Use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10737/1045
Title: Grafismo de criança: a inspiração para o projeto gráfico de ambientação e sinalética de um prédio de Educação Infantil
Authors: Weizenmann, Patrícia de Souza
Keywords: Design;Design Gráfico Ambiental;Sinalética;Desenho infantil
Date of Defense: 27-Nov-2015
Issue Date: Jun-2016
Citation: WEIZENMANN, Patrícia de Souza. Grafismo de criança: a inspiração para o projeto gráfico de ambientação e sinalética de um prédio de Educação Infantil. 2015. Monografia (Graduação em Design) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 27 nov. 2015. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/1045.
Abstract: Produzir um produto ou serviço que estabeleça uma relação positiva com o usuário, transmitindo sua mensagem de maneira assertiva, é o grande desafio de todo projeto de design. Na crença de que o ambiente possa ter influência sobre o comportamento dos indivíduos que o frequentam, o presente trabalho apresenta o processo de desenvolvimento de um projeto gráfico de ambientação e sinalética, seguindo a metodologia projetual de Bruno Munari (2008), para o prédio de educação infantil do Colégio Madre Bárbara, o qual teve como inspiração para o processo criativo desenhos realizados por 60 alunos da instituição, com idades entre 04 e 06 anos. A escolha do desenho como método de pesquisa deve-se ao fato dessa técnica apresentar, de forma subjetiva, a visão e associação singular que a criança tem sobre o mundo que a rodeia, sendo válida a tentativa de emprega-lo no ambiente educacional por meio do design gráfico ambiental, objetivando a transformação deste espaço em um local que possibilite uma maior identificação e interação com seus usuários.
Produce a product or service to establish a positive connection with the user, transmitting your message in an assertive way, it is the great challenge of every design project. The belief that the environment can have an influence on the behavior of individuals who frequent it, this work presents the development process of a graphic design ambiance and signage, following the Bruno Munari (2008) design methodology, for a kindergarten building of Madre Bárbara School, which was inspired to the creative process drawings made by 60 students of the institution, aged from 04 to 06 years. The choice of design as a research method is due to the fact that this technique present, subjectively, the vision and the unique association that children have about the world around them, being valid attempt to employ it in the educational environment through environmental graphic design, aiming at transformation this space in a location that enables greater identification and interaction with its users.
URI: http://hdl.handle.net/10737/1045
Appears in Collections:Design

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015PatríciadeSouzaWeizenmann.pdf5,51 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons