Jornalismo

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 5 de 15
  • Item
    Acesso Aberto
    ELAS QUE FALAM: UMA PRODUÇÃO AUDIOFÔNICA EM FORMATO DE VIDEOCAST SOBRE MULHERES QUE ATUAM NA COOPERATIVA CERTEL
    (2023-11) Santos, Gabriela Pereira Dos; Staudt, Marcus Vinícius; http://lattes.cnpq.br/0144376116506952; Lohmann, Renata; Hauschild, Andréia
    Construir um espaço de fala para mulheres é escutar histórias de vida, carreira profissional e aprendizados vivenciados por elas. Oportunizando um ambiente dinâmico e seguro, as mulheres soltaram a voz e mostraram que, diante de todas as condições impostas pela sociedade, souberam ocupar seus espaços. Desta forma, este trabalho teve como objetivo a produção de uma série em cinco episódios no formato videocast com linguagem audiofônica a partir de mulheres atuantes na Cooperativa Certel que contaram suas histórias relacionadas às questões pessoais e profissionais. A pesquisa qualitativa abrangeu áreas como a comunicação, a linguagem e produção audiofônica e audiovisual, o feminismo e o cooperativismo, e também tratou da fundamentação teórica com autores acadêmicos sobre os assuntos. O trabalho também apresentou uma reflexão para elas e para todos, onde cada captação foi analisada com as percepções da pesquisadora. A partir deste estudo, concluiu-se que a produção de um videocast não se restringe unicamente à promoção da visibilidade feminina. Está na essência de cada entrevista onde, com muita individualidade, cada mulher transformou o episódio único com as suas vivências, e tornou-se uma alternativa de empoderamento para mais mulheres. O trabalho é uma etapa inicial que também servirá de base para futuros estudos acadêmicos sobre cooperativismo.
  • Item
    Acesso Aberto
    José Sebald Hammes: o valor de suas fotografias para a documentação da história social de Lajeado, a partir de uma análise icongráfica e de interpretação iconológica
    (2023-12) Darde, Pietra; Lohmann, Renata; http://lattes.cnpq.br/8075860266930578; Oliveira, Michel De; Mallmann, Lidiane
    A fotografia desempenha várias funções, entre elas a documentação de fragmentos da realidade. Até o século passado, o acesso à fotografia era limitado em comparação com os dias atuais. Nesse contexto, destaca-se o trabalho de José Sebald Hammes, um dos primeiros fotógrafos profissionais de Lajeado, RS. Conhecido como Sebaldo, ele documentou a história social da cidade, capturando momentos que proporcionam conhecimento sobre hábitos e costumes da época e a evolução de Lajeado. Esta pesquisa tem como objetivo compreender o valor das imagens fotográficas de José Sebald Hammes para a documentação da história social de Lajeado, RS. A pesquisa seguirá uma abordagem qualitativa e utilizará métodos como pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e entrevistas em profundidade. Além disso, serão analisadas cinco fotografias de Sebaldo por meio da metodologia de análise iconográfica e de interpretação iconológica desenvolvida por Boris Kossoy.
  • Item
    Acesso Aberto
    A VIDA ALÉM DA PAISAGEM: UM DOCUMENTÁRIO SOBRE HISTÓRIAS DO MORRO GAÚCHO
    (2023-07) Halmenschlager, Roberta Stefani; Staudt, Marcus Vinícius; http://lattes.cnpq.br/0144376116506952; Lohmann, Renata; Wiethölter, Tiago
    O Morro Gaúcho é classificado como uma elevação basáltica proeminente, situada ao norte do Município de Arroio do Meio, no Vale do Taquari, interior do Rio Grande do Sul. O local é um cartão postal do Vale, procurado para atividades de lazer e prática de esportes. Um fato de destaque em relação a essa atração turística, é a falta de informações. Não existem registros históricos, documentos oficiais ou informais sobre as histórias do Morro Gaúcho. Diante deste universo, essa pesquisa teve como objetivo produzir um audiovisual, em linguagem documental, a partir de narrativas contadas por moradores, com histórias reais e informações sobre o Morro Gaúcho. A pesquisa qualitativa utilizou a linguagem audiovisual para registrar histórias e lendas do local. Além disso, apresentou um diário da produção e captação, fundamentação teórica sobre o Jornalismo, linguagem audiovisual, documentário, produção mobile e plataformas digitais. Com base nesta pesquisa, concluiu-se que havia uma grande necessidade de documentar as histórias do Morro Gaúcho, passadas de geração em geração, para que não fossem esquecidas com o passar do tempo.
  • Item
    Acesso Aberto
    Perspectivas feministas: uma reflexão por meio de diferentes gerações sobre o feminismo através da produção do documentário “olhares”
    (2021-11) Richter, Natália; Staudt, Marcus Vinícius; http://lattes.cnpq.br/0144376116506952
    O feminismo é um movimento social em busca por direitos, oportunidades, liberdade e igualdade para mulheres, rompendo padrões impostos e papéis sociais construídos ao longo da história, devido ao sistema sexista, patriarcal e capitalista predominante. Diante deste universo, este trabalho tem como objetivo produzir uma peça audiovisual em linguagem documental a partir de perspectivas do movimento feminista sob o olhar de diferentes gerações de mulheres. A pesquisa qualitativa utiliza a linguagem audiovisual para promover a reflexão acerca do tema ainda pouco discutido na mídia de massa. Além disso, o trabalho também apresenta um diário da produção e captação do documentário, assim como uma fundamentação teórica sobre o jornalismo, linguagem audiovisual e documental, feminismo e interseccionalidade. A partir deste estudo, conclui-se que as perspectivas sobre o movimento se diferenciam a partir da maneira como as mulheres o compreendem, através de seu conhecimento teórico e de suas experiências.
  • Item
    Acesso Aberto
    Cobertura jornalística: a repercussão dos 10 dias de julgamento da Boate Kiss pelo portal GZH
    (2022-12) Santos, Lucas Silva Dos; Staudt, Marcus
    O Jornalismo Digital é caracterizado como a disponibilização de notícias na internet usando todos os recursos que antes eram limitados ao levar informação para o consumidor final. Com a facilidade em tornar-se um emissor de notícias, entender como acontece o processo de seleção e produção de conteúdo é necessário para compreender como os veículos de comunicação digital mantêm a fidelidade e audiência dos seus consumidores. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo analisar as matérias que tiveram maior visibilidade no site GZH durante os dez dias de julgamento do incidente envolvendo a Boate Kiss. A pesquisa qualitativa e bibliográfica foi realizada em cinco matérias caracterizadas pelo portal como as mais lidas durante o julgamento que aconteceu em Porto Alegre do dia 1o ao dia 10 de dezembro de 2021. Com base na análise descritiva dos conteúdos e através das entrevistas realizadas com o gerente-executivo dos jornais e rádio do Grupo RBS, Nilson Vargas, e com o repórter Humberto Trezzi, é possível apontar que as estratégias do GZH visam não só contextualizar os leitores sobre todo o caso, mas também mantê-los conectados em seu portal através de hiperlinks que entregam diversos outros tipos de conteúdo.