Identidade individual e coletiva: percepções e representações das mulheres na sua participação em um clube de mães no interior do Rio Grande do Sul

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2010-06-21
Orientador
Machado, Neli Galarce
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
A presente pesquisa enfocou as percepções e representações de um grupo de mulheres de uma rede social chamada clube de mães, localizada no município de Imigrante, Rio Grande do Sul, acerca de sua participação no grupo. A investigação foi realizada a partir de uma perspectiva etnográfica, onde a pesquisadora conviveu com o grupo na suas experiências coletivas, participando de reuniões e eventos juntamente com os sujeitos investigados. Foram realizadas entrevistas com todas as integrantes do grupo e em suas residências, visando a mais apreensões do pesquisador acerca da vida dos pesquisados (onde moram, como e com quem vivem, no quê trabalham). As entrevistas partiram de questões abertas, visando ao não direcionamento das respostas e demandaram constante interação dos envolvidos. Dada a complexidade que envolve temática tão subjetiva, o trabalho apresenta um arcabouço teórico acerca da conceituação de identidade, cultura e pertencimento, como ancoragem para a análise do conteúdo colhido na pesquisa. O texto apresenta o que Geertz chama de descrição densa, envolvendo situações cotidianas, cujos sentidos são apreendidos pelo pesquisador que as narra e interpreta a partir de sua experiência e do contexto local-cultural dos investigados. Construção identitária pessoal e de grupo, através do resgate da arte e da cultura, da educação alternativa, da autoestima e da competência para a cidadania são aspectos revelados pela pesquisa e possibilitados pela organização e convivência do grupo.
Descrição
Palavras-chave
Identidade; Percepções; Representações; Cultura; Pertencimento; Etnografia
Citação
FASSINI, Edí. Identidade individual e coletiva: percepções e representações das mulheres na sua participação em um clube de mães no interior do Rio Grande do Sul. 2010. Dissertação (Mestrado) – Curso de Ambiente e Desenvolvimento, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 24 mar. 2010. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/100.
Licença