Administração - LFE Administração de Empresas

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    DESAFIOS E OPORTUNIDADES NA ADOÇÃO DE MÉTODOS ÁGEIS: UM ESTUDO EM PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS BRASILEIRAS
    (2023-11-20) Brandão, Ítalo Capelão; Auler, Daniel Pedro; http://lattes.cnpq.br/7693996311133731; Milan, Edmilson; Dalmoro, Marlon
    Este estudo objetivou identificar os desafios e oportunidades na implementação de métodos ágeis em pequenas e médias empresas. A metodologia envolveu pesquisa exploratória, qualitativa, sendo realizada pesquisa de campo por meio de entrevistas com perguntas semiestruturadas aplicadas por meio do Google Meet e gravadas para posterior degravação para análise. Foram entrevistados gestores de pequenas e médias empresas das cidades de Lajeado, Porto Alegre e Caxias do Sul que participaram da implementação ou já implementaram métodos ágeis no decorrer de suas experiências profissionais. A análise de dados envolveu a técnica de análise de conteúdo. Os resultados demonstram que as pequenas e médias empresas (PMEs) no Brasil precisam adotar estratégias ágeis para se adaptarem ao cenário dinâmico contemporâneo e, embora a implementação do agile apresente desafios, como sair da zona de conforto e promover um ambiente colaborativo, os benefícios incluem a satisfação de clientes e colaboradores. Ainda, identificou-se que os principais obstáculos residiam na esfera humana, demandando mudanças culturais e comunicacionais, já que as pessoas são fundamentais na implementação dos métodos ágeis, destacando a relevância da interação sobre processos e ferramentas. Quanto às ferramentas, os sistemas mencionados pelos entrevistados foram o Scrum e o Kanban, enquanto o Lean Startup não teve destaque, embora ferramentas como análise SWOT e Canvas tenham sido reconhecidas como complementares. Os desafios comunicacionais e culturais exigem o apoio executivo e um processo comunicativo transparente e frequente. Ademais, os erros mais comuns na adoção do agile envolvem a falta de planejamento estratégico prévio e a deficiência na sincronia e comunicação. Contudo, os benefícios incluem a antecipação das etapas dos produtos aos clientes, permitindo feedbacks e ajustes mais ágeis. Por fim, as PMEs precisam adotar a agilidade como cultura organizacional, especialmente frente à ascensão da inteligência artificial. A adoção do agile pode propiciar negócios mais eficazes, rápidos e promover a satisfação de todas as partes envolvidas no ecossistema empresarial.
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    A INFLUÊNCIA DA MOTIVAÇÃO NO TRABALHO NA PERCEPÇÃO DE COLABORADORES DE UMA EMPRESA FAMILIAR DE ARROIO DO MEIO/RS
    (2023-06) Auler, Natalia; Cerutti; Cerutti, Bernardete Bregolin; http://lattes.cnpq.br/5277368410203790; Franke, Luciane; Nagel, Elaine
    As empresas estão, cada dia mais, inseridas em ambientes mercadológicos dinâmicos, requerendo contínua motivação da força de trabalho. Diante deste cenário, desenvolver métodos e técnicas que possam promover motivação nos funcionários, buscando bem-estar e produtividade, é um diferencial competitivo. Neste contexto, o objetivo geral deste trabalho é conhecer a percepção de trabalhadores sobre motivação no ambiente de trabalho, e os objetivos específicos são: (i) identificar a percepção de trabalhadores quanto a motivação; (ii) identificar as diferentes formas de motivação organizacional; e (iii) identificar o quanto a motivação influencia o desempenho do trabalhador. A fundamentação teórica está embasada nas teorias sobre motivação e na influência da cultura e do clima organizacional na motivação. A coleta de dados ocorreu por meio de um questionário estruturado, caracterizando uma pesquisa quantitativa e descritiva, tendo como sujeitos 31 colaboradores de uma empresa familiar do segmento alimentício de Arroio do Meio/RS. Os resultados indicam que pouco mais da metade dos respondentes sentem-se motivados para o trabalho, contudo, os demais afirmam que nem sempre se sentem motivados, afetando a produtividade. Diante disso, recomenda-se à empresa desenvolver estratégias voltadas à motivação de seus colaboradores, buscando dialogar, integrar e valorizar seus talentos.
