Use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10737/1123
Title: Vivências com a natureza: experimentando uma proposta de educação ambiental com alunos dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola do Vale do Taquari/RS/BRA
Authors: Lima, Anderson de
Keywords: Vivências;Natureza;Anos finais do Ensino Fundamental;Educação ambiental
Date of Defense: 3-Dec-2015
Issue Date: Oct-2016
Citation: LIMA, Anderson de. Vivências com a natureza: experimentando uma proposta de educação ambiental com alunos dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola do Vale do Taquari/RS/BRA. 2015. Artigo (Graduação) – Curso de Educação Física - Licenciatura, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 03 dez. 2015. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/1123.
Abstract: O estudo teve como objetivo propor vivências na natureza aos alunos dos Anos Finais de uma Escola Estadual do município de Arvorezinha/RS, analisando sua importância nesse contexto. Essa pesquisa caracteriza-se como qualitativa e para a aplicação dessas vivências utilizou-se o método de Educação Ambiental Aprendizado Sequencial (CORNEL, 2008). Foram realizadas três vivencias com a natureza, uma entrevista com a direção da escola e questionários com os 17 alunos participantes. Os alunos fotografaram e escreveram diários de campo para registro das práticas. Concluiu-se que a escola visita, anualmente, ambientes naturais e trabalham o tema transversal Meio Ambiente em forma de projetos, porém a principal promotora desses é a disciplina de Ciências. Em relação aos significados das vivências surgiram sentimentos de alegria, medo e também contatou mudanças na relação com a natureza.
The study aimed to propose experiences in nature to the students of the Final Years of a state school in the city of Arvorezinha / RS, analyzing their importance in this context. This research is characterized as qualitative and for applying these experiences we used the method for Sequential Learning Environmental Education (CORNEL, 2008). Three experiences were held with nature, an interview with the school board and questionnaires with 17 students participating. Students photographed and wrote field diaries to record practices. It was concluded that the school visit annually natural environments and work the cross-cutting theme Environment in the form of projects, however the main promoter of these is the discipline of Sciences. Regarding the meanings of experiences emerged feelings of joy, fear and also contacted change in the relationship with nature.
URI: http://hdl.handle.net/10737/1123
Appears in Collections:Educação Física - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015AndersondeLima.pdf799,95 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons