Use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10737/111
Title: A experimentação como possibilidade de contemplar a interdisciplinaridade
Authors: Nesello, Leocir José
Keywords: Interdisciplinaridade;Educação de Jovens e Adultos;Ensino e aprendizagem
Date of Defense: 26-Mar-2010
Issue Date: 7-Jul-2010
Citation: NESELLO, Leocir José. "A experimentação como possibilidade de contemplar a interdisciplinaridade". 2010. Dissertação (Mestrado) – Curso de Ensino de Ciências Exatas, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 26 mar. 2010. Disponível em: <http://hdl.handle.net/10737/111>.
Abstract: O trabalho é fruto de uma pesquisa realizada durante os meses de setembro a novembro de dois mil e nove, com uma turma de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), do Ensino Médio, de uma escola da rede particular de ensino, situada no município de Flores da Cunha-RS. A pesquisa objetivou construir um entendimento sobre a interdisciplinaridade como ação educativa defendi pela legislação educacional por meio das Diretrizes Curriculares, com aplicação teórica e prática dos objetos de estudo. Primeiramente foi proposta a teorização dos conteúdos, seguida pela prática laboratorial e observação. A partir destas eram construídos os conhecimentos referentes aos conteúdos previstos, destacando-se os diálogos que emergiram antes e depois de cada experimento e a valorização dos conhecimentos prévios dos alunos. É oportuno enfatizar que a abordagem interdisciplinar não implica somente criar espaços de encontros e de interseções entre as áreas do conhecimento, mas em constituir uma postura interdisciplinar que permite ir além das disciplinas e, ao mesmo tempo, satisfazer aos anseios dessa desafiante e rica modalidade de ensino. A prática revela resultados obtidos que configuram a necessidade de um olhar diferenciado a estes alunos, para que seja possível implantar novas estratégias de aprendizado, a fim de melhor prepará-los para o exercício da cidadania e, ao mesmo tempo, remeter o docente a uma reflexão para posterior adoção de práticas interdisciplinares como formas de garantir a melhoria da qualidade do processo de ensino e aprendizagem.
URI: http://hdl.handle.net/10737/111
Appears in Collections:Ensino de Ciências Exatas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LeocirNesello.pdf2,3 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in BDU are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.