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    A IMPORTÂNCIA DA LIDERANÇA EM UM CLUBE DE FUTEBOL PARA QUE SE ALCANCE AS CONQUISTAS DESEJADAS NA TEMPORADA
    (2023-06) Zanchett, André; Milan, Edmilson; http://lattes.cnpq.br/3833522721861308; Bregolin Cerutti, Bernadete; Dalmoro, Marlon
    A liderança, motivação, trabalho em equipe e gestão em clubes de futebol são pontos muito importantes para que um clube atinja os resultados da temporada. Deste modo, é necessário que todos estejam com o pensamento alinhado e buscando sempre atingir as metas propostas nas competições. Neste sentido, este estudo teve como objetivo geral compreender como o processo de liderança auxilia no ambiente de um clube de futebol, para que se obtenha as conquistas desejadas. Assim, foi aplicada uma entrevista de abordagem qualitativa, com um roteiro semiestruturado, que teve a participação de 12 personalidades do futebol, no qual abordava sobre os principais aspectos que poderiam auxiliar para obter sucesso na temporada. Os principais resultados evidenciados são bem significativos, onde ter foco nos objetivos, respeito e união são pontos fundamentais para obter excelência no trabalho executado, além de existir alguns fatores extracampo que podem auxiliar nas conquistas planejadas para a temporada.
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    A PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO GUARARAPES, DE ARROIO DO MEIO/RS, SOBRE O MERCADO DE TRABALHO
    (2023-06) Schmitz, Gabriela Larissa; Cerutti, Bernardete Bregolin; http://lattes.cnpq.br/5277368410203790; Nagel, Elaine; Franke, Luciane
    Sabe-se que profissionais competentes e comprometidos são estratégicos para a sobrevivência e a prosperidade das organizações, por isso a atração e a manutenção de pessoas talentosas é um desafio permanente. Logo, a área de recursos humanos, juntamente da alta direção da organização, tem a missão de promover condições para atrair e reter pessoas. Neste contexto, as novas gerações requerem um olhar atento dos dirigentes, uma vez que possuem diferentes visões de mundo, trabalho e carreira profissional. Em função disso, o objetivo geral deste estudo é conhecer as perspectivas de estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio Guararapes, de Arroio do Meio/RS, sobre o mercado de trabalho, e os objetivos específicos são: (i) identificar dificuldades dos estudantes para a inserção no mercado de trabalho; (ii) identificar em que cargos e organizações os estudantes estão trabalhando; e (iii) identificar as expectativas dos estudantes em relação ao mercado de trabalho. A fundamentação teórica está estruturada em temas relacionados às definições, características e comportamentos das gerações, sentido do trabalho e importância da cultura organizacional e liderança na gestão das novas gerações. A pesquisa caracteriza-se como quantitativa e descritiva, tendo como coleta dos dados dois questionários estruturados on-line, um destinado aos estudantes que encontram-se no mercado de trabalho e o outro questionário destinado aos estudantes que não estão inseridos no mercado de trabalho. Os resultados apontam que os 120 estudantes respondentes inseridos no mercado de trabalho, percebem a falta de conhecimentos e experiências como as maiores dificuldades para inserção nesse ambiente; e os 136 estudantes respondentes que não estão inseridos no mercado de trabalho indicam a falta de vagas compatíveis com suas idades e perfis como maior desafio. Ainda, a maioria dos respondentes destaca o desejo de liberdade e de autonomia financeira por meio de uma carreira que lhes proporcione realização pessoal e profissional.
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    DIVERSIDADE E INCLUSÃO SOCIAL NA PERCEPÇÃO DE FUNCIONÁRIOS TÉCNICOS-ADMINISTRATIVOS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DO RIO GRANDE DO SUL
    (2023-06) Hentges, Pâmela Espindola; Cerutti, Bernardete Bregolin; http://lattes.cnpq.br/5277368410203790; Nagel, Elaine; Franke, Luciane
    A diversidade e a inclusão social estão adquirindo maior relevância entre as organizações, todavia, muitas organizações possuem dificuldades ou resistências para tornar este tema uma realidade no ambiente de trabalho. Nesse contexto, o objetivo geral deste estudo é analisar a percepção de funcionários técnico-administrativos de uma instituição de ensino superior do Rio Grande do Sul quanto à diversidade e a inclusão social no ambiente de trabalho, e os objetivos específicos são: (i) identificar o conhecimento dos funcionários técnico-administrativos sobre ações de diversidade e inclusão social promovidos pela instituição de ensino superior; e (ii) identificar se existem práticas voltadas à diversidade e inclusão social na instituição de ensino superior. A pesquisa caracteriza-se como quantitativa e descritiva, tendo como sujeitos 110 funcionários técnico-administrativos de uma instituição de ensino superior do Rio Grande do Sul. O instrumento de coleta de dados foi um questionário estruturado on-line e os dados foram analisados por meio de método estatístico descritivo. Os resultados apontam que as ações voltadas à diversidade e inclusão social realizadas pela instituição de ensino superior são satisfatórias, embora uma parcela de respondentes acredite que melhorias podem ser realizadas. Outros percentuais analisados demonstram que a referida instituição de ensino possui um ambiente de trabalho benéfico para seus funcionários técnico-administrativos.