Ciências Biológicas - Bacharelado

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 5 de 15
  • Item
    Acesso Aberto
    Entendimento de bulas e rótulos de agrotóxicos em uma cidade do Alto do Vale do Taquari, Rio Grande do Sul, Brasil
    (2019-06) Piccoli, Daiana; Gonçalves, Cátia Viviane; http://lattes.cnpq.br/0531032456221369
    Os agrotóxicos presentes na maior parte das culturas agrícolas do Brasil possuem informações importantes nos seus rótulos e bulas, estão presentes tópicos como toxicidade, formas de uso e aplicações corretas. O presente estudo teve como intuito conhecer as percepções dos compradores/usuários destes produtos no município de Ilópolis (RS). Foram entrevistadas 50 famílias, em 15 localidades do interior do Município. Para isso utilizou-se como instrumento de pesquisa, um roteiro de perguntas, e por meio de uma conversa, foram abordados temas como a identificação de classes de toxicidade, tipo mais utilizado, leitura e compreensão da bula/rótulo e perfil. Foi observado que há grande dificuldade foi a leitura da bula, o qual a maior porcentagem não o faz, além demasiado uso do tipo herbicida, sem o conhecimento adequado para sua aplicação.
  • Item
    Acesso Aberto
    A educação como forma de sensibilização para a implantação da logística reversa
    (2019-06) Hoffmeister, Karine; Gonçalves, Cátia Viviane; http://lattes.cnpq.br/0531032456221369
    Os polímeros compõem uma fonte de materiais extremamente versáteis, e praticamente indispensáveis para o modo de vida humana atual. Atualmente o consumo em grandes proporções acaba gerando uma alta quantidade de resíduos, e estes quando não destinados de forma correta acabam criando um grande impacto ambiental. Os materiais poliméricos em sua maioria podem ser de grande potencial de reaproveitamento, trazendo com isso o assunto deste trabalho que é a logística reversa de embalagens plásticas e a volta como matéria prima. A logística reversa é um assunto que pode ser abordado na educação ambiental pelas escolas em qualquer série da educação na atualidade. As escolas desempenham um papel fundamental em prol do meio ambiente, pois elas conseguem mobilizar além dos alunos, seus familiares e toda a comunidade a desenvolverem novos hábitos. Com isso, também contribuem para o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos, onde a mesma traz a responsabilidade compartilhada entre todos os geradores de resíduos da cadeia produtiva: fabricante, comerciantes e os cidadãos/consumidores. O presente trabalho foi desenvolvido com os alunos de uma escola de educação fundamental e trouxe um resultado de grande expressão na escola-comunidade, pois teve enorme participação de estudantes, professores, pais, moradores do bairro e até de localidades distantes da escola. Isso nos mostra que as pessoas estão dispostas a participar de programas ambientais, mas na maioria das vezes, se sentem perdidas sem informações e locais para realizar o descarte correto de seus resíduos.
  • Item
    Acesso Aberto
    A NEW SPECIES OF Tetranychus (PROSTIGMATA:TETRANYCHIDAE) FROM PAMPA BIOME, RIO GRANDE DO SUL STATE, BRAZIL
    (2019-01-17) Ferla, Júlia Jantsch; Ferla, Noeli Juarez; http://lattes.cnpq.br/6071378790176893
    A new species of the spider mite Tetranychus agriensis sp. nov. (Acari: Tetranychidae) collected on Sida rhombifolia L. (Malvaceae) from Pampa Biome is described. The species has a unique dorsal strial pattern and a forked aedeagus.
  • Item
    Acesso Aberto
    Avaliação de atividades enzimaticas, lipase, protease e quitinase de fungos provenientes de solo do Bioma Pampa
    (2019-01-17) Varreira, Joice Da Silva; Silva, Guilherme Liberato Da; http://lattes.cnpq.br/9587693374011290
    Os fungos desempenham um importante papel na natureza como decompositores de matéria orgânica, além disso, são excelentes produtores de enzimas, comumente utilizadas por indústrias para produção de medicamentos, bebidas, alimentos e controle biológico. Assim este trabalho teve como objetivo avaliar cinco metodologias diferentes, sendo três metodologias de lipases, uma de protease e uma de quitinase para avaliação de produção enzimática com quatro gêneros de fungos provenientes do solo do Bioma Pampa, Acremoniun sp., Aspergillus sp., Fusarium sp. e Penicillium sp. Os experimentos desse trabalho foram realizados no Laboratório de Microbiologia Didático da Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, RS. De acordo com as metodologias empregadas para avaliação enzimática, os meios de cultura foram preparados e distribuídos em placas de Petri. Logo após a solidificação dos meios, os isolados fúngicos foram inoculados em quatro pontos das placas e incubados em estufa a temperatura de 25C° a 30C° por um período de 3 a 10 dias, conforme a metodologia para avaliação da formação de halos de degradação ou precipitação em torno das colônias. Todos os quatro gêneros de fungos produziram uma ou mais das três enzimas testadas, lipase, protease ou quitinase. Acremonium sp. apresentou resultados positivos para as três metodologias de lipase e para metodologia de protease, Aspergillus sp. apresentou resultado positivo somente para uma das metodologias de lipase, Fusarium sp. apresentou positividade somente para a metodologia protease, Penicillium sp. apresentou resultados positivos para as três metodologias de lipase e para metodologia de quitinase. Concluiu-se que os fungos Acremonium sp. e Penicillium sp. foram os dois gêneros que mais apresentaram atividade enzimática nas metodologias avaliadas.
  • Item
    Acesso Aberto
    Samambaias de três áreas de mata ribeirinha no bioma Pampa, Rio Grande do Sul, Brasil
    (2018-06-19) Funck, Luana; Freitas, Elisete Maria De; http://lattes.cnpq.br/7345668866571738; Grillo, Hamilton César Zanardi; Johann, Liana
    As florestas ribeirinhas são fundamentais para a preservação da variedade biológica e possuem condições ideais para o desenvolvimento das samambaias. Neste trabalho objetivou-se conhecer a riqueza de samambaias de três matas de galeria no interior de Pantano Grande, inseridas no Bioma Pampa. Determinou-se 30 parcelas de 25m2 distribuídas igualmente entre as três áreas (área 1, área 2 e área 3) para amostragem da comunidade de samambaias. Foram relacionadas todas as espécies de samambaias herbáceas e arborescentes em cada área e calculados os parâmetros de densidade, frequência e valor de importância da espécie (VI). A maior riqueza foi encontrada nas áreas 2 e 3 (ambas com 16 espécies), já a área 1 apresentou a menor riqueza com apenas oito espécies. A riqueza encontrada mostrou que as áreas 2 e 3 são as mais preservadas. As características do ambiente (umidade do solo, do ar, temperatura, percentual de abertura do dossel superior) foram as variáveis ambientais responsáveis pelo aumento na riqueza das espécies.