A pesquisa no ensino de física como ferramenta pedagógica para a construção da autonomia

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2010-07-07
Orientador
Grassi, Marlise Heemann
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
O presente estudo teve como objetivo investigar as possibilidades de construção de aprendizagens, no contexto do ensino de Física apoiado na pesquisa. A questão que norteou o processo de investigação/ação pedagógica foi analisar em que dimensões a prática pedagógica que tem como princípio educativo a pesquisa e o questionamento reconstrutivo permitiu a evolução das concepções sobre fenômenos da Física e seus componentes epistemológicos, sociais e culturais. Na perspectiva do fazer pensar, do agir coletivamente, do comunicar e do compreender fatos, fenômenos e informações buscou-se um referencial teórico que permitisse o entrelaçamento entre teoria e prática, contemplado principalmente em obras de Pedro Demo. A pesquisa/intervenção, de caráter qualitativo, foi realizada mediante o desenvolvimento de uma proposta de ensino, durante a qual foram analisadas as informações obtidas mediante questionários, relatórios, atividade de pesquisa, observações e seminário. A análise das informações seguiu a metodologia da Análise de Conteúdo. A proposta foi desenvolvida com alunos da primeira série do Ensino médio, turno diurno, na disciplina de Física, em uma Escola Pública do Vale do Taquari – RS. Os resultados mostraram o valor da pesquisa no ensino de Física revelando especialmente a possibilidade de construção de aprendizagens conceituais, procedimentais e atitudinais evidenciadas pela evolução de concepções sobre os fenômenos presentes no cotidiano, pela capacidade de estabelecer relações entre esses fenômenos e os conteúdos curriculares, pela qualificação das habilidades de convívio social e comunicação interpessoal, pelo respeito às diferenças e, principalmente, pela possível mudança do olhar sobre o ensino de Física.
Descrição
Palavras-chave
Ensino de Física; Aprendizagens; Questionamento reconstrutivo; Construção da autonomia
Citação
DAROIT, Helena. A pesquisa no ensino de física como ferramenta pedagógica para a construção da autonomia. 2010. Dissertação (Mestrado) – Curso de Ensino de Ciências Exatas, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 07 abr. 2010. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/108.
Licença