Use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10737/1024
Title: Análise de risco e retorno no estudo de viabilidade econômica e financeira para a implantação de uma fábrica de móveis sob medida
Authors: Schedler, Michele
Keywords: Viabilidade econômica e financeira;Indicadores financeiros;Fábrica de móveis sob medida
Date of Defense: Nov-2015
Issue Date: 12-Jun-2016
Citation: SCHEDLER, Michele. Análise de risco e retorno no estudo de viabilidade econômica e financeira para a implantação de uma fábrica de móveis sob medida. 2015. Monografia (Graduação em Administração - LFE Administração de Empresas) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, nov. 2015. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/1024.
Abstract: O presente estudo teve como objetivo geral analisar o risco associado ao retorno no estudo de viabilidade econômica e financeira para a implantação de uma fábrica de móveis sob medida, na cidade de Lajeado/RS. A fundamentação teórica deste trabalho aborda assuntos sobre viabilidade econômica e financeira, decisão de investimento, análise de mercado, levantamento de investimento do projeto, financiamento, custos e despesas, bem como, análise de investimento. A metodologia empregada possui abordagem qualitativa e quantitativa, por meio de uma pesquisa de estudo de caso, bibliográfica e documental, utilizando o método exploratório e descritivo e análise dos indicadores financeiros, econômicos e estatísticos do projeto de investimento estudado. A fim de atingir o objetivo geral deste estudo, os objetivos específicos propostos foram verificar o investimento na estrutura física e a necessidade de financiamento para abertura da fábrica, projetar fluxos de caixa realista, com simulação de cenários muito pessimista, pessimista, otimista e muito otimista a partir de custos fixos e variáveis, despesas e receitas futuras esperadas, calcular a viabilidade do projeto através de indicadores econômico-financeiros, como VPL, Payback Descontado, TMA, TIR e IL e analisar o risco associado ao retorno esperado para o investimento, a partir de cálculos estatísticos (Análise de Sensibilidade e Análise de Cenários). Diante do exposto, verificou-se que os objetivos propostos foram atingidos. Com base na análise do cenário realista (projetado em 5 anos), o referido empreendimento apresenta projeção de rentabilidade, sendo que o investimento inicial será recuperado durante o período do projeto. Como forma a analisar o risco associado ao retorno esperado para o investimento foram calculados, considerando os diferentes cenários, o VPL ponderado (retorno médio esperado), o Desvio Padrão dos VPLs em relação ao VPL ponderado (risco associado ao retorno), bem como o Coeficiente de Variação (coeficiente de compensação risco e retorno). Na Análise de Sensibilidade, verificou-se que o projeto é mais sensível a variações nos Custos Variáveis.
URI: http://hdl.handle.net/10737/1024
Appears in Collections:Administração - LFE Administração de Empresas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015MicheleSchedler.pdf944,32 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons