Use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10737/109
Title: | Matemática, educação infantil e jogos de linguagem: um estudo etnomatemático |
Authors: | Rodrigues, Neiva Inês  ![]() |
Keywords: | Educação matemática;Educação infantil;Etnomatemática |
Date of Defense: | 14-Apr-2010 |
Issue Date: | 7-Jul-2010 |
Citation: | RODRIGUES, Neiva Inês. "Matemática, educação infantil e jogos de linguagem: um estudo etnomatemático". 2010. Dissertação (Mestrado) – Curso de Ensino de Ciências Exatas, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 14 abr. 2010. Disponível em: <http://hdl.handle.net/10737/109>. |
Abstract: | Este trabalho tem por objetivo produzir novos olhares sobre a educação matemática no âmbito da Educação Infantil, e em especial examinar os jogos de linguagem que emergem quando um grupo de alunos de 5 e 6 anos, de um escola de Educação Infantil do município de Lajeado, RS, são confrontados com situações propostas pela professora. Os aportes teóricos que sustentam a investigação são as teorizações do campo da Etnomatemática. O material de pesquisa está constituído por anotações em diário de campo, conversas informais com os alunos e filmagens de aulas ministradas, bem como materiais escritos produzidos pelas crianças. A análise do material de pesquisa evidenciou que as crianças: a) utilizam estimativas e comparações; b) expressam quantidades com números superiores a uma centena e utilizam cálculo oral nas operações elementares. |
URI: | http://hdl.handle.net/10737/109 |
Appears in Collections: | Ensino de Ciências Exatas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
NeivaRodrigues.pdf | 3,79 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in BDU are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.