Os efeitos do Ensino Superior na vida profissional de treze egressos do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Amazonas no município de Itacoatiara-AM

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Data
2016-08
Autores
Iannuzzi, Marusca Wisler
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Resumo
Esta pesquisa visa compreender os efeitos do Ensino Superior na vida profissional de treze egressos de um Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Amazonas que residiam e atuavam no Município de Itacoatiara-AM. A metodologia descritiva, com abordagem qualitativa, fez uso de entrevistas semiestruturadas com os referidos egressos. A Análise de Conteúdo proposta por Bardin orientou as discussões dos dados emergentes das entrevistas. O referencial teórico está embasado nas ideias de autores que abordam a história do Ensino Superior no Brasil desde a criação das universidades no país e de sua implantação no Estado do Amazonas até os processos de interiorização, além de transcorrer sobre a Pedagogia. Os resultados deste estudo demonstram, por um lado, que o início do processo de interiorização não tinha estrutura física adequada, desmotivando graduandos e professores da Universidade, ocasionando, inclusive, problemas de saúde. Por outro, a formação no Ensino Superior produziu modificações nos aspectos sociais e econômicos dos egressos e da sociedade, já que pedagogos que buscaram o Nível Superior conseguiram melhores condições financeiras, ocupando cargos de direção, supervisão, professor universitário. Também provocou mudanças positivas na atuação dos professores nas escolas. A graduação os preparou para trabalharem a relação professor-aluno, colaborou para que o ensino e a aprendizagem ocorressem da melhor maneira, capacitou-os para analisar o meio no qual o educandário estava inserido e adequou a prática pedagógica dos cidadãos à sua realidade.
This research aims to understand the effects of higher education in the professional life of thirteen graduates of the Faculty of Pedagogy of Universidade Federal do Amazonas they are residing and operating in the Municipality of Itacoatiara-AM. The descriptive methodology with a qualitative approach, made use of semi-structured interviews with those graduates. The content analysis proposed by Bardin directed the discussions of emerging data from the interviews. The theoretical framework is rooted in the ideas of authors who address the history of higher education in Brazil since the establishment of universities in the country and their implementation in the State of Amazonas to the internalization processes, and spend on Pedagogy. The results of this study shows, on the one hand, the beginning of the process of internalization did not have adequate physical structure, discouraging graduates and teachers of the University, causing even health problems. On the other, training in higher education produces changes in the social and economic aspects of the graduates and society, as pedagogues who sought the Higher Education achieved better financial conditions, occupying positions of direction, supervision, university professor. Also led to positive changes in the performance of teachers in schools. Graduation prepared us to work on teacher-student relationship, he contributed to the teaching and learning occur in the best way, enabled them to analyze the environment in which the breed was inserted and adapted pedagogical practice of citizens to their reality.
Descrição
Palavras-chave
Ensino Superior, Interiorização, Pedagogia
Citação
IANNUZZI, Marusca Wisler. Os efeitos do Ensino Superior na vida profissional de treze egressos do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Amazonas no município de Itacoatiara-AM. 2016. Dissertação (Mestrado) – Curso de Ensino, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 07 jan. 2016. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/1048.
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