Use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10737/1044
Title: Movimento artístico da Pop Art aplicado ao design de embalagens de balas de goma
Authors: Boff, Josué
Keywords: Pop Art;Design;Embalagem;Design gráfico
Date of Defense: 26-Nov-2015
Issue Date: Jun-2016
Citation: BOFF, Josué. Movimento artístico da Pop Art aplicado ao design de embalagens de balas de goma. 2015. Monografia (Graduação em Design) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 26 nov. 2015. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/1044.
Abstract: Na década de 50, surgiu um movimento artístico principalmente norte americano e britânico, chamado Pop Art, com o objetivo da crítica irônica ao bombardeamento da sociedade pelos objetos de consumo (ARGAN, 1988). A palavra ¨pop¨ foi usada publicamente pela primeira vez no âmbito das artes visuais em um quadro exibido na Galeria Whitechapel de Londres em 1956. Ela vinha estampada em um avantajado pirulito vermelho trazido à altura dos genitais por um fisiculturista seminu na colagem intitulada ¨O que é que torna os lares de hoje tão diferentes, tão atraentes? ¨ (FARTHING,2010). Ela operava com signos estéticos massificados da publicidade, quadrinhos, ilustrações e design, usando como materiais, tinta acrílica, poliéster, látex com cores brilhantes e vibrantes. Os artistas deste período adotavam como estratégia artística a apropriação dos produtos industrializados, repletos destes signos massificados pela publicidade, e utilizava-os como matéria prima de criação, mediante um processo de ressignificação proporcionado pela inserção de objetos industrializados no cenário das artes visuais. Este trabalho propõe o processo inverso ao da Pop Art, utilizando as obras de arte deste movimento como referência, para criação de uma linha de embalagem no segmento de balas de goma.
In the 50s, an artistic movement arose mainly North American and British with the aim of ironic criticism, the society bombardment by the consumer goods (ARGAN, 1988). The word “pop” was publicly used for the first time in the visual arts scope in a picture exhibited in the Whitechapel gallery in London in 1956. It was stamped in a topping red lollipop on the height of the genital of a half-naked bodybuilder on the collage named: “Just what is it that makes today's homes so different, so appealing?” (FARTING, 2010). It operated with publicity mass signs, comics, illustrations and design, using as materials acrylic paint, polyester, latex with bright and vibrant colors. The artists of this period as artistic strategy adopt the appropriation of industrial products full of these signs for mass market advertising, and used them as raw material for creation, through a redefinition process provided by the inclusion of industrial objects in the visual arts scene. This paper proposes the reverse process to the Pop Art, using the works of art of this movement as a reference for setting up a packaging line in jelly beans segment.
URI: http://hdl.handle.net/10737/1044
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