de grande importância econômica e nutricional, e ao mesmo tempo uma cultura capaz de promover uma melhoria na fertilidade do solo através da fixação biológica do nitrogênio, utilizando-se práticas como a rotação de culturas e adubação verde. Para alcançar melhores resultados a partir destas práticas agrícolas faz-se necessário esclarecer algumas relações entre rizóbios e plantas, relativas à fixação simbiótica do nitrogênio atmosférico, além de buscar estirpes de bactérias que apresentem resultados mais promissores. A presente monografia é o resultado de uma pesquisa desenvolvida durante o ano de 2013 que pretendeu estudar a relação entre o número de nódulos em raízes de Phaseolus vulgaris L. (feijoeiro comum), o peso seco das plantas e a concentração de células de rizóbios inoculado no substrato, comparando o efeito da inoculação de diferentes isolados de rizóbios. Para tanto, conduziu-se um experimento em casa de vegetação, com 10 isolados oriundos do Vale do Taquari em três diferentes densidades de células, no qual o número de nódulos nas raízes, o peso seco da parte aérea e o peso seco das raízes foram avaliados. Apenas em dois tratamentos do isolado RS11 houve diferença significativa no número de nódulos por planta entre as concentrações 10-5 e 10-7. Nos tratamentos com o isolado L30 houve diferença significativa no peso seco das partes aéreas em uma das três concentrações testadas e nos tratamentos com o isolado RS11 entre duas das três concentrações testadas. Na comparação entre os diferentes isolados não houve diferença significativa no número de nódulos por planta, e nos tratamentos com E15 e L5 não houve nodulação. O peso seco das raízes não apresentou diferença significativa, e os valores de peso seco das partes aéreas apontaram que os tratamentos M3 e VC28 apresentaram valores significativamente maiores que de todos os controles utilizados. Analisando-se os dados foi possível concluir que o número de células de rizóbios inoculadas no substrato não interfere na nodulação de raízes. Os isolados M3 e VC28 apresentaram-se como potenciais na fixação biológica de nitrogênio na cultura de feijão-comum.
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    O uso de atividades práticas no ensino de ciências: na busca de melhores resultados no processo ensino aprendizagem
    (2014-03-20) Cardoso, Fabíola De Souza; Bohrer, Temis R. J.
    As atividades práticas são uma forma educativa que estimula a criatividade, a crítica e reflexão no processo de ensino e aprendizagem, proporcionando um aprendizado mais significativo aos discentes. O educador é ativamente participativo como estimulador e mediador do processo, promovendo situações de aproximação à crítica do aluno com a realidade. Esta monografia visou avaliar se o uso de Atividades Práticas promove um melhor desempenho na aprendizagem do conteúdo de Misturas, em turmas de 8a série (9o ano) de uma Escola Pública Estadual da cidade de Lajeado-RS. Este estudo quali-quantitativo comparou o desenvolvimento da aprendizagem sobre Misturas dos alunos submetidos inicialmente a uma metodologia mais tradicional, através da prática de leitura de textos e aplicação de questionários de fixação e no momento seguinte utilizou-se uma metodologia mais fundamentada no construtivismo, através da aplicação de uma atividade prática. O levantamento dos dados foi feito por meio da média dos resultados de testes aplicados nos alunos sobre o conteúdo trabalhado, antes e após a aplicação da atividade prática. A pesquisa revelou que a atividade prática, trabalhada em conjunto com a teoria, propicia uma aprendizagem mais significativa, bem como estimula o aluno a realizar tarefas, a ser mais ativo e autônomo durantes as atividades em sala de aula.