Use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10737/1043
Title: Pixo-Conceito-Produto: uma abordagem metodológica aberta aplicada ao design
Authors: Santos, Gabriel Luiz dos
Keywords: Design conceitual;Pichação;Globalização;Identidade;São Paulo
Date of Defense: 25-Nov-2015
Issue Date: Jun-2016
Citation: SANTOS, Gabriel Luiz dos. Pixo-Conceito-Produto: uma abordagem metodológica aberta aplicada ao design. 2015. Monografia (Graduação em Design) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 25 nov. 2015. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/1043.
Abstract: Este trabalho faz uma leitura do atual mercado produtivo e criativo que, em virtude da globalização e do avanço dos meios de comunicação, acabou tornando-se homogêneo no que diz respeito à oferta de produtos e bens de consumo. A partir desse contexto, o trabalho tem como objetivo principal o desenvolvimento de concepts baseados em um contexto singular de identidade cultural, no caso, o cenário das pichações no ambiente urbano da cidade de São Paulo. Como objetivos específicos, busca-se analisar e questionar até que ponto os designers gráficos e seu repertório de referências visuais podem contribuir no campo do design de produtos como agentes inovadores na concepção de projetos. Também procura-se investigar, se de fato, o estudo de concepts age de forma positiva na inserção de produtos de caráter inovador no atual mercado global. O método utilizado na apropriação cultural das pichações e no desenvolvimento dos concepts foi construído pelo autor conforme as necessidades criativas do trabalho, tendo como base métodos de desenvolvimento de produto e métodos de leitura e percepção sensível de contextos. Desse processo foram obtidos conceitos-síntese utilizados como inspiração para o desenvolvimento de concepts que, posteriormente, foram submetidos à avaliação de designers convidados como verificadores.
This paper is a reading of the current productive and creative market which, due to globalization and the advancement of the media, became homogeneous regarding to supply of products and consumer goods. From this context, the paper has as main aim the development of a conceptual product based on a singular context of cultural identity, in this case, the setting of graffiti in the urban environment of the city of São Paulo. As specific objectives, pursues to analyze and question the extent to which graphic designers and their repertoire of visual references can contribute in the product design field as innovative agents in project design. Also looking investigate if in fact the concepts age study acts positively in the insertion innovative character of products in today's global market. The method which is used in the cultural appropriation of the graffiti and in the development of the concepts was built by the author according to the creative needs of the work, having as base methods of product development and methods of reading and perception sensitive of contexts. From this process were obtained synthesis-concepts that were used as inspiration for the development of concepts that, afterwards, were submitted to the evaluation of guest designers.
URI: http://hdl.handle.net/10737/1043
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