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Title: Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC): estudo de caso em uma unidade do Sistema “S” em Imperatriz-MA
Authors: Rocha, Milene Vieira Santos  Lattes
Keywords: Qualificação profissional;PRONATEC;Inclusão e exclusão;Sistema “S”
Date of Defense: 4-Dec-2015
Issue Date: Sep-2016
Citation: ROCHA, Milene Vieira Santos. "Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC): estudo de caso em uma unidade do Sistema “S” em Imperatriz-MA". 2015. Dissertação (Mestrado) – Curso de Ambiente e Desenvolvimento, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 04 dez. 2015. Disponível em: <http://hdl.handle.net/10737/1084>.
Abstract: Sabe-se que a educação exerce um papel fundamental no desenvolvimento humano e consequentemente intervém no processo de crescimento socioeconômico. Neste sentido, considerando o atual cenário da educação profissional e sua contribuição na construção do sujeito, esta dissertação teve como objetivo geral investigar a (re) inserção dos egressos dos cursos de Formação Inicial e Continuada da política de educação profissional do PRONATEC no mercado de trabalho de uma unidade do Sistema “S” na cidade de Imperatriz-MA. A revisão de literatura centrou-se nos levantamentos de documentos que tratam do contexto da educação profissional no Brasil, da política pública do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - PRONATEC, das implicações oriundas da globalização, que alteram as relações entre educação, economia, mercado de trabalho e desenvolvimento, bem como das exigências que estes impactos causam para a qualificação profissional. O Estudo de Caso da pesquisa delineou-se os enfoques quantitativo e qualitativo, com levantamento de opinião de duas gestoras, 11 alunos egressos e 13 professores, que participaram da primeira etapa do programa (2012-2014). Desta análise os resultados apontados confirmam a hipótese deste estudo de que a (re) inserção dos egressos no mercado de trabalho se mostra abaixo das expectativas que propõe o PRONATEC, em decorrência da pouca idade dos participantes do programa e da pouca qualificação, e ainda do não acompanhamento pelos demandantes, de forma a demonstrar a necessidade de efetivação das estratégias de integração entre as políticas públicas e políticas específicas de trabalho e emprego para o desenvolvimento social.
It is known that education plays a fundamental role in human development, consequently intervening in socio-economic growth. Towards this sense and considering the current professional education scenario and its contribution in the construction of the individual, the general purpose of this dissertation is to investigate the (re)insertion of egresses from the Initial and Continued Training courses at a System “S” unit in the city of Imperatriz-MA. Literature review centered around the findings in documents related to the professional education context in Brazil, the public policy of the National Program for Access to Technical Education and Jobs – PRONATEC, the implications from globalization that alter the relations between education, economics, job market and development, as well as the demands that impact place on professional training. The research Case Study was outlined under a quantitative and qualitative focus through opinion ascertainment by two managers, 11 egress students and 13 teachers who took part in the first stage of the program (2012-2014). The appointed results from that analysis confirm this study’s hypothesis that the (re)insertion of egresses in the job market appears lower than the expectations proposed by the PRONATEC due to the low age of the program participants and low qualification, and also the lack of follow-up by the claimants so as to demonstrate the need for effectuation of the integration strategies between public policies and specific job and employment policies for social development.
URI: http://hdl.handle.net/10737/1084
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