Use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10737/1021
Title: Análise de risco e retorno no estudo da viabilidade econômica e financeira para a implantação de uma oficina mecânica especializada em veículos antigos na cidade de Lajeado/RS
Authors: Arend, Luciana
Keywords: Análise de viabilidade;Risco e retorno;Preservação da história
Date of Defense: Nov-2015
Issue Date: 12-Jun-2016
Citation: AREND, Luciana. Análise de risco e retorno no estudo da viabilidade econômica e financeira para a implantação de uma oficina mecânica especializada em veículos antigos na cidade de Lajeado/RS. 2015. Monografia (Graduação em Administração) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, nov. 2015. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/1021.
Abstract: O presente estudo teve por objetivo verificar a viabilidade econômica e financeira da implantação de uma oficina mecânica especializada em veículos antigos na cidade de Lajeado/RS, considerando-se o risco associado ao retorno esperado para o investimento. Percebeu-se uma oportunidade de negócio, haja vista o aumento na procura por produtos retrô: eletrodomésticos, móveis, músicas, roupas e veículos antigos. Além de um empreendimento, a implantação de uma oficina especializada em veículos antigos, sugere um auxílio na preservação da história através destes veículos. O presente estudo propôs-se a responder quatro objetivos específicos: verificar o investimento na estrutura física e a necessidade de financiamento para abertura da oficina mecânica; projetar fluxos de caixa a partir de custos fixos e variáveis, despesas e receitas futuras esperadas; calcular a viabilidade do projeto através de indicadores econômico-financeiros, como: VPL, TIR, Payback Descontado e IL; e, analisar o risco associado ao retorno esperado para o investimento, a partir de cálculos estatísticos (cenários muito pessimista, pessimista, realista, otimista e muito otimista). Trata-se de um estudo de caso, de caráter exploratório e que possui natureza qualitativa e quantitativa de abordagem. Para a obtenção do conhecimento necessário sobre o assunto, foi realizada pesquisa bibliográfica e documental, foram aplicados questionários a proprietários de veículos antigos do Vale do Taquari; e, também foram realizadas entrevistas em duas oficinas mecânicas. As informações encontradas ao longo da pesquisa, junto com cálculos estatísticos e análises de risco e retorno, forneceram base sólida para a tomada de decisão sobre a implantação do projeto.
URI: http://hdl.handle.net/10737/1021
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015LucianaArend.pdf957,11 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